Email é coisa de velho

Como tudo na vida as formas de comunicação síncrona e assíncrona têm suas vantagens e desvantagens. A comunicação síncrona é quando a pergunta e a resposta são dadas em momentos muito próximos, ou seja, a gente pergunta e fica esperando a resposta. Já na comunicação assíncrona o tempo de resposta é relativamente maior e a característica básica é que não se espera pela resposta. A gente sabe que ela virá, mas não sabe quando.

Agora uma pergunta. O email é uma comunicação síncrona ou assíncrona? A resposta é: assíncrona. Nós enviamos a mensagem e não ficamos esperando que o destinatário responda na mesma hora. Entretanto, o que tenho percebido é que cada vez mais gente fica com seu email aberto o tempo inteiro e responde os emails pouco tempo depois de recebido, como se fosse uma comunicação síncrona.

Os emails na sua forma assíncrona estão ficando velhos. Cada vez mais pessoas ficam conectadas por mais tempo. Veja o que vem acontecendo com os celulares novos (com plano de dados). As pessoas estão passando a ficar conectadas 24h por dia e o email está perdendo espaço para aplicações com comunicação síncrona. Veja o que o gmail (email do Google) fez a alguns anos atrás: agrupou os emails como se fosse uma conversa. Além disso, colocou o gtalk (comunicador instantâneo) dentro do gmail para ter uma conversa síncrona, caso seja necessário. Agora o Google criou o Buzz, que é uma ferramenta colaborativa (interação entre mais de duas pessoas em tempo real). Fora isso ainda tem o Wave, que segundo o Google será o futuro do email. Note que estamos falando somente da “queridinha” da web, mas tem muito mais gente fazendo ferramentas colaborativas.

Um exemplo é o foursquare, que o pessoal do Brasil ainda não descobriu, mas não deve demorar. Embora possa ser usado em desktops e notebooks, o melhor dele funciona com celulares. Nem vou falar aqui do que ele se propõe. Vá lá e veja você mesmo. E me adicione como amigo!

Estamos ou não caminhando para uma comunicação cada vez mais síncrona?

 

Continuação da série de profissões

Alguns dos meus treze leitores pediram para continuar a série que iniciei (e tive que parar) sobre os vários perfis dos profissionais de informática. Esta semana vou me organizar para poder escrever sobre este tema já na próxima semana.

 

Semex

Está acontecendo nesta semana na Unit a Semex (Semana da Extensão). Na quinta-feira no terraço da biblioteca vou ministrar uma palestra sobre computação nas nuvens. O maior desafio será falar sobre o tema sem entrar num nível muito técnico, já que a palestra não é direcionada para os alunos de informática. Espero que consiga mostrar o cloud computing de uma forma que todos consigam entender.

 

And the Oscar goes to…

Não é que lá no meio de todo o glamour da festa do Oscar aparece o iPad nos intervalos. Associar o produto da Apple ao Oscar que é o melhor (teoricamente) do cinema acaba agradando uma grande parte do público. Grade jogada de marketing da turma do Steve Jobs. O comercial de 30 segundos pode ser visto no YouTube.

 

Tweets da semana

DeLuCa RT @capitaldigital: O mundo real venceu, de lavada, o mundo virtual.

srlm    matemática, primário > professora:  e subtrair, o que é? pivetes: fácil! é deletar um amigo no orkut! http://bit.ly/bptvai

DeLuCa Ayres Brito, genial – “Há quem chegue às maiores alturas para fazer as maiores baixezas”.

ammenendez 0,00000203% esse é meu percentual nos 10 bilhões de posts, ou seja, não sou um zero a esquerda, sou muitos zeros!

Cnepomuceno Consultor defende q apenas parte do cérebro é colaborativa; outra é egoísta: http://bit.ly/bIMQSQ. Seria a luta: Conhecimento x sabedoria?

 

Buzz da Semana

Joseleno Moreira – O cara chega e pergunta: “Como faço pra achar a quantidade de registros? ” é osso….. e eu ainda tenho que ter paciência.

Max Castor Rodrigues Junior – Mande ele trazer os dados todos pro excel e mande contar linha a linha.

Joseleno Moreira – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa!  da proxima vez faço isso

Andrés Menéndez – Que ideia louca essa de Max. Basta imprimir tudo e contar manualmente.

Max Castor Rodrigues Junior – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  Boooooa Andrés…

 

Comente ou envie um email (ainda ele) sobre esta coluna para andresmenendez@infonet.com.br

 

Até a próxima semana!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais