Está chegando a hora de vender gato por lebre

A classe política está afiando o gogó nos ensaios dos discursos para, mais uma vez, engabelar o eleitorado. É bom a população abrir os olhos, pois está chegando a hora de se vender gato por lebre. Com raras exceções, os candidatos e candidatas vão encher os ouvidos do povo com o famoso canto da sereia, em troca de votos suficientes para se elegerem nas eleições de outubro. Não faltará quem prometa acabar com a corrupção, três refeições ao dia para os miseráveis, bons empregos, moradia de qualidade, saúde e segurança de primeiro mundo, ônibus com ar refrigerado, salários justos aos servidores públicos, etcétera e tal. Ao cidadão que deseja eleger representantes comprometidos com Sergipe cabe identificar aqueles que apresentarão propostas concretas. O eleitor também deve ficar muito atento, pois a grande maioria dos candidatos vai aproveitar a campanha eleitoral para, como diz o poeta popular Jessier Quirino, cerca-se de “meia dúzia de corrupto/ E acunhar na promessa/ E a pisadinha é essa:/ Três promessa por minuto”. Misericórdia!

PT no “prego”

O PT corre o risco de ficar sem o mobiliário de sua sede estadual, localizada em Aracaju. É que, segundo as línguas ferinas, a Justiça mandou penhorar os bens móveis do partido para leiloá-los, visando pagar dívidas da legenda contraídas na campanha eleitoral de 2014. Segundo o Zé Povinho, o “prego” deixado na praça pelo PT supera os R$ 300 mil. Até agora, a direção do partido não disse nadica de nada sobre a anunciada penhora. Será que a turma da estrelinha vai correr a sacolinha entre os filiados para pagar o débito e evitar que seus cacarecos vão a leilão? Home vôte!

Abaixo o preconceito!

Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ já sofreram algum tipo de agressão. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Segundo a consulta popular, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Desconjuro!

Mais um no páreo

O senador Alessandro Vieira (PSDB) lançou festivamente ontem, a sua pré-candidatura ao governo de Sergipe. Seu parceiro de chapa como vice é o empresário Milton Andrade (Cidadania). É quase certo que a postulante ao Senado seja a delegada de polícia Danielle Garcia (Pode). Durante o evento, realizado na zona sul em Aracaju, também foram divulgados 10 nomes de pré-candidatos à Câmara Federal e 28 postulantes à uma cadeira na Assembleia Legislativa. Nos discursos, Alessandro, Milton e Danielle prometeram transformar Sergipe numa terra de farturas. Entusiasmado, Vieira conclamou os aliados para “fazer juntos a mudança que nosso estado espera”. Então, tá!

Grana no bolso

O governo de Sergipe anunciou a antecipação do pagamento da folha de pessoal deste mês. Com isso, os servidores estaduais começarão a receber os salários no próximo dia 21. A medida, segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), visa estimular a economia sergipana no período das festas juninas. A antecipação dos salários injetará R$ 400 milhões no comércio local. Os festeiros que estão pensando em torrar a grana toda nos animados forrós, não devem esquecer que só verão a cor do próximo salário no final de julho. Cruzes!

De olho na malandragem

Aviso aos navegantes: quem estiver pensando em burlar a lei na campanha eleitoral deste ano é bom ir tirando o cavalinho da chuva. O Judiciário tem alertado que não será cúmplice dos transgressores da legislação. Os partidos também devem respeitar as regras sobre financiamento das campanhas, pois a Justiça vai atuar com o mais absoluto rigor na análise da prestação de contas. Portanto, o político que pensa em fazer falcatruas, é bom ficar sabendo que pode dar com os burros n´água. Quem avisa, amigo é!

Viola de boca

O pré-candidato a senador Eduardo Amorim (PL) promete que, se eleito, apresentará um Projeto de Lei obrigando que todos os eventos financiados com recursos federais incluam em suas programações metade de artistas locais. A ideia, segundo o fidalgo, é valorizar a turma da terra e impedir que todos os recursos alacados para os festejos migrem para outro estado. Pergunta que não quer calar: por que Amorim não apresentou esta propositura em benefício dos nossos músicos durante os 12 anos em que passou no Congresso como deputado federal e senador? Marminino!

Volta ao “batente”

Após duas semanas gozando de merecido descanso, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) reassumiu, ontem, a administração de Aracaju. Enquanto o pedetista estava de férias, a gestão foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Vinícius Porto (PDT). É que a vice-prefeita Katarina Feitosa e o presidente do Legislativo aracajuano Nitinho Vitale – ambos do PSD) – estão impedidos de assumir a Prefeitura por serem pré-candidatos à Câmara Federal. Ao reassumir, Nogueira disse que retorna completamente revigorado para seguir melhorando a vida das pessoas. Ah, bom!

Ladrões de merenda

Enquanto estudantes comem pão dormido, asa de frango e bebem água açucarada, alguns empresários e prefeitos enchem os bolsos com o dinheiro destinado à compra da merenda escolar. Isso ocorre há anos, mas não se tem notícia que alguém tenha sido preso por ter deixado milhares de alunos a pão e água. Quando muito, os ladrões do dinheiro da merenda são denunciados pela imprensa ou respondem leves processos administrativos. Todos, naturalmente, de bolsos e barrigas cheias. Êita Brasilzão sem jeito!

Pisou no freio

As atividades de estações que recebem o petróleo produzido em campos terrestres de Sergipe foram suspensas por determinação da Agência Nacional do Petróleo. Com a medida, foram paralisadas as operações nos campos de Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho. Segundo a Petrobras, as atividades serão retomadas depois que as adequações do sistema de gerenciamento de segurança operacional estejam finalizadas e aprovadas pela agência reguladora. Aguardemos, portanto!

Petista incomoda

A possibilidade de a jornalista Lurian Lula da Silva (PT) disputar as eleições deste ano em Sergipe está incomodando muita gente. Pré-candidatos de outras legendas não se cansam de lançar farpas na direção da moça, que vem a ser herdeira do presidenciável Lula da Silva (PT). A grita aumentou após circular pelas esquinas de Sergipe que Lurian pode disputar uma cadeira no Senado, na chapa do pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Esse zum-zum-zum só reforça o cacife da petista, pois ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos. Crendeuspai!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 30 de maio de 1890

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais