Escravos da laranja

0

Aquele acidente com um caminhão carregado de laranja, que matou sete trabalhadores em Estância, expôs a completa falta de segurança de quem trabalha para os produtores e as beneficiadoras de citros na região Centro-Sul de Sergipe. Depoimentos de amigos e familiares das vítimas deixaram claro que o catador é transportado para os pomares em cima de caminhões velhos e inseguros, não tem carteira assinada e recebe uma ninharia pelo dia trabalhado, ou seja, é um verdadeiro escravo. Foi por lutar contra esse tipo de desrespeito ao ser humano, especialmente às crianças, que o sindicalista e vereador Carlos Alberto Santos de Oliveira, o ‘Carlos Gato’, foi assassinado há 9 anos, em Pedrinhas. Estranho é que passado tanto tempo, o catador de laranja permaneça sendo tratado como animal na região Centro-Sul, sem que as irregularidades trabalhistas sejam denunciadas pelos sindicatos, órgãos públicos e lideranças políticas. Uma vergonha!

Economia aquecida

Aracaju vai sediar o IX Congresso Norte Nordeste de Urologia, promovido pela seccional sergipana da Sociedade Brasileira de Urologia. O evento, que acontecerá no Hotel Parque dos Coqueiros a partir de quarta-feira, aquecerá fortemente a economia, pois além da hospedagem, os cerca de 500 participantes de outros Estados e seus familiares gastarão com táxi, restaurantes, bares, artesanato, shopping, etc. A Êxito Eventos, organizadora do Congresso, acredita que os visitantes deixarão no Estado mais de R$ 1 milhão. Legal!

Político maduro

Muito boa a entrevista concedida pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) ao colega do Jornal do Dia, Chico Freire. Ele explica porque aceitou o convite para ser secretário da Educação, diz que o seu partido não seria obstáculo para a composição da chapa majoritária governista e, para desespero da oposição, revela que jamais pensou em romper com o governador Marcelo Deda (PT). Vale a pena conferir e entrevista!

Dinheiro de plástico

A partir de primeiro de julho próximo, acontecerá a unificação das máquinas leitoras de cartão de crédito. Isso vai gerar uma maior competitividade entre as operadoras. “As grandes empresas como a Cielo, Redecard e a Santander/Getnet finalmente conhecerão a concorrência e, por certo, buscarão os lojistas visando oferecer vantagens para a fidelização”, afirma Samuel Schuster, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Ele sugere cautela aos empresários para que possam negociar o melhor contrato.

Feirão da Caixa

Será aberto na próxima quarta-feira, o 6º Feirão Caixa da Casa Própria, que se prolongará até o domingo. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Sergipe. Nos 40 estandes, as principais construtoras e imobilarias ofertarão imóveis novos e na planta. O consumidor poderá conferir o lançamento de 22 empreendimentos habitacionais, que serão construídos em Aracaju, São Cristóvão, Socorro, Barra dos Coqueiros e Estância, bem como adquirir imóveis novos em empreendimentos já edificados.

Valor de mercado 

O Celta, da Chevrolet, é o carro que menos perde valor depois de um ano de uso. Foi o que atestou uma pesquisa realizada pela Agência AutoInforme. A versão Spirit perdeu apenas 11,3% nos últimos 12 meses, sendo o melhor negócio do ponto de vista financeiro. Segundo a pesquisa, o pior negócio fica com o Citroën Picasso Exclusive 2.0, que perde 24,1% de valor após um ano de uso, seguido do Scénic Expression (-22,8%) e do Toyota EAV (-22,1%).

Dia dos Namorados

O comércio varejista de shopping center está otimista para o Dia dos Namorados. Os empresários do setor apostam num crescimento de 14% nas vendas para período. A data é considerada a terceira melhor para o varejo, perdendo apenas para Natal e Dia das Mães. Os presentes mais procurados pelos namorados são os do setor de perfumaria, joias, semijoias, vestuário, calçados, flores e chocolates.

Planos de saúde

Passa a valer, a partir de hoje, a norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar que amplia a cobertura mínima obrigatória oferecida por planos de saúde. Entre as principais novidades destacam-se o transplante de medula óssea, PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, implante de marca-passo multissítio, oxigenoterapia hiperbárica e mais de 20 tipos de cirurgias torácicas por vídeo. Também passam a vigorar importantes inclusões no segmento odontológico, como colocação de coroa e bloco. Fique atento para não ser enrolado.

Leão mão aberta

A Receita Federal deve liberar nos próximos dias a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2010 (ano-base 2009). O lote inicial vai priorizar os idosos que não cometeram erros no envio da declaração. A previsão é que o dinheiro seja liberado no dia 15. O site www.receita.fazenda.gov.br está à disposição do contribuinte interessado em saber se o ‘Leão’ liberou a grana. Confira!

Urubu na muda

Antes que torcedores de outros clubes comecem a tripudiar o Mengão por mais uma derrota (foi flórida), a coluna se apressa em explicar o que aconteceu. O Urubu rubro negro perdeu porque está na muda, trocando a plumagem preta pela amarela, para torcer pela Seleção Brasileira. Nesta fase, a ave fique meio sonolenta, evita vôos mais longos e descuida da retaguarda. Foi aí que o Goiás se aproveitou e virou o jogo. Depois da Copa o Mengão retoma a sua garra e parte para conquistar o Campeonato Brasileiro. Duvida?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários