Enfim,governo do Estado“libera”relatório final Comissão da Verdade SE

                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Demorou, demorou muito. Sergipe é o último Estado do País que divulga o relatório final da Comissão Estadual da Verdade denominada “Paulo de Araújo Barbosa”, em forma de eBook.

Justiça seja feita, mas a culpa não foi dos membros em muito menos dos organizadores Andréa Depieri e Gilson Reis. Não se sabe o motivo de tanta demora de um relatório de 428 páginas que há um bom tempo se encontra na Segrase para produção do projeto gráfico e a edição textual.

Sempre na luta! O ex-vereador Marcélio Bomfim, que foi perseguido e torturado na ditadura, sempre cobrou e no início do mês chegou a encaminhar ofício ao governador do Estado pedindo o acesso ao relatório. Se não recebesse, só restaria entrar com um mandado de segurança e denunciar ao MP.

Triste é saber que mesmo com tantas mortes, tantas torturas, tantas famílias destruídas e tantas perseguições ainda tem alguns, principalmente seguidores do capitão Nega Vida, que defendem a volta da ditadura, a censura e até mesmo a tortura. 

O titular deste espaço vai ler com atenção, até porque quando jovem militante secundarista,  na década de 80, conheceu muitos dos envolvidos ainda vivos, sem contar os que estão aí, bem lúcidos e vivos, para recontar a história cruel e nefasta.

Alguns pontos do relatório serão abordados neste espaço, inclusive aqueles que devem jogar por terra o passado de algumas autoridades de Sergipe que se passaram por bons moços, mas na verdade foram coniventes e apoiaram as torturas e as mortes.

Nota de Pesar – Família Xavier A Família Xavier comunica com imenso pesar o falecimento de seu querido patriarca, Sr. Gildo de Souza Xavier, aos 87 anos de idade, ocorrido no final da noite do dia 18 de maio. O corpo será velado a partir das 10h do dia 19 de maio, na sua residência em Porto da Folha, na Praça Pedro Xavier de Melo. O sepultamento ocorrerá às 16h, no cemitério do município. Sr. Gildo, grande cidadão Portofolhense e apaixonado por sua terra natal, foi um filho, irmão, esposo, pai, tio, sogro e amigo exemplar. Querido por todos que o conheceram, será sempre lembrado pela sua fé em Deus e pelo amor e dedicação à família.

Solidariedade  A família do titular deste espaço presta solidariedade à família Xavier pelo falecimento do grande cidadão Gildo de Souza Xavier, o qual teve a oportunidade de conhecer e comprovar todo o amor que tinha pela terra natal e a dedicação como criou os 10 filhos, todos pessoas de bem, comprometidas com Sergipe e o bem estar do próximo.  Com certeza, os filhos e todos familiares, sabem que ele cumpriu com honra sua passagem pela terra e hoje se encontra num plano superior bem melhor do que o nosso.

Chapa majoritária O deputado federal Laércio Oliveira (PP) vai tocando, sem estardalhaço, o seu projeto de disputar uma vaga majoritária nas eleições de 2022. Na tarde desta terça-feira, 18, ele teve encontros com dezenas de lideranças políticas, ex-prefeitos, vereadores e vice-prefeitos. Laércio não esconde de ninguém o seu desejo de concorrer ao governo do Estado e tem obtido uma excelente receptividade.

 Chapa majoritária II Laércio também trabalha para que o Progressistas conquiste uma cadeira na Assembleia Legislativa – hoje não tem nenhum representante – e mantenha a vaga na Câmara dos Deputados. O partido tem a segunda maior bancada em Brasília, com 39 assentos, e um representa Sergipe. Na majoritária, a decisão será do bloco governista que tem até setembro para escolher quem deverá disputar a única vaga para o Senado e o Governo do Estado.

Tobias Barreto: prefeito só pensa em eleger seus candidatos em 2022 Na terra que leva o nome do jurista e filósofo Tobias Barreto, o prefeito Dilson de Agripino só pensa em 2022 para eleger seus candidatos a deputado estadual e federal. Em menos de 5 meses a população já tem saudades do anterior, Diógenes Barreto. Os servidores preparam denúncia para o MPE. O blog começará a analisar as denúncias recebidas.

O vírus continua matando… Por causa da imprudência e da insensibilidade de muitas pessoas, o maldito vírus da COVID-19 e suas variantes continua ceifando a vida de muitos cidadãos de bem. Ontem, terça-feira, 18, partiu desta vida o diácono da Igreja Católica Fernando Paiva, conforme noticiou o jornalista Gilvan Fontes pelas redes sociais: “Mais um amigo que é levado por esse vírus maldito. Dessa vez o Sr. Fernando Paiva, ex-gerente-geral do Banco do Brasil aqui em Sergipe. Atualmente era diácono da igreja. Pessoa do bem, dedicado à família e com um trabalho prestimoso junto à comunidade católica de Aracaju.”

Itabaiana: profissionais da saúde vão processar radialista E os profissionais da saúde do município de Itabaiana vão processar o radialista e vereador Alex Henrique, de uma rádio local, que chamou o Centro de Atendimento e enfrentamento à Covid-19 – que é uma referência em todo o Estado – de “centro de enganação.” Os profissionais estão revoltados porque todos são abnegados e estão na linha de frente no combate à pandemia. Além de acolhimento, o centro tem sala de estabilização, consultório médico, isolamento, observação, sala de hidratação e coleta, sala de estar para comodidade dos profissionais envolvidos, além de sala com respirador.


Nossa Senhora das Dores: ação para marcar o combate ao abuso sexual infantil E ontem, 18, a Prefeitura de Nossa Senhora das Dores, numa ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou uma ação em em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Ação elogiada O prefeito Mário participou da ação e elogiou as ações desenvolvidas pelo CREAS. “Foi uma ação muito bonita onde os colaboradores entregaram panfleto de orientação que ajuda famílias e educadores no combate ao abuso sexual infantil. É preciso falar sobre a necessidade de realizar a denúncia de abuso à Justiça. Precisamos encorajar a criança, o adolescente e os próprios pais a falarem. Nem todo abuso sexual resulta em lesões físicas e por falta de provas materiais muitos abusadores acabam impunes”, disse enaltecendo o trabalho de todos os profissionais que realizaram a ação.

                   

Em Estância, vídeo para marcar a data viralizou  Já em Estância,  o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi comemorado ontem com ações e um vídeo que viralizou nas redes sociais da Região. Um dia para a conscientização de toda sociedade sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. Veja o recado de alguns membros da rede de proteção de Estância e faça bonito você também: https://www.instagram.com/p/CPBb03EhGJq/

 



Macambira: sancionada Lei que cria o Conselho e Fundo municipal de Cultura E na última segunda-feira, 17, o prefeito de Macambira, Carivaldo Souza, ao lado do vice-prefeito, Toinho do Trator, e dos secretários municipais Ita Anderson (Cultura) e Wesley Andrade (Assuntos jurídicos) sancionou a Lei que estabelece a criação do Conselho e Fundo Municipal de Cultura.

Demandas Com isso estão viabilizadas a criação de políticas públicas na área cultural e suas demandas. “A cultura sofreu bastante com a pandemia da COVID-19 e é através da criação do Conselho e Fundo Municipal de Cultura que estaremos alinhando o nosso município para investimentos na segmento além de estarmos nos preparando para a retomada do cenário pós-pandemia”, destacou o prefeito.


General Maynard: referência na aplicação de vacinas contra a Covid-19 A vacinação é uma das etapas mais importantes para a proteção contra a Covid-19 e, consequentemente, diminui o número de casos e mortes pela doença, como já foi avaliado em outros países. Com o objetivo de garantir ainda mais proteção para a população, a Secretaria de Saúde de General Maynard tem feito uma “força-tarefa” para vacinar o máximo de pessoas.

100% De acordo com informações atualizadas ontem, 18, General Maynard já utilizou 100% da 1ª e da 2ª dose enviadas pelo Governo do Estado. Esse resultado mostra a eficiência da equipe que esta empenhada em imunizar toda a população do município em breve. O município já aplicou 1091 vacinas na população, entre eles: Idosos de mais de 60 anos, pessoas com síndrome de down, autistas, servidores da segurança pública e forças armadas, e pessoas com deficiência e comorbidades.

Dia do Defensor Público hoje, 19 de maio Hoje, 19 de maio, será celebrado o Dia do Defensor Público. E para marcar a data, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe preparou uma programação diferente em virtude da pandemia por conta do coronavírus/Covid19. As ações iniciaram na segunda-feira (17), às 15h, com uma palestra para servidores com o tema “Como equilibrar nossa saúde mental em tempo de pandemia?”, que foi ministrada pela psicóloga clínica, Cláudia Amélia Silveira Andrade.

Cartilha e mutirão Ontem, 18, o Núcleo da Criança e do Adolescente lançou a cartilha com o tema: “Violência Sexual contra crianças e adolescentes. Orientação e enfrentamento”. À tarde, às 15h, a subcorregedora e diretora do Núcleo da Criança e do Adolescente, Andreza Tavares Almeida Rolim, participou, de uma roda de conversa promovida pela OAB Sergipe em parceria com integrantes da Rede de Proteção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi transmitida pelo Youtube da OAB/SE. Também ontem, aconteceu um mutirão de atendimento do projeto “De acordo, porque conversando a gente se entende”. O atendimento à população foi realizado por telefone e videoconferência, já a mediação foi feita pela defensora pública e integrante da Central de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto e a psicóloga Syrlene Besouchet.

Programação  Já hoje, 19, Dia do Defensor Público, a programação ficará a cargo de cada membro. E amanhã, 20, das 8h às 17h, haverá o Mutirão do Projeto Ser Pai é Legal com sessões de conciliações por videoconferência com a defensora pública e integrante da Central de Mediação e Conciliação Isabelle Peixoto e a psicóloga Syrlene Besouchet. A programação encerra no dia 21, das 7h às 17h, com o Mutirão de Atendimento de Direito de Família e Sucessões, onde o cidadão será atendido através dos números 98867.5301 – 98667.5229 – 98867.5277 (Das 7h às 13h) e 98867.5442 – 98867.5673 (Das 12h às 17h).

Tudo remotamente “Esse ano, todas as ações da Semana do Defensor Público serão realizadas de forma remota, ou seja, por telefone ou videoconferência para evitar a propagação do coronavírus. O que vai mudar é somente a forma de atendimento que passará de presencial para virtual, mas todos os assistidos terão seus problemas solucionados e o atendimento será feito por defensores públicos e servidores”, disse o defensor público geral, Leó Neto.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

     
Nesta quarta-feira (19), às 17h, a ARTIGO 19, organização não-governamental de defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e acesso à informação em todo o mundo, realiza a segunda edição do Diálogos de Expressão, ciclo de webinários bimestrais para debates e análise de dados relacionados à liberdade de expressão. Esta edição buscará debater os desafios de promoção e defesa da liberdade de expressão e sua relação com a Lei de Segurança Nacional, que prevê como criminosas condutas que podem ser enquadradas como ameaçadoras à integridade e à soberania nacional. A discussão será pautada a partir das consequências que a Lei pode gerar em uma democracia, assim como os riscos à liberdades democráticas e os impactos na vida de defensores e defensoras de direitos humanos. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o encontro contará com a participação de Cecília Oliveira, fundadora do Instituto Fogo Cruzado e ex-editora colaboradora do The Intercept Brasil, e Guilherme Amado, colunista da Revista Época e da Rádio CBN. A mediação será de Denise Dora, diretora executiva da Regional Brasil e América do Sul da ARTIGO 19.A participação é gratuita, aberta ao público e pode ser acessada pelo link: http://bit.ly/DiálogosExpressão


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO


Eu, Caçador de Mim Sílvio Alves Santos pelo Facebook

Passados dois dias do meu infeliz ato, venho aqui para expor o fruto de minha reflexão destas últimas horas. Não se trata de mais um pedido de desculpas, isso eu já fiz. Também não significa um pedido de perdão. Não estou à altura desse pedido pois eu mesmo não tive ainda condições de me perdoar. O filósofo grego, Platão, já falava da ferocidade dos lobos nos homens. Há, portanto, ainda que metaforicamente, um lobo em cada homem. O meu lobo apareceu nesse último domingo. Não me lembro se foi a primeira vez que ele veio, nem posso garantir que será sua última aparição. Mas posso assegurar que ele me faz sofrer porque me desumaniza e eu gosto de ser humano e gosto do ser humano.

Aos que me criticaram e até mesmo os que me agrediram eu trago minha palavra de compreensão. Vocês estão certos, eu, errado. Cometi um erro digno da reação de vocês. Não interessa sua motivação. Seja ela efeito da luta política, seja fruto da nova cultura de cancelamento ou qualquer outra razão. Vocês reagiram ao lobo e eu também reagiria com vocês não estivesse eu tomado pelo próprio. Não guardo mágoa nem ressentimento de nenhum de vocês.

Não pensem que estou transferindo a culpa ao lobo. Cabia a mim impedir que ele entrasse e eu vacilei ao deixar a porteira aberta. Portanto sou eu o único responsável pelo meu erro.

Trago também minhas palavras de afeto e gratidão aos muitos amigos que se solidarizaram comigo através de ligações telefônicas e mensagens de WhatsApp. Seus gestos me serviram de bálsamo e apaziguaram meu coração ferido pela minha própria adaga.

Compreendo e respeito os amigos que silenciaram. Entendo que não é fácil aparecer ao lado de um “pecador”.
Por fim, não posso deixar de registrar a coragem dos amigos e amigas que se expuseram na arena das redes sociais, dando a cara a tapa em minha defesa. Mesmo odiando o pecado vocês dedicaram amor ao pecador. Jamais esquecerei a grandeza de seus gestos.

Fiquem todos em paz. Eu reencontrarei a minha.


PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao O voto impresso – ou movimento auditável de votação – é a forma do perdedor passar vergonha duas vezes.

www.twitter.com/frednavarro “Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa”, disse Bolsonaro sobre o isolamento na pandemia. Outros saem e aglomeram sem máscara. Outros são eleitos presidente da República. Coisas da vida.

www.twitter.com/profanselmo Como em “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, o negócio da morte vai muito bem em tempos de pandemia. Ontem como hoje, tem gente sem sensibilidade alguma.

www.twitter.com/andrizek Meu sonho de consumo era usar camisetas com os dizeres “Bota a máscara, filho da puta”. Tenho procurado algo do gênero, mas ainda não achei. Alguém?

www.twitter.com/RitaLobo A idiota, aqui, que até hoje que fica em casa, tem uma receita deliciosa pro idiota, aí, que até hoje fica em casa!!! E, olha, não vai leite condenado nem tem calda rachadinha de chocolate. É um bolo de banana que nem nóis, bem saudável e consciente: https://panelinha.com.br/receita/banana-bread-crocante-de-aveia ... Peço desculpas aos idiotas como eu, que ainda ficam em casa, se os ofendi sugerindo o bolo de bananinha… Tentei fugir do bolo de laranja, da calda rachadinha de chocolate e de qq receita que levasse leite condenado…

www.twitter.com/cezar_britto Um mantra que aprendi e sigo a praticar… tipo “o melhor argumento é o exemplo”, ensinado por Gandhi… https://instagram.com/p/CO_mSDKBmdo/?utm_medium=twitter



www.twitter.com/BlogdoNoblat Caiu na Rede!



Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia

 “…Um dia vivemos!

O homem que é forte

 Não teme da morte;

Só teme fugir;

No arco que entesa

 Tem certa uma presa,

Quer seja tapuia,

Condor ou tapir.“  Gonçalves Dias Canção do Tamoio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais