Enigmas pré-eleitorais. Decifre se for capaz!/

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O conquistador – Edvan Amorim consegue quebrar a última trincheira no PSB contra a aliança com o PSC.

Estranho no Ninho – Dois biólogos pesquisadores subiram numa árvore e encontram um ninho tucano. Para espanto deles no ninho além dos tucaninhos havia vários peixinhos.

O Náufrago  – Será que os socialistas sobreviverão sozinhos se insistirem em ficar na ilha deserta?

Cavalo de Tróia – João Alves já decidiu. Adelson não é candidato ao Senado. Adivinhe quem subirá no cavalo?

O Auto da Compadecida – E aquele padre que surpreendeu em 2012 agora acende uma vela para Deus e outra para o Diabo. O juízo final será o julgamento eleitoral.

O senhor dos anéis – A história do suplente que perdeu quase tudo, mas mantém a pose com os anéis. Seus ex-empregados fazem campanha para que a Luz dele não volte a reinar e não tenha um Bom fim.

Titanic – E o petista que parecia que tinha encontrado o rumo certo para a eleição majoritária e com os novos acordos vê a eminência do naufrágio eleitoral.

E o vento levou – E a cada dia que passa fica mais distante a tão sonhada vaga no órgão fiscalizador. Gato com dois sentidos não pega rato.

O silêncio dos inocentes – O enredo conta a história do deputado que sabe que está sendo passado para trás, mas prefere o silêncio de vice.

Xuxa e os duendes – A história da tucana que junto com seus duendes acreditam que conto de fadas e carochinha pode virar realidade eleitoral.

Pelo que o eleitor pode notar tem filmes para todos os gostos, de tragédias gregas a comédias dantescas. Agora é só acertar o nome dos protagonistas.

Secretário entrega projeto
O Secretário Municipal da Articulação Política, Juvêncio Oliveira, fará a entrega, hoje, dia 29, às 10h, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Aracaju, do projeto de lei de diretrizes orçamentárias – LDO. O prazo limite para a entrega é dia 31 de maio. O secretário salientou que fará a entrega antecipadamente para que os vereadores possam ter maior tempo para avaliar a propositura.

Reajuste igual
O Presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Porto (DEM), antes de assumir a prefeitura, apresentou o projeto de reajuste do funcionalismo do Poder Legislativo Municipal. O percentual foi igual ao concedido pelo Poder Executivo Municipal, 6,5%, retroagindo a 1º de maio.

Prestígio
O vereador Renilson Félix (DEM) solicitou ao senhor presidente que estude a possibilidade de conceder um reajuste maior, como forma de prestigiar os funcionários daquele Poder e ainda caracterizando independência do Poder Legislativo em relação ao Poder Executivo.

Saúde: vereador quer ponto eletrônico nos postos e hospitais públicos
Após visitar o Hospital de Urgência gov. João Alves Filho, mais diretamente no setor de oncologia, o vereador de Aracaju, Agamenon Sobral (PP), disse que encontrou a pior situação possível.

Sem trabalhar as 60 horas
Agamenon denominou o panorama como uma covardia. "Tive o desprazer de fazer uma visita ao pior setor da saúde do estado de Sergipe, o setor deoncologia do hospital João Alves. É uma covardia, todos os médicos da oncologia têm um contrato de 60 horas e nenhum trabalha as 60 horas, é o maior absurdo", denunciou.

Atendimento particular dentro do HU
A denúncia mais grave que o vereador trouxe a público, foi o fato de médicos estarem atendendo pacientes particulares nas instalações do hospital João Alves. "Os médicos dão dois plantões na semana de seis horas e quando aparecem para trabalhar, atendem pacientes do seu consultório partiCular, isso é um absurdo. Eles marcam seus pacientes do consultório particular porque a estrutura do João Alves é boa, apesar de eles só alegarem que não há estrutura para se trabalhar", reclamou Agamenon.

Ponto eletrônico
O vereador apresentou os problemas, mas também trouxe uma solução. "Enquanto não colocarem o ponto eletrônico nos postos de saúde e hospitais públicos, para que os médicos que são irresponsáveis, sintam-se obrigados a cumprir com seu horário, a situação não irá melhorar", finalizou Agamenon.

Responsabilidade no posto Sinhazinha
Para mostrar que não tem perseguição com os profissionais da medicina o vereador Agamenon parabenizou o trabalho realizado por todos os servidores do posto Sinhazinha. "Quero dar parabéns a todos os médicos do posto de saúde Sinhazina, tive uma grata surpresa quando fiz uma visita”, disse,para depois citar o nome de diversos profissionais.

Reclamações sobre ensino no Colégio Master
Nos últimos dias o blog vem recebendo reclamações de pais de alunos do Colégio Master, por conta do ensino. O problema é que com a nova metodologia de ensino introduzida por conta do ENEM, alguns professores continuam dando conteúdo como se ainda existe o vestibular tradicional e muitos assuntos são “atropelados”  por conta da necessidade das provas todas quartas-feiras e sábados. Ou seja, é preciso que alguns professores caiam na nova realidade com o ENEM, para que os alunos não sofram prejuízos. Como se vê o ensino, mesmo particular, enfrenta problemas.

Missão técnica
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, está em Londres, no Reino Unido, participando da missão técnica do projeto "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil", patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Ontem, durante o primeiro dia de atividades, o prefeito participou de diversas palestras.

Solução
Para o prefeito João Alves a viagem a Londres tem servido de comprovação que as PPPs hoje representam soluções para inúmeros entraves da administração pública. "Um país do porte da Inglaterra faz uso desses instrumentos com grande eficiência e esse exemplo deve ser seguido, claro, adaptando-se à nossa realidade. O que nos tem sido mostrado nessa viagem, nos dará condições de pensarmos, em um futuro próximo, em colocar em prática muito do que aqui é aplicado, o que representa uma melhora considerável no andamento da nossa gestão", frisou João Alves.

Comitiva
O prefeito de Aracaju foi acompanhado pelos secretários municipais Marlene Calumby (Governo), Igor Albuquerque (Planejamento), Luciano Paz (Fazenda), Carlos Pinna Júnior (Procuradoria), além do vereador Agnaldo, e o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto. Também participam do evento representantes dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Minas Gerais. O evento segue até sexta-feira, 30 de maio.

Enfermagem
Nas negociações do "Movimento 30 Horas para a Enfermagem”, sendo o interlocutor da categoria junto ao Governo Federal nas negociações pela votação e aprovação do PL 2295/2000, que fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o líder do PSC, André Moura conquistou vitórias importantes convencendo os líderes dos partidos a apoiarem o Requerimento para votação em regime de urgência da propositura que luta pela correção nas horas trabalhadas pela classe da Enfermagem no Brasil.

Reunião
“Um a um, os líderes dos partidos foram reunindo as bancas que representavam e apoiando o requerimento de nossa autoria para o 'Movimento 30 Horas para a Enfermagem'. Desde que aceitei o desafio, venho convencendo meus pares de que a luta é para a melhoria do atendimento ao cidadão que necessita diretamente destes profissionais descansados e dispostos na luta diária pelo salvamento de vidas”, destacou Moura.

Posição de SE no ranking da violência preocupa Maria
A sexta posição de Sergipe no ranking da violência preocupou a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). De acordo com o relatório prévio do Mapa da Violência 2014, divulgado hoje (28), o Estado é apontado com 41,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Números
Para ela, o levantamento prévio do traz números bastante preocupantes e que precisam ser avaliados, de forma ampla. Pelo estudo feito e divulgado, Sergipe pulou de 10º para 6º lugar na taxa de homicídios, subindo de 35,4% em 2011 para 41,8% em 2012. No Nordeste é o quarto Estado com maior taxa de assassinatos.

Sergipe na CPMI
O senador Eduardo Amorim (PSC), destacou durante a instalação da CPI Mista da Petrobras, matéria da Revista Isto É, com o título principal “O Golpe das refinarias do Dr. Costa”. Amorim mostrou o plano de Paulo Roberto, que era o de criar quatro “refinarias” – a Refinaria de Petróleo Sergipana Ltda, que teria sede junto ao campo de Carmópolis.

Protocolo
“O atual governo assinou o protocolo de intenções”, disse Amorim. Na verdade, segundo Amorim “tudo de fachada, mas uma forma de enganar não só o povo sergipano, mas ao povo brasileiro. O governo de Sergipe durante semanas divulgou e propagou a figura de Paulo Roberto”. O senador sergipano afirmou, ainda, que quer ouvir “quais eram os reais interesses para Sergipe”.

Força tarefa irá combater venda de bebidas à menores
A proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes é o tema central para a Força Tarefa, criada pelo vereador Dr. Emerson, o qual articula os encontros e pautas para discussão. Os integrantes da Força se reuniram ontem, 28, Sociedade Médica de Sergipe (Somese) para discutir o  Termo  de  Compromisso,  onde  cada  entidade  irá  assinalar  as  suas atividades para o cumprimento da Lei 4.241/2012.

Emenda
Dr. Emerson comemorou a sugestão feita durante a reunião, para que uma proposta  de  Emenda  da  Lei  fosse  realizada  a  fim  de  que  o  CPF  do comprador  de  bebida  alcoólica,  em  estabelecimentos  comerciais,  fosse inserido na nota fiscal. Ele ainda adiantou algumas ações para estruturar as ações  da  Força  Tarefa.  “Iremos  capacitar  os  funcionários  da  Vigilância Sanitária,  no  sentido  destes  exigirem cartazes  informativos  sobre  a  Lei,além  de  fiscalizar  o  cumprimento  dela.”,  esclareceu  o  vereador  Dr.Emerson.

Declaração MEI
Micro Empreendedores Individuais têm até o próximo dia 31 de maio para fazer a declaração de faturamento. É importante manter as informações em dia junto a Receita Federal e evitar multas. A declaração pode ser feita pelo site http://www.portaldoempreendedor.gov.br   .

Declaração MEI II
Os MEIs que quiserem apoio para fazer a declaração é só procurar a Unidade de Atendimento Individual do Sebrae até sexta feira, 30, no horário comercial,  que colaboradores da instituição estarão assessorando no processo e prestando orientação empresarial. O Sebrae fica na Avenida Tancredo Neves, 5500, telefone (79) 2106-7730 e 2106-7700

Rádio UFS vence o Prêmio Sebrae de Jornalismo
A reportagem intitulada  “Divina Renda: a renda irlandesa de Sergipe conquista a alta costura na Europa”, da jornalista Juliana Almeida, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. No mês de agosto acontece a premiação nacional, em Brasília.

Arte centenária
A reportagem traz a arte centenária das rendeiras do município de Divina Pastora, situado a 34 quilômetros de Aracaju. A renda irlandesa  é reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – o IPHAN como patrimônio cultural do Brasil e a renda irlandesa tem possibilitado a inclusão produtiva, o associativismo e, acima de tudo, vem contribuindo para o desenvolvimento social e dar visibilidade mundial a um pequeno município de Sergipe.

Prêmio
Juliana Almeida é Coordenadora de Programação da Rádio UFS e destaca a importância de mais um prêmio para a emissora. “No ano passado  a Rádio UFS venceu o Prêmio BNB de Jornalismo e esse ano vem mais essa conquista. É uma vitoria de toda a equipe de jornalismo da rádio que se dedica muito para fazer um jornalismo de qualidade. Estamos todos muito honrados com o reconhecimento”, disse. Em 2012, a jornalista venceu etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo com uma matéria sobre as Catadoras de Mangaba de Sergipe.

Reforma da Paróquia de Cedro de São João
Participe da Festa do Padroeiro São João Batista, em Cedro de São João/SE de 15 a 24 de junho de 2014 e contribua com

a reforma da Paróquia depositando na conta: Banco do Brasil, Agência 0117-1, Conta Poupança 20.856-6 Variação: 51 (Paulo Cesar Santos Bomfim).

Newsletter Curso de Dança UFS – Edição Nº 02
O Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe, do Campus de Laranjeiras, lança a segunda edição do seu Informativo Online com diversas notícias e ações realizadas pelos professores e alunos. O coordenador do curso de Licenciatura em Dança, Marcelo Moacyr. Vale a pena conferir: http://www.cursoseducar.com.br/dancaufs/newsletter/Newsletter_edicao_02.pdf

Aviso: Anos Dourados de Estância em Aracaju
Visando atender a procura por mais "mesas" a coordenação do evento resolveu disponibilizar mais um lote com 33 mesas extras. Interessados podem adquirir no Iate Clube ou através dos celulares 9977-3304 / 9133-8178.

Roberto Gurgel profere palestra em evento nacional
O cirurgião oncológico e diretor da Clínica Onco Hematos, Roberto Gurgel, proferiu palestra no 9º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde, na quarta-feira, 21, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área de Saúde (IEPAS), mantida pela FEHOESP (Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo) e pelo SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais de São Paulo).

Padronização
Roberto Gurgel participou da segunda mesa de debates, que teve como tema “A Gestão da Qualidade é importante para o Mercado Consumidor”.  Em sua palestra sobre “Cultura Organizacional e Impactos na Gestão”, Roberto Gurgel destacou a preocupação da clínica em padronizar os seus procedimentos, visando prestar um serviços de qualidade aos pacientes, bem como obter satisfação de seus colaboradores em fazer parte da clínica.

Indicadores
Segundo ele, dentre os indicadores da clínica, o que considera mais importante é o fato de que 100% dos colaboradores recomendariam a clínica para amigos e parentes com câncer, mostrando que o mais importante é que cada um deles acreditam no local em que trabalham. Outra prática da Onco Hematos relatada pelo diretor foi a reunião semanal do corpo clínico, onde são discutidos os protocolos adotados no tratamento de cada paciente, visando prestar uma assistência integrada a cada um deles, padronizado os protocolos e materiais para facilitar a gestão e melhorar o atendimento; além de encontros com especialistas, onde são discutidos temas específicos e os avanços no tratamento de diversos tipos de câncer.

Agenda
29 de maio, quinta-feira. Dia internacional dos trabalhadores em forças de paz da ONU. Dia do geógrafo e também do estatístico.
Preços exorbitantes: durante a Copa do Mundo, um churrasquinho custará 15 reais e uma cerveja até 13 reais, nas Arenas. PGR pediu ao STF o adiamento da decisão sobre as perdas das cadernetas de poupança. Janot quer refazer os cálculos. O Papa Francisco, em Israel, visitou o Muro das Lamentações. Coiotes promovem tráfico de haitianos. 400 imigrantes ilegais entram por semana no Brasil através da divisa entre Peru, Brasil e Bolívia. O trajeto do Haiti até o Brasil custa até 4.000 dólares. Derrubada da Mata Atlântica cresce 9 por cento.

Curtas
DILMA AFIRMA QUE TEM 2 CANDIDATOS PARA DERROTAR OS TUCANOS EM SÃO PAULO. /// MINISTRO DA JUSTIÇA AFIRMA QUE OS ESTRANGEIROS DEVEM SE SENTIR SEGUROS DURANTE A COPA DO MUNDO. /// STF ADIA JULGAMENTO DAS PERDAS DA CADERNETA DE POUPANÇA. /// TSE ALTEROU NÚMERO DE DEPUTADOS EM 13 ESTADOS. /// CONGRESSO VAI AO SUPREMO CONTRA A DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. /// ACORDO ENCERRA PARALISAÇÃO DE MOTORISTAS EM SALVADOR. /// JANOT, TITULAR DA PGR, DECLARA: “DECISÃO DE BARBOSA SOBRE TRABALHO EXTERNO CRIA INSEGURANÇA JURÍDICA”.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Solidariedade
O ex-craque e atual deputado federal Romário participa, esta noite, no Estádio João Hora, ao lado de outros convidados, de uma partida de futebol cuja renda será revertida em favor de pessoas necessitadas de tratamento. O jogo colocará frente a frente os amigos de Romário e os amigos de Reinaldo (Moura), presidente do Sergipe. Os ingressos custam 15 reais.

Divulgação
A imprensa esportiva queixa-se de não ter recebido, para divulgação, informações sobre o evento, que representa uma nobre iniciativa.

Austrália
Chegou ontem a primeira seleção estrangeira que vai disputar a Copa do Mundo. Os australianos ficarão hospedados em Vitória (ES), onde realizarão seus treinamentos.

Calendário
O calendário do futebol brasileiro será debatido hoje, no Congresso Nacional.

Confiança e Socorrense
Prosseguem empenhados em seu treinamento visando à partida final do campeonato sergipano de 2014, que será disputada no próximo domingo, em Itabaiana.

Julio César e Fernandinho
Estão na mira do Flamengo. Além de Montillo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/braynerr  Quem está por trás das drogas não são simples traficantes. Tem muita gente importante que mantém a indústria da droga no Brasil.

www.twitter.com/capsamuel  Viver sem Drogas é bem Melhor.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Quem não sabe sambar, marcha!

www.twitter.com/clovis_silveira  Não custa lembrar. "Vai ter Copa, sim!" e das super!

www.twitter.com/ronaldooricotx  Aécio querendo melhorar o Bolsa Família? Até que enfim reconheceu que o programa do PT é ótimo e parou com aquele papo de ensinar a pescar.

www.twitter.com/ItamarSantana  Engraçado Valadares quer o apoio de João para governador, mais está contra o negão a mais de 20 anos, pense!!!

DO LEITOR

Sergipano PM em Alagoas – Adeus a um guerreiro – Alex Junior da Silva (Contábeis UFS Itabaiana)
Homenagem do professor e amigo Wagner Lemos: “O menino Alex passou por minha sala de sala com metas da maturidade um grande adulto: crescer na vida, avançar etapas, ir para a Universidade, efetivar-se em um concurso, conseguir estabilidade e subir a outros níveis. Seu jeito espontâneo,  tão verdadeiro e determinado angariava os amigos por onde passava esse sujeito. Aos 21 anos, enquanto muitos ainda estão tentando, Alex já conseguira boa parte dos objetivos que estabelecera no ensino médio e, desse jeito, fazia jus à fama aguerrida do povo de Itabaiana.

Hoje, 28 de maio, chega-me a notícia da morte do menino determinado: um mal súbito tirou a vida de nosso guri nas terras de alagoas, onde já era policial militar. Perdemos todos com a ausência dele, amigos, professores, os colegas do Monteiro Lobato, o curso de Contábeis da UFS Itabaiana, ex-professores, a Vanessa, os pais, irmãos. Há um lamento profundo no ar em saber que não mais ouviremos sua voz contar seus sonhos e festejar as vitórias. Ô, saudade. Que haja consolo aos nossos corações! Resquiecat in pace.”

NOTA PÚBLICA E CONVOCAÇÃO- ÚNICA

A direção da UNICA – União da Categoria Associada – vem através desta nota se manifestar quanto a convocação, do então deputado Capitão Samuel, para participarmos de uma Assembléia a ser realizada na sexta, 30, na Assomise. E ainda, objetivamos promover uma profunda reflexão quanto ao caminho que desejamos tomar daqui pra frente.

Ocorre que, em relação ao reajuste linear, entendemos que se trata de direito adquirido comum a todos os servidores públicos deste Estado. E que devemos dialogar e unir forças com as outras categorias do funcionalismo publico se quisermos obter algum avanço, diferentemente do que se tem feito até agora.

No tocante ao tratamento desigual do governo em face das conquistas da Policia Civil, assunto este levantado pelo deputado, entendemos que este tipo de discurso vazio não nos leva à solução das nossas necessidades, nem tão pouco promove algum avanço no tocante a luta de classes. Ao contrário, acaba criando um desnecessário clima de inimizade entre categorias que devem se apoiar mutuamente, principalmente aos pleitos trabalhistas.

Clima este, promovido e apoiado pelo próprio deputado e afins, dentro da Instituição em que trabalhamos, na medida em que se aprovou a última Lei de Fixação de Efetivo sem o diálogo necessário com a Base, bem como a covardia da abstenção do voto em plenário e o mais grave, sem respeitar os valorosos 150 militares que deliberaram em assembleia a não aprovação deste famigerado projeto. Estes, que naquele momento, representavam pouco mais de 4.000 integrantes da carreira de praças e agora se tornam culpados, na visão do parlamentar, pela aprovação da LFE. Ora, como podemos apregoar a união, desmilitarização e unificação das policias com este tipo de visão?

Quanto ao assunto carreira profissional, entendemos ser de vital importância para a classe e como tal deve ser tratado com o mínimo de responsabilidade e compromisso. Tratar de forma técnica e não amadora. Já que na inércia não se sai do lugar e no achismo sofremos a dor da incapacidade e incompetência, movimentamos a criação de comissões para tratar de diversos assuntos e em especial a carreira profissional de praças em nosso Estado, bem como a jornada de trabalho dentro da nossa profissão. Queremos assim, formatar projetos consistentes e que nasçam do debate feito na Base. Afinal, somos uma Base Forte e merecemos ter dignidade e respeito. Não queremos ser tratados como massa de manobra e nem tão pouco sermos subestimados em nossa inteligência.

Portanto é preciso parar de olhar para o “quintal do vizinho” e focar em nossos próprios anseios, termos nossas próprias metas, termos nossa própria identidade, trilharmos nosso próprio caminho.
Caminho que já poderia estar bem traçado, mas por causa da não representatividade desta categoria gerou um sentimento de desmotivação, descredibilidade, incredulidade. E a culpa desta dura realidade é atribuída, vejam só, a cada praça, na visão deste parlamentar.

É por estas razões, que não cedemos às pressões, que continuaremos a promover os debates e a de fato agir para a conversão da Unicidade da categoria, porém a firmeza de nosso posicionamento incomoda àqueles que se apegam ao poder e estão acostumados as benécias do conformismo.

Com isso, não queremos de forma alguma promover o ódio, mas sim debater a Unificação desta categoria em apenas uma entidade representativa. Pois há anos, esperamos a “Unidas” sair dos contos de cordel e que seus personagens agissem de fato como um só corpo, e não como a “Ameba” que apesar de ser unicelular não possui forma definida, tem pés falsos para a locomoção e ainda causa doença. A categoria da carreira de praças precisa ser prestigiada e restaurada moralmente.

Precisamos destruir o “câncer” da politicagem mesquinha e sem futuro para a classe. Romper com os paradigmas do militarismo e promover a Unicidade em face do bem comum.
Vivemos um momento muito delicado no cenário político do nosso país e precisamos ter muita maturidade política. E pensar a política, não como um meio de vida para os interesses pessoais e escusos, mas como uma arma de luta pelo direito.

“E a vida do Direito é a luta, a luta de povos, de governos, de classes, de indivíduos. Todo o direito do mundo foi assim conquistado” (RUDOLF, 1872).

Não é qualquer luta, não é de qualquer jeito. É preciso examinar nossa consciência e partir para a verdadeira mudança, que deve ocorrer primeiramente em cada um de nós. Afinal, se quisermos combater a corrupção das entidades publicas, se quisermos provocar essas mudanças, se quisermos lutar por justiça, devemos antes, analisar como anda nosso caráter. Pois é ele que será representado através dos poderes constituídos, é seu caráter que é imprescindível em suas decisões ao longo da vida.

Assim sendo, esperamos que aqueles que se sentem DESPRESTIGIADOS, INDIGNADOS, ENGANADOS, INCONFORMADOS, possam ser levados a tomar uma decisão, possam construir suas próprias opiniões e defender suas ideologias agindo mais e reclamando menos.

Dia 09 de Junho, segunda-feira, às 15 horas, a UNICA promoverá uma caminhada pela cidadania, toda categoria está convidada, bem como entidades e sociedade civil. O intuito é mostrar a sociedade, que “por trás da farda existem cidadãos de direito que estão atentos e solidários às problemáticas que assolam nossa sociedade”.

Concentração na Praça Fausto Cardoso, em frente à Alese, com destino a sede do GACC-SE, Av. Desembargador Maynard, 654, Cirurgia. Onde estaremos levando nossa contribuição para a campanha “Torcida GACC”, que visa o financiamento coletivo para sua nova sede. Na oportunidade pedimos que cada participante leve a quantia de R$ 10,00 e vista sua camisa branca, doaremos ao GACC-SE toda a arrecadação feita com a caminhada.
Contamos também com os Guerreiros do Interior de nosso Estado!
Se envolva e dê o primeiro passo rumo a uma nova história!

UNICA- União da Categoria Associada
BASE FORTE

Presidente: Willanês (Will Guerreiro) Vice-presidente: Nunes

ARTIGO

Os Filósofos do Positivismo por Gilfrancisco*

O Positivismo considerado por Comte como a base e o fundamento metodológico de uma nova ciência social, a “física social” ou “sociologia”, como uma nova religião da humanidade, exerceu grande influência no pensamento latino-americano e vários intelectuais abolicionistas e republicanos brasileiros abraçaram a nova corrente: Graça Aranha, Euclides da Cunha, Tristão de Athayde, Capistrano de Abreu e os sergipanos Tobias Barreto, Silvio Romero e Jackson de Figueiredo, entre outros. Sobre o profundo movimento de ideias que agitou a escola de Recife (Positivismo, Evolucionismo, Darwinismo, Crítica religiosa, Naturalismo, Cientificismo), ganhava inúmeros adeptos entre aqueles que tinham acesso ao conhecimento em busca de novos caminhos, revela-nos Silvio Romero: “Na política é um mundo que vacila. Nas regiões do pensamento teórico o travamento da peleja foi ainda mais formidável porque o atraso era horroroso. Um bando de ideias novas esvoaçou sobre nós de todos os pontos do horizonte”.
    
O Positivismo de Comte – A Revolução Industrial no século XVIII, expressão do poder da burguesia em expansão, demonstrou a eficiência de o novo saber inaugurado pela ciência moderna no século anterior ciência e técnica tornou-se aliadas, provocando modificações jamais suspeitadas. A exaltação diante dos novos saberes e formas de poder levou a concepção do cientificismo, que se caracteriza pela valorização da ciência. Ela se tornou o único conhecimento possível, e o método das ciências da natureza passou a ser o único válido e que deveria, portanto, ser estendido todos os campos. A doutrina positivista, cujo principal representante foi o francês Augusto Comte (1798-1857), nasceu nesse ambiente cientificista – que o próprio filósofo ajudou a exacerbar. Assegura Comte ter descoberto uma grande lei fundamental.

Ideais no Brasil – Tendo alcançado grande expressão no Brasil a filosofia comteana, principalmente pelo trabalho de Miguel Lemos e Teixeira Mendes, exercendo influência sobre diversos líderes republicanos, em especial Benjamin Constant. Tanto é que o lema ordem e progresso é um dos ideais da política de Comte.
Miguel Lemos (1854-1917), quando em Paris ligou-se ao grupo dos discípulos fieis de Augusto Comte, chefiados por Pierre Laftte tornando-se aspirante ao sacerdócio da Humanidade, em 1880. Um ano depois deu alento à ação da Sociedade Positivista, passando depois a dirigir o apostolado. Miguel publicou vários livros sobre o Positivismo no Brasil. Enfermo em 1903 passou a chefia do apostolado a Teixeira Mendes (1855-1927). Estimulado pela conversão de Miguel Lemos ao grupo positivista ortodoxo e à religião da humanidade, colocou-se à frente da propaganda do otimismo religioso. Com o advento da República, chegou a elaborar um projeto de regulamentação do trabalho nos estabelecimentos industriais do governo, propondo medidas bastante avançadas para a época (jornada de sete horas, descanso dominical e nos feriados, quinze dias de férias, aposentadorias e pensões).
Após a criação do templo positivista (Apostolado da sociedade Positivista, 1897), cuja chefia iria assumir em 1903, Teixeira Mendes, organizou seu ritual e o sistematizou no livro O Culto Público. Abolicionista e republicano publicou A Pátria Brasileira (1883), onde defende ideias de cunho socialista, Incorporação do proletariado na sociedade moderna (1908).

Ordem e Progresso – Na segunda metade do século XIX, as ideias republicanas circulavam intensamente entre os letrados brasileiros. Entre os radicais como Silva Jardim, o discurso republicano aproximava-se “perigosamente” da maior parte da população, incluindo pequenos proprietários e artesãos, profissionais liberais, jornalistas, professores e estudantes. Mas foi a versão positivista que pareceu menos perigosa aos grupos dominantes. O positivismo identificava leis na evolução da natureza humana, cujo ponto máximo era atingir o estágio científico ou positivo, no qual os homens, livres de crenças e superstições, seriam guiados pela razão e pela ciência.
As mudanças, o dinamismo da sociedade evidenciaria um dinamismo marcado pela busca do progresso. No entanto, o progresso deveria ser alcançado através de evolução gradativa, controlada, sem os sobressaltos de profundas revoluções. Ou seja, o progresso deveria ser buscado através da manutenção da ordem. Passaram a defender o fim da escravidão, o fim da Monarquia e o estabelecimento de um regime centralizador (ditadura republicana) que impusesse disciplina à desorganizada sociedade brasileira. Ou seja, um governo forte, de tipo bonapartista, que procurou se colocar acima dos conflitos, tutelando os interesses dos vários grupos sociais, sem representar diretamente as elites econômicas.
Os adeptos do positivismo eram geralmente jovens da pequena burguesia comercial de cidades em crescimento, cujo anseio pela industrialização se contrapunha aos interesses dos proprietários de terra. Muitos positivistas eram militares, médicos e engenheiros, o que denotava a valorização do conhecimento científico. Tanto é que o lema ordem e progresso da bandeira brasileira é um dos ideais da política de Comte.

Adesão à Doutrina – Benjamin Constant Botelho de Magalhães (1836-1891), aluno da Escola Militar em 1852, alferes em 1856, participou da Guerra do Paraguai como capitão-engenheiro nos trabalhos de fortificação do acampamento de Tuiuti. Benjamin exerceu o magistério em vários estabelecimentos de ensino, inclusive na Academia Milita, onde pode desenvolver seu pensamento positivista. Foi um dos chefes do movimento republicano e ministro da Guerra do primeiro governo provisório republicano. Assumindo a pasta da instrução Pública, empreendeu a reforma do ensino  primário, secundário, superior, técnico e artístico, em todo território nacional. Sua obra Curso de filosofia positiva propôs-se a examinar como ocorreu o desenvolvimento da inteligência humana desde os primórdios, a fim de dar as diretrizes de como seria melhor pensar a partir do progresso da ciência.
Contando com o apoio de setores do exército, as adesões à doutrina podem ser explicadas por vários fatores, especialmente por três questões a seguir: 1º destacam- se as disputas com o imperador no contexto da Questão Militar, que geou um estado de espírito contrário à monarquia dentro dos quartéis; 2º a solução autoritária positivista não era estranha à mentalidade militar, sempre impregnada de valores como o exercício da disciplina e obediência; 3º o fato de que parte significativa da oficialidade do exército constituía verdadeira intelectualidade e as escolas militares eram, ao mesmo tempo, centro de divulgação e debate de ideias filosóficas e os únicos núcleos de ensino técnico superior no país.

Noel & Orestes – Orestes Barbosa (1893-1966) poeta e jornalista carioca, candidato fracassado à Academia Brasileira de Letras, além de publicar vários livros de crônicas-reportagens e poemas, notabilizou-se como letrista da MPB é autor de canções antológicas: Chão de Estrela (1937), Quase que eu disse (1934), Torturante ironia (1935), todas em parceria com Silvio Caldas (1908-1998). Amigo, boêmio e companheiro de mesa de Noel Rosa, entregou-lhe um poema de quatro estrofes para ele musicá-lo. Passados meses, por algum motivo o poema ficou esquecido entre a papelada de Noel Rosa, provocando queixas de Orestes aos frequentadores do Café Nice. Os boatos do venenoso parceiro chegaram ao conhecimento de Noel, magoado acrescentou mais uma estrofe, sutil recado ao venenoso Orestes Barbosa.  Com o poeta da Vila, filósofo do samba, Noel Rosa (1910-1937) fez em 1933, Positivismo ou Arauta, samba que misturava Pôncio Pilatos, uma malvada que fugiu e a dívida externa, com uma filosofia muito cara a militares e reacionários de então, cuja palavra de ordem está impressa na bandeira nacional. O lema do Positivismo era: O Amor por princípio, a Ordem por base, o Progresso por fim. Vejamos:

A verdade, meu amor, mora num poço,
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz,
E também faleceu por ter pescoço
O infeliz, autor da guilhotina em Paris.

Vai, orgulhosa querida
Mas aceita esta lição:
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração.

O amor vem por princípio, a ordem por base,
E o progresso é que deve vir por fim.
Desprezaste esta lei de Augusto Comte
E foste ser feliz longe de mim.

Vai, coração que não vibra,
Com eu juro exorbitante
Transformar mais outra libra
Em dívida flutuante.

A intriga nasce num café pequeno
Que se toma para ver quem vai pagar
Para não sentir mais o teu veneno
Foi que eu resolvi me envenenar.

Gravado com Noel Rosa, Pixinguinha e Orquestra da Columbia em março de 1933 (78 rpm Colúmbia), teve uma outra gravação por Francisco Alves.  Em 1920, Orestes entrevistou em Portugal o escritor Teófilo Braga, diretor da revista O Positivismo em que divulgava ideias de alguns discípulos de Comte. É provável que sua simpatia por esta doutrina tenha nascido do contato com Teófilo. Embora de autoria de dois mestres da música popular brasileira, Positivismo constituiu um verdadeiro fracasso comercial, na época de seu lançamento: passou praticamente despercebido. Em 2003 foi regravado pelo compositor e cantor Jards Macalé, no CD – Amor, Ordem & Progresso.

*jornalista, professor universitário, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. E-mail: http://gilfrancisco.santos@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"A razão vos é dada para discernir o bem do mal." Dante Alighieri, poeta italiano, nasceu em 29 de Maio de 1265 e morreu em 1321.

Prefeito busca desenvolvimento de ações através de experiência britânica
Fotos: Prefeitura de Salvador/Facebook

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais