“Erro crasso” e as lições de Sun Tzu

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por volta de 60 antes de Cristo, o poder em Roma era divido entre três figuras, Júlio César, Pompeu Magnus e Marco Licinius Crasso. Esse primeiro triunvirato possuía características próprias. Os dois primeiros eram generais notáveis, Crasso por sua vez era mais conhecido por sua riqueza, conhecimentos militares não era o seu forte, mas tinha uma ideia fixa: conquistar o império Parta.

A frente de 7 legiões (cerca de 50 mil soldados) confiou demais em sua superioridade numérica de sua tropa, relegando táticas militares a segundo plano, atacando aquele povo persa de qualquer maneira. E na ânsia de chegar logo ao inimigo, cortou caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade. Conclusão: Um massacre, quase todos os 50 mil soldados mortos, incluindo CRASSO.

Deste estúpido equívoco militar nasce a expressão "Erro Crasso"

Mais de dois mil anos se passaram e alguns "líderes" continuam a cometer os mesmos erros cometidos por Crasso.

Parece que não apenas a coincidência do triunvirato se mostra presente na batalha eleitoral que ora se apresenta nas terras de Sergipe Del Rey, como também alguns erros cometidos pela ânsia de chegar ao poder sem observar as armadilhas que o terreno naturalmente apresenta.

O blog poderia voltar alguns milênios no tempo e consultar a Sun Tzu sobre treinamento de suas tropas. "Se as ordens não são claras e diretas, se as ordens não são completamente entendidas, o general é o culpado. Mas se suas ordens FOREM CLARAS e os soldados mesmo assim desobedecerem, então a culpa é de seus oficiais."

Traduzindo: O Licinius é nosso governador, que no alto de sua riqueza (executivo nas mãos) comete erros crassos a exemplo da perda do apoio de Valadares, problemas com parte do funcionalismo que juntos são um exército de 50 mil soldados.

O Licinius sergipano parece que também não aprendeu com Sun Tzu, pois mesmo deixa que seus oficiais (secretários) mesmo dando ordens claras, deixam seus soldados (delegados) desobedecerem o cumprimentos das leis.

O blog recorda que Sun Tzu decapitou seus oficiais nesta famosa passagem de "A Arte da Guerra".

Mendonça: carta nas mangas do DEM p/ governo
Em quase todas as pesquisas encomendadas (cabe a cada um analisar o sentido da palavra) em Sergipe um percentual significativo do eleitorado ainda não tem candidato. E muitos dizem que não querem votar em Jackson, Amorim e Valadares. Por isso, algumas lideranças do DEM estão tentando convencer o deputado federal Mendonça Prado disputar a eleição para o governo. Já tem gente preocupada…

SUS: Se funcionar deputado perde votos, mas ainda critica sistema
Imagine caro leitor um deputado que montou uma estrutura paralela na área da saúde há vários governos. Tem pessoas certas nos lugares vitais. Com isso se beneficia eleitoralmente do SUS. Consegue cirurgias, internamentos e tudo mais. E ainda vai para a inserção eleitoral criticar a saúde. Pode? Só óleo de peroba, aos litros…

Valadares diz que oito partidos querem candidatura dele ao governo
Pelo twitter ontem à noite, o senador Valadares (PSB) escreveu que participou de reuniões na sede do PSB em Aracaju onde oito partidos políticos lhe estimularam a comanda um novo projeto para Sergipe como pré-candidato ao governo estadual. “Uma nova frente política está em formação com vistas à sucessão em SE. Ñ se trata apenas de uma 3ª via. Mas de uma alternativa real p/vencer”, escreveu. O blog apurou que entre os partidos estão o PPS, o PV, PTL, PHS e PMN.

Venâncio: o leão ferido
E ontem, 02, a ALESE parou para assistir o discurso do deputado Venâncio Fonseca. As acusações infundadas do ex-prefeito Sukita não merecem mais comentários. Venâncio falou, lembrou que faz oposição, mas não partiu para o lado pessoal de ninguém e pediu provas da denúncia. “Vasculhem a minha vida! E estendo a todos os meus irmãos, inclusive às mulheres. Vão atrás de qualquer delegacia, fórum ou Ministério Público. Não vão achar nada! Prove que eu mandei matar alguém ou fiz o mal a quem quer que seja!”, desabafou.

Sertão: Barreira policial no povoado Vaca Serrada
Bem que a SSP poderia colocar uma barreira policial fixa no povoado Vaca Serrada no município de Porto da Folha onde fica a sede da polícia da Caatinga. O local é passagem para quem vem de Paço de Açucar (AL) e para quem vai para Poço Redondo e Canindé. Ajudaria muito na segurança da região.

José Franco: não assume nem de fato, nem de direito
Ontem, 02, o deputado José Franco estava presente na ALESE, mas com a ausência da presidente, Angélica Guimarães em uma parte da sessão quem assumiu foi o primeiro-secretário Adelson Barreto. José Franco, pelo jeito não quer assumir nem de fato, nem de direito.

Piso do Magistério: Prefeitos terão reunião com o Sintese
Irá acontecer no próximo dia 9 de junho uma reunião de prefeitos com as direções estadual e regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), em sua sede, em Aracaju. O encontro foi solicitado através de ofício protocolado pelos gestores após uma assembleia dos gestores no dia 16 de janeiro, quando expuseram as dificuldades financeiras dos municípios para o pagamento do piso salarial do magistério, reajustado em 8,32%, passando este ano para R$ 1.697,00.

Complementação
“Há casos em que os prefeitos tiram do tesouro municipal para complementar o salário do magistério. Não somos contra o pagamento do piso, até por se tratar de um direito justo e garantido em lei, mas os municípios atravessam um momento de crise econômica, principalmente aqueles que dependem exclusivamente do FPM e ainda não puderam cumprir com essa determinação legal”, frisa Fábio Henrique, prefeito de Socorro e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba.

No limite
Na opinião do presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul de Sergipe, Antônio da Fonseca Dória, outra situação que preocupa é o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com o pagamento de salários. “Mesmo aqueles que já concederam o reajuste do piso estão trabalhando no limite ou até mesmo ultrapassaram o máximo estabelecido, e isso poderá ocasionar problemas futuros como ações de improbidade administrativa. Mais da metade dos municípios sergipanos se encontra nessa situação, o que é preocupante”, adverte Toinho de Dorinha.

Candidatura de Adierson
O presidente do PSDB em Sergipe, Roberto Góes, recebeu no fim da tarde de ontem, 2, o  empresário Adierson Monteiro, na sede tucana, e ali confirmou o apoio do partido à sua pré-candidatura a deputado federal."Fiquei muito feliz com a disposição de Adierson para representar o partido nas eleições à Câmara Federal. É um quadro importantíssimo para o PSDB, e tem todo nosso apoio", disse Roberto Góes.

Pronatec: solenidade de formatura cancelada. Agenda Dilma cancelada

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (SENAI/SE) informa que a solenidade de formatura de 912 alunos do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que aconteceria na próxima sexta-feira (06), no Centro de Convenções, foi adiada a pedido do gabinete da Presidência da República e até o momento não se tem previsão de uma outra data para a realização do evento.

Hoje, 03, tem lançamento de livros no Palácio-Museu Olímpio Campos
O jornalista, historiador e escritor Ivan Alves Filho lança hoje, 03, às 18h, no Palácio-museu Olímpio Campos, os livros “Memorial dos Palmares” e “Giocondo Dias”. O primeiro livro retrata vários fatos da história brasileira relacionados à luta de classes e que se propõe a interpretar e contribuir  para a compreensão da dinâmica dos movimentos sociais. No livro é ressaltado que muitos negros de Sergipe, que fugiram da escravidão, foram para o Quilombo dos Palmares em Alagoas. Já o livro Giocondo Dias –  Uma Vida na Clandestinidade, conta a história da vida do líder comunista e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro.

Não é milagre, é investimento
A revista Valor Econômico publicou na última semana de maio uma edição especial dedicada a Sergipe. As reportagens falam do potencial da menor unidade da federação em atrair investimentos, e uma delas mostra como a população conseguiu atravessar o período de estiagem sem enfrentar racionamento. A menção é feita aos recursos garantidos pelo Governo do Estado e aplicados em obras de abastecimento de água e também de esgotamento sanitário, todas executadas pela Deso.

Não é milagre, é investimento II
“Não se trata de milagre, de 'sertão vai virar mar', mas resultado de investimentos em saneamento básico feitos nos últimos sete anos: foram mais de R$ 1 bilhão de recursos injetados e divididos entre abastecimento de água e ampliação de cobertura de esgotamento sanitário”, confere a Valor Econômico. O texto descreve ainda que hoje um desafio ainda a ser enfrentado é reduzir as perdas de água. O primeiro passo foi dado com os Distritos de Medição de Controle, em implantação desde o ano passado na capital sergipana.

Complexo viário que dá acesso ao TCE
Ontem , 02, o governador Jackson Barreto assinou, na praça localizada em frente ao TCE, ordem de serviço para início das obras de recuperação do sistema viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, do qual faz parte o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A obra aplicará os recursos do Proinveste em restauração, implantação e pavimentação das vias.

Importância
O secretário estadual de infraestrutura, Valmor Barbosa, disse que o Tribunal de Contas e demais órgãos não poderiam ser esquecidos ou ter sua importância diminuída pela dificuldade de acesso. “Esta é uma área importantíssima e essas obras vêm para restaurar o sistema viário, satisfazendo uma necessidade dos órgãos públicos aqui presentes e da população que os utiliza”, explicou.

Unidade de Comunicação do Sistema FIES
Amanhã, 04, das 07h45 às 9hs, o Programa A Voz do Índio, receberá a Procuradora da República em Sergipe, a Drª Lívia Tinôco, que participará do quadro: Entrevista do Dia, onde abordaremos questões como: Demarcação de Terras Indígenas, sobre aquisição de terras em Sergipe para as etnias Kaxagó e Fulkaxó, que vivem em terras dos Karri-Xocó em Alagoas, sobre  Direitos Constitucionais dos Povos Indígenas, entre outros temas correlacionados. Não Percam! Rádio Aperipê AM(630). Podendo ser acompanhado também pelo site: http://www.aperipe.com.br.

Obras em Itabaiana
Na tarde de ontem, 2, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, esteve visitando duas importantes obras. A primeira foi a recuperação de todo espaço da Feira Livre da cidade, que foi realizado dentro do cronograma da operação tapa buracos operação que está ocorrendo em pontos estratégicos de Itabaiana. A segunda visita se tratou de uma praça que está sendo construída no cruzamento da avenida Engenheiro Carlos Reis com a BR 235.

Feira do Caminhão
“Estamos na reta final dos preparativos para Feira do Caminhão. A operação tapa buracos esteve em diversos pontos de Itabaiana e hoje resolvemos um problema que incomodava bastante nossos feirantes. Com a camada de asfalto, em dias chuvosos, evitaremos que a água fique empoçada”, disse Valmir de Francisquinho.

Dia Nacional em Defesa do Velho Chico
Nesta terça-feira, 3 de junho, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoverá uma caravana de conscientização ambiental na cidade de Neópolis, no Baixo São Francisco sergipano. Primeiro, será apresentada uma palestra para alunos do Centro Educacional Municipal Tiradentes. Em seguida, os estudantes participarão de um peixamento no rio São Francisco. A atividade insere o estado de Sergipe na mobilização em prol do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

Campanha
A data foi criada pelo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com a promoção da campanha "Eu viro carranca para defender o Velho Chico". Estão programadas barqueata, peixamento, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos em toda a extensão da bacia hidrográfica. A proposta da campanha é alertar a população para os problemas enfrentados pela bacia do São Francisco e incentivar boas ações em favor do rio.

Jornalistas rejeitam nova contraproposta patronal
Os jornalistas sergipanos rejeitaram, mais uma vez, a nova contraproposta patronal apresentada na semana passada, que é de 5,85%, o equivalente apenas a inflação do período. Inicialmente, os patrões ofereceram 4,5%. A categoria decidiu que não aceitará nenhuma proposta que não represente ganho real e o atendimento de alguns itens da pauta de reivindicação.

Proposta decente
Com a decisão, a categoria prosseguirá com as negociações e espera receber uma nova contraproposta do sindicato patronal, em reunião agendada para a próxima quinta-feira, dia 05, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE). Na avaliação do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (SINDIJOR-SE), Paulo Sousa, como o sindicato patronal até agora não apresentou nenhuma proposta decente, a categoria está determinada em realizar manifestações nos veículos de comunicação.

Projeto 'Mãos que Ajudam o Meio Ambiente' acontece dia 7 de junho
O programa Mãos que Ajudam de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizará em todo o Brasil o projeto intitulado "Mãos que Ajudam o meio Ambiente em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.  As ações que os voluntários realizarão por todo o Brasil incluem – Limpeza de Parques, Praças, Vias Públicas, Praias, Mangues – Conscientização para Manter a cidade limpa, plantio de mudas, teatros e oficinas temáticas, etc. O projeto contará com mais de 200 voluntários sob a supervisão da secretária Municipal de saúde que serão  distribuídos em diversos bairros como Coroa do Meio, São Conrado, Augusto Franco, Santa Maria, Santos Dumont, 18 do Forte e Santo Antônio.

Parcerias em Aracaju
Em Aracaju há mais de 16 anos o projeto tem feito diversas parcerias e concretizados campanhas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e outros,   esse ano os voluntários estão engajados em uma nova campanha direcionada a orientação da população sobre a Dengue,   um problema de saúde pública que está mobilizando todo o país, o projeto   será realizado no dia 07 de junho (sábado) no horário das 8h às 12h, em diversos bairros da cidade com a parceria da Secretária Municipal de Saúde e da Emsurb os voluntários estarão nas residências , ajudando a comunidade a entender como encontrar o foco e assim conscientizar a todos sobre como evitar a proliferação do mosquito  da Dengue .

Em Congresso com mais de dois mil estudantes é eleita nova diretoria da USES
Nos dia 31 e 01 na cidade de Nossa Senhora da Glória foi realizado o XXV congresso da USES. Na oportunidade estudantes de mais de 50 municípios de Sergipe debateram em torno dos assuntos de interesse dos Estudantes e da Juventude. Foram mais de dois mil estudantes que estavam ali em busca de debater as melhorias em suas escolas. “Não é fácil o cotidianos dos estudantes sergipanos nas mais diversas escolas por todo o estado. Mais bebedouros, mais professores, mais funcionários, mais investimentos em educação dentre diversos outros pontos debatidos”, relatou Aby Custódio ex-presidente da USES.

Em Congresso com mais de dois mil estudantes é eleita nova diretoria da USES II
O Congresso contou apenas com uma chapa inscrita denominada USES Para Todos que teve como presidente o estudante Jan Victor que terá a tarefa de dar continuidade na gestão que carregou muitas vitórias: Estatuto da Juventude, lei da Meia Entrada, Leis Municipais de Grêmio Livre, Conselho Escolar, Eleições Diretas para Diretor (a) de Escolas, reforma de diversas escolas dentre diversas outras conquistas que esta gestão conquistou frisou O Congresso elegeu a plataforma de atuação da USES para os próximos dois anos e moção de repudio a todo tipo de preconceito, moção de agradecimento ao governador do estado pelo empenho em trazer a UFS para o Sertão de Sergipe além de deliberar uma Manifestação/Invasão a Secretária de Estado da Educação para exigir mais diálogo com os estudantes, mais funcionários e mais professores nas escolas dentre outros. A posse da nova direção será no dia 11 de Agosto.

3º Forró da ACESE vem aí !
Alegria e muita dança no salão prometem marcar do 3º Forró da ACESE, que será realizado no próximo dia 04 de junho (quarta-feira), às 20h, na Casa de Forró Cariri, com as bandas Forrozão Catolé e Pinóquio.Reafirmando o sucesso das outras edições, a ACESE promove para seus associados, mais um encontro festivo que já entrou no calendário de eventos da mais antiga entidade associativista do estado.

Ingressos
 O evento deixa a certeza de que a iniciativa do presidente Alexandre Porto foi positiva e a expectativa é de que este ano, o clima de forró volte a proporcionar mais encontros entre os associados e convidados. Nas edições anteriores, mais de 300 associados puderam conferir todo o conforto e animação do verdadeiro forró pé de serra.Os associados poderão retirar os ingressos, que não darão direito à consumação, a partir do dia 02 de junho, na sede da ACESE. A apresentação do mesmo na entrada do evento será indispensável.

Agenda
Gigante chinesa quer usar a Copa do Mundo para avançar no mercado de energia solar no Brasil. Contra pânico, empresas aéreas eliminam a fileira número 13. Até o próximo ano, isso ocorrerá na Gol, a maior companhia aérea brasileira. Na Avianca, a quarta do ranking, já não há assentos 13 em nenhuma das aeronaves. Para a presidente Dilma, a confiança voltará após as eleições, falando a empresários. Na Europa, juros devem cair para evitar deflação. Concorrências para obras do DNIT pelo sistema RDC não atraem as maiores construtoras, segundo especialistas. Veto a publicidade infantil gera crise.

Curtas
SÃO PAULO TERÁ REFORÇO DE 4 MIL HOMENS DO EXÉRCITO NA COPA. /// JUSTIÇA CONSIDERA ILEGAL GREVE DOS RODOVIÁRIOS EM SÃO LUÍS. /// DEPUTADO LUIZ MOURA É SUSPENSO DO PT POR 60 DIAS E NÃO CONCORRERÁ À REELEIÇÃO. /// REI JUAN CARLOS, DA ESPANHA, DIZ QUE NOVA GERAÇÃO ASSUMIRÁ REFORMAS DE QUE O PAÍS PRECISA. /// MANIFESTAÇÕES NAS PRINCIPAIS CIDADES ESPANHOLAS DEFENDEM REFERENDO SOBRE O REGIME DE GOVERNO NO PAÍS. /// SALDO COMERCIAL DE MAIO É O PIOR DESDE 2002. /// AÉCIO AFIRMA QUE PROPOSTA DO PT DE REGULAÇÃO DA MÍDIA É CENSURA. /// SEGUNDO GRAÇA FOSTER, PRESIDENTE DA PETROBRAS, O BRASIL SERÁ, EM VINTE ANOS, O SEXTO PRODUTOR MUNDIAL DE PETRÓLEO. /// PEDIDO DE ASILO DE SNOWDEN NÃO CHEGOU, REAFIRMA LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Torcida quer Geraldo
A torcida proletária movimenta-se para solicitar ao presidente Luís Roberto a permanência do veterano meia Geraldo na equipe do Confiança por mais uma temporada. Ao que parece, tudo dependerá da posição do atleta, que está com 40 anos. Os torcedores consideram que ele poderá contribuir bastante na competição em que o Dragão pretende retornar à série C.

Participação garantida
A conquista do título estadual de 2014 garante aos proletários a participação na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil e no certame brasileiro da série D.

Estréia
O Confiança deverá estrear na série D no dia 27 de julho.

Brasil X Panamá
O penúltimo teste da seleção brasileira será hoje, em Goiânia. No Estádio Serra Dourada, o Brasil enfrentará a seleção do Panamá.

Último teste
Acontecerá na próxima sexta-feira, no Morumbi, em São Paulo, contra a Sérvia.

Mudança
A escolha da sede da Copa de 2022 poderá ser refeita, segundo fonte da FIFA. Compra de votos é a razão. O caso está sendo apurado.

Dante e Ramires
Deverão enfrentar o Panamá, substituindo, respectivamente, Thiago Silva e Paulinho.

180 mil ingressos
Serão colocados à venda, pela FIFA, a partir de meia-noite de hoje para amanhã.

Cristiano Ronaldo
Melhorou, mas ainda preocupa o comando da seleção de Portugal.

Gabinete
O MP cria gabinete especial para acompanhar os excessos  durante a Copa do Mundo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/chicoandradef  Não vou mais falar de política aqui.O pessoal está bastante agressivo e irracional.Não tenho tempo pra isso.Paz e amor para todos!

www.twitter.com/jsantana61  "Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade". Clarice Lispector.

www.twitter.com/fernandocabral  Lembrem-se: há 12 anos seguidos, todos os anos, os economistas alertam que o Brasil vai quebrar no ano seguinte. E tem ainda quem os ouça.

www.twitter.com/RicMarquesTV  Pessoa íntegra nada tem a esconder ou ocultar. O que ela é orienta o que ela faz. #redeRM

www.twitter.com/palmeriodoria  A alegria da dupla Galvão Bueno e Patrícia Poeta com a Copa é mais artificial que uma perna de pau.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  15 das 17 empresas de ônibus que operam em Salvador assumiram ontem as 55 linhas da empresa Barramar do grupo Bonfim de Aracaju.

NOTA PÚBLICA

Nota de Repúdio e Convocação
Informamos-lhes que, na noite da última quinta-feira (29), uma estudante do Campus de Laranjeiras da UFS foi sequestrada por um grupo de homens não identificados. A jovem sofreu ameaças associadas às manifestações estudantis por melhorias na educação e na segurança em Laranjeiras. Foram remetidas ameaças, também, aos demais estudantes que vêm organizando as manifestações. Além da violência psicológica, as roupas da estudante foram rasgadas e havia hematomas e escoriações por todo o corpo.
Logo após o incidente, os estudantes do Campus, juntamente ao DCE e à comunidade local, somaram centenas de pessoas em um ato de solidariedade. Também na tarde de sexta-feira (30), os estudantes paralisaram as aulas e reivindicaram menos violência e mais educação em Laranjeiras.
Repudiamos veementemente a selvageria cometida contra a jovem e as ameaças aos estudantes. A motivação, claramente política, caracteriza o ato como uma grave violação de Direitos Humanos.
Convocamos, assim, a sociedade civil, os movimentos sociais, os sindicatos, as associações, as entidades, as ONG´s, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe e os órgãos da Justiça a intervir neste caso na forma que lhes couber.
Pelo fim do Coronelismo.Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"…As palavras ditas na raiva têm uma força maligna de voltar, quando menos as queremos." Marion Zimmer Bradley, escritora estadunidense, nasceu em 03 de Junho de 1930 e morreu em 1999.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais