Erro eleitoral: ressuscitar lembrança de Laurinho

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O senador Eduardo Amorim (PSC) cometeu um grave erro eleitoral ao pedir licença do mandato de senador. Ontem, 24, o segundo suplente, Kaká Andrade (que diga de passagem não tem culpa) assumiu o mandato porque o primeiro suplente, o empresário (ou ex) Laurinho da Bomfim pediu licença para tratar de interesse particular.

Na verdade, Laurinho da Bomfim sumiu de Sergipe por conta das dividas trabalhistas das empresas que ele comandava com cerca de dois mil funcionários que se arrastam  por alguns anos. Segundo a Justiça a divida chega a quase R$ 36 milhões.

Vários leilões da garagem da empresa foram marcados e suspensos por recursos. O próximo está marcado para o dia 26 de setembro e desta vez o terreno da empresa (que fica na entrada de Aracaju) foi dividido em duas partes para facilitar o leilão. Até a fazenda Boa Luz a Justiça já pediu o confisco, mas está sob judice.

Ontem, 24, o comentário é que Laurinho pediu licença para que o assunto não volte à tona na campanha eleitoral.

Esquece que são quase dois mil funcionários aguardando seus direitos e seus familiares. É um batalhão contra ele.

Juiz favorável aos trabalhadores
De todo este processo é preciso fazer justiça ao trabalho do juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20.ª Região, Antônio Francisco de Andrade, que vem se empenhando para que os trabalhadores possam conseguir seus direitos.

A noiva não presta mais
Eleições: A Noiva não presta porque não se casou comigo. A incoerência do PT de Sergipe. Aguardem o seriado Desconstrução.

Ricardo Franco já “detestou” a política
O empresário Ricardo Barreto Franco, 42 anos, candidato a primeiro suplente de senador (PTB) da candidata à reeleição, Maria do Carmo Alves (DEM), já “detestou” a política partidária.Quando estava no comando da fábrica Guararapes (PE) que produzia refrigerantes, ao conceder uma entrevista a revista Exame, em 1999, Ricardo Franco falou sobre a economia daquele momento e o tino empresarial dele e da família, mas não poupou nem mesmo os tios.

Ricardo Franco já “detestou” a política III
A matéria diz que Ricardo Franco é uma espécie de ovelha desgarrada da família. Ricardo critica a marcha lenta dos tios, empresários dos setores têxtil e canavieiro de Sergipe, sempre à espera de subsídios para resolver problema de competitividade.

Ricardo Franco já “detestou” a política III
Não a nada demais Ricardo Franco mudar de opinião sobre a política. Resta saber se a frase de Churchill cairá bem para ele: “Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor.”

Professor Marques é alternativa de muitos para o Senado
O professor Marques candidato ao Senado pelo PCB, vem ganhando adesões diárias, principalmente na classe média em Aracaju. Marques é a alternativa para quem não deseja votar no PT e nem no DEM.

Volta da laranjada na comunicação de Sergipe
E numa roda de comunicadores ontem, num dos shopping de Aracaju, o comentário é que recentemente apareceu um novo “laranja” em um meio de comunicação que já teve dezenas de donos e não consegue emplacar. O pior é que a laranjada não é nova.

Conflito candidatura de Robson Viana
Candidatos do chapão da situação estão chateados com o tratamento que vem sendo dispensado pelo candidato Jackson Barreto ao vereador Robson Viana, candidato a deputado estadual pelo PMDB. Alguns dizem que lideranças deles estão sendo sondadas para mudar de candidato.

Devolução dos cargos comissionados
Ontem, 24, o blog recebeu uma lista de cargos comissionados no governo estadual de dois políticos que aderiram a oposição. A pergunta é: não vão devolver os cargos? É ético e moral, como os dois pregam?

Inauguração comitê
“Não podemos permitir que o estado de Sergipe seja uma banca de negócios para os interesses dos milionários”. Com esta frase forte e dizendo-se impressionado com a presença maciça e a animação do povo, apesar da chuva, o governador e candidato à reeleição Jackson Barreto (PMDB) inaugurou o comitê da coligação “Agora é o povo”, na noite de ontem, na avenida Barão de Maruim. Dez mil pessoas estavam presentes, segundo cálculos da organização do evento.

Povo
Jackson viu na manifestação a certeza da vitória em 5 de outubro. “É a campanha que vai marcar Sergipe como no passado, é a campanha do povo contra os milionários que se juntaram do outro lado. É o povo enfrentando a maior cadeia de comunicação do Estado. Mas o povo vai derrotá-los”, afirmou.

Marcos Franco reafirma palavra dada em discurso no Comitê
Na inauguração do comitê de Jackson Barreto o ex-deputado Marcos Franco reafirmou o apoio a candidatura do peemedebista e lembrou do pai, Antônio Carlos Franco que deixou como legado a palavra empenhada.  Foi um recado direto a Jorge Alberto, que por não ser mais secretários mudou de palanque.

Aldeia Indígena Xokó fará justa homenagem póstuma ao professor Luiz Alberto
Amanhã, 26. a comunidade indígena Xokó, localizada na Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha, homenageará o saudoso professor Luiz Alberto dos Santos, falecido no dia 12 de abril deste ano. O professor Luiz Alberto como era conhecido, foi militante político atuante do Partido dos Trabalhadores, sendo um dos fundadores. Professor emérito da Universidade Federal de Sergipe, onde ministrou com regularidades as disciplinas: Antropologia Cultura, Antropologia Econômica, Cultura Brasileira e Econômica.

Cargos
Ao longo de sua vida, assumiu diversos cargos: Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) – 1993 à 1997; Presidente do Conselho Estadual de Educação (99/99) e (2001/2002); Pro-reitor de Extensão  e Assuntos Comunitários da UFS em 2000 à 2004; Secretário de Estado da Cultura (2007/2009) e Subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (2009/2014).

Conselheiro da luta dos índios Xokó
Luiz Alberto era querido pelo Povo Xokó, considerado pela comunidade um grande amigo e conselheiro. Marcou seu nome na história dos Xokó e de Sergipe, colaborando na Luta dos índios pelas terras no fim da década de 1970 e início de 1980, integrando uma comissão de professores da Universidade Federal de Sergipe. A programação iniciará as 9h30, na Aldeia Xokó, com o Ritual Sagrado Toré, fala de alguns indígenas, de familiares, amigos e entrega do Título de Cidadão Indígena Xokó. Quem receberá a homenagem é o filho do professor, o Dr. Lucas de Menezes. A programação será liderada pelo Embaixador Indígena Apolonio Xokó.

Folha de Julho
O Governo de Sergipe inicia na próxima terça-feira, dia 29, o pagamento da folha salarial do funcionalismo estadual referente ao mês de julho, sendo que os servidores lotados na Secretaria de Estado da Educação serão os primeiros a receberem seus salários em conta. No dia seguinte, 30, quarta-feira, é a vez dos servidores das demais secretarias e na quinta-feira, dia 31, recebem os pensionistas, aposentados, funcionários lotados em autarquias e fundações, inclusive aqueles ligados ao Fundo Estadual de Saúde.

Consulta pública
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Planejamento e Orçamento – Seplan, realiza nesta quinta-feira, 24, a Consulta Pública do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju. Será no auditório da Unit, Bairro Farolândia, a partir das 17h30.

Propostas
Na ocasião serão apresentadas à população as propostas lançadas, sobretudo com o objetivo de realizar uma avaliação dos impactos ambientais e sociais do desenvolvimento das áreas contempladas. O Projeto de Requalificação Urbana de Aracaju será desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e busca fazer intervenções no Município com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo nos aspectos de mobilidade e urbanização.

Investir em certificação é um excelente negócio
Empreendedores sergipanos fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás, energia e mineração estão investindo em certificação como forma de abrir mercado. No estado já existem 27 empresas ligadas a Rede Petrogás Sergipe certificadas, com 38 certificações. E uma nova turma está iniciando a preparação de 15 empreendimentos para um novo processo de certificação.

Projeto Petróleo e Gás
A capacitação faz parte das ações realizadas pelo Projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Petrobras. Para a analista do Sebrae, Ana Nunes, gestora do projeto, as empresas estão de olho no potencial de mercado existente no setor de petróleo, gás e mineração. “Ter a certificação faz a diferença na hora de realizar negócios com as grandes empresas”, destaca.

Certificações
As principais certificações são a ISO 9001, ISO 14001 e a OHSAS 18001. A primeira trata a questão da Gestão de Qualidade, a segunda é sobre Meio Ambiente e a terceira Segurança e Saúde no Trabalho. “A empresa que possui as três certificações se enquadra no SGI – Sistema de Gestão Integrada, e passa a ter uma visibilidade muito maior”, explica Ana Nunes.

CAA/SE promove vacinação contra a gripe para Procuradores do Estado
A Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) e a Procuradoria-Geral do Estado em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE – promoveram no dia 23, no auditório da PGE/SE, uma campanha de vacinação – influenza trivalente – contra os três tipos mais graves de gripe, para Procuradores do Estado.

Presenças
Estavam presentes, a subprocuradora-geral, Conceição Maria Gomes Ehl Barbosa – na oportunidade, representando o procurador-geral do estado, Márcio Leite de Rezende -, o  presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE -, Inácio José Krauss de Menezes, o presidente da Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), Pedro Durão, a colaboradora da CAA/SE, Lindalva Santos, a enfermeira, Viviane Gomes e diversos Procuradores do Estado.

Finalidade
Para o presidente da CAA/SE, Inácio Krauss: “a campanha tem a finalidade de trazer o advogado público para usar os serviços que a CAA/SE oferece aos advogados. Começamos esta campanha de vacinação em junho do corrente ano, levando a vacinação da gripe para todos os fóruns de Aracaju. Agradeço ao procurador-geral, Márcio Leite de Rezende, ao presidente da APESE, Pedro Durão que abraçaram a nossa campanha de vacinação e permitiram que viéssemos aplicar a vacina nos procuradores. A CAA/SE já levou para as instituições, campanhas contra o glaucoma, teste de audição, teste de garganta etc, todos realizados por médicos habilitados. Esta com certeza será a primeira de uma série de campanhas que traremos para esta instituição".

Parceria salutar
Segundo o presidente da APESE: "a parceria é salutar juntamente para promover a união, a integração entre a própria OAB e todos os advogados públicos, em especial o procurador, demonstrando também, a possibilidade de utilização do serviço da CAA/SE. Nós já afirmamos nossos agradecimentos aos diretores da CAA/SE, Inácio Krauss e ao presidente da OAB, Carlos Augusto, por permitirem esta integração. Dentro disto, a APESE imaginou o programa de qualidade de vida que é buscar melhorias na qualidade do sono, melhorias na alimentação sadia funcional, proporcionando ao procurador um ambiente mais saudável de vida, mais saudável laboral".

Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta, dia 25
Começa nesta sexta-feira, 25, a 16ª Conferência Nacional dos Bancários. Nela, serão aprovadas a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014. O evento acontece em Atibaia, interior de São Paulo.  Cerca de 700 delegados, delegadas e observadores de todo o país estão inscritos para a Conferência, que termina no domingo 27.

Pauta
A pauta nacional de reivindicações será aprovada na plenária, a qual será entregue para a Fenaban, para posterior negociação com os bancos. Dela, depende a renovação da convenção coletiva de trabalho dos bancários. Serão tratados quatro grandes eixos temáticos: emprego (corte/demissões, rotatividade e terceirização); reestruturação produtiva no sistema financeiro (banco de futuro, correspondentes bancários e bancos pelo celular); remuneração (aumento real, piso salarial e PCS); e condições de trabalho (metas e segurança bancária).

Sintrase entra na Comissão de Implementação do PCCV
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) entrou na Comissão de Trabalho Técnico encarregada de Implementar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos de Administração Geral (PCCV/AG).

Instalação
Segundo o presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, a comissão será instalada logo após a publicação no Diário Oficial. Do Sintrase, estarão na comissão o secretário geral e a secretaria de Finanças do sindicato, respectivamente Diego Araújo e Elma Andrade. A comissão será comandada pela secretária-adjunta da Seplag, Lucivanda Rodrigues. A direção do sindicato está acompanhando os dados oficiais da folha mensal de pagamento, divulgados pelo governo estadual, para monitorar o início da implantação do PCCV e dirimir as dúvidas dos servidores.

Limite Prudencial
O sindicalista diz lamentar a permanência do governo estadual no Limite Prudencial, fato que impede que os salários sejam alterados, neste momento, dadas as imposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).  “Ainda assim, é importante destacar que fomos vitoriosos. A nossa antiga reinvindicação, o PCCV se tornou Lei. Demos um passo histórico para o ajuste e correção progressiva das desigualdades nos vencimentos na Administração Pública de Sergipe”, diz Waldir.

Destaque nos Jogos Internos
Durante o encerramento da 9ª edição dos Jogos Internos do Colégio Master, realizado no sábado, 19, um dos alunos premiados foi o querido Pedro Olivier. Quem estava lá prestigiando o garoto foi o seu pai, o secretário Municipal Juvêncio Oliveira, que não esconde a paixão e a admiração pelo pequeno.

EXPOCAR 2014
O dia 24 de agosto vai ser marcante para os amantes das quatro rodas em Sergipe. O Gonzagão do conjunto Augusto Franco vai receber a EXPOCAR 204 By Auto Sergipe. Uma exposição para apaixonados por todos os tipos de carros desde os mais modernos aos mais antigos. Também vai rolar uma competição de rebaixados reunindo várias categorias.  Um bom programa para toda família.

Engenheiros da Norcon Rossi
Uma das consultorias mais respeitadas no universo corporativo, a Falconi, fundada pelo professor Vicente Falconi, promove treinamentos ‘in company’, na Norcon Rossi. Trinta engenheiros implantam uma nova ferramenta de gestão das obras e se dedicam ao novo processo administrativo. No histórico da Falconi, que há 15 anos introduziu o projeto em companhias de construção civil com o método PDCA (Plan, Do, Check and Act), o resultado já constatado é de um aumento da margem operacional das empresas em até 24%, em média, como consequência da melhoria de prazos e custo da obra.

Engenheiros da Norcon Rossi II
A Consultora Líder da Falconi, Gabriela Mascarenhas, afirma que percebeu abertura dos profissionais da Norcon Rossi para o novo modelo de gestão. “Os ganhos são para a empresa e para os profissionais. As melhorias alcançam resultados nas áreas de segurança, custos, prazo da obra, qualidade e organização. A capacitação tem sido muito produtiva em virtude da experiência, conhecimento e disposição do corpo técnico da Norcon Rossi e Rossi”, avaliou.

O Sarau Musical está de Volta
Com o advento do festejo junino e copa do mundo o Sarau Musical foi suspenso e estará voltando amanhã. Varias são as atrações: Djalma, Medeiros, Cléber Alberto, Água Viva, Nelton Pyter e Thaiza Marques (vocalista da Banda Mulheres Perdidas) com início marcado para o meio-dia. Faça sua reserva através do celular (79) 9977-3304. P.S. A direção do Sarau Musical Entre Amigos informa que será realizada apenas uma edição ao mês, último sábado, pois o Solar Entre Amigos (espaço onde é realizado o Sarau) tem agendamento nos outros finais de semana para eventos festivos de cunho particular.

Agenda
25 de julho, quinta-feira. Dia do ESCRITOR, do MOTORISTA e do COLONO.
O IPCA-15, indicador de prévia da inflação, acusou uma queda na alta de preços, promovida pela redução verificada na comercialização de alimentos e passagens aéreas, mas os aumentos nas tarifas de energia elétrica fazem com que o índice fique perto do centro da meta. Com um PIB menor, o governo prevê queda de 9 bilhões de reais na arrecadação. Com a NOKIA, o lucro da MICROSOFT cai 7 por cento. Juiz manda Argentina buscar acordo de emergência. 1,02 por cento dos candidatos não têm o curso fundamental. Os brasileiros criam armas para enfrentar o mosquito da dengue. O teto da meta da inflação, neste ano de 2014, é de 6,5 por cento. Descobertas novas evidências sobre a queda do avião que caiu na Ucrânia.

CURTAS

ISRAEL DECLARA QUE O BRASIL É IRRELEVANTE. /// AFIRMAÇÃO DA DIPLOMACIA ISRAELENSE SURPREENDE O GOVERNO BRASILEIRO. /// ATAQUE DE ISRAEL MATA 15 EM ESCOLA DA ONU. /// AVIÃO SOME COM 116 PESSOAS A BORDO. /// AERONAVE IA DE BURKINA FASSO PARA A ARGÉLIA. /// FMI REDUZ PREVISÃO DO PIB DO BRASIL PARA 1,3 POR CENTO EM 2014. /// TRIBUNAL EUROPEU CONDENA POLÔNIA POR SEDIAR PRISÃO SECRETA DA CIA. /// PSDB DESISTE DE DISPUTAR A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM PERNAMBUCO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Reportagem investigativa
O laureado jornalista carioca Lúcio de Castro publicou, na ESPN, mais uma importante reportagem na qual são exibidos documentos que comprovam a atuação do técnico Dunga, da seleção brasileira, como agenciador de jogadores de futebol, o que teria sido negado pelo treinador gaúcho, anunciado, na semana passada, pela CBF, como novo titular da seleção nacional. Os documentos são inquestionáveis e já foram reproduzidos em vários órgãos da mídia, a começar, é claro, pela emissora de TV supracitada. Vale salientar que Gilmar Rinaldi, coordenador-geral de seleções, passou um longo período exercendo essa atividade, mas garantiu que a deixou de lado, em caráter oficial, na véspera do anúncio feito pela Confederação Brasileira de Futebol dando conta de sua nova função no futebol brasileiro.

Escolhas anacrônicas
Os nomes escolhidos pelos dirigentes da CBF para realizar uma ampla reforma no futebol brasileiro representam, de modo insofismável e incontestável uma posição totalmente antagônica às reais necessidades de modernização das estruturas de nosso futebol, dentre elas o aperfeiçoamento da gestão através de sua profissionalização, a organização de um calendário que venha a fortalecer todos os clubes filiados, e a intensificação de treinamentos táticos e técnicos, item que há muito tempo não freqüenta os roteiros da seleção principal. Como já frisamos, perdemos uma ótima oportunidade para a efetivação de mudanças estruturais e não meramente conjunturais. A verdade é que com a manutenção do atual “status quo”, que perdura há décadas, torna-se impossível uma verdadeira reforma. A solução seria a extinção da CBF e a consequente formação de uma nova entidade que ficasse a salvo da influência de cartolas da espécie de João Havelange, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, o atual vice e presidente já eleito em mais um golpe perpetrado pelo grupo dominante, sendo que este último terá como vice-presidente o atual dirigente máximo, José Maria Marin. A propósito, na última eleição, solertemente antecipada para antes da Copa do Mundo, não houve candidato de oposição. E sim mais uma aclamação. Pois é, a CBF é regida pelo direito privado. Mas o futebol é um componente expressivo da cultura de nosso povo. Assim sendo, nada mais justo que esse setor importante da vida nacional seja submetido a uma permanente fiscalização do Estado. Não se trata de estatizar o futebol. Mas evitar que ele seja explorado livremente. Positivamente, não há como aceitar como corretas as escolhas feitas pela CBF. É uma pena que a humilhante goleada aplicada em nossa seleção pela “piedosa” Alemanha não tenha servido de exemplo para os que, sem maior comprometimento, continuam comandando os destinos do futebol brasileiro.

Dilma vai receber clubes
Nos próximos dias, a presidente Dilma vai receber presidentes de clubes, para uma conversa sobre a atual situação do futebol brasileiro. No fim de maio, Dilma recebeu representantes do Bom Senso Futebol Clube.

Vamos subir Dragão
O Confiança, que em 2008 protagonizou a campanha que quase o leva à série C do campeonato brasileiro, conta com um elenco que tem condições de realizar um papel positivo neste ano.

Jailton
O ex-atleta do Flamengo e do Fluminense deverá reforçar a equipe proletária e já no próximo domingo estreará diante do Porto de Caruaru, o líder de seu grupo.

Vistorias
Falando sobre as vistorias dos estádios já realizadas, o presidente Carivaldo de Souza afirmou que muito dificilmente o de Boquim estará em condições para sediar partidas. Em consequência, poderá haver uma baixa dentre as equipes que postulam disputar o certame da série A-2.

Pelada no Batistão
Incrível, mas é verdade. Funcionários da obra de reforma do Batistão andaram batendo sua bolinha no gramado do Batistão. Os responsáveis pela liberação foram punidos.

COB
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Artur Nuzman, informou que a meta do Brasil é ganhar 30 medalhas na Olimpíada de 2016. Para tanto, já foram feitos investimentos de 600 milhões de dólares no atual ciclo olímpico. Segundo ele, o Brasil pretende ficar, pelo menos, no rol dos 10 primeiros colocados. Como se vê, dinheiro não é problema.

Auxiliares pontuais
Este é o nome do novo cargo criado para compor a Comissão Técnica da seleção. O primeiro deles será Mauro Silva, tetracampeão mundial, em 1994. Embora tenha declarado que não sabe exatamente o que isso significa, Mauro Silva disse que está pronto para colaborar. Depois dele, outros jogadores exercerão a função de AUXILIAR PONTUAL.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Eliane_Aquino  O lançamento do livro Improvável Poética de Marcelo Déda, foi simplesmente LINDO, com amigos de uma vida inteira e uma energia sem igual!

www.twitter.com/WilliamFonseca  Somos eternos enquanto vivemos dentro do coração e da cabeça de quem nos ama verdadeiramente.

www.twitter.com/zehdeabreu  Com essa "crise" toda, o Brasil "parado" e nao consigo reservar um hotel em Campos do Jordão para uma parente. Tudo lotado, baixa temporada!

www.twitter.com/mendoncaprado  Estou decidido a prosseguir empunhando a bandeira de defesa dos interesses do povo sergipano contra os ataques dos aproveitadores de plantão.

www.twitter.com/riltonmorais  O conflito Israel versus Palestina mostra a verdadeira índole cruel do ser humano. Muitos defendem Hitler para atacar os judeus. Loucos.

www.twitter.com/FranciscoPippio  As Minas Gerais de Aercio Neves agora tem um aeroporTIO!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"O sucesso só ouve o aplauso. Para tudo o resto é surdo."

"Não importa o quanto uma ideia seja nova, mas sim o quão nova se torne."

Elias Canetti, escritor em língua alemã, Prêmio Nobel de Literatura de 1981, nasceu em 25 de Julho de 1905 e morreu em 1994.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais