Energia nuclear e a cruel realidade

O acidente nuclear ocorrido no Japão agravou bastante a situação naquele país, atingido, ao mesmo tempo, por terremoto, maremoto e tsunami. Ontem, 15, os níveis de radiação chegaram até a capital, Tóquio.

A explosão de um reator atômico em Chernobyl, no norte da Ucrânia, em 1986, provoca o mais grave acidente nuclear da história. Em alguns dias, uma nuvem de partículas radiativas atinge boa parte do continente europeu. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, cerca de 4 mil pessoas morrem (algumas na hora e, a maior parte, nos anos seguintes) e 135 mil são obrigadas a abandonar a região próxima à usina atômica.

 

Como há 25 anos não se registrava outro acidente da espécie, vários governos, inclusive o brasileiro, desenvolveram estudos sobre a viabilidade de instalação de usinas nucleares. O caso recente do Japão certamente levará, em todo o mundo, a um reposicionamento sobre a construção de novas usinas nucleares.

 

As organizações não governamentais ambientalistas ganharam um forte argumento para fortalecer sua luta contra a instalação de centrais nucleares. Até mesmo aqui em Sergipe o assunto tem sido muito comentado, nos últimos anos.

 

Há outras fontes de energia a serem exploradas, em nosso país. Como, por exemplo as hidrelétricas, que são a base de nossa matriz energética, os ventos (eólica), o sol (energia solar). Todas elas mais baratas e menos perigosas para as populações. Será inevitável uma mudança de posição daqueles que defendem a implantação, no Brasil, de novas usinas nucleares.

 

A realidade do Japão é cruel e só está começando, as seqüelas ficarão para toda vida.

 

Comitiva para visitar Usinas no Japão I

E o polêmico jornalista de Sergipe, Pedro Valadares, numa roda movimentada no bar do Camilo, ontem, 15, resolveu fazer uma “vaquinha” para enviar a mesma comitiva que visitou no ano passado a Usina de Angra dos Reis para visitar a usina nuclear de Fukushima, no Japão.

 

Comitiva para visitar Usinas no Japão II

Pedro Valadares que reunir na comitiva todos que apóiam a instalação de uma usina nuclear em Sergipe e quer que o comando fique com o ex-deputado federal Albano Franco. Arrepare! Como diz Osmário, será que Pedro deseja que a comitiva receba uma alta dose de radiação nuclear e mude de idéia?

 

Informações sobre usinas nucleares

O senador Valadares, líder do PSB no Senado, solidarizou-se hoje com o povo do Japão, vítima de grande terremoto e um tsunami, que provocaram vazamento em suas usinas nucleares. E, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Valadares apresentou requerimento, juntamente com o senador Jorge Viana, para que sejam convidados para uma audiência pública sobre as quatro novas usinas nucleares que deverão ser instaladas no Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o diretor-presidente da Eletrobrás Termonuclear S/A (Eletronuclear), Othon Luiz Pinheiro da Silva.

 

Esclarecimento a sociedade

No documento, Valadares e Jorge Viana argumentam que o objetivo da audiência pública é o de esclarecer ao Senado e à sociedade brasileira questões sobre o programa nuclear brasileiro, em face dos desastres nucleares ocorridos recentemente no Japão, incluindo: sistemas de segurança das usinas nucleares já instaladas, planos de emergência em caso de acidentes, plano de expansão do programa nuclear com foco nos sistemas de segurança, prevenção de acidentes e armazenamento dos resíduos radioativos.

 

Ministro defende usinas

Anda e vira surge alguém apostando na construção de uma usina nuclear em território sergipano. Para tranqüilizar os que defendem tal unidade, vale a pena lembrar que por conta do que está acontecendo no Japão o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garante que o programa nuclear no Brasil segue seu ritmo normal.  Ele entende que as falhas ocorridas nas usinas da terra do sol nascente não têm chance de ocorrer em solo brasileiro porque ‘nossa tecnologia é melhor’. O governo pretende construir mais 4 usinas nucleares aqui no país.

 

Futebol sergipano não sai da crise I

Um dado estarrecedor, que expõe, de forma clara, a extrema fragilidade do futebol sergipano em termos administrativos, é o de que apenas dois dos clubes que disputam o campeonato de 2011 – o Confiança e o River Plate – mantêm os treinadores com os quais começaram a disputar a Taça Cidade de Aracaju, a primeira fase do certame estadual de profissionais da série A-1.

 

Futebol sergipano não sai da crise II

Ontem, o ex-craque sergipano Narciso, alegando falta de condições de trabalho, entregou o cargo de técnico à diretoria rubra. Chicão, auxiliar-técnico, assumiu o comando da equipe. O Sergipe enfrenta domingo o Confiança, na última rodada da primeira fase. Já o Itabaiana, dispensou o técnico Samuel Cândido. Para o seu lugar, foi contratado Ribeiro Neto. Há informações de que Narciso teria recebido, durante os dias de carnaval, uma proposta do Corinthians para dirigir sua equipe sub-23.

 

Futebol sergipano não sai da crise III

Num campeonato nivelado por baixo, faz a diferença o atual campeão estadual, o River Plate, ao lado do São Domingos. Eles são os líderes dos seus respectivos grupos (o A é liderado pelo São Domingos e o B pelo River Plate). No próximo domingo, 20.03., será disputada a última rodada da Taça Cidade de Aracaju. Dos 3 clubes considerados “grandes”, apenas o Confiança depende somente dele para garantir sua classificação para o cruzamento olímpico. Somente o River Plate tem vaga assegurada. Mas se o São Domingos vencer hoje também estará dentre os quatro do cruzamento olímpico.

 

Caos no futebol

Os dirigentes do Club Sportivo Sergipe iniciaram a temporada prometendo visão empresarial e modernos conceitos na condução do time rubro. Mesmo de forma tímida, torcida e imprensa deram um voto de confiança. Contrataram o técnico Narciso, sergipano oriundo do Santos de Pelé, que chegou confiante. Não completou 22 dias como técnico do outrora clube de maior torcida do Estado. Ontem, Narciso convocou a imprensa para dizer que tinha jogado a toalha. Reclamou até da falta de comida para os jogadores. Ah, sergipinho bom, mudança mesmo só no discurso!

 

Reunião

O Conselho Deliberativo do Sergipe esteve reunido, ontem à noite, nas dependências do João Hora de Oliveira, para discutir a atual situação do clube.

 

PT de Monte Alegre terá candidato em 2012

Reunido no ultimo sábado, 12, o Diretório do Partido dos Trabalhadores de Monte Alegre de Sergipe, definiu que terá candidato(a) a prefeito(a) no município em 2012. Os petistas de Monte Alegre decidirão até o inicio de 2012, quem será o candidato do Partido. Na mesma reunião, ficou decidido também, que o PT iniciará um processo de diálogo com os demais partidos locais, em busca de apoio a sua candidatura.

 

Nomes serão apresentados

O Presidente do Diretório Municipal Josué Junior (Junior de Madalena), ressaltou que  nas próximas reuniões será apresentados nomes de pré-candidatos, e que a escolha e definição do nome será feito com coerência ao projeto político, que esta sendo construído pelo Partido dos Trabalhadores local, visando à melhoria no desenvolvimento das diversas áreas de atuação do Município.

 

Promoções ameaçadas

O terremoto no Japão deve provocar impacto na inflação em vários países de todos os continentes. Como algumas fábricas no Japão tiveram a produção paralisada, logo teremos problemas nos setores automobilísticos e eletroeletrônicos. Já existe um temor em relação a falta de componentes para os televisores vendidos no Brasil. Significa que as  divertidas promoções de aparelhos de tv que semanalmente os lares brasileiros podem estar com os dias contados.

 

PAS – Movimento pela ética na política

Vem aí o Por Amor a Sergipe – PAS, Movimento Pela Ética na Política e na defesa de valores morais e o fim da mercantilização em Sergipe. Em breve o blog dará mais detalhes. Este espaço será uma trincheira nesta luta, que será árdua e cheia de percalços. Porém, é melhor se derrotado e não lutar, do que pecar pela omissão. Por Sergipe, nunca!

 

Reintegração garantida

E como o blog informou ontem, 15, com exclusividade o sindicalista e radialista Jorge Eduardo foi

Presidente do Sindicato dos Radialistas, Cabral ao lado de Jorge Eduardo ontem, 15.
reintegrado por decisão judicial aos quadros da TV Sergipe. Até a última hora a direção da emissora tentou derrubar o ato através de um pedido de liminar que foi negado a tarde.

 

Assédio Moral

Jorge Eduardo foi demitido por ter entrado com uma ação  na   justiça alegando ter sofrido assédio moral por parte de um gestor da empresa. A emissora ignorou o vínculo dele com o sindicato e o demitiu sumariamente. Ao lado a foto do presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral e Jorge Eduardo ontem. É a foto da vitória da Justiça.

 

Cronograma

Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados está reunida para eleger seus vice-presidentes e definir o cronograma de trabalho do grupo. Durante a reunião, também serão definidos os dias da semana em que ocorrerão os parlamentares se encontrarão, o número de audiências públicas a ser realizadas e até mesmo a possibilidade de levar a discussão para outros estados.

 

Diálogo

O presidente da Comissão, deputado federal Almeida Lima, diz que vai buscar o diálogo nos trabalhos e defende uma ampla reforma política. Propostas polêmicas como o voto distrital, financiamento público de campanha, mudança nas regras de suplência do Senado, voto facultativo e fidelidade partidária estão na pauta de discussões.       

 

Projeto de reforma será apreciado I

Com início previsto para as 9 horas de hoje, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa começa a debater sobre o projeto de lei que institui a reforma administrativa do governo Marcelo Déda. Os parlamentares utilizarão pela primeira vez a nova Sala de Comissões do parlamento sergipano, agora com muito mais espaço e conforto para eles, além do pessoal da imprensa e público em geral.

 

Projeto de reforma será apreciado II

O deputado estadual Francisco Gualberto, líder do governo, terá a honra de ser o primeiro parlamentar a sentar na cadeira de presidente da nova sala, já que comandará a reunião da CCJ. A expectativa agora é para que o debate, mesmo acalorado, aconteça com muita civilidade, já que a oposição promete contestar vários pontos do projeto de reforma do governo.

 

Parceria Malhador/Itabaiana FM

E ontem, 15, pelo twitter o radialista Marcos Aurélio (também secretário da Prefeitura de Itabaiana) recentemente demitido da rádio Itabaiana FM, pertencente ao ex-deputado José Carlos Machado, descobriu porque foi demitido da emissora: “Olhe a parceria ai gente! Prefeitura de Malhador consegue espaços generosos na programação da Itabaiana FM! Coincidência?”, postou Marcos no twitter.

 

Marcos é candidato a prefeito

Para quem não sabe Marcos Aurélio é natural de Malhador e já está transferindo seu domicílio eleitoral para o município onde deve disputar a prefeitura no próximo ano pelo PPS. Ainda pelo twitter ele lançou um alerta para a prefeita de Malhador: “Se a prefeita Sarina soubesse os números de uma pesquisa realizada na cidade de Malhador daria uma guinada”.

 

Ponto e pronto

A presidente do Tribunal de Contas, Isabel Nabuco, está sendo cobrada a reduzir o número de conselheiros de 8 para 7. Consultada a respeito, ela responde com firmeza, deixando claro que a presidência do TCE está cumprindo rigorosamente o que a justiça determinou: “Não tenho poderes para resolver essa situação, o Tribunal depende de uma decisão final do judiciário”, explica.

 

Gualberto defende aliados

Em solidariedade à bancada governista da Assembleia Legislativa, que foi vilipendiada pelo oposicionista Augusto Bezerra (DEM), o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), reagiu com rigor, considerando o parlamentar democrata um “estelionatário político”. “Nossa bancada não merece o insulto feito por esse deputado”, afirma Gualberto.

 

Vantagens

O motivo da reação foi a ironia feita por Bezerra sobre o fato de ex-aliados do seu grupo político estarem agora apoiando o governo de Marcelo Déda. Ele chegou a insinuar que esses deputados obtêm vantagens para adotar tal posição. “Todos nós podemos ter posições ideológicas diferentes. Mas o que identifica a nossa bancada é o compromisso que temos com o Estado de Sergipe”, disse o petista.Para Gualberto, o deputado do DEM, que é um aliado da iniciativa privada, comete muitos equívocos ao criticar o governo. “Ele sempre foi a favor da iniciativa privada na saúde e principalmente na educação. Agora quer vir aqui dizer que defende a saúde pública e a educação. Isso é estelionato político”, responde Gualberto.

 

Agricultura familiar

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou ontem, 15, da Mesa de Instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, representando a Frente Ambientalista, a Comissão do Meio Ambiente e o grupo de trabalho da bancada do PT sobre o Código Florestal. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, também estava presente na instalação da Frente.

 

Código Florestal

Em sua fala, Márcio ressaltou que uma das principais discussões deste ano na Câmara será sobre o Código Florestal, frisando que “ambientalistas e agricultores familiares possuem total intersecção neste aspecto, não havendo razão para dicotomia entre agricultura e meio ambiente”. Para Márcio, “não há anjos de uma asa só, sendo necessárias tanto a sustentabilidade da agricultura familiar como a preservação ambiental, para se construir um texto do código que reflita o desenvolvimento sustentável”. A partir do requerimento apresentado pelo deputado foi criado o Grupo de Trabalho da Câmara de Conciliação sobre o Código Florestal, que visa a discutir os pontos mais polêmicos relacionados à revisão do novo código. 

 

Banese divulga balanço do ano de 2010

Em evento que contará com a presença do governador Marcelo Déda, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, concederá entrevista à imprensa nesta quarta-feira, 16, para divulgar os resultados obtidos pelo banco em 2010. A coletiva será realizada no auditório do Banese da Avenida Augusto Maynard, começa às 7h, que será precedida de um café nordestino e apresentação da Filarmônica de Itabaiana. Depois da apresentação dos números do banco, pelo presidente do Banese, o governador Marcelo Déda também fará um pronunciamento.

 

Augusto pede apuração ao TCE

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Maria Isabel Carvalho Nabuco d”Ávila, recebeu ontem, 15, a visita do deputado estadual Augusto Bezerra. O objetivo do parlamentar foi apresentar um pleito dos deputados de oposição, que pedem a apuração dos contratos das empresas que mantiveram ou mantêm controladores eletrônicos de velocidade instalados na capital, citando a Splice e a Kopp. “Temos muita confiança no Tribunal de Contas de nosso Estado e por isso esperamos que os contratos com essas empresas sejam suspensos até que se confirme a idoneidade. Afinal, são mais de 100 pontos, o que deixou de ser educativo para ser apenas uma caça por dinheiro”, declarou o deputado.

 

Samarone esclarece polêmica sobre radares

Ainda ontem o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, visitou a Câmara de Vereadores para entregar documentos que comprovam a legalidade do processo licitatório para  escolha da empresa que opera a fiscalização eletrônica nas ruas de Aracaju. A implantação e manutenção dos radares, fotossensores e lombadas eletrônicas nos diversos locais da cidade são de responsabilidade das empresas Eliseu Kopp e Splice.

 

Documentação

A documentação entregue pelo superintendente da SMTT ao presidente da Câmara em exercício, o vereador Pastor Johnny, explica de forma clara e detalhada as diferenças entre o processo de escolha das empresas em Aracaju e nas cidades mostradas em reportagem veiculada pelo Fantástico, da Rede Globo. “Em Aracaju, 17 empresas participaram de uma licitação realizada pela PMA, cujos critérios de escolha incluíam o melhor preço e a qualidade técnica. Não foi por meio de carta-convite, como foi mostrado em outras cidades pela reportagem do Fantástico. Foi concorrência”, afirmou Samarone. A documentação entregue por Samarone contém ainda cópias dos contratos firmados entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas, além de currículos de todos os candidatos ao processo licitatório.

 

Feijoada dos advogados

A Feijoada dos Advogados, oferecida pela OAB/SE por meio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/SE), já se tornou tradição e se traduz em evento de interação e de grande encontro dos advogados e famílias. Nesta sua terceira versão, que acontece no próximo sábado, dia 19, no Parque dos Coqueiros, a OAB/SE e a Caixa de Assistência reservam grandes surpresas

 

Recadastramento

Na oportunidade, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, dará início à Campanha pelo Recadastramento dos Advogados e Estagiários devidamente inscritos na Seccional Sergipana, enquanto que a presidente da CAA/SE, Glícia Salmeron, assina convênio com empresa para assegurar assistência odontológica aos advogados, famílias, estagiários e servidores da OAB/SE.Os respectivos presidentes da OAB/SE e da CAA/SE convidam a todos os advogados a participar deste evento. Os ingressos estão disponíveis na sede da CAA/SE – Travessa Martinho Garcez, 71 – no Centro de Aracaju – no Palácio da Cidadania, onde funciona a sede administrativa da OAB/SE, e ainda nas Salas dos Advogados mantidas pela OAB/SE nos fóruns de Aracaju.

 

Acese pede apoio da bancada federal

Com o objetivo de sensibilizar os parlamentares sergipanos da bancada federal com foco na aprovação do novo teto do Simples para as 26 mil empresas optantes do Simples em Sergipe, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) reuniu deputados federais na manhãda última segunda-feira, 14, na sede da instituição centenária, em Aracaju.  “Estamos aqui hoje para pedir apoio aos deputados federais sergipanos para garantirmos representatividade na Frente Mista Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, relançada recentemente na Câmara Federal”, destacou o presidente da Acese, empresário Alexandre Porto.

 

Projeto de lei

Contanto com o apoio do Sebrae Sergipe,  o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, expôs aos parlamentares presentes sobre o projeto  de Lei Complementar 591/10 que prevê melhorias na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Durante o debate, Quick falou sobre a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira e destacou os benefícios alcançados pelos empresários desde a aprovação da lei, em dezembro de 2006.

 

Simples Nacional

Hoje, de acordo com ele, há 4,7 milhões de optantes pelo Simples Nacional no país, sendo que em Sergipe chega a marca de 26 mil empresas. Outro dado importante apresentado pelo gerente de Políticas Públicas do Sebrae durante o encontro foi o fato de, em 2009, na crise econômica, as empresas com até quatro trabalhadores terem sido as responsáveis pela criação de quase 1,2 milhão de postos de trabalho. 

 

Exposição

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), inicia, na próxima quinta-feira, 17, a exposição “Aniversário de Aracaju – Um olhar sobre a cidade”. A exposição surgiu como um concurso na rede social Flickr, que convocou os sergipanos a enviarem as suas fotos da nossa bela capital. Em apenas 10 dias, o concurso reuniu mais de 440 fotografias, com 73 fotógrafos amadores inscritos.

 

NPD comemora aniversário de Aracaju

Março é o mês de aniversário da cidade de Aracaju e o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Programa Olhar Brasil, resultado da parceria entre Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes/Prefeitura Municipal de Aracaju e a Secretaria do Audiovisual/MinC, montou uma programação especial que inclui mostra de filmes e debate para comemorar os 156 anos da capital sergipana de um jeito todo audiovisual. Detalhes em: npdorlandovieira-aju.blogspot.com

 

Síndrome de Down

Acontece no próximo domingo, 20, uma caminhada e uma edição do “Domingo do Parque” em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A ação é uma parceria entre a Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down (Cidown), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE), a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Inclusão Social (Seides), Cultura e Comunicação (Secom).

 

Concentração

A concentração da passeata será às 14 horas no Mirante do Calçadão da Praia 13 de Julho, de onde todos partirão com destino ao Parque da Sementeira, onde acontecerá o Domingo no Parque com apresentações culturais e shows artísticos. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas. Os eventos foram incluídos pela Prefeitura de Aracaju nas comemorações do aniversário de 156 anos da capital sergipana, celebrado no dia 17 de março.

 

Palestra

Os participantes da caminhada estamparão no peito uma mensagem que retrata o que esperam pais, familiares e amigos da pessoa com Síndrome de Down: “Deixe o respeito vencer o preconceito”. Os organizadores pedem que todos os participantes compareçam ao evento de camiseta branca.As comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down se estendem até a segunda-feira, dia 21, quando o médico Byron Ramos vai proferir uma palestra sobre os “Direitos da Pessoa com Síndrome de Down”, a partir das 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, na rua Vila Cristina, 589.

 

Apresentação da ORSSE I

ORSSE  apresenta Amanhã, 16, na Igreja São José, acontece uma belíssima apresentação da ORSSE, a partir das 20h30. Essa apresentação marcará o início da temporada 2011 de concertos. Na ocasião, o público irá conferir uma amostra do programa de músicas que será apresentado no “VI Encuentro Internacional Sobre Barroco – La Imagen Del Poder”, em Santa Cruz de La Sierra, dia 18 deste mês, com a participação de integrantes da ORSSE.

 

Apresentação da ORSSE II

A apresentação na Igreja São José trará um panorama da música colonial brasileira, com canções produzidas no início do século XVIII e meados do século XIX. A ORSSE escolheu um repertório que exemplificará este período, incluindo obras de importantes compositores como o Padre José Maurício Nunes Garcia e as obras do Gradual de São Sebastião, da Missa em Mi bemol e da Abertura em Ré (considerada a primeira peça sinfônica composta no Brasil).

 

Blog do Clóvis

Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com: Gilberto Amado -Quem foi o poeta Annibal Theóphilo, assassinado em 1915 por Gilberto Amado e que teve grande repercussão. Veja a versão de Arnaldo Rodrigues, que tenta resgatar a memória do seu antepassado. Juízes defendem direito de expressar suas opiniões. Veja em debate.

 

Chuvas

Segundo previsões do serviço de meteorologia estadual, teremos fortes chuvas, em Aracaju, até o mês de maio. Esse período será estendido até agosto, com a chegada do inverno, em junho. Como Aracaju possui uma péssima rede de escoamento de águas trazidas pelas precipitações pluviométricas, faz sentido perguntar o que tem sido feito pela municipalidade para, pelo menos, amenizar os efeitos das chuvas. Moradores da chamada Zona de Expansão vivem um clima de tragédia anunciada.

 

Sergipe X Confiança

No clássico a ser disputado no próximo domingo, no Batistão, pela última rodada da Taça Cidade de Aracaju, os sócios-torcedores do Confiança pagarão ingresso, pois o mandante da partida é o clube rubro. Dessa vez, quem não paga são os sócios-torcedores do Mais Querido, cuja campanha de filiação está deslanchando.

 

Cordel encantado

Começam as gravações, em Canindé do São Francisco, da nova novela global, que vai ao ar às 18 horas, em lugar de “Araguaia”, que já está no final. Grande lance de marketing para o turismo sergipano.

 

Mãos dadas

O governador Sérgio Cabral Filho e o prefeito Eduardo Paes unem esforços para garantir um bom público na palestra do presidente americano Barack Obama, a ter lugar domingo, na Cinelândia. Convites estão sendo enviados a pessoas representativas da sociedade.

 

Irmã Dulce

Os mesmos realizadores de “NOSSO LAR”, filme baseado em Chico Xavier, vão levar às telas de cinema a história de “IRMÃ DULCE”, a freira baiana cujo processo de canonização está em curso, no Vaticano. 4 milhões de pessoas viram o filme “NOSSO LAR”. O novo projeto é capitaneado pela produtora Iafa Britz.

 

80 anos

O “papa” da bossa-nova, João Gilberto, baiano de Juazeiro, completará 80 anos no dia 10 de junho.

 

Orlando Pessuti

O político do PMDB, ex-governador do Paraná, deverá ser o novo vice de Agronegócios do Banco do Brasil.

 

Distritão

O PMDB não conseguirá unir suas bancadas na Câmara e no Senado em apoio à proposta de Michel Temer em defesa do “distritão”. A maioria está, nitidamente, ao lado do PT. O Partido dos Trabalhadores prefere o sistema de “voto em lista”.

 

Prioridades

Na reforma política: Suplência de senador, voto facultativo e fim da reeleição. Também em estudo a mudança de data da posse do presidente da República que, há muito tempo, dá-se no dia primeiro de janeiro.

 

Workshop  definirá estratégias para minimizar enchentes em Aracaju

A fim de consolidar estratégias para minimizar ou preparar a capital sergipana para  os efeitos das enchentes na zona de expansão e na região metropolitana de Aracaju, estará sendo realizado hoje, 16, às 8h, no auditório da Codevasf, o Workshop do Projeto Gestão Integradas de Águas Urbanas Pluviais executado pelo Banco Mundial (Bird). O evento será aberto pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.

 

Gestão Integrada

O Workshop será parte integrante da programação de curso iniciado na tarde de ontem, dia 15, sobre a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos com ênfase em águas pluviais. Durante o evento será  consolidado o diagnóstico do Projeto Gestão Integradas de Águas Urbanas e ainda discutido estratégias para definição das futuras ações do projeto no horizonte de curto, médio e longo prazo.

 

Eternizando a Memória de J. Inácio

No dia 14 de abril acontece na Sociedade Semear um leilão em benefício do grande artista sergipano, J. Inácio. Serão leiloados cerca de 25 trabalhos doados por vários artistas, cujo lance inicial será de 30% do valor de mercado. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para família do artista adquirir um local definitivo para depositar os restos mortais de J. Inácio.Artistas que já enviaram suas obras: Caã, Fábio Sampaio, Adauto Machado, Ismael Pereira, Karinne Santiago, Nil Cavalcante, Alf, Vicente Coda, Lau, Laércio, Jacira Moura, Igor, Raquel, Rafael Nogueira, Márcia Gimarães, Edidelson, Pinto Santeiro, Elias Santos

 

 

Inscrições na Unit

Nesta quarta-feira, 16, os estudantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade Tiradentes poderão se inscrever para participar do Curso Cozinha Show, mini-cursos, e palestras que fazem parte da programação do Encontro Abrasel Aracaju. O Encontro acontece em Aracaju de 29 a 31 deste mês. Um balcão de atendimento e informações será montado no bloco dos cursos de Nutrição e Gastronomia na Unit. O Cozinha Show contará com grandes nomes da cozinha nacional como os chefs: Valter Jarocki (PE), Fábio Sicília (PA), Evandro Kfoury (SE) e Túlio (MG). O Encontro Abrasel tem realização da Abrasel Sergipe e organização da Êxito Eventos. Não perca a oportunidade de enriquecer seu currículo. Informações  www.encontroabraselaracaju.com.br

 

São Cristovão faz parceria com a Caixa

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com a Caixa Econômica Federal, através da Secretaria Municipal da Infraestrutura, realizará a revitalização da Praça do Povoado Rita Cacete; do Ginásio de Esportes do conjunto Eduardo Gomes e da Praça do conjunto Luiz Alves. As obras licitadas contam com o recurso da Caixa Econômica Federal e a contrapartida da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Com o prazo de 120 dias para a execução, os valores das obras são: R$ 77.467,33 (Rita Cacete); R$ 136.568,41 (Luiz Alves); e R$ 142.013,39 (Eduardo Gomes).

 

Congresso Latino-Americano de Oncoplastia Mamária I

O Congresso Latino-Americano de Oncoplastia Mamária contará com a presença dos maiores nomes da Oncoplastia Mamária. Mastologistas e cirurgiões plásticos da América Latina e convidados europeus estarão em um profundo intercâmbio de idéias e conhecimentos, que deverá marcar a história dessas especialidades. A Oncoplastia é um ramo da mastologia e da cirurgia plástica que utiliza fundamentos de ambas especialidades para o tratamento do câncer de mama. O Congresso, que tem como presidente o renomado mastologista Dr. Maurício Resende, acontece nos dias 24, 25 e 26 de março.

 

Congresso Latino-Americano de Oncoplastia Mamária II

“A evolução do tratamento do câncer de mama aponta na direção que não basta apenas tratar a doença, mas tratá-la e poder propiciar às pacientes um ganho estético que trará benefícios bastante representativos na sua auto-estima. A oncoplastia mamária representa esta grande e necessária evolução, onde vários fundamentos são utilizados, com as diversas áreas de interseção da mastologia, com o propósito de obtermos os melhores resultados para as pacientes, sem que haja em momento algum, sacrifício dos princípios oncológicos básicos” informa Dr. Mauricio Resende.”

 

DO LEITOR

 

Assassino solto

E-mail de uma leitora devidamente identificadas: “No último sábado à noite, precisamente às 21 horas quem reside no bairro Industrial assistiu a uma cena covarde e triste, por parte de um ex-atleta  de futebol que jogou no Club Sportivo Sergipe de nome Pedrinho que anteriormente bateu com o seu próprio carro, bêbado,  em outro carro, de  uma senhora, por sinal sua vizinha. Ele ficou de pagar o prejuízo e pagou muito caro, cometendo homicídio, com  a sua principal arma, o seu carro propositalmente na Sra. aposentada Maria dos Prazeres que se encontrava em sua calçada. Todos que estavam no local viram o louco Pedrinho, bêbado e cheio de droga, como ele costuma andar. Aproveitando ser cunhado de policiais, o Pedrinho foi preso até a Delegacia Plantonista,  também protegido por policiais, seus cunhados. Populares quiseram linchar o criminoso.  Lá na Plantonista Pedrinho  prestou depoimento dizendo ser acidente de transito  e para logo após, pagar fiança, desaparecendo onde residia, já que era antipatizado  pela vizinhança, quando  estando bêbado, tirava uma  de valentão, etc. Os fatos foram narrados  em toda imprensa, TV, rádios e jornais. A morte de Dona Maria  Prazeres causou revolta na população do  bairro Industrial e adjacências . Diante do exposto e que por certo serei mais uma vitima por ser testemunha do fato, solicito omissão do meu nome esperando, como amiga da família enlutada que a Delegacia de Homicídios tome as providências e prenda o mais breve o  fora da lei. Convém frisar que o vulgo Pedrinho mostrava a todos na vizinhança que só andava armado.O tal Pedrinho anda desfilando nas ruas de Aracaju, onde se encontra hospedado(escondido) na casa de sua sogra, na Avenida Filadélfio Dória no bairro Industrial.   Queremos justiça!”.

 

Quem anda com porcos, farelo come

Do leitor Messias Gonçalves: “Lembram deste ditado popular? Pois é meus queridos eleitores do Cláudio Nunes, essa máxima se encaixa muito bem, caso a PMA e a SMTT não cancelarem esses contratos.  O que vai ficar para a sociedade é o modus operandi (expressão latina, aproximadamente traduzida como ?modo de operar?. Usa-se este termo para descrever hábitos e forma de trabalhar. Se uma reportagem daquelas, ainda não é motivo para a prefeitura de Aracaju cancelar esses contratos, tenham paciência. O maior princípio foi quebrado e exposto ao país, que é a idoneidade dessas empresas. Passa a não mais existir legitimidade para que um cidadão pague uma dessas multas. Lembrando que quem corrompe, quem manipula retirada de multas também pode manipular para cobrar e gerar multas inexistentes. Só sabemos que fomos multados, alguns dias posteriores. Nem lembramos mais se realmente passamos pó aquele local. Esperamos que o prefeito Edvaldo Nogueira não insista em ir de encontro a população, com a sua teimosia constante. A não ser que queira se valer do título acima. Um lembrete para os ingênuos e os inocentes . Eles recebem de acordo com as multas. Quanto mais porcos, mias farelos”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“É mágico encontrar um velho amigo. Apesar da marca visível do tempo sobre o corpo, revive-se a eterna alma de menino”. Do advogado César Britto, ontem no twitter.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais