Estado violento

Em 10 anos a violência cresceu 176% em Sergipe, deixando o Estado na 5º posição nacional. É o que revela o estudo “Mapa da Violência 2010”, baseado em dados levantados entre 1997 e 2007. Proporcionalmente, a pequena Barra dos Coqueiros é o município sergipano mais violento com uma taxa de 45,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, seguido por Itabaiana com 43,7 homicídios para cada 100 mil almas. Aracaju, a capital do Estado ocupa a 4ª posição com 38,9 mortes para cada 100 mil moradores. Como o levantamento foi concluído há mais de dois anos, é provável que esse triste quadro tenha piorado ainda mais. Pelo menos é o que deixam transparecer as páginas policiais da imprensa sergipana. Uma lástima!

Maiores vítimas
O Mapa da Violência 2010 permite pela primeira vez, numa série histórica de cinco anos, quantificar o risco de um jovem negro ser vítima de homicídio – e é 130% maior do que o de um jovem branco. No total, o número de vítimas em todas as faixas etárias caiu 24,1% entre os brancos e subiu 12,2% entre os negros.

Fora do ar
Causou estranheza a muita gente o fato de a TV Aperipê, que transmitia ao vivo a inauguração da ponte Joel Silveira, ter saído do ar justamente quando o prefeito de Itaporanga, César Mandarino, ia começar o discurso. Pode ter sido uma mera coincidência, mas o fato é que uma emissora de rádio de Aracaju também fechou seus microfones para Mandarino. O que terá acontecido?

Quatro anos
O comunista Edvaldo Nogueira completa nesta quarta-feira, quatro anos a frente da Prefeitura de Aracaju. Ele iniciou sua administração no dia 31 de março de 2006 quando Marcelo Déda (PT) renunciou para disputar o governo de Sergipe. Até se reeleger em 2008, Nogueira cumpriu 2 anos e 9 meses do mandato deixado pelo petista, tempo que se soma aos 15 meses deste segundo mandato. Para comemorar os quatro anos de administração, Edvaldo participará hoje de uma confraternização com seu secretariado.

Farra de remédio
Relatório nacional divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com dados de 2009, indica abuso na prescrição de drogas anorexígenas (remédios usados para emagrecer, como a sibutramina).  O órgão apurou que o maior prescritor do femproporex, outra droga do gênero, é dermatologista. Para se ter uma idéia da farra que estão fazendo com as drogas anorexígenas, somente em 2009, foram consumidas quase duas toneladas de sibutramina, cuja venda o governo acaba de restringir.

Ganância bancária
Estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor revela que as tarifas de serviços bancários avulsos subiram, entre abril de 2008 e fevereiro deste ano, até 328%, 33 vezes a inflação no período. Ouvidos pelo jornal Estadão, os bancos disseram que os pacotes de serviços, que aumentaram até 65,8%, beneficiam os clientes. Durma com um barulho desse!

Fim de benefício
Os consumidores têm até hoje para comprar carros, motos e móveis com tributo reduzido. A partir de amanhã, as desonerações para esses produtos deixam de vigorar.
Em todos os casos, o objetivo foi estimular a produção de setores atingidos pela crise econômica do ano passado. A medida atendeu às expectativas da indústria automobilística. O IPI para alguns tipos de produtos só será elevado pela metade em relação ao original. Para os móveis, as alíquotas serão de 5% para todos os produtos. Anteriormente, alguns tipos de móveis pagavam 10% de IPI.

Sem acordo
A Executiva Nacional do Democratas (DEM) tomou ontem uma decisão inócua: proibir terminantemente qualquer coligação do partido com o PT nas eleições de outubro próximo. A pergunta é: e quem disse que o PT pretende juntar-se ao DEM de Arruda Panetone da Silva?  Para justificar sua decisão, o DEM informa que é antagônico ao PT não podendo, portanto, estarem no mesmo palanque. Que novidade, sô!

Aviso aos aposentados
Para não perder os benefícios, os aposentados e pensionistas que recebem proventos e pensões com recursos do Tesouro Nacional, a partir de agora terão que atualizar as informações pessoais anualmente. A iniciativa é para controlar a folha de pagamento processada pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Dentre as medidas do decreto presidencial, uma prevê que os beneficiários terão que comparecer pessoalmente ou enviar ao local de atualização um representante legal.

Semana curta
Para os servidores estaduais esta semana acaba hoje. É que o governador Marcelo Déda (PT) decretou que amanhã é ponto facultativo e sexta, como se sabe, é dia santificado.  No entanto, os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe e hospitais, estarão de plantão para atender a todas as demandas da população durante a Semana Santa.


 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais