Em busca de um jornalismo mais honesto

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Bruno Barros Barreira, jornalista profissional e professor de História, editor do site Análises e Estudos de Jornalismo/Reproduzido site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):     

Sabemos que o jornalismo está baseado na democracia. E, sem ela, ele simplesmente não pode existir ou, se existe, está sob uma condição limitada. O Brasil goza atualmente de total liberdade de imprensa, não tendo nem mesmo uma lei que a regule. Nesse ambiente de total liberdade – de acordo com os pressupostos históricos da profissão – o jornalismo honesto e imparcial irá florescer naturalmente, já que não há impeditivos para a apuração e publicação de qualquer assunto.

Mas não é isso o que ocorre na prática. Vemos, claramente, uma grande imprensa que escolhe um lado e que age, muitas vezes, em defesa de determinados grupos ou partidos políticos. Não estou dizendo que o correto seria que tais veículos agissem de forma totalmente imparcial. A imparcialidade plena é algo impossível de se atingir. Somos subjetivos e assim agimos para construir nossa realidade.

Ao fazer um estudo aprofundado sobre as teorias do jornalismo para a confecção do livro Teorias e Técnicas do Jornalismo e da Comunicação (Agbooks, Rio de Janeiro, 2013) chegamos a conclusão de que a parcialidade é mesmo inevitável. Dessa forma, é corretíssima a atitude dos grandes veículos de comunicação dos EUA em declarar o apoio a um grupo político e ideológico.

Interpretação do mundo e realidade local

Aqui no Brasil a ideia ainda causa espanto. Basta lembrar da decisão corajosa do jornal O Estado de S.Paulo nas eleições de 2010, quando em editorial declarou o apoio ao candidato à presidência José Serra (PSDB). Houve muitas críticas de leitores que ainda acreditam que a realidade pode ser veiculada sem qualquer tipo de distorção voluntária ou involuntária nos veículos de comunicação.

Mas foi o correto e seria melhor ainda que todos os grandes veículos fizessem o mesmo, principalmente para o próximo ano, no qual teremos novamente as eleições presidenciais. Quando um jornal declara o apoio a um candidato, declara também quais são seus princípios ideológicos, ou seja, age de forma honesta com o leitor.

Assim, quando o leitor fica ciente de que determinada redação jornalística declara ser regida pelos princípios neoliberais ou marxistas, sabe que as reportagens seguirão uma dessas formas de ver e entender o mundo. E isso não significa que tais reportagens serão desonestas, muito pelo contrário, serão bem mais honestas ao deixar claro para o cidadão como tal veículo interpreta o mundo e a realidade local.

Bi-tributação em compras pela Internet

Neste período natalino as compras via Internet aumentaram muito e com elas reclamações de alguns leitores de que muitas vezes alguns produtos são retidos pela Secretaria da Fazenda, que só os libera mediante pagamento de multa. Muitos consideram inconstitucional e até alguns fiscais da Sefaz e dois procuradores do Estado reconhecem, segundo o relato de um leitor.

Justiça
Segundo eles, a cobrança tem problemas e tem começado a dar problemas recorrentes junto à justiça. A coisa só não fica pior pois os consumidores, na grande maioria dos casos, não conhecem seus direitos e, em outros casos, não querem que o produto seja devolvido para o remetente ou fique durante semanas retido na Sefaz (que, pela lei, não poderia reter mercadorias da maneira que tem feito, quanto mais em se tratando de mercadorias com nota fiscal e documentação regular). É um tema que merece um profundo debate e o blog fará.

Balanço AL 2013
Ao fazer o balanço das atividades legislativas de 2013, a presidente da AL,Angélica Guimarães disse que foi um período de muito trabalho e definições importantes para o Estado de Sergipe. “A democracia esteve presente em cada dia de atividade em nosso parlamento. No plenário ou na sala de comissões, os trabalhos alcançaram pleno êxito.”

Agradecimentos
A deputada agradeceu a  Deus por lhe dedicar paciência, perseverança e cuidado nas ações à frente deste poder legislativo. “Agradeço a toda a minha família e aos colegas parlamentares, aos servidores da Casa, em especial, aos que fazem minha assessoria, fieis escudeiros do serviço. Muito obrigada a todos e que tenhamos um venturoso ano de 2014”.

Proposituras
Angélica Guimarães destacou que no período de, 1º de fevereiro a 23 de dezembro de 2013, foram realizadas 154 sessões ordinárias, uma sessão solene para posse do governador, 105 sessões extraordinárias (sem qualquer vantagem remuneratória para os parlamentares), 17 sessões especiais, sendo apresentadas 3.317 proposituras, com 2.848 destas sendo aprovadas, cinco arquivadas, 13 deferidas, 46 prejudicadas e 11 retiradas.

Aprovadas
Ainda no ano de 2013 a Assembleia Legislativa teve 501 indicações e 350 delas já foram aprovadas. Apenas um ficou prejudicada e outra que foi retirada. 30 moções foram aprovadas e um projeto de emenda constitucional. Vale destacar que foram aprovados 184 projetos de lei, assim como 10 projetos de lei complementar, sendo outros dois ainda tramitam na Casa. O ano ainda teve 22 resoluções aprovadas.

Requerimentos
Foram ainda dois decretos legislativos aprovados. Só requerimentos apresentados foram 2.426, sendo que 2.249 foram aprovados, cinco foram arquivados, 13 deferidos e 45 ficaram prejudicados e 10 foram retirados. “Por estes números já se observa que o ano legislativo foi intenso e bastante produtivo. Estamos conscientes e convictos do dever cumprido. Daqui saíram leis e encaminhamentos que tornaram o nosso povo como os únicos vencedores”.

Socorro: parceria para reforçar segurança
Positiva a visita do comandando da PM e das superintendências da Fundação de Saúde e do Hospital de Socorro, para coibir a violência na unidade hospitalar. Várias foram as ocorrências que deixaram os profissionais com medo e que resultou no prejuízo para a escala médica. O número de vigilantes e policiais vai quadriplicar.

Postos
“De imediato, aumentaremos os postos de segurança e colocaremos vigilantes na área de entrada e no setor de atendimento. Serão instaladas câmeras de segurança interna e o policiamento militar será ostensivo. São várias ações sugeridas nesta tarde pelo comandante que vão trazer sensação de conforto e segurança, propiciando uma melhor assistência aos pacientes”, enfatizou o diretor geral da FHS, Hamilton Santana.

Compromisso
Para o diretor clínico do Hospital Regional de Socorro, Marco Sarmento, a partir das ações acertadas na reunião, os funcionários da unidade terão mais segurança. “Esta reunião significa o compromisso do governador Jackson Barreto, da direção da FHS e de todos nós que compomos a administração do Hospital, na tentativa de melhorar a segurança da unidade e dos funcionários”, pontuou.

Mentalidade
Já o coronel Maurício Iunes chamou a atenção da população para entender que a unidade de saúde é um local onde os profissionais precisam estar em segurança para promover um atendimento adequado.“Com essa mudança de mentalidade, de estrutura física, de implementação de uma nova dinâmica de segurança, os riscos serão minimizados. Vamos intensificar o policiamento e rondas no local em dias e horários sugeridos pela direção da unidade”, assegurou.

Balanço

Através de release enviado a imprensa a senadora Maria do Carmo (DEM) considerou positivo o ano de 2013. A parlamentar participou de discussões importantes, fez defesas de matérias que considerou imprescindível para a população e esteve envolvida diretamente em atividades voltadas, por exemplo, à defesa da mulher. Maria também discutiu projetos e encaminhamentos visando melhorar os serviços essenciais, como educação e saúde pública.

Questões sociais
“No Senado participamos de várias ações importantes, sobretudo, no que diz respeito às questões sociais. Aliás, o nosso  mandato tem sido marcado por esse viés social”, disse a senadora, ao citar como algumas das suas preocupações, transformadas em projetos, como as propostas que sugerem a criação das Universidades Públicas para as regiões do Sertão de Sergipe e Vale do São Francisco.

Reveillon em Pirambu terá Calcinha Preta
Ao participar do quadro “Fala Prefeito”, no telejornal Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC) convidou a população sergipana para participar do réveillon de Pirambu. “Estamos com toda estrutura pronta, inclusive segurança. Quem conhece volta sempre,” disse, ao anunciar que na programação tem Calcinha Preta, Alma Gêmea, Parangolê, entre outros. Cerca de 200 casas já foram alugadas para o evento.

Infraestrutura
Sobre as obras de infraestrutura, Élio Martins, explicou que o ano de 2013 foi para estruturar a Prefeitura, mas mesmo com dificuldades vem realizando obras de reforma e construção de calçamento nos povoados e na sede do município. Na área da saúde ele anunciou que os programas foram reativados e que em 2014 abrirá o serviço de urgência 24 horas.

Vocação
O prefeito de Pirambu revelou também que está reestruturando os equipamentos turísticos do município que tem vocação na área e pretender ampliar os projetos, inclusive para o turismo de eventos, além da qualificação da mão de obra local.

Centro de Retaguarda em Epidemias. Para onde foi?
Em maio de 2010 o governador Marcelo Déda inaugurou o Centro de Retaguarda em Epidemias onde funcionava a Clinica dos Acidentados em Aracaju. A inauguração contou com a presença do ministro da saúde, José Temporão. O local foi fechado há algum tempo. Fica no ar a pergunta: para onde foi o Centro?

Núcleo de Apoio ao Trabalho supera meta para 2013
O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, conseguiu superar a meta estabelecida para o exercício de 2013, atendendo mais de cem mil pessoas no Núcleo de Apoio ao Trabalho, incluindo cadastramento de usuários, cadastramento de empresas, atendimento ativo e passivo a empresas, atendimentos  de orientação profissional, atendimentos aleatórios sobre emprego formal e informal, atendimento a entidades comunitárias, telemarketing, recepção de seguro-desemprego e diversas outras ações sociais.

Empresas
A Setrab passou a visitar as empresas em busca de vagas para pessoas desempregadas na capital e nas onze cidades que possuem posto de atendimento do Núcleo de Apoio ao Trabalho, uma das metas prioritárias da gestão do secretário Fábio Miitidieri, que está dando certo e que contribuíram para a criação de 10.542 novos empregos em Sergipe neste ano. “O NAT não pode ficar apenas esperando as empresas lhe oferecer vagas, temos que ir até as empresas da capital e do interior buscar novos postos de trabalho para os desempregados e aqueles que buscam o primeiro emprego”, enfatizou Fábio Mitidieri.

Reveillon em Itaporanga
A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda realiza na terça-feira (31) o Show da Virada, que acontece na Praça de Eventos da Praia da Caueira, a partir das 23h. Fogos de artifícios darão as boas vindas a 2014. Serão 15 minutos de muito brilho no céu. As atrações musicais ficarão por conta das Bandas Valneijós, New Embarque e o cantor Diego Costa.Para dar mais tranquilidade aos moradores e turistas, além de policiais do Batalhão de Choque e do Corpo de Bombeiros, o Show da Virada em Itaporanga contará ainda com dezenas de seguranças particulares.

Organização
“Estamos organizando uma festa muito bonita para comemorarmos a chegada de 2014. Será um momento de celebrarmos a passagem de mais um ano e elevarmos nosso pensamento positivo para que o ano novo seja de muita paz, amor, saúde, fé, esperança e grandes realizações. Será uma virada com muita alegria, animação e segurança. Todos estão convidados para o melhor Réveillon de Sergipe”, garante a prefeita Maria das Graças.

Previ do BB quer rejeitar teto para aposentadoria de associados do fundo
No maior fundo de pensão da América Latina, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), a decisão da diretoria executiva do fundo em não fixar um teto para as aposentadorias provoca insatisfações na base da Previ. A Previ é sócia das maiores empresas com capital aberto no País e é dirigida por um conselho deliberativo e diretoria composta por membros indicados pelo patrocinador (BB) e membros eleitos pelos participantes, funcionários da ativa, aposentados e pensionistas.

Teto
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), a  definição do teto remuneratório foi adotada em 2008. Segundo o sergipano, os conselheiros eleitos cobram da diretoria da Previ e do BB o cumprimento do teto conforme definido pelo Conselho Deliberativo.“A implementação das decisões do órgão regulador dos fundos de pensão (Previc) é a melhor alternativa para evitar futuras sanções jurídicas”. Funcionário do BB, José Souza é um dos representantes dos funcionários no conselho deliberativo da Previ.

Defesa

Segundo Souza, o patrocinador (BB), em 2010 resolveu desconsiderar a existência do teto remuneratório. Entretanto, os Conselheiros eleitos têm sido firmes na defesa da necessidade do teto e veem sua posição fortalecida com as determinações da Previc.

Eleição
A oposição entre os conselheiros eleitos e os indicados pelo banco vai ficando ainda mais visível com a aproximação do processo eleitoral para a nova diretoria da Previ, marcadas para março de 2014. No impasse, os conselheiros eleitos registraram mais um voto ratificando a posição da Previc. Souza considera que a posição do BB expõe o fundo previdenciário a risco e que a atitude do BB peca por agredir o instituto da isonomia.

Agenda
28 de dezembro, sábado. Faltam apenas 3 dias para o fim do ano que está em curso. 2014 bate à porta. Hoje é o dia do salva-vidas, do petroquímico e da Marinha Mercante.
Em 2001, no mês de março, morre Mário Covas, no INCOR – Instituto do Coração – em São Paulo. Em junho, o então senador Antonio Carlos Magalhães renuncia ao mandato, para não ser cassado por quebra de decoro parlamentar. E em setembro, no mesmo ano (2001), Toninho do PT, prefeito de Campinas (SP), é assassinado a tiros. Jader Barbalho renuncia à presidência do Senado Federal.
“O conhecimento científico ergue-se sobre si mesmo. Ele avança firme e cumulativamente, descobrindo leis e tornando invenções possíveis. Conhecimento é poder. Ele permite que as pessoas façam coisas que não poderiam ser feitas.” – Francis Bacon, filósofo inglês (1561/1626). Principais obras: Ensaios – O progresso do conhecimento – Novum organum – Nova Atlantis.
O STJ mantém decisão que considera ilegal a participação de substituto na sessão que decidiu pela aposentadoria de Flávio Conceição. TCE vai realizar nova sessão para examinar detidamente e votar a matéria. Aumentam os candidatos à vaga de Reinaldo Moura. JÁ e JB voltam a conversar. Segundo eles, sobre assuntos de ordem administrativa. Camarotes do Pré-caju começaram a ser montadas antes do Natal. Evento será no final de janeiro. Adiada a inauguração do mergulhão. Número de assassinatos no dia de Natal assusta: foram 7. Dilma visita municípios mineiros atingidos pelas chuvas. Governo federal edita MP para agilizar liberação de recursos para as áreas atingidas, principalmente no Espírito Santo e em Minas Gerais. Encontro cultural de Laranjeiras será realizado de 10 a 12 de janeiro. O aspecto “cultural” será garantido pelas bandas Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró & Cia. Ltda. Comércio sergipano não tem do que se queixar em termos de vendas no Natal. Campeonato sergipano vai começar no dia 12 de janeiro. Mas ainda há clubes que não sabem se vão disputá-lo.

Curtas
STJD MANTÉM RESULTADO SOBRE REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA POR UNANIMIDADE. /// PORTUGUESA VAI CONSULTAR MP PARA AGIR NA JUSTIÇA COMUM. /// BANCO CENTRAL GASTOU 8 BILHÕES DE REAIS PARA CONTER ALTA DO DÓLAR EM NOVEMBRO. /// DILMA ANUNCIA CARTÃO SEM LIMITE DE GASTOS PARA CIDADES DE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO. /// GLEISI HOFFMAN DIZ QUE GOSTARIA DE DEIXAR O GOVERNO EM JANEIRO. /// CRÉDITO IMOBILIÁRIO BATE RECORDE E CRESCE 34 POR CENTO NO ANO ATÉ O MÊS DE NOVEMBRO. /// DEPUTADOS HENRY E CORREIA DEIXAM A PAPUDA E SÃO TRANSFERIDOS PARA SEUS ESTADOS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/montalvaobarra1 Alô Dr. Vasconcelos (DER). Dezembro acaba com promessa não cumprida. SE-100 às escuras. Atalaia Nova/Barra, 111 lâmpadas apagadas.Lamentável

www.twitter.com/zehdeabreu  Em 2013 tivemos a Crise do Tomate. Em 14 será a do pepino? …é o que a oposição tem nas mãos…

www.twitter.com/marcosaurelio23 Por quê sempre repetimos o mesmos erro? Prometemos mudar atitudes e bastam dois ou três dias do ano novo pra esquecermos os planos!

www.twitter.com Oswaldo_Vilela  "A falta de reconhecimento acaba com o maior dos amores!" E isso vale pra tudo: trabalho, vida, e inclusive para a política! #FicaDica

www.twitter.com/esmeraldoleal  EXTRA: segundo a previsão de Mirian Leitão, especialista em "forças ocultas", o mundo vai se acabar em 2014, e o Brasil será o epicentro.

www.twitter.com/chicoandradef  O que mais irrita nesses sepulcros caiados é a arrogância.São sabichões que chamam o povo de burro e usam as leis como lhes convém!

ARTIGO

Acidentes de trânsito em Sergipe  por  José Antônio dos Santos

Causa espanto a quantidade de acidentes de trânsito em Sergipe, especialmente em nossa capital. Dias desses sair de casa para o trabalho deparei-me com três acidentes no trajeto, todos envolvendo  motos, mais recentemente sair do bairro Jardins para visitar minha mãe no bairro Industrial, entre ida e vinda, no intervalo de 3 horas, novamente três acidentes, dois envolvendo motos e um atropelamento, esse com vítima fatal.

Outro fato, presenciei na noite de segunda-feira dia 23 um quase acidente nos cruzamentos da Francisco Porto com Pedro Paes de Azevedo, depois de ver diversos motoristas e motociclistas desrespeitando o sinal, concluir que ali iria acontecer uma tragédia, pra minha não tão grande surpresa, assistindo ao telejornal na noite de ontem, a notícia de uma colisão com vítima fatal no mesmo local.

Essa é a realidade do trânsito da capital, as estatísticas comprovam o que vemos nas ruas. Aracaju e o Estado de Sergipe estão entre os primeiros em acidentes. Lastimável.

O que se pergunta é: Qual a causa? Os motoristas e motociclistas não estão tendo a formação necessária? Faltam campanhas educativas? Falta fiscalização?

No primeiro item fica a suspeita se a formação é deficiente ou não, mas cabe ao DETRAN rever os procedimentos de concessão de autorização de dirigir.

Quanto às campanhas educativas e fiscalização, é fato, essas praticamente inexistem.

O custo social da tragédia é incalculável, a dor da perda do ente querido, o sofrimento pela incapacidade física, o custo hospitalar e previdenciário etc.
É urgente que as autoridades assumam a suas responsabilidades e façam alguma coisa. É assustador andar no trânsito, dirigindo ou a pé, assim não dá. Queremos ir i vir em paz.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“No mundo realmente revirado, o verdadeiro é um momento do falso.” Guy Debord, escritor francês, nasceu em 28 de Dezembro de 1931 e morreu em  1994.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais