Enfim, acaba 2012. Proiveste aprovado

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É caro leitor, Sergipe Del Rey tem dessas coisas. Desde a rejeição do Proinveste no passado e a abertura do diálogo

Onde o diálogo comemou: na solenidade do ILBJ. Foto Diogénes Di

numa solenidade de formatura  Instituto Luciano Barreto Junior no dia 23 de Janeiro, onde o governador Marcelo Déda fez um apelo aos irmãos Amorim (Edvan e Eduardo) presentes ao ato, o ano de 2013 não iniciou-se em Sergipe. Embora alguns neguem principalmente do governo do Estado, estava tudo parado até ontem, 07, quando foi aprovado o Proinveste por unanimidade na Assembleia Legislativa.

É preciso analisar todo o episódio do Proinveste, desde o ano passado, do ponto de vista do sistema republicano de governar. Em todo mundo é assim. Recentemente, nos Estados Unidos, o presidente Obama, teve que sentar com a oposição para aprovar propostas de mudança na área da saúde, entre outros.

Culpar pessoas, no caso de Sergipe, alguns culpavam o radicalismo dos irmãos Amorim que tem maioria na AL, não é o cerne da questão. Basta analisar sem paixões partidárias quem governa o Brasil desde o fim da ditadura militar: o PMDB.  De lá para cá todos os governos estão reféns do apoio do PMDB para governar o Brasil. Por coincidência, José Sarney, aquele que assumiu o governo com a morte de Tancredo Neves, que era PFL, hoje é um dos líderes do PMDB que comanda o Senado e a Câmara dos Deputados e ministérios importantes.  Itamar, FHC e Lula não governaram sem o PMDB. E Dilma também.

Ao delinear o episódio da eleição da AL, no início de 2012, como rompimento com o grupo de Amorim, o governador Déda deve ter analisado antecipadamente todas as consequências. E se fez a chamada “meã culpa” Déda sabe que teve tempo suficiente para construir “sua” maioria na AL e não o fez.

Da aprovação do Proinveste não há vencedores, nem vencidos. Venceu Sergipe.

Resta saber se a partir de agora o governador Marcelo Déda está realmente disposto a consolidar a candidatura de Jackson Barreto ao governo do Estado. O tempo urge e a contagem regressiva começou pra valer.

Se Déda teve tempo, mas não teve paciência e  o discernimento suficiente para construir a maioria, Jackson Barreto, se tiver “carta branca”  não só construirá a maioria no Legislativo, mas  apimentará de uma vez por todas as expectativas para as eleições 2014.

Já pensou uma eleição onde disputam o cargo de governador Eduardo Amorim, Jackson Barreto e João Alves Filho?

Mesmo com alguns vencidos seria bom para Sergipe. Mas faz parte da democracia, afinal, como bem disse Tancredo Neves, “não se faz política sem vítimas”.

Bom senso e mudança de rumo
Além do bom senso de todas as lideranças da oposição e situação, que desarmaram os espíritos existentes em torno do Proinveste, a participação do secretário da Casa Civil, com o estilo discreto de sempre, foi importante para quebrar a alta tensão existente no relacionamento do governo com os parlamentares. É preciso agora continuar unindo cada vez mais a bancada e ampliá-la.

Futuras gerações
Ao discursar ontem, a presidente da AL, Angélica Guimarães fez um retrospecto de todo o episódio e depois registrou que o  governador aceitou as sugestões de todos os partidos e, com o prestígio junto ao governo federal, conseguiu prorrogar o prazo. “Em nenhum momento a oposição criou empecilhos, mas defendeu que as obras contidas no corpo do projeto tinha que ser estruturantes, que fossem voltadas para as futuras gerações. Isso representa mais estradas, mais escolas profissionalizantes e mais outras obras".

Apoio entidades
É preciso destacar também que ao longo de todo o processo diversas entidades empresariais manifestaram apoio a proposta. O empresário Luciano Barreto, além de protagonista na solenidade do ILBJ, onde o governador fez o apelo para o diálogo, através da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas – Aseopp, a todo momento pediu o entendimento em prol do desenvolvimento de Sergipe.

Valor e solenidade
Um projeto autoriza o governo a contratar junto ao BNDES empréstimo de R$ 138,5 milhões. O outro autoriza contratação de empréstimo junto à Caixa no valor de R$ 428,7 milhões. Na segunda-feira, o governador Déda pretende realizar uma solenidade para sanção do projeto com a presença dos deputados. Anote: lideranças políticas serão convidadas.

Déda para Marcélio: “Não tem preço o que aprendi com você tantos outros!”
Pelo twitter ontem, 07, o governador Déda destacou a homenagem prestada pela AL a Marcélio Bomfim na última segunda-feira. Ele já tinha ligado para Marcélio informando da ausência por  conta do tratamento em São Paulo. “Camarada Marcélio Bomfim,parabéns e obrigado!De 1980 a 1985 você foi o meu líder no PT.Não tem preço o que aprendi com você e tantos outros!”

Pedidos de Marcélio
Sobre os pedidos de Marcélio, no discurso na AL, o governador escreveu:“Chegando em Sergipe, Camarada Marcélio, elaboro Decreto de criação da Comissão da Verdade e mando fazer Memorial aos Expedicionários”. E concluiu: “Por fim, Velho (é assim que o trato até hoje), aqueles foram " anos de chumbo",mas o companheirismo,naquele tempo, era de outro metal: Ouro!”

Médicos Cubanos no Brasil. Blog é favorável, sim!
Alguns leitores enviaram e-mails pedindo a posição do blog sobre o acordo dos governos do Brasil e Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, para a vinda de seis mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes.  Blog é favorável, sim!

Déficit é uma realidade
O déficit é real em diversos municípios do país. Mesmo com bons salários boa parte dos profissionais não quer deixar os grandes centros urbanos. E para os mais radicais, é preciso saber que Cuba, apesar dos graves problemas econômicos, tem uma excelente proficiência nas áreas da medicina, farmacêutica e de biotecnologia.

Motos: números estarrecedores de sequelas
Quando o titular deste espaço escreveu no último dia 11 de abril, o artigo “Na contramão: Déda e isenção motos”, elogiando o parcelamento dos débitos do IPVA, mas condenando a isenção total do IPVA e das taxas de licenciamentos para motos de até 125 cilindradas, pelo governador Déda, muitos leitores não entenderam a reflexão do blog.

Entrevista de médico ao Bom dia Sergipe
Ontem, 07, o titular deste espaço teve a oportunidade de assistir o Bom dia Sergipe e a excelente entrevista concedida pelo diretor clinico do Hospital de Urgência Gov. João Alves Filho, o médico Marcos Kroger. Somente este ano já são 2.700 atendimentos no HU de vitimas por acidentes de motos (leia-se também ciclomotores) e 30% delas tem  sequelas para toda a vida.

Muitas fraturas. Condutor alcoolizado pode ser responsável por pagamento ao SUS
O médico destacou alguns pontos importantes, como o não uso do capacete e equipamentos de proteção e o alto índice de pessoas alcoolizadas acidentadas. Lamentavelmente, segundo Marcos, as fraturas predominam no atendimento e o pior: são cada vez mais complexas e com alto custo para o SUS. Já existe um projeto no Congresso Nacional para que as vitimas de acidentes que seja comprovado o uso do álcool ou de droga ilícita que pague o custo com o tratamento ao SUS. É preciso urgentemente a aprovação desta proposta.

Déda prometeu campanhas educativas e blitz em todo o Estado
Após o artigo criticando a isenção, o titular deste espaço teve a oportunidade de conversar com o governador Déda sobre o assunto. Ele explicou que o governo do Estado está preocupado com o alto índice e fará campanhas educativas e também aumentará o número de blitz, sobretudo no interior, para coibir que os motociclistas consumam álcool e dirijam.

Sequelas graves. 30% dos atendidos no HU
É preciso que o governo estadual tenha uma atenção com este problema. Somente campanhas e blitzs sistemáticas podem reduzir o número assustador de acidentes. O diretor clinico do HU, Marcos, ainda na entrevista ao Bom dia Sergipe, revelou que 30% dos atendidos tem sequelas graves, com traumatismo craniano, perda de membros e lesões que ficam para sempre. “É um custo altíssimo”, disse.

Caso do tenente-coronel Sérgio. Instalado Conselho de Justificação. E o IPM?
NO último dia 17 o tenente-coronel da PMSE, Sérgio, chegou a ser detido após se envolnver num acidente e ser filmado completamente alcoolizado. No vídeo, o tenente-coronel não cometeu apenas um crime de trânsito, mas também desacato aos superiores. Primeiro, quando chegou o coronel Lobo, corregedor da PM, ele chamou de fdp e depois proferiu xingamentos contra a cúpula da SSP. O correto era abertura de um IPM. Para quem desejar conferir o vídeo, que está postado no site da Amase: http://ameseluta.blogspot.com.br/2013/04/veja-tenente-coronel-bebado-bate-o.html

Problemas com álcool. Tratamento diferenciado
Segundo o deputado/capitão Samuel o tenente-coronel Sérgio tem problemas com álcool há algum tempo, mas a PM nunca ofereceu-lhe um tratamento. “Ao contrário da Polícia Civil que ajuda um delegado com problemas de vício há quatro anos, inclusive com tratamento em São Paulo”, disse o deputado. Para ele está claro o tratamento diferenciado na SSP.

E o caso da submetralhadora da Delegacia Plantonista? Como anda?
Perguntar não ofender: E o caso da submetralhadora da Delegacia Plantonista? Como anda? O blog continua de olho. É preciso punição rigorosa com a expulsão da PC do responsável. A submetralhadora foi encontrada nas mãos de assaltantes de bancos. Não tem justificativa. Ou será que a submetralhadora é especial, tem asas e saiu voando da delegacia?

13 de Julho. Apenas obras emergenciais
O juiz substituto Eduardo Portela decidiu por conta do embargo declaratório elaborado pela Prefeitura de Aracaju, solicitando clareza na decisão da juiza Simone Fraga [que determinou a interdição de parte da Av. Beira Mar, mas não definiu o início dos serviços], que poderão ser executadas apenas obras emergenciais. Até o final da tarde de ontem, 07, a Emurb não tinha sido notificada da decisão judicial.

Ana Lúcia suspeita que SE tenha políticos ligados ao crime organizado
Matéria postada ontem no portal F5News tem uma declaração grave da deputada Ana Lúcia feita no programa de Flávio Vieira, na Atalaia AM. Ela suspeita que Sergipe tenha políticos ligados ao crime organizado. Leia a matéria do jornalista MárcioRocha:http://www.f5news.com.br/11207_ana-suspeita-que-sergipe-tenha-politicos-ligados-ao-crime-organizado.htm l

ATENÇÃO!!! Proprietários de Terrenos de Marinha
O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, que desde o mandato de deputado federal vem à frente do debate sobre os terrenos de marinha informa para os proprietários que estão recebendo um boleto referente às taxas de 2013, que o valor cobrado só pode ser de no máximo o valor pago em 2012, acrescido a inflação que foi de 5,84%. “Caso o valor seja superior, por favor, deixe uma cópia da cobrança de 2012 e 2013 no meu escritório, localizado na Rua Arauá, 920, Aracaju-SE (Tel: 3234-2500)”, explica Machado.

Municípios: agilidade no repasse de recursos
Em audiência, mantida  ontem, 7, com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, o deputado Valadares Filho (PSB) e o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) pediram, mais uma vez, ao ministro agilidade na liberação de recursos destinados a combater os problemas causados pela seca no estado de Sergipe.

Demora
O longo período de estiagem tem causado muitos prejuízos para os produtores rurais, como a perda das lavouras e a morte dos rebanhos. “A demora no repasse dos recursos já aprovados agrava ainda essa situação”, argumentou o deputado.

Liberação
Outro assunto tratado na audiência, foi a liberação de recursos de emendas de autoria dos parlamentares destinadas a diversos municípios sergipanos. Os recursos dessas emendas são para aquisição de equipamentos, como patrols mecanizadas e tratores, e também para realização de obras de infraestrutura de abastecimento de água.

Ampliação da Bolsa Família
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou  ontem,7,sobre a importância da Medida Provisória 590/12, que amplia os beneficiários do programa "Brasil Carinhoso" e passa a incluir crianças e adolescentes com idade entre sete e 15 anos no projeto. O parlamentar sergipano liderou a bancada do Partido dos Trabalhadores no plenário durante a votação da MP, que foi aprovada.

Identificação
"Esta medida provisória coloca uma lupa em cima do programa Bolsa Família para identificar os brasileiros que ainda estão na miséria absoluta e amplia o benefício para que esses cidadãos saiam da miséria e venham para a vida digna", afirmou.

Itabaiana: seis por meia dúzia
No município de Itabaiana, nas rodas políticas do centro da cidade e no bate papo nos dias de feira, regado ao café da manhã tradicional não se fala em outra coisa: em quatro meses, Itabaiana trocou seis por meia dúzia. O blog não sabe ainda as razões, mas está conversando com várias pessoas que dizem que o jeito do ex-prefeito Luciano Bispo administrar está fazendo escola…

Fabio Henrique: PDT elegerá um deputado federal e dois estaduais
Ao falar sobre as eleições de 2014, o prefeito Fábio Henrique mostrou que está organizando o PDT, Partido do qual é presidente estadual. "Nosso planejamento está focado em elegermos um deputado federal e ao menos dois deputados estaduais. Para isso começamos a dialogar com nossos Vereadores, Prefeitos e Lideranças nos municípios sergipanos", revelou Fábio. Questionado por Gilmar se os nomes dos deputados federais e estaduais já estavam definidos, Fábio Henrique respondeu, "além do deputado Zé Franco, os demais nomes ainda não estão definidos". E completou, "tenho por Zé Franco um enorme carinho. Somos parceiros e vamos continuar com essa parceria que tem trazido bons resultados pra Socorro".

Fábio Henrique: PDT vai buscar espaço na Chapa Majoritária!
Ao final da entrevista, Gilmar Carvalho perguntou se Fábio seria candidato a vice-governador, numa chapa com o atual Prefeito de Aracaju, João Alves. "Sou candidato a fazer um segundo mandato melhor do que o primeiro". Respondeu Fábio Henrique. No entanto, confirmou o que a imprensa vem informando, "o PDT vai dialogar com as forças políticas de Sergipe para estar presente numa Chapa Majoritária em 2014. Seja indicando um vice-governador ou um nome para Senador. Para isso estamos dialogando com algumas pessoas da Sociedade sergipana, e outras ainda vamos procurar, e as convidaremos para se filiarem ao nosso Partido".

Frei Paulo: Sindicato impetra mandado para garantir Plano de Cargos e Salários
O Sindicato dos Servidores Público Municipal de Frei Paulo – SINDIFREI, impetrou um Mandado de Segurança, ontem,07, para garantir a todos os servidores de Frei Paulo o cumprimento do Plano de Cargos e Salários. Solicitando do gestor Municipal o reajuste de  9% sobre o salário base ( Valor este referente ao reajuste do Salário Mínimo vigente no país)já  para este mês de Maio.Além disto, solicitou também o pagamento do retroativo referente aos meses de janeiro a  abril de 2013. “A atitude foi tomada devido a ausência de resposta às solicitações do SINDIFREI por parte do gestor, no que se refere ao cumprimento das leis que regulamentam  o serviço público municipal”, explica a diretoria do sindicato.

Mérito Parlamentar. Ainda Marcélio Bomfim
Marcélio Bomfim, ao agradecer a homenagem prestada pela Assembléia Legislativa ao conceder-lhe a mais alta condecoração daquele Poder, a MEDALHA DO MÉRITO PARLAMENTAR, entusiasmou todos os presentes, que o ouviram, durante exatos 90 minutos, apresentar um relato absolutamente fiel dos chamados “anos de chumbo”. Deu para constatar que praticamente ninguém deixou o plenário da AL antes da conclusão do emocionado discurso do veterano militante da política sergipana.

Sinceridade
Marcélio convenceu pela sinceridade, suficiente para prender a atenção da platéia. A presença de verdadeiros ícones da esquerda sergipana, a exemplo de Antonio Bittencourt, Milton Coelho e Zelita Correia deu um tom especial à solenidade. Foi, de igual forma, muito feliz em seu pronunciamento, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), autor do projeto aprovado por unanimidade pela Casa, ao justificar a concessão da medalha. O homenageado fez questão de ressaltar que a comenda pertence não a ele, exclusivamente, mas a toda uma geração. Foi, de fato, uma verdadeira lição de democracia, de reconhecimento à luta pela LIBERDADE.

Reajuste aprovado
Foi aprovado ontem, 07,, em sessão plenária na Câmara Municipal de Aracaju, por 14 votos a favor, 7 contrários e uma abstenção, o Projeto de Lei do Poder Executivo 102/2013, reajustando o valor da tarifa dos ônibus urbanos da Capital para R$ 2,43, um aumento de 7,98%.Emenda da bancada governista, aprovada por 13 votos a favor, 8 contrários e uma abstenção, ajustou para mais esse valor, fixando em R$ 2,45, aumento de 8,88%. A lei segue agora para sanção do prefeito João Alves Filho (DEM).

Atenção SMTT. Motorista irresponsável por pouco não causa grave acidente
Ontem, 07, precisamente às 10h35, o ônibus da viação Modelo, linha Augusto Franco, 9305, por pouco não causa um grave acidente na entrada do conjunto Augusto Franco. O motorista parou o ônibus fechando uma parte da pista no retorno. Abriu a porta para descer vários passageiros. Parece que ele tinha “pulado” um ponto de parada. Quem vinha na Avenida Heraclito Rolemberg sentido Augusto Franco para o Orlando Dantas teve que parar bruscamente.

Lucas Aribé: oposição consciente
O vereador Lucas Aribé (PSB) é oposição ao governo do prefeito João Alves Filho e não esconde isso. Porém, o parlamentar procura estreitar os laços com o Executivo por acreditar em uma oposição consciente que precisa se unir quando o assunto é o bem popular. Pensando nisso, ontem, 07, Lucas Aribé teve uma manhã de reuniões com a secretária Municipal de Educação, Márcia Valéria Lira Santana, e com a secretaria de Defesa Social, Georlize Teles, na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Com Márcia Valéria, o foco foi a educação inclusiva. Ele solicitou dados que pudessem formar um panomara desta área no município. Já com Georlize, melhorias no transporte em Aracaju para pessoas com deficiência.

Novos pontos de ônibus em Aracaju
O vereador Jailton Santana (PSC) esteve reunido na tarde da última segunda-feira (6) com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), para tratar de uma reivindicação que vem fazendo ao longo do seu trabalho como vereador: a implantação de novos abrigos de ônibus para a população aracajuana.

100 novos pontos de ônibus
O prefeito João Alves informou a Jailton Santana que fará a implantação de mais de 100 novos pontos de ônibus em vários bairros da capital, com o objetivo de oferecer uma melhor condição para os usuários do transporte público. A medida foi tomada não só para garantir segurança, mas também para evitar que os moradores sofram com as chuvas que estão atingindo a cidade.

Comando elogia atuação do Choque durante partida entre Sergipe e Confiança no dia 1º
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes, reconheceu no Boletim Geral Ostensivo 080, de 6 de maio de Maio de 2013, o profissionalismo com que o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) conduziu os trabalhos durante a partida de futebol, que envolveu os times do Sergipe e Confiança, ocorrida na quarta-feira, 1º, no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju.

Opinião da imprensa
O registro oficializado no BGO se faz consonante com a opinião da imprensa sergipana, que na última semana expressou de forma veemente o apoio às ações do BPChq, que, por sua vez, agiu dentro do previsto para impedir o enfrentamento das torcidas azulina e colorada e assegurar a tranquilidade dos homens e mulheres de bem que estavam no Batistão no Dia do Trabalho.

Visitas oficiais
O jornal espanhol EL PAÍS publica em sua edição de hoje matéria que destaca o primeiro giro oficial pelo Uruguai, Brasil e Argentina, em busca de apoio para seu governo, em meio à grave crise política que seu país atravessa. O jornal também destaca artigo especial com o título “A morte lenta do chavismo”, de autoria de Mário Vargas Llosa.

Dilma amplia leque
Com o apoio garantido do PSD, a presidente Dilma amplia seu leque partidário, visando a 2014. De quebra, ainda consegue enfraquecer o governo de Geraldo Alckmin, em São Paulo.

22 milhões de dólares
Este é o montante de propinas que foram recebidas por João Havelange e Ricardo Teixeira, criador e criatura, de acordo com um tribunal da Suíça.

John Kerry
O poderoso secretário de Estado americano pronunciou as seguintes palavras perante a Comissão de Relações Exteriores: “O Hemisfério Ocidental é nosso quintal.” Em resposta, Evo Morales, presidente da Bolívia, anunciou, no dia primeiro de maio a expulsão definitiva da USAID de seu país. Os leitores mais antigos lembram bem da sigla, que vende a idéia de que é um órgão de ajuda externa do governo dos Estados Unidos. Na prática, a “ajuda” também era dada a partidos políticos e organizações de oposição na Bolívia. Da mesma forma como ocorreu no Brasil, no golpe militar de 1964.

19 milhões 
O número acima representa o total de empregos criados de 2003 a 2013 no Brasil. Corresponde à população total do Estado de Minas Gerais. Enquanto isso, são 48 milhões os trabalhadores com carteira assinada no país.

Paulo Vanzolini
Notável cientista e decantado poeta do samba, falecido na semana que passou, aos 89 anos, era incapaz de ler partituras, mas compôs mais de 70 músicas. Além de “Ronda”, o seu maior sucesso, Vanzolini também criou a canção “Volta por Cima”. Seu último trabalho de composição foi o samba “Quando eu for, eu vou sem pena” (1977), gravado por Chico Buarque. Paulo Vanzolini era zoólogo e dizia sempre que “Meu professor foi o rádio”.

Sebrae elogia indicação de Afif Domingos para Secretaria da Micro e Pequena Empresa
A definição pela presidenta da República, Dilma Rousseff, por Guilherme Afif Domingos para comandar a recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa foi avaliada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, como positiva para o segmento dos pequenos negócios. “Afif Domingos dedicou sua vida toda ao tema do empreendedorismo e, em especial, à causa das micro e pequenas empresas. Ele contribuiu muito com ações para dar um tratamento diferenciado às empresas desse porte no País”, disse.  “Como ressaltou a presidenta Dilma Rousseff, estamos falando de alguém que colocou as micro e pequenas empresas na pauta da economia brasileira”, afirmou Barretto.

Grande Avanço
Na avaliação do Sebrae, a criação da nova secretaria significa um grande avanço para as micro e pequenas empresas – aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano. “O segmento reúne atualmente mais de 7 milhões de empreendimentos, equivalente a 99% das empresas brasileiras, e é responsável por 25% do PIB e pela geração de 70% das novas vagas de empregos formais no país. Portanto, as demandas desses empreendedores são muitas e o fato de contar com um ministério específico amplia a interlocução do segmento de pequeno porte no governo”, analisa Barretto. “Tenho certeza que Afif Domingos será um grande defensor dos pequenos negócios. O Sebrae terá muita sinergia com a nova Secretaria e com o ministro Afif”, completou o presidente do Sebrae.

Cinema Francês em Aracaju
A partir do dia 10 de maio, o Festival Varilux de Cinema Francês será realizado em Aracaju. A mostra, que ocorre em 45 cidades brasileiras, será a primeira atividade do Cine Vitória. O evento traz o melhor da produção francesa recente, oferecendo títulos variados, sendo a grande maioria inédita no Brasil. Toda a programação está disponível no http://variluxcinefrances.com/aracaju .

Cine Vitória
Até 16 de maio, a mostra acontece no Cine Vitória, espaço localizado na Rua do Turista, que passou por uma revitalização e vai funcionar em caráter experimental durante o Festival, tendo sua inauguração oficial em junho. Os ingressos para o Festival Varilux poderão ser adquiridos no próprio cinema, no horário das exibições, ao preço de R$ 3 e R$ 6, durante a semana, e R$ 4 e R$ 8, nos finais de semana, meia e inteira, respectivamente.

Livro
“O cão dos Baskerville” – Autor: Arthur Conan Doyle. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Obra publicada em fascículos entre 1901 e 1902, é talvez o mais famoso caso do detetive Sherlock Holmes. Trata-se de uma nova tradução para o português, em edição com 40 ilustrações históricas. A novela é ambientada em lúgubres paisagens inglesas. A editora é a Zahar. 264 páginas. Preço: apenas R$ 22,90.

Livro II
O blog obteve informação, confirmada pelo próprio autor, o festejado jornalista Luiz Eduardo Costa, da data de lançamento do livro que relata o famoso “Crime da Rua de Campos.” Pelo menos o mês já está ratificado. Trata-se de agosto. Resta saber em que dia do oitavo mês do ano.

Academia de Itabaiana
Recentemente fundada, a Academia Itabaianense de Letras conta com o irrestrito apoio da ASL, presidida por Anderson Nascimento, em consonância com o projeto posto em prática de estimular academias literárias no interior sergipano. A propósito, a primeira delas, à qual cabe, portanto, a condição de pioneira, é a Academia Gloriense de Letras. Lagarto deverá ser o próximo município sergipano a ter uma academia. Fato interessante é que Estância, a Cidade-Jardim, que sempre esteve à frente na área da cultura, ainda não possui sua academia literária.
cultura.

O Velho Cacique
O blog não está falando de ARARIBÓIA, SERIGY, nem tampouco do TOURO SENTADO. Refere-se ao velho CACIQUE CHÁ, bar e restaurante comandado por Freitas e sua equipe de garçons (Janga, Álvaro & Cia.), que durante décadas funcionou como o verdadeiro templo da cultura e da política sergipana. O seu frequentador-mor era o escritor itabaianense Alberto Carvalho, que era uma espécie de guru da turma de intelectuais que lá se reunia, diariamente. Magistrados, deputados, escritores, jornalistas et coetera (os demais) não catalogados discutiam os mais variados assuntos, em meio a goles gulosos de uma geladinha. O mestre Alberto era o único que tinha o privilégio de ter, permanentemente, um carro de praça à sua disposição (se houvesse necessidade), na hora de ir para casa. Tudo isso nos veio à mente quando o blog tomou conhecimento de que, nos próximos dias, terá a conclusão da obra que transforma o “velho cacique” em um centro cultural. Bola branca para o governo estadual, porque uma boa “dose” de cultura nunca é demais. Ah, sim, além dos grupos já citados, também compunham a galera caciquiana os artistas e ilustres membros das outrora chamadas “classes produtoras”. Sem falar dos estudantes do Ateneu, que de vez em quando aventuravam-se a acompanhar os grandes debates ali desenvolvidos. O nome do empreendimento de Freitas – CACIQUE CHÁ – justifica-se: em sua primeira fase, a casa servia frios, gelados, chá e os mais famosos drinks nacionais e internacionais, como propalava em seu carro de propaganda o saudoso Arnaldo, com sua voz tonitruante, ao estilo de Cid Moreira.

Mães. Concorra a um porta retrato digital
A Cosil está com uma ação especial para o Dia das Mães. Para concorrer, basta fazer um comentário em homenagem a sua mãe na postagem da empresa no facebook, e depois compartilhar. O comentário mais original será o premiado e ganhará um porta retrato digital para colocar suas fotos inesquecíveis.

Mães preferem presentes tecnológicos
Com o advento da web 2.0 e a participação feminina na economia e mercado de trabalho, as mães do século XXI já não querem mais ganhar objetos de utilidade do lar, mas sim pessoais e que estejam conectados à internet. De acordo com o Ministério das Comunicações, hoje, cerca de 27% do total de celulares vendidos no Brasil são smartphones. Com a expectativa de alcançar 50% do total em 2014, em abril, o governo anunciou a desoneração do PIS/Cofins aos aparelhos produzidos no Brasil que custem até R$ 1.500, o equivalente a 9,25%. O GBarbosa, empresa que integra o grupo Cencosud Brasil, já está aplicando a desoneração nas lojas desde a publicação da portaria.

Mães preferem presentes tecnológicos II
O gerente comercial de Eletro, Informática e Telecomunicações da Cencosud Brasil, Silvio Baroni, explica como as vantagens já estão sendo repassadas aos clientes do GBarbosa. “Estamos repassando integralmente os descontos da desoneração fiscal, garantindo aos nossos clientes a melhor opção de compra”, pontua. São mais de 40 modelos de smartphones de grandes marcas como LG, Nokia, Samsung e Motorola podendo chegar, em algumas negociações especiais, a um desconto total de até 35% em relação ao preço anteriormente praticado pelo mercado. Baroni lista algumas das características dos aparelhos comercializados mais buscados pelos consumidores: “Tela sensível ao toque (touchscreen), pacote de aplicativos, dois ou mais chips, conexão wi-fi, tecnologia 3G ou superior e um design moderno e funcional são os grandes atrativos”, finaliza.

Agenda
Neste 8 de maio, as homenagens referem-se ao dia do ARTISTA PLÁSTICO, do PROFISSIONAL DE MARKETING, da CRUZ VERMELHA e ainda se comemora o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DOS QUE MORRERAM DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. A Cruz Vermelha é uma instituição humanitária independente. Foi criada em 1863, para ajudar vítimas de guerra, violência e catástrofe natural. Mantém-se com doações de pessoas físicas e jurídicas e dos governos signatários das Convenções de Genebra. O profissional das artes plásticas tem contribuído, ao longo do tempo, para o aperfeiçoamento cultural dos povos de todo o mundo. Os marqueteiros assumem, cada vez mais, importância na sociedade moderna, principalmente nos períodos eleitorais. O marketing é um valioso instrumento a ser utilizado pelas empresas e entidades de um modo geral. Finalmente, as homenagens neste 8 de maio dirigem-se à memória de todos os que faleceram durante a II Guerra Mundial, até a data de sua instituição.

Futebol
O Confiança vai enfrentar, esta noite, o Fortaleza, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil de 2013. Só para lembrar: na Copa do Nordeste, o Dragão do Bairro Industrial venceu o tricolor cearense, no Batistão, por 3 X 0. /// A cada avanço de uma fase para outra, aumenta a cota de uma equipe. Mesmo com a torcida um tanto ressabiada, é certo que um bom público comparecerá, hoje à noite, ao estádio também chamado de “Gigante da Praia”. /// O jogo Confiança X Fortaleza vai começar às 20 horas e 30 minutos. /// O atual RANKING do Brasileirão aponta os clubes que mais conquistaram o título de campeão: 5. Corinthians – 5 vezes; 4. Flamengo – 6 e São Paulo, também com 6; os dois primeiros, com 8 títulos conquistados, são o Santos e o Palmeiras. /// Está avançando rapidamente o projeto de lei elaborado pelo Ministério do Esporte para quitar as dívidas dos clubes com a União. A proposta está, agora, sob a análise do Ministério da Fazenda. O PL prevê que o investimento das agremiações em esportes amadores seja revertido no pagamento das dívidas. Já ocorreu uma sinalização positiva por parte dos técnicos da equipe comandada por Guido Mantega. /// O nome ALLIANZ/PALMEIRAS é o mais cotado para denominar o novo estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras. /// Começa no próximo fim-de-semana o cruzamento olímpico do campeonato sergipano. Estarão se digladiando Confiança X River Plate e Estanciano X Sergipe. /// O Internacional é o líder em número de sócios-torcedores, com mais de 80 mil. Em segundo lugar, está o Grêmio, com 71 mil. O Corinthians é o terceiro colocado, com 52 mil associados na categoria. /// VOLEIBOL – A CBV e o Banco do Brasil, que é o patrocinador, fecharam a premiação dos jogadores e membros da comissão técnica do vencedor da Supercopa de Voleibol. /// Iedo, do Estanciano, é o técnico-revelação do campeonato estadual da série A-1. /// Neymar ratificou sua posição no sentido de ficar no Brasil até a Copa 2014. O craque acha que, se saísse agora, teria muita dificuldade de adaptar-se ao futebol europeu em um espaço de tempo muito curto. Mas as especulações continuam sobre um possível contrato de gaveta que já teria sido assinado entre o atacante do Santos e o Barcelona. /// Copa dos Campeões da Europa será decidida no dia 25, em Londres. O Bayern enfrentará o Borussia Dortmund.

Curtas
DELÚBIO RECORRE AO STF E PEDE ABSOLVIÇÃO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA. /// ESCÂNDALO: SENADO PAGA ATÉ 20 MIL REAIS A FUNCIONÁRIOS ENCARREGADOS DE AGILIZAR O CHECK-IN DE SENADORES. /// BOATE KISS: PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS AINDA CRÊ NA IDA DO PAPA A SANTA MARIA. /// POLÍCIA FEDERAL INDICIA MAIS DOIS SUSPEITOS POR FRAUDE EM LICENÇAS AMBIENTAIS NO RIO GRANDE DO SUL. /// CELULAR E CIGARRO SÃO OS PRODUTOS QUE PROPORCIONAM MAIS LUCROS ÀS EMPRESAS. /// ROBERTO AZEVEDO, CANDIDATO DO BRASIL, É O NOVO PRESIDENTE DA OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. /// PRESIDENTE DA CCJ PEDE TRAMITAÇÃO DA PEC 33. /// SUL E SUDESTE PERDEM BATALHA POR EMENDAS NA REFORMA DO ICMS. /// EM PLENO ESTADO DE DIREITO, VEREADOR AGAMENON SOBRAL CLAMA PELA VOLTA DA DITADURA NO PLENÁRIO DA CMA. /// IRAN BARBOSA PROTESTA E SOLICITA PROVIDÊNCIAS DA MESA DIRETORA DO PARLAMENTO MUNICIPAL.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloDeda  Meus agradecimentos a todos os deputados estaduais sergipanos que acabam de aprovar, por unanimidade, o PROINVESTE. A vitória é de Sergipe!

www.twitter.com/jsantana61   Os nossos limites, cabe-nos definir e seguir; a vida apenas cobra a conta.

www.twitter.com/clovis_silveira   Líder é aquele que têm diplomacia para não gerar conflitos desnecessários e coragem para enfrentar os conflitos inevitáveis!

www.twitter.com/FalaSergipe   O vereador  caranguejo não pode  ver um sereno  que  corre pelas ruas de  Socorro  procurando lama para culpar o prefeito @FabioHenriqueSE.

www.twitter.com/JUNIOR_TORRES_ Não devemos reduzir a maioridade penal e penalizar jovens de 16 anos, devemos prender político que desvia recurso da educação e traficantes.

www.twitter.com/Adalberto_Prof   Não me entristeça com o tamanho da decepção. O que importa é o tamanho da minha tenacidade…

ARTIGO

Contra-ponto à importação de médicos  por médico Rilton Morais

Todas as pessoas que possuem o mínimo interesse de acompanhar as notícias importantes sobre o Brasil sabem que há uma grande celeuma sobre a possível importação de médicos de Cuba. Segundo o projeto do governo, muitos médicos formados naquela ilha comunista teriam seus diplomas automaticamente validados e, assim, poderiam trabalhar no Brasil.

As justificativas do governo são atraentes:
1. faltam médicos no interior e áreas remotas do país; e
2. o povo brasileiro precisa de atendimento médico.

A imensa maioria dos médicos brasileiros é contrária à idéia. A justificativa de muitos destes é que:
1. não faltam médicos no Brasil;
2. os médicos cubanos não são bons, pois não conseguem passar na prova para revalidar seus diplomas por aqui (REVALIDA).

Tentar simplificar assuntos difíceis sempre acarreta em discussões equivocadas e chulas. Isso não interessa a ninguém, muito menos aos pacientes, ao povo. Ouso discordar parcialmente dos dois, ao mesmo tempo que me coloco contrário a importação de médicos. Mas pelas razões corretas.

1. NÃO FALTAM MÉDICOS NO BRASIL. Faltam médicos de algumas especialidades essenciais ao adequado funcionamento do SUS. Faltam médicos que queiram aventurar-se pelos rincões remotos e subdesenvolvidos do país. Faltam médicos que concordem em expor-se e arriscar-se a fazer uma medicina ineficiente em regiões que não possuem o mínimo necessário para ajudar os pacientes e salvar vidas.
Colocar médicos em regiões que não possuem hospitais adequados e sem estrutura mínima para um atendimento digno não vai ajudar o povo, vai somente enganá-lo. É uma medicina de faz de conta.

2. NINGUÉM SABE SE OS MÉDICOS CUBANOS SÃO BONS OU NÃO. Sabemos somente que a imensa maioria, menos de 2%, não conseguiu passar na prova para revalidar seus diplomas. Sabemos somente que a imensa maioria deles não sabe falar português o suficiente para lidar com pacientes brasileiros. Sabemos somente que pouco sabemos sobre o ensino de medicina na ilha de Fidel.

Não sabemos se o REVALIDA é uma avaliação justa ou não. Os que a fazem dizem que não é. Dizem que é muito mais difícil que a prova que o CREMESP aplica nos médicos brasileiros recém-formados de São Paulo e que reprova metade deles.

Nos E.U.A., a prova teórica sobre medicina aplicada aos médicos estrangeiros que lá querem trabalhar (inclusive aos brasileiros) é igual à aplicada aos médicos americanos. Este é um modelo justo.
Discordo frontalmente do modelo político que é imposto ao povo cubano, mas não posso ser contrário a nenhum povo, muito menos aos seus médicos.

Sou favorável a um plano de carreira de Estado para os médicos. Assim como já é para juízes, promotores, delegados, etc. Não faltam profissionais como estes, mesmos nos rincões remotos do país. Médicos com uma carreira estável irão exigir condições adequadas para o tratamento dos pacientes. Será bom para todos.

Sou favorável a uma avaliação nacional para os estudantes de medicina do Brasil, em duas ou três etapas durante a sua formação universitária. Sou favorável que a mesma prova seja aplicada para todos os estrangeiros que queiram aqui trabalhar, assim como uma prova de proficiência em português. É assim que o mundo desenvolvido faz. Não há porque não copiar.

Infelizmente minha opinião não vai mudar nada, mas não a deixarei de externar.

DO LEITOR

Viatura do GERB parada 3 dias em frente a condomínio
E-mail recebido: “Caro Cláudio Nunes, estou te enviando uma foto de uma das viaturas do GERB da Polícia Civil, durante

a semana passada, por três dias, estava sendo estacionada na frente do Condomínio Praia do Pacífico, na Rua Maey Bell Taylor, próximo ao Colégio Americano Batista, no Bairro Luzia”. Com a palavra a superintendência da PCSE.

O Fim da novela e o 'Bicho Papão'
Do leitor Antonio Edilson Cardoso: “Nobre Jornalista, chegou ao fim a novela do PROINVEST. Com quase um ano de atraso, é verdade, mas chegou ao fim. Contudo, enquanto em outros estados os canteiros de obras já estão sendo montados, aqui não se sabe sequer quando os recursos estarão liberados e as licitações sairão do papel, graças aos irmãos Amorins e seus despachantes na assembleia legislativa, ou como preferem ser chamados, “bancada de oposição”, que retardaram o quanto puderam e quiseram a aprovação do projeto, sob as mais diversas desculpas, num festival de cinismo “nunca antes visto” na história do parlamento sergipano.  Porém, tal qual o final da maioria das novelas da Rede  Globo,  a do PROINVEST também teve seu toque de ridículo, que ficou por conta da presidente da casa, que entendeu de discursar para dizer que alí ocorria um “momento histórico” de entendimento na classe política sergipana, parecendo mesmo acreditar que a sociedade  não acompanhou toda esta novela e não conhece bem seus atores e o papel que cada um desempenhou. Repercussão negativa? Nada que um banho de óleo de peroba não  resolva, afinal de contas, o eleitor sergipano já deu provas, inclusive rescentes,  de que é uma espécie de "anti bicho-papão", não assusta a ninguém. Um abraço!”

O calvário do Grêmio Olímpico Sancristovense
Do leitor Messias Gonçalves: “Fundado em 1978 por um grupo de adolescentes, os POP´S, como ficou carinhosamente conhecido, já que a sua maioria era formada pelo Playboys da época, ainda hoje é sinônimo de orgulho na cidade e em todo o estado de Sergipe. Hoje graças à abnegação de Vadinho da Thalu, Mário Sérgio, Paulinho dos Correios e mais alguns simpatizantes, o Grêmio continua brilhando nas competições em que participa. A sua principal equipe, disputa o campeonato de Quarentões.Na época em que Zezinho da Everest (in-memorian) foi prefeito da cidade, paralelamente a cidade contava com uma equipe de futebol disputando os campeonatos estaduais. Fato que justificou a celebração de um contrato tipo Comodato entre as partes. Ao passar dos anos esse time não participa de nenhum campeonato que justifique a continuidade deste contrato. Até porque além de não está sendo utilizado pelo time, os demais clubes da cidade estão impedidos de realizar partidas, mesmo as oficiais, como é o caso do Grêmio.
Quando detém o mando de campo, Vadinho da Talhu tem que peregrinar em buscas de campos como o do PETROCLUBE, Anchientão no bairro Bugio, Sabino Ribeiro, o do Sergipe. Vejam o que ocorreu no último sábado. Na sexta feira fomos informados que o jogo poderia ser realizado no estádio do Sergipe. Eu, meu irmão, meu filho e um amigo fomos pra lá. Nada do Grêmio. Quando telefonei pra Vadinho, como surpresa, ele me falou que o jogo com mando de campo para o Grêmio seria na cidade de Maruim.
Gostaria de chamar a atenção do Ministério público de que mesmo com uma decisão favorável deferida pelo TJSE, hoje não justifica a população ficar a mercê de um dirigente, quando o que está cedido é a administração e não a propriedade. Vejam o exemplo do Engenhão no Rio de Janeiro. É somente o Botafogo que joga lá? Não. Todos os grandes clubes do Rio mandaram os seus jogos lá, pelo fato das obras no maracanã. A propriedade não foi transferida paro o time.
Essa situação existente em são Cristóvão, fez com que as divisões de base do Grêmio praticamente fossem extintas, pela simples falta de campo. Estão prejudicadas as ações empreendidas pela THALU ESPORTES, quanto aos investimentos nas áreas sociais e de inclusão, buscando associar o esporte com a educação pedagógica e, com a prática do esporte, afastar essas crianças das drogas e da criminalidade. credibilidade do Grêmio no meio esportivo é tão grande que tem um grande elenco esse ano, grandes jogadores que fizeram história no futebol sergipano. Nomes como Sandoval, que jogou em times como o Internacional de Porto Alegre, e foi campeão mundial com a equipe do São Paulo, o zagueiro Marcos, mais conhecido como "Marco Fedo", que jogou no time do Vasco e fez história no Sergipe, e vá rios tantos outros vão fazer parte desse grande time, nomes como Elenílson Santos, Carlinhos Riachão, Marcelo Sergipano, Chicão, Aurélio, Hamilton, Marcos Teles, Gildásio, Paulo Sérgio (Adocica), Sandro Olhinho, George, Denílson  Munrar, João Marcos,  Edílson Costa (Tabarel), Odair, Luizinho, Pimenta, Sandro, Valmizinho, Valteno Leite, Hugo Santana, Beto Sales, Moscou, Jidelson, Fernando, além dos nossos conterrâneos Dodi, Tiquinho, Floriano e Hilton Rubens (Camarão). Portanto será de suma importância pra a população da cidade dispor deste espaço público. Mesmo respeitando o atual contrato, que as equipes também possam utilizar”.

Ainda segurança pública e promoções
E-mail recebido, devidamente identificado: “Em seu artigo "Incentivos perversos e Segurança Pública" o Cel PMESP RR José Vicente da Silva Filho nos ensina que " As forças policiais são geridas como corporações fechadas, sob a égide dos mesmos incentivos perversos que infestam muitas outras instituições públicas brasileiras. Vergam sob o peso do parasitismo, da impunidade e dos privilégios burocráticos.". Diz que os incentivos perversos consistem em "[…] mecanismos, estabelecidos por leis ou costumes, que premiam comportamentos que prejudicam o propósito das instituições. Os incentivos perversos DESVIAM recursos e MOTIVAÇÃO DA POLÍCIA PARA PREVENIR O CRIME; recursos esses que passam a sustentar burocracias inchadas e enormes unidades especializadas e de caráter repressivo, onde se concentram os excessos de violência policial. […]". Ele nos mostra que o resultado de uma equação que associou o "tradicionalismo militar" à "aversão ao policiamento comum" foi a estratificação por castas, na qual os ocupantes das superiores ficam longe dos desconfortos do policiamento comum e próximos dos melhores benefícios, inclusive nas promoções. A casta mais importante, é constituída pelos órgãos de direção e apoio, inclusive os "gabinetes políticos" onde localizam-se os tradicionalmente chamados 'maçanetas de ouro'. A última casta, concentra os heróis, o policiamento que "sustenta a instituição", composto pelos castigados e "expulsos das castas superiores". Os requisitos para se ocupar as posições superiores, são "[…] Apadrinhamento, apoio político ou algum talento diferenciado.[…]". Essas considerações, ante a tematica que ontem encabeçou a postagem do blog, sistema de promoção por mérito nas PPMM, são pertinentes. Quando o blog relatou sobre acontecimentos conturbados envolvendo o processamento das promoções, ainda buscando José Vicente, podemos entender como as tais promoções por merecimento são delicadas, já que "Historicamente, a última casta, tratada com o resto dos incentivos, recebe no máximo 10% das promoções por mérito (em 1998, apenas 5% dos capitães, majores e tenentes-coronéis dos 26 batalhões da grande São Paulo, foram promovidos por mérito, a metade dos promovidos o foram por trabalharem no quartel general).[…]Humildes unidades e humildes níveis hierárquicos são tratados como párias e não como heróis que fazem a verdadeira polícia". Diante destas questões, parece que os sistemas de promoções, notadamente às relacionadas a merecimento reclamam revisão. É possível que novos  modos de processamento e adoção de requisitos mais sólidos e delimitados promovam essa renovação. A adoção de novas medidas devem reduzir a vaguidão dos critérios que norteiam a apuração meritória, afinal, mesmo o poder discricionário é limitado pela Lei. A força do apadrinhamento  incentiva a desmotivação. O agraciamento dos 'maçanetas de ouro', que estão nos gabinetes, alimenta a revolta dos que estão nas ruas. Ambas situações repercutem negativamente na prestação do trabalho policial. Finalmente, somente perde a população, já que muitos policiais, ao chegarem em certo ponto da carreira, deixam de se preocupar com o bem servir, buscando os meios de assegurar seu lugar nas castas superiores e os seus benefícios, inclusive os relacionados às promoções”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Sem a oposição do vento, a pipa não consegue subir”. Provérbio Chinês p providencial, pós-Proinveste.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais