Em SE não existe tráfico de influência e nem casta de gente perigosa

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde a última terça-feira, 11, que o titular deste espaço vem recebendo e-mails e mensagens pelo celular, através do aplicativo WhatsApp, para escrever sobre as propostas de projetos de lei de Belivaldo enviadas a Assembleia Legislativa que pretendem aumentar impostos e também sobre o não pagamento de fornecedores e serviços, cujas dívidas ficarão para 2019.

O blog não é favorável ao aumento de nenhum imposto como propõe o governador, principalmente a alíquota do ICMS da energia elétrica de 17% para 18%, entre outros aumentos previstos, porém, entende que a maioria do eleitorado deu uma reeleição incontestável para Belivaldo Chagas sabendo antecipadamente que o governo dele era a continuidade do governo Jackson que penalizou o estado em várias áreas.

Esta semana o jornal Estadão de São Paulo incluiu Sergipe entre os poucos estados onde os governadores deixarão os caixas vazios. Infelizmente apenas meia dúzia de deputados tem consciência dos seus deveres para com Sergipe. Se o Legislativo fosse autônomo, como se diz no papel, certamente o atual governo não terminaria. Bastava um pente fino no DAF da Casa Civil nos meses anteriores.

Sem contar que o governo está à margem da Lei de Responsabilidade Fiscal e mesmo assim anuncia concursos como o da PGE, Seplag e mais recentemente da Adema. Nenhuma autoridade fiscalizadora questiona o governo por conta das proibições da LRF que em Sergipe foi às favas. O blog recebe diariamente apelo de fornecedores e prestadores de serviços pequenos e médios que passam por dificuldades e avaliam que as dívidas entrarão para outro exercício e tão cedo não receberão.

E boa parte das dívidas será empurrada para embaixo do tapete sem a correspondente disponibilidade de caixa este ano. Ou seja, para tentar pagá-las em 2019, com o dinheiro arrecadado em 2019, o que configuraria crime de responsabilidade do governador! Ou não? E não precisa ser tributarista ou jurista para fazer essa avaliação. As famosas pedaladas fiscais chegarão a Sergipe?

Será que Sergipe é diferente dos outros estados do Brasil? Ainda bem que estamos num estado onde o MPE, o TCE e outros órgãos fiscalizadores fazem o dever de casa. Já pensou se tudo acabasse em sujas nuvens? Como ocorre em outros estados onde o tráfico de influência e a corrupção dos poderosos são gritantes?

Não, em Sergipe não existe o tráfico de influência e muito menos uma casta de gente perigosa.

 

 

Cerca em pleno canteiro da Orla de Atalaia: Corpo de Bombeiros silencia Nem o comando do Corpo de Bombeiros de Sergipe e nem a Prefeitura de Aracaju se pronunciaram sobre a imoralidade de colocar uma cerca num espaço público, neste caso no canteiro da Orla de Atalaia. A desculpa para proteção do posto do CB é estapafúrdia. A verdade é que até carros particulares estão sendo estacionados numa área pública que foi privatizada. Ontem, 12, o blog foi informado que uma autoridade fiscalizadora foi informada e não gostou. E prometeu providências.

A quem recorrer? Do ex-vereador Antônio Samarone: “Deu em Claudio Nunes: Os Bombeiros acabam de cercar a rótula do canteiro central da Avenida Santos Dumont, isso mesmo a avenida da Atalaia. A ocupação já era abusiva! A quem recorrer?”

Na Zona de Expansão persegue barraqueiros, na praia da Cinelândia libera barraca ilegalmente Enquanto fala de mobilidade urbana, Edvaldo persegue barraqueiros da Rodovia dos Náufragos, na Zona de Expansão, mas libera barraca na chamada praia da Cinelândia em frente ao fim da passarela do caranguejo. A barraca (bar) tinha sido retirada e foi reinstalada ontem. Segundo informações, a proprietária disse que ninguém lhe tira dali porque tem a proteção de um secretário municipal. O blog foi informado do nome, mas vai checar primeiro para depois publicar. Se for verdade o gestor está rasgando o histórico familiar.

Repasses recursos dos assessores Do ex-deputado João Fontes: “Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro 14 partidos estão envolvidos com repasses de recursos dos assessores! 207 milhões de reais repassados pelos assessores para os parlamentares do Rio!” Do blog: ainda bem que isso só acontece no Rio de Janeiro…

Julgamento do IPTU é adiado mais uma vez Mais uma vez, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) adiou o julgamento dos Embargos de Declaração, interposto pelo vereador Elber Batalha (PSB), o qual pedia a redução imediata do pagamento do IPTU de Aracaju.

Embargos sem assinatura Desta vez, o presidente do TJ/SE, desembargador Cezário Siqueira justificou o adiamento pelo fato que, em seu entendimento, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deveria ter assinado os Embargos de Declaração, que também foram interpostos pela Prefeitura de Aracaju, só que estes eram para pedir o cancelamento do julgamento que declarou inconstitucional o IPTU de Aracaju.

Falha De acordo com o desembargador, esses Embargos só foram assinados pelo procurador do município. Cezário Siqueira deu um prazo de 48h para suprir a falha processual. O processo estará na pauta da próxima sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Situação eleitoral Na manhã de ontem, 12, o especialista em direito eleitoral, Dr. Cícero Dantas, foi entrevistado no Jornal da Xodó FM pelo radialista apresentador do programa, Carlos Ferreira, quando discorreu sobre a situação das últimas ocorrências com os candidatos eleitos na eleição de outubro passado.

Sem diploma Dentre todas as suas explanações, o operador e estudioso do direito eleitoral foi enfático na condição de impedimento da diplomação do deputado estadual Luciano Bispo, considerando que a decisão existente contra ele ser da última corte de julgamento eleitoral que é o TSE. Diante da hierarquia institucional, “Luciano não pode ser diplomado” na próxima segunda-feira, 17, salvo haja alguma decisão contrária ao que está posto.

TRE permitirá diplomação O entendimento do especialista difere do que já está decidido pela corte inferior – TRE, que permite a diplomação do candidato, mesmo com o conhecimento da decisão, ressalvando qualquer outra determinação do Tribunal Superior Eleitoral, ou até mesmo uma decisão em desfavor dos embargos impetrados pela defesa de Bispo.

Embargos O fato é que até aqui nada foi decidido dos embargos, restando apenas um “ato administrativo”, que vem ser a comunicação ao TRE do que fora decidido pelo pleno da Corte Eleitoral máxima. Frisa-se que o ato administrativo não é superior ao julgamento, portanto, Luciano é candidato de registro indeferido até aqui.

Nata da sociedade sergipana prestigia comemoração da edição 150 da revista da Somese

No lançamento ontem à noite da edição 150 da revista ontem, 12, à noite: Miriam Ribeiro, Aderval Aragão, Albano Franco, Francisco Rollemberg e o publisher Clóvis Munaretto.

O que era para ser apenas uma comemoração da classe médica sergipana virou um ato com a participação efetiva da nata da sociedade sergipana ontem, 12, à noite, na sede da concessionária Mardisa em Aracaju onde foi oferecido um coquetel em comemoração ao lançamento do número 150 da revista da Sociedade Médica de Sergipe – Somese.

Referência nacional  No ato o presidente da Somese, Aderval Aragão lembrou que a revista não aborda apenas as atividades da entidade, mas aborda também aspectos científicos e a história da medicina em Sergipe. “Em todo país, onde chegamos somos elogiados pela qualidade editorial da revista que serve como referência para todos,” disse Aderval ao agradecer a parceria com a Remacre Comunicação e o apoio de todos que fazem a sociedade médica.

 Histórico Já o médico Hamilton Maciel fez um histórico da entidade lembrando que quando foi

Celso Teixeira, Aderval Aragão o titular deste espaço e o publisher, Clóvis Munaretto (Fotos Remacre Comunicação).

presidente, o ex-governador Albano Franco, presente ao ato foi decisivo na reconstrução da entidade. “Este é o momento de fazer justiça a Albano Franco que há trinta anos como presidente da CNI foi decisivo na liberação de verbas para reconstrução da sede da entidade”, disse.

Museu Augusto Leite O ex-vereador e médico Antônio Samarone aproveitou o ato para pedir o apoio de todo, como da UNI e da iniciativa privada para construção do Museu Augusto Leite. “Justiça seja feita o avô de Albano, Augusto Leite foi quem trouxe a medicina cientifica para Sergipe e um dos fundadores da Somese,” lembrou afirmando que os médicos e suas entidades não podem deixar o prédio do antigo Parreira Hortas cair nas mãos deles. O ex-governador Albano Franco agradeceu o reconhecimento pelo que fez pela Somese quando presidente da CNI e destacou o trabalho de todos que fazem a entidade. Ele também agradeceu a Samarone por lembrar do trabalho do avô dele, o médico Augusto Leite e disse que se engajará na luta pela construção do museu.

Luta O médico Francisco Rollemberg, tesoureiro da Somese não só reforçou o discurso de Samarone, mas  lembrou que é preciso que todos os médicos se somem a luta e procurem os mecenas de Sergipe para consolidação do Museu Augusto Leite. “Aproveitamos para ressaltar a qualidade da revista da Somese que hoje orgulha toda a classe em todo o país”, disse.

Agradecimentos O Publisher Clóvis Munaretto e a jornalista responsável pela revista, Laudicéia Fernandes agradeceram os elogios e lembram que a revista procura divulgar o que é mais atual na área cientifica da medicina e ao mesmo tempo resgatar a memória da área em Sergipe. “Cito como exemplo o artigo do médico Francisco Rolemberg sobre o pai, Antônio Valença Rollemberg”, registrou.

 Ministra sergipana O deputado federal Laércio Oliveira estava acompanhando do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira e se encontrou com amiga pessoal Damares Alves, futura ministra dos Direitos Humanos, da Família e dos Direitos da Mulher do governo Bolsonaro. “Damares é sergipana e minha amiga há mais de 20 anos, da Igreja Presbiteriana. Como deputado federal, a recebi muitas vezes no meu gabinete para discutir propostas que tramitam na Câmara dos Deputados. Foi um reencontro muito agradável em que conversamos sobre nossa história de vida e as propostas futuras do Ministério”, disse Laércio.

CPI do Forró Caju A vereadora Kitty Lima (Rede) começou a recolher, ontem 12, as assinaturas dos demais parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para a instauração da CPI do Forró Caju. O objetivo é apurar as possíveis irregularidades nos contratos firmados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para a realização da festa, com consequentes danos financeiros ao município e demais contratados.

Irregularidades A motivação da parlamentar foi uma matéria veiculada no Jornal Cinform do dia 28 de novembro apontando supostas irregularidades nos contratos firmados pelo Executivo Municipal para a idealização do evento ocorrido nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho deste ano. Até o final da manhã de ontem já havia conseguido quatro (Lucas Aribé, Iran Barbosa, Américo de Deus, Kitty Lima. São necessárias nove assinaturas.

Ação “A gente tem muita dúvida acerca dos procedimentos que foram adotados para a realização do Forró Caju deste ano, e como eu já disse diversas vezes em tribuna, nós não podemos ficar apenas do discurso, precisamos agir. Comecei a recolher as assinaturas dos demais vereadores que apoiam essa iniciativa. Apesar de estar deixando em breve esta Casa, quero que esse assunto já esteja encaminhado aos meus colegas para que no próximo ano eles possam dar andamento aos trabalhos de investigação, uma vez que sabemos que tem muita coisa a ser apurada”, disse Kitt.

Sindiscose reúne com senador eleito que assume compromisso com a categoria Na manhã de ontem, 12, o Sindiscose, representado pelos diretores Igor Fernando Baima e Jefferson Santos Braga, reuniu com o senador eleito por Sergipe Delegado Alessandro Vieira para tratar da pauta da categoria.

Dificuldades Entre os assuntos, foi discutido todo o histórico e as dificuldades que encontramos na definição do regime de trabalho dos servidores, que apesar das decisões que o nosso regime deve ser o estatutário, os Conselhos insistem em descumprir e contratam os servidores como celetistas.

Luta O senador eleito se comprometeu em assumir essa luta e que junto com o nosso sindicato irá propor uma legislação para resolver a questão dos servidores nos conselhos. “Podem contar com o meu mandato, está na hora de o parlamento assumir o seu papel e resolver essa situação”, disse o senador eleito.

Expectativas Para o Presidente do Sindicato, Igor Baima “a reunião supriu nossas expectativas, o Delegado Alessandro Vieira se mostrou preocupado com nossa situação e que vai colocar seu gabinete a nossa disposição”. Para Jefferson Braga, Diretor-Jurídico do sindicato, “a reunião foi excelente, discutimos sobre o apoio do futuro parlamentar a nossa causa e tivemos sucesso, além de uma proposta de lei, existe a possibilidade de uma nova audiência pública no senado sobre o assunto”.

Associados da ASEOPP participam de palestra sobre o novo paradigma “Cidades do Amanhã” “Smart Cities – Cidades do Amanhã,” foi o tema da palestra do engenheiro civil Ricardo Barroso Naves, realizada na terça-feira, 11, a partir das 18h, na sala A, do Sebrae/SE, tendo como objetivo provocar a reflexão sobre o futuro das cidades. O evento foi uma promoção da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, do Sebrae/SE e do Clube de Engenharia de Sergipe -CESE.

Histórico Ricardo Naves iniciou a palestra fazendo um histórico das revoluções civilizatórias no mundo com o crescimento das cidades, passando pelas revoluções agrícolas, industrial, a primeira e a segunda industrial, a revolução digital e a nova revolução que é a inteligência digital e a chamada Internet das coisas. Ele apresentou dados sobre as mudanças nas densidades demográficas e populacional e também nas mudanças comportamentais e de valores até chegar a globalização atual.

Exemplos A seguir Ricardo Naves iniciou a reflexão do tema “Cidades do Amanhã” e de como pensar as cidades do futuro exibindo exemplos práticos do que já vem ocorrendo em diversos países, inclusive em vários estados brasileiros. Ele disse que é um novo paradigma partindo de uma construção racional, não só do poder público, mas da iniciativa privada e das pessoas. “Pensando as cidades para as pessoas”, disse afirmando que essa mudança de paradigma junta o urbanismo, a tecnologia, a mobilidade, a sustentabilidade, a acessibilidade e a oportunidade de negócios em um novo modelo de espaços.

Sustentabilidade Ricardo Naves lembrou também que hoje estão usando muito comercialmente o Smart Cities. “Mas quem tem realmente atributos? É preciso ter sustentabilidade e o modelo econômico social e ambiental”, explicou. Para ele este novo paradigma é uma nova oportunidade de negócios principalmente para a área da construção civil no Brasil. “Não precisa ser uma nova cidade. Em locais consolidados, pequenas intervenções que fazem um efeito gigante para a população dentro da metodologia de envolver a comunidade dentro de sua necessidade e sua perspectiva inserido a nova realidade tecnológica”, registrou. Após a palestra foi realizado um amplo debate entre os participantes.

Formação  O palestrante, Ricardo Barroso Naves, além de engenheiro civil pela UFS, tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em executivo empresarial e especialização em gestão de negócios imobiliários pela Fundação Dom Cabral, além de Smart Cities, design para cidades do futuro – CTE São Paulo e IED São Paulo.

Parceria  Antes da palestra, representando a diretoria do Sebrae/SE, o gerente José Leite Prado Filho, destacou a parceria de sucesso com a ASEOPP e o Clube de Engenharia que possibilitou o evento para debater um tema importante para o futuro de todos. O palestrante, Ricardo Naves, também destacou a parceria e a preocupação de um setor importante da economia sergipana em refletir sobre as cidades do futuro.

IBRADIM  O advogado e membro da OAB Sergipe, Pedro Celestino, aproveitou a palestra para apresentar aos participantes o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBADRIM, que surgiu em abril deste ano e já está presente em todos os estados contando com cerca de 500 associados. Pedro Celestino fez uma rápida apresentação do Instituto e disse que ele nasceu fruto da reunião de profissionais do direito imobiliário, advogados, registradores, notários e magistrados, tendo como meta principal a ampliação e desenvolvimento das discussões sobre os temas de direito imobiliário no país. “E o IBRADIM está engajado nesta discussão multidisciplinar das Cidades do Amanhã ajudando na criação de um novo conceito de cidade com o viés urbanista sustentável e governança espaços públicos,” explicou o advogado.

Festival vai mostrar a diversidade da culinária sergipana Apresentar o potencial e as peculiaridades da culinária sergipana, estreitando a ligação entre os produtores rurais, os chefs de cozinha e os consumidores, além de promover uma verdadeira experiência gastronômica a todos os visitantes. É com esses objetivos que o Sebrae realiza hoje, 13 e amanhã, no Oceanário de Aracaju, a I Mostra Sabores e Saberes.

Público O evento, que acontecerá das 16 às 22h, pretende reunir pesquisadores, estudantes, profissionais e empreendedores do ramo da gastronomia e o público em geral para trocar informações, compartilhar conhecimentos sobre o setor e descobrir como produtos que são consumidos cotidianamente podem incrementar a alta gastronomia.

Pratos No espaço os visitantes terão a oportunidade de conhecer e consumir pratos elaborados por oito comunidades tradicionais – Quilombos Mussuca, Mocambo, Maloca, comunidade indígena Xokó, Catadoras de Mangaba da Ribuleirinhas, Marisqueiras de Porto do Mato, Terreiro Filhos de Obá e Doceiras da Cabrita –, que receberão um toque especial de alguns dos mais renomados chefs do estado (Luciano Moreira, Roberta Nascimento, Seichele Barboza, Gui Fontes, Suellen Lima, Fernando Fraga, Danila Duarte, François Ozanne e Tâmara Alcantara).

Exemplos Entre as iguarias que serão apresentadas estão a moqueca de tambaqui dos Xocós, o caruru dos Filhos de Obá, o croquete de abóbora do Povoado Maloca, o feijão com osso do Mocambo, a Baba de Moça do Povoado Cabrita e a mariscada do Quilombo Mussuca.

Ação nutricional para os funcionários do SPA O Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia, realizou na terça-feira, 11, ação para os colaboradores da unidade de urgência do Ipesaúde. A iniciativa visa melhorar a saúde nutricional dos profissionais através de orientações importantes sobre alimentação saudável.

Rotina alimentar O nutricionista do SPA, Vagner Marinho foi o profissional responsável por conversar com os funcionários e entender a rotina alimentar de cada um. “A intenção foi fazer uma ação que serve para promover o serviço de nutrição, principalmente promovendo um olhar minucioso para os hábitos alimentares dos meus colegas buscando fazê-los perceber que é possível manter uma vida saudável apesar da correria diária”, disse. A equipe também realizou aferição de pressão arterial e análise da circunferência abdominal. O Serviço de Pronto Atendimento fica localizado na Av. Desembargador Maynard, S/N, Bairro Cirurgia, em Aracaju.

31º Aniversário do Recanto Chorinho A agenda de choro em Sergipe, tem data de relevância 14 de Dezembro (sexta), em comemoração ao 31º Aniversário do Bar e Restaurante Recanto do Chorinho, fundado pelo do saudoso Egnaldo do Bandolim, intitulado de Pai do Bandolim Sergipano. Para celebrar esse grande dia de importância para cultura Sergipana, o Regional Recanto do Chorinho, composto por Willame (violão), Difan (Bandolim), Saú (Cavaquinho), Souza (pandeiro) e Júlio (Tantã), irá receber os maiores nomes do gênero musical choro do nosso Estado.

Acesso Chorões conceituados como: Alfredo (violão), Zé Vieira (violão 7 cordas), Dão (violão), Valtinho (acordeom) dentre outros participarão da festa, além de Anna Aparecida, Carlos Santana, Ecinho de Malhador e Lene Hall. O evento que está previsto para iniciar às 22h, no bar que é localizado no Parque da Cidade, Bairro Industrial de Aracaju e o acesso é R$ 20,00. Mais informações através do telefone (79) 9 9933-1361.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Deu a louca na Central! Ingresso para curtir o Fest Verão Sergipe em até 10 vezes E através de vídeo veiculado pelas redes sociais Fabiano Oliveira anunciou ontem, 12, que “Deu a louca na Central.” O ingresso para curtir o Fest Verão Sergipe está em até 10 vezes no Banese Card. Confira os preços: Comprando 1 dia – 10 de R$6,00 e comprando Pacote – 10 de R$10,00. Promoção válida até o dia 20/12 para ingressos meia entrada na Arena. Central do Ticket: 79 3219 2069. O evento acontece entre os dias 18 e 19 de janeiro, na Arena de Eventos, em frente ao Shopping Riomar, em Aracaju, e contará com os shows de artistas como Ivete Sangalo, Léo Santana, Mano Walter e Devinho Novaes.

Memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris… De Antônio Samarone: “Siddhartha Mukherjee, autor de “uma biografia do câncer, chamou a doença de “Imperador de todos os males”. E acertou! O câncer não é uma, são várias doenças, que tem em comum a multiplicação descontrolada das células. No fundo, é uma doença do DNA, do programa genético.Indiferente ao brilho da medicina, o câncer avança sobre a humanidade. Segundo a OMS, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e é responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Em breve será a primeira.” Todo o artigo aqui.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/higorfb A maturidade vai deixando a gente craque na arte do; “deixar quieto.”

www.twitter.com/rogeraju O cara que comprou o voto está preso, deveria prender também os que venderam. Voto não tem preço, tem consequências.

www.twitter.com/ThalesBrandao Aguardando a conversa fiada do @OLX_Brasil sobre a serviço enganoso de promoção dos produtos gerados pelos consumidores. Você paga, o anúncio não é exibido e ainda por cima aparece uma ruma de Spam. Mais de 2 anos denunciando – e só recebo mimimi da empresa.

www.twitter.com/arielpalacios A xenofobia é geralmente gerada pelo pelo ódio contra pessoas provenientes de outros países, medo do desconhecido, por ódio contra pessoas de cor de pele diferente, ou de cultura ou religião diferente.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Porque se não dirigirmos nossos pensamentos, cairemos sob a influência daqueles que nos condicionariam para nos comportarmos como desejam.” Anthony Robbins.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais