Entre fatos e falácias: em busca da cura do câncer

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias, a imprensa nacional e internacional divulgou inúmeras reportagens sobre a cura do câncer em até um ano através de estudos de cientistas israelenses. Uma das matérias publicadas no Brasil aqui. E outra na imprensa internacional aqui.

Como é um tema importante e que afeta e cria uma expectativa para milhares de pacientes, o blog foi em busca de mais detalhes com a preocupação e o cuidado que uma notícia como essa pode causar.

Um das análises que o blog pesquisou e encontrou foi do oncologista Nivaldo Farias Vieira, uma referência na área em Sergipe, que faz parte do Comitê Científico Multidisciplinar Voluntário da ONG Instituto Oncoguia e é membro da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, American Society of Clinical Oncology – ASCO, European Society of Medical Oncology – ESMO. Além de atuar como diretor técnico da Clínica Onco Hematos, sócio da CLINRADI e consultor especialista para diversas empresas na área de Oncologia. Ou seja, uma referência na área não só no Brasil, mas internacionalmente. A análise:

Entre fatos e falácias: em busca da cura do câncer

Após concluírem testes preliminares em camundongos, usando metodologia incerta e tecnologia duvidosa, uma pequena equipe de pesquisadores de Israel convocou a mídia leiga e as redes sociais e anunciou a grande e esperada noticia: TEMOS A CURA DO CÂNCER. Certamente uma notícia viral.

O tema merece destaque e chamou a atenção, porém, e ao buscar as fontes de publicação, tudo o que se sabe até o momento é que o raciocínio é interessante, os jornais populares e folhetins já aceitaram bem o material e mais uma vez os ratos de laboratório conseguiram curar-se de seus cânceres.

No entanto, o caminho de uma pesquisa científica para considerar-se séria precisa cumprir outra via sacra, passar pela habitual revisão e publicação e revista cientifica renomada. O método deverá ser submetido a voluntários sadios e depois a pacientes em diversos estágios de acometimentos, idades, e tantas outras variáveis, de modo a monitorar os efeitos terapêuticos e colaterais obtidos.

Dr. Leonard Lichtenfeld, Diretor Médico do escritório nacional da American Cancer Society, afirmou que embora aparentemente seja um trabalho “com uma abordagem interessante que interfere na habilidade de as células cancerosas funcionarem”, a pesquisa “ainda não foi publicada na literature científica, onde poderá ser objeto de revisão, apoio e/ou crítica por parte de outros especialistas na área.” Chamados para comentar o tema, a maior parte dos especialistas de Israel optou pelo silêncio, dada a carência de dados da pesquisa.

Sem o aval da comunidade científica, tudo o que temos até o momento é um título chamativo de uma reportagem de mídia leiga sobre ratos possivelmente curados de implantes de câncer. Para esta pesquisa não há nada mais até o momento e por algum tempo ainda.

 

Enquanto isso em Sergipe Del Rey O capitão-mor criou uma “calamidade” financeira e ao invés de trabalhar só vive nas redes sociais brigando com senador, conselheiro, jornalista, pipoqueiro… Imagine se tivesse chegado para resolver alguma coisa…

Gratidão perdeu espaço “A vida em público é sempre um jogo de cena. A gratidão perdeu espaço na humanidade!” Do ex-deputado João Fontes.

Na Inclusão Social do estado, “eminência parda” causa problemas para secretária Uma das pastas mais disputadas pelos “aliados” do governador Belivaldo foi a Secretaria da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho. A pasta ficou na cota da vice-governadora, Eliane Aquino, que escolheu a médica Leda Lúcia Couto, de sua extrema confiança.

Não desvinculou Segundo fontes de servidores efetivos da própria pasta, a secretária Leda Lúcia ainda não se desvinculou do seu antigo trabalho. Continua dando aulas na UFS, no Campus de Lagarto, e quando está na secretaria não recebe ninguém. Já tem até uma “eminência parda” se achando a dona do pedaço e decidindo pela secretária. Pode? E lá “ninguém solta as mãos.” Pelo jeito o trabalho na inclusão social começou muito bem.

Sergipe no SPC Por João Fontes: “Vivemos a tragédia de uma gestão incompetente e temerária que se arrasta por mais de um década. A indiferença e a banalização no cuidado com a coisa pública, conduziram o Governo na direção do sucateamento dos serviços indispensáveis ao cidadão. A eficiência gerencial e a governança foram, por todos esses anos, permutadas pelo interesse vulgar do politiquismo eleitoreiro. Não estranha, que o saldo desse comportamento no trato da coisa de todos, redundasse no fracasso das instituições de governo e na quebradeira dos cofres da população. Sergipe, um Estado rico, está definitivamente no SPC.”

“Você pagou com traição, a quem sempre te deu a mão…” Declaração do governador Belivaldo Chagas (veja print ao lado) que gera insinuação sobre interesse do conselheiro Clóvis Barbosa, ex-presidente do TCE-SE, lembra a música que diz assim: “Você pagou com traição, a quem sempre te deu a mão…” Ao deixar a presidência do órgão, Clóvis transferiu ao tesouro do Estado mais de 7 milhões de reais destinado a ações executivas em diversas secretarias. Dentre essas secretarias estava a da Saúde que foi comtemplada com mais de R$ 2 milhões para aquisição de uma carreta para tratamento oncológico. E com a carreata pronta o governador disse que não sabe onde está o dinheiro doado pelo TCE/SE.

Atenção PMA: na Avenida Beira Mar esquina com a Rua Rosalina é necessária nova tubulação ou desobstruir a existente Um alerta à Emurb que vai trocar todo o asfalto da Avenida Beira: na esquina com a Rua Rosalina, no Bairro Farolândia tem um problema antigo porque o local não dá vazão as águas das chuvas e fica alagado. É preciso trocar a rede fluvial ou desobstruir a existente que leva as águas para a maré do Apicum. É preciso refazer antes de passar a nova camada de asfalto, para que o prejuízo não seja maior depois.

Senador coleta assinaturas para a ‘CPI Lava Toga’ A Lava Toga pode ganhar um bom empurrão do Senado. Alessandro Vieira, do PPS de Sergipe, começou hoje a coletar assinaturas para a instauração do que ele chama de CPI dos Tribunais Superiores. “Os tribunais superiores são o último espaço histórico de poder intocado pela onda de renovação impulsionada pela Lava Jato”, disse ele a O Antagonista. Alguns dos principais pontos que o senador sugere investigação na matéria aqui.

Falecimento da senhora Josefa Côrtes Foi sepultada ontem, 05, à tarde no cemitério Santa Izabel, em Aracaju, o corpo da senhora Josefa da Fonseca Lobão Côrtes, mãe do presidente da ADEMI-SE (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário), Henrique Wagner Fonseca Côrtes.

FAFEN debatida em reunião da Frente Agropecuária Foi realizada ontem, 05, em Brasília, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa. Entre os presentes, o deputado federal Fábio Reis (MDB), que levou para o encontro a hibernação das fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia (Fafen), que pertencem à Petrobras.

Consequências sociais Fábio Reis externou sua preocupação com as consequências sociais, uma vez que as duas fábricas têm potencial para empregar 1.500 trabalhadores e gerar mais de 5 mil empregos indiretos. Além disso, são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes do País, que importa 70% dela a fim de abastecer a produção nacional de alimentos.

Apelo Fábio Reis fez um apelo pessoal à ministra para que intermediasse junto à Petrobras, soluções que impeçam o fechamento definitivo das unidades. “Houve uma reação extremamente positiva da ministra ao nosso apelo. Parlamentares da Bahia também reforçaram essa luta. Na próxima semana, deveremos ter uma reunião no Rio de Janeiro, na sede da Petrobras, com a diretoria e equipe técnica, para conhecermos mais essa problemática, e buscarmos saídas viáveis do ponto de vista econômico e social”, frisou.

Apoio O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária é o deputado do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (MDB), que apoiou a luta dos colegas de Sergipe e da Bahia. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também participou da reunião e garantiu total apoio do Legislativo à causa.

Itabaiana: prefeita vai in loco resolver problema em projeto de formação Ontem, 05, a prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça, ao lado de alguns auxiliares, visitou a unidade do Grupamento Especial Tático de Motos – Getam, para resolver o problema gerado com a suspensão do serviço de transporte dos alunos do projeto Treinando e Formando Cidadãos.

Parceria da Prefeitura Na reunião com o comandante local do Getam e o instrutor do projeto a prefeita reafirmou que a Prefeitura contribuirá para o deslocamento das crianças e dos adolescentes que participam do projeto. “Essa reunião permitiu ver a dimensão do projeto na vida desses jovens, e o belíssimo trabalho que os cavaleiros de aço fazem, a partir de hoje, o município entrará como parceiro desse projeto”, afirmou a prefeita.

Valores morais Com a parceria, a prefeita destacou que as atividades educativas para os adolescentes do projeto terão uma contribuição ainda maior para que a disciplina e os bons valores morais sejam transmitidos aos jovens que tem oportunidade de participar.

Rosário reajusta o Piso do Magistério: terceiro ano consecutivo Cumprindo mais uma das metas da administração dele, que é investir na Educação, o prefeito de Rosário do Catete, Vino Barreto anunciou o pagamento do reajuste de 4,18 por cento no salário dos professores da rede municipal.

Atualização O aumento corresponde à atualização do Piso Nacional do Magistério divulgado todos os anos pelo Governo Federal. Apesar das dificuldades financeiras que o município vive por causa da queda na arrecadação, desde o início da gestão, o prefeito Vino Barreto vem concedendo, anualmente, o reajuste salarial aos profissionais da Educação.

Emergências Médicas em Odontologia Durante o último fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro, o Ipesaúde, através do Centro Odontológico Maria Viana Tavares de Bragança realizou curso sobre como proceder em casos de emergências médicas durante o atendimento de odontologia. A ação foi realizada no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SE) e contou com a presença de diversos profissionais da área que atuam no Ipesaúde.

Situações de emergência A capacitação foi ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Almeida Junior, que falou sobre a importância do suporte básico de vida para as situações de emergência que podem ocorrer na cadeira do dentista. “As causas podem ser as mais diversas como síncope, reações alérgicas, síndrome da hiperventilação entre outras situações mais graves que podem por em risco a vida do paciente. Adquirir esse conhecimento para prestar assistência devida ainda no consultório pode aumentar as chances de sobrevida até que o suporte avançado possa ser acionado”, explica Dr. Paulo Junior.

Qualificação O curso foi dividido entre orientações e noções práticas. Para a apoiadora técnica da coordenação do Centro, Rosana Apolônio, “o tema é extremamente pertinente a qualquer profissional, mas aqui especialmente os colaboradores da odontologia do Ipesaúde estão se qualificando ainda mais, com o objetivo de sempre oferecer o melhor para os beneficiários”, disse. Estiveram presentes odontólogos, estagiários e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). De acordo com o Dr. João Feitosa, que atua no Centro Odontológico, “as noções de suporte básico acrescentam mais conhecimento, além da prática diária que já é vivida na unidade”, disse.

Centro Odontológico O Centro Odontológico do Ipesaúde é uma das clinicas mais modernas e de referência no Estado de Sergipe. Inaugurada em agosto de 2017 possui equipamentos novos e dispõe de 12 consultórios para atender as seguintes especialidades: Odontopediatria; Endodontia; Periodontia; Cirurgia BucoMaxiloFacial; Prevenção Odontológica; Radiologia e Urgência de segunda a sexta das 19h às 22h, e sábado e domingo, das 7h às 19h, inclusive no fim de semana.

Edise lança o livro “Ranulfo Prata – Vida & Obra” A Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) lança o livro ‘Ranulfo Prata – Vida e Obra’, organizado por Gilfrancisco Santos, amanhã, 07, às 19 h, na Biblioteca Ranulpho Prata, em Barretos, São Paulo.A obra conta a trajetória de vida de um dos mais importantes escritores do país, o sergipano Ranulfo Prata, médico, contista e romancista.

História Ranulfo Prata nasceu no dia 04 de maio de 1896, na cidade de Lagarto, Sergipe. Entrou na Faculdade de Medicina de Salvador, Bahia, onde deu início a sua vida acadêmica e apresentou os primeiros interesses em literatura quando escreveu o conto ‘O tropeiro’, que foi publicado no Jornal A Tarde, de Salvador. A obra trouxe reconhecimento ao seu nome no campo literário e acadêmico quando, em 1926, conquistou o prêmio de melhor romancista no concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras, com o conto ‘O lírio na torrente’.

Tema Gilfrancisco Santos, organizador da obra, relata que a escolha do tema se deu quando chegou a Aracaju para coordenar o curso de Letras, da Universidade Tiradentes, e resolveu reunir uma lista de escritores para embasar suas aulas. Durante as pesquisas, notou sua familiarização com a história de Ranulfo Prata e decidiu embarcar nesse tema. “O livro é uma homenagem, uma dívida que temos com Ranulfo”, ressalta Gilfrancisco Santos. Para àqueles que, depois da leitura desse livro bibliográfico, tenham o interesse de conhecer todas as publicações do autor Ranulfo Prata, registramos outras obras escritas por ele: ‘O Triunfo – 1918’, ‘Dentro da Vida – 1922’, ‘Lampião – 1934’, ‘Navios Iluminados – 1937’ e o conto ‘A longa estrada – 1925’.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                  

Limpeza das restingas da praia de Aruana Do ex-vereador Antônio Samarone: “Tudo bem, o Prefeito fez um foguetório para anunciar asfalto novo na Rua da Frente. Contudo, eu achei mais relevante a limpeza das restingas da Praia de Aruana. Em 2 horas, se tirou uma caçambada de imundice. Palmas! É fundamental coletar o lixo dos rios, mangues e restingas. Serve inclusive como ação educativa. Quando o mal assombrado encontrar o ambiente limpo, ele pode ficar acanhado em jogar lixo. Espero que esse tipo de ação se intensifique.”

 

Workshop sobre Planejamento Estratégico Pessoal nesta quinta, 7 Propósito de vida, princípios, metas, ações… e resultados, claro. Todos esses elementos compõem o Planejamento Estratégico Pessoal. Pensando nisso, acontece amanhã, 7, das 9h às 19h, no Hotel Del Canto (Rua Alferes José Pedro de Brito, 67, b. Farolândia), um workshop sobre o tema, a ser facilitado por Cristiane Barreto – consultora empresarial; especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; especialista em Psicologia Junguiana das Organizações; coach; doutora em Psicologia Social; e pós-doutoranda em Psicologia.

Mente coletiva produtiva O objetivo do workshop é criar um ambiente propício e mente coletiva produtiva para a construção do planejamento estratégico pessoal, em todos os departamentos e papéis exercidos, de acordo com o que for mais relevante para cada um. Os participantes receberão uma apostila, contendo alguns conceitos e muitos exercícios para já realizarem as atividades durante o encontro, esclarecendo dúvidas e supervisionado pela facilitadora quanto ao método de planejamento.

Planejamento macro “É um momento-oportunidade para a elaboração do planejamento macro de cada participante, com o meu suporte integral, utilizando a metodologia do Coaching e do Lego Serious Play, para auxiliar na produção do grupo. Entregaremos um planner, que contribuirá na distribuição de tarefas, e gerenciamento de rotina das metas e ações planejadas por cada pessoa. Importante ressaltar que não se trata de um dia de aula, e, sim, de um dia de produção/prática de planejamento individual de 2019, com o auxílio de Coaching”, explica a facilitadora. Inscrições e mais informações: (79) 9.9819.5340 e      eventos@cristianebarreto.com.br

Festival de Verano a partir do dia 09 de fevereiro A partir de sábado, 09, venha navegar no primeiro Festival di Verano do @lavecchiaaracaju. Assinado pela chef da casa @bertanascimento, o menu exclusivo vai mergulhar na cozinha fusion, tirando partido dos sabores cheios de axé do litoral nordestino. São pratos de R$39,00 a R$59,90, onde você terá a oportunidade de saborear altos pratos de camarão, para festejar o mês de fevereiro todo!

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Advogado Márlio Damasceno oficia Procurador-geral de Justiça solicitando vistoria urgente em todo o quartel central da PMSE

Na manhã da terça-feira, 05, por volta das 09h40, o advogado militante na área militar, Márlio

Advogado Márlio Damasceno protocolou ofício no MPE/SE.

Damasceno, oficiou o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Eduardo Barreto D’Ávila Fontes, solicitando, em caráter de urgência, que seja determinada uma vistoria em todo Quartel Central da Polícia Militar do Estado de Sergipe, situado na rua Itabaiana, nº 336, centro da capital, face a estrutura do mesmo estar bastante comprometida, fato que já vem sendo denunciado há cerca de um ano, sem que providências sejam efetivamente adotadas para sanar tais problemas, colocando em risco a integridade física dos policiais militares que trabalham no citado quartel.

No expediente encaminhado, o Dr. Márlio relata ainda, que o prédio mais antigo do QCG é tombado como patrimônio cultural, está em péssimo estado de conservação, cujo piso de entrada ao anexo I, começou a ceder e o acesso foi fechado.

Outros pontos destacados o ofício pelo advogado, é que o auditório do QCG encontra-se interditado há um bom tempo, também sem a solução do problema. A antiga sala de aprovisionamento teve o desabamento do teto. Em março de 2018 uma bola de concreto que ornamentava o muro do referido quartel se desprendeu e quase atingiu alunos do Colégio Professor Valnir Chagas, que estavam na calçada. Em outra oportunidade, na sala da ajudância do CPMC (Comando do Policiamento Militar da Capital), parte do reboco do teto desabou e por sorte, o fato ocorreu antes do início do expediente.

Sem contar ainda que o QCG possui diversas infiltrações e mofos em diversas salas, locais com ferragens expostas, dentre outros problemas estruturais.

Não é a primeira vez que o advogado Márlio Damasceno solicita ao Ministério Público Estadual (MPE) vistoria em prédio da PMSE. No segundo semestre de 2018, foi solicitado uma vistoria, a qual foi realizada na sede do BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), tendo parte desta sido interditada e outras partes sendo recomendada reformas urgentes.

“É inadmissível que policiais militares trabalhem em locais insalubres e que possam colocar em risco a integridade física dos mesmos. O que mais impressiona, é que os fatos são denunciados e providências não são efetivamente tomadas, conforme denúncias que foram anexadas ao ofício encaminhado, com fotos, e que até agora não tiveram solução alguma. Deve-se valorizar também os policiais militares, dando-se locais dignos para trabalharem, tanto na capital quanto no interior, onde ocorrem problemas desta natureza”, relatou o advogado.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lvianafilho “Eu não entendo nada. E também não quero entender nada agora, quero ficar com os fatos. Há muito tempo resolvi não entender. Se eu quiser entender alguma coisa, então trairei imediatamente o fato, e eu resolvi ficar com os fatos…” (Dostoiévski, in Os Irmãos Karamázov)

www.twitter.com/SauloLuiz_ Fico impressionado quando alguém se espanta quando falo de um mundo sem guerra. Parece que temos viver eternamente meio a conflitos.

www.twitter.com/jornaldacbn Brasil terá 73 milhões de idosos, em 2060. Eles passarão de 13% para 32% da população, diz IBGE.

www.twitter.com/EspacoMilitar TRISTE REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA: PARTE DO PRÉDIO DO QCG DA PMSE ESTÁ EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO E CORRE O RISCO DE SOFRER INTERDIÇÃO. ACESSO AO ANÉXO I JÁ FOI FECHADO PELAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DA ESTRUTURA DO PISO. Leia aqui.

www.twitter.com/calbnascimento Há aqueles que fazem as mesmas coisas e esperam resultados diferentes. E há aqueles que fazem as mesmas coisas e dizem que fazem diferente.

www.twitter.com/clovis_silveira Otário é quem deixa de ser feliz com medo do que os outros vão pensar!

www.twitter.com/ISMARVIANA O sistema no qual a corrupção se sustenta e do qual ela se beneficia conduz uma nação ao desenvolvimento desequilibrado, empoderando pessoas e grupos em detrimento de um povo que vive sem acesso às condições mínimas que possam considerá-lo detentor do status de dignidade humana.

www.twitter.com/Jabbnascimento Um sistema que resiste o retorno da “República” aonde a coisa pública não é confundida como patrimônio pessoal e sim coletivo.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Não sou nada, não passo de um pensamento…” D. H. Lawrence.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais