Esse Meirelles só pensa em aumentar impostos

O Ministro da Fazenda, Sr. Henrique Meirelles, parece que não gosta de trabalhar ou botar a cabeça para pensar. Ao sinal de dificuldades pela frente, ele vem logo com propostas de aumento de impostos. Como se já não bastasse o aumento que concedeu para a gasolina, acenou com aumento do Imposto de Renda. Era para ver se colava. Como houve uma reação pronta e incisiva da opinião pública, a equipe econômica voltou atrás, o mesmo o fazendo o Presidente Temer. Vão estudar outras soluções. Ou seja, vão queimar as pestanas como já deveriam ter feito antes. O brasileiro pena hoje quatro meses ao ano para poder pagar os impostos que já lhe impingiram. Não precisa de mais impostos. Precisa, isso sim, de homens que encontrem soluções criativas dentro do esquema atual. Isso é tudo que falta ao governo federal do Sr. Michel Temer: criatividade e organicidade.

Na calada da noite

O Presidente Michel Temer mantém o costume de receber amigos e ministros do seu governo na calada da  noite, fora da agenda oficial e sem que se divulgue o conteúdo das conversas. Numa dessas, ele se esborrachou, pois foi gravado pelo empresário Wesley Batista e deu no que deu: arranjou um processo contra si próprio. Esta semana recebeu a futura Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, dentro do mesmo esquema. Coube a ela uma explicação: foi acertar detalhes de sua posse que ainda vai ocorrer em setembro. Trocando de mal como o atual PGR, Rodrigo Janot, Temer não vê a hora de se livrar dele. Tanto que já pediu ao Supremo a suspeição dele em casos em que aparece como interessado.

Desculpas fajutas…

Pródigo em entrar em frias, o Presidente do Tribunal de Contas, Sr. Clóvis Barbosa de Melo, foi obrigado a pedir desculpas a ex-governadores, aos quais fez acusações sérias pela situação da Previdência Estadual. Seria melhor que tivesse ficado calado. Já que pretende, como sinalizou, entrar
na vida política.  

    ***

O escriba encontrou-se com um Conselheiro do Tribunal de Contas com o qual mantém laços antigos de amizade e de chofre, perguntou-lhe:
– Como é que você está engolindo Clovis no Tribunal?
– Menino, você está vendo o número de tolices que ele apronta? Engulo apulso porque não tem outro jeito.

Os atrasos vão continuar

O Governo do Estado estuda modos para sair desta enrascada de atrasar a folha de pagamento do pessoal, que já dura dias que podem virar meses. Neste momento, o governo trabalha com atraso nos vencimentos nos meses de julho, agosto e setembro. Pode melhorar em outubro.
Esta semana, sindicatos ligados aos servidores públicos foram à Assembleia Legislativa para uma manifestação contra o governo, cuja palavra de ordem era a correção dos salários,  já que há categorias que há 4 anos não recebem reajuste. O Presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, deu sua opinião:

– Eu, se fosse Jackson, daria reajuste para todo mundo. Mas avisava logo que um mês receberiam, no outro não… Como não há dinheiro, só fazendo assim para resolver o problema.

Aliás, o deputado Luciano Bispo mostrou todo o seu grau de paciência no dia desta manifestação. Uma servidora  no plenário, gritava a plenos pulmões palavras de ordem contra o governador e contra deputados governistas. Mas, o presidente da Casa não usou do seu direito de mandar retirá-la do plenário, pelos policiais que servem a casa. Quando ela se cansou de fazer seu comício particular, foi embora

O comércio não está vendendo nada

Quem circula pelo comércio sergipano, está estranhando a pouca movimentação nas lojas. Algumas abrem pela manhã e fecham ao meio-dia para o almoço sem vender nada. Muitas outras lojas estão apelando para promoções=, na base de baixar os preços da s mercadorias entre 20 e 50%. A crise não está dando mole para ninguém. Tá barra pesada mesmo…
Um inverno com muito frio
Aracaju há muito tempo não vive um inverno tão frio quanto este. Há dois ou três dias atrás tivemos a noite mais fria do ano, com o termômetro assinalando 19 graus na Capital e entre 15 e 17 graus em cidades do interior. Também tem chovido muito. Chuva forte e intensa. O que levou um taxista a comentar:

– Para nós é bom que chova, porque aparecem mais passageiros. Mas, São Pedro está exagerando. Não precisava tanta água. O bom é viajar ao interior: no sertão, as terras estão verdinhas, brilhando de alegria…

O mundo é das mulheres

Um estudo feito pelo Sebrae mostra que Sergipe é o Estado como o maior percentual de mulheres comandando uma empresa. Segundo o levantamento feito com base nos dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014, do IBGE, 37,7% do total de negócios são chefiados por pessoas do sexo feminino. O percentual é bem superior às médias do Nordeste (32,7%) e Nacional (31,7%). Os números do estudo “Os Donos de Negócioo no Brasil” apontam que dos 309.031 empreendimentos sergipanos, 1165.753 são comandados poor mulheres. Esse número vem crescendo consideravelmente ao olongo dos últimos anos, o que demonstra o interesse cada vez maior delas pelo empreendedorismo. Em 2016, por exemplo, era 90 mil a quantidade de mulheres chefiando um negócio no Estado, representando 33,2w% do total. Um perfil dessas empresarias: ela tem menos de 45 anos, empreende em um local fixo (lojas, oficinas, escritórios), trabalha por conta própria e atua prioritariamente no setor de serviços. Dentre as principais áreas de atuação estão os restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiras (13%) e comércio de cosméticos (15%).  “As mulheres têm buscado cada vez mais empreender e isso é muito positivo para a economia. Elas estão buscando se qualificar mais antes de abrir um negócio, não têm receio em buscar conhecimento para administrar melhor a empresa e estão mais antenadas em relação ao que acontece no mercado. Isso contribui para aumentar a sobrevivência desses empreendimentos, elevando assim as chances de sucesso”, explica o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.

Festa de Natal
Diante da enorme movimentação na sessão de 4ª feira, na Assembleia Legislativa, um jornalista indagou do Presidente da Casa, deputado Luciano Bispo:
– O que é que vai acontecer aqui hoje?
– Festa de Natal.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais