Estratégia revelada

Após a tentativa frustrada de desqualificar o trabalho da delegada de Polícia, Danielle Garcia, responsável pelo inquérito sobre as verbas de subvenção, a Assembleia resolveu investir contra o Ministério Público Estadual (MPE). Para tanto, contratou o famoso advogado Carlos Alberto Menezes visando, segundo revela o próprio causídico, “colocar o Ministério Público no papel que lhe é reservado dentro do ordenamento jurídico”. Percebe-se, claramente, o desinteresse do Legislativo nas investigações sobre o mau uso dos recursos das subvenções. Estranhamente, prefere gastar o dinheiro do contribuinte para desmoralizar o trabalho dos policiais e promotores de Justiça, na esperança de que acusadores sejam confundidos com acusados. Percebendo a malfadada chicana, o MPE ajuizou ação pedindo o cancelamento da contratação do advogado. Alega que, como pessoa jurídica, o Parlamento não pode fazer parte da ação penal movida contra deputados e ex-parlamentares, todos acusados de se locupletarem com o dinheiro público. Tomara que a Justiça desfaça este artifício engendrado pela Assembleia com a clara intenção de atrapalhar as investigações e confundir a opinião pública.

JB nas internet

Desde que se submeteu a uma cirurgia no tendão do pé esquerdo, o governador licenciado Jackson Barreto (PMDB) só tem se manifestado pelas redes sociais. No dia 7 de Setembro, ele postou mensagem no Facebook lamentando não poder participar das solenidades cívicas. Também usou a ferramenta visando parabenizar os radialistas pelo seu dia. No último sábado, JB recorreu novamente à Internet para homenagear a população de Glória pelo aniversário da emancipação política do município.

Mulheres e jovens

Cerca de 60% dos alunos do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) são mulheres. O novo campus, localizado em Glória, oferece os cursos de Agroindústria, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia e as suas aulas são frequentadas por alunos, em sua ampla maioria, exatos 79,2%, são jovens da faixa etária entre 17 e 24 anos. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Políticos na muda

Esta será uma semana decisiva para os políticos interessados em trocar de partidos. A maioria vai pular a cerca agora, mesmo a presidente Dilma Rousseff (PT) tendo sancionado o item do projeto da reforma política reduzindo de um ano para seis meses o prazo para a filiação partidária de quem vai disputar as próximas eleições. Os mais cautelosos temem que este artigo seja derrubado pela Justiça.

Troca troca

É tida como certa a filiação ao PCdoB do prefeito de Estância, Carlos Magno. Mais próximo do governador Jackson Barreto (PMDB), o administrador estanciano resolveu deixar o DEM, depois de muitos anos nesta legenda. Também vai trocar de partido nesta semana o prefeito de Lagarto, Lila Fraga. Ele sai do PSDB e deve se filiar ao DEM.

Folha integral

A Secretaria estadual da Fazenda deve informar hoje se a folha de pessoal será paga integralmente até a próxima quarta-feira. A expectativa no governo é que, mesmo não sendo possível pagar a todas as categorias de uma só vez, o restante do salário seja pago antes do dia 11 do mês seguinte, como vem ocorrendo há alguns meses.

Asfalto no MP

O empréstimo de 20 toneladas de asfalto feito pela Prefeitura de Aracaju ao município de Frei Paulo foi denunciado ao Ministério Público. Autora da denúncia, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) suspeita da transação porque, inicialmente se informou que o asfalto havia sido vendido. “Depois a Prefeitura de Aracaju divulgou nota dizendo quer houve um empréstimo. Queremos saber o que ocorreu de fato e se tudo foi feito dentro da legalidade”, afirma Lucimara.

Quer ser opção

E quem sonha em disputar a Prefeitura de Itabaiana é o secretário estadual do Meio Ambiente, Olivier Chagas (PT). As esperanças do petista aumentaram depois da condenação do engenheiro Roberto Bispo (PMDB), nome de preferência do deputado Luciano Bispo (PMDB) para enfrentar o prefeito Valmir de Francisquinho (PSC). Com o mano fora do páreo, Luciano pode mesmo recorrer a Olivier.

Bicadas tucanas

Não chamem para a mesma festa o vereador aracajuano Adriano Taxistas e o empresário Adierson Monteiro – ambos do PSDB. Os dois tucanos vêm se bicando desde que o parlamentar passou a criticar as empresas de ônibus Progresso e Tropical. Segundo Andriano, as concessionárias pertencentes a Adierson atrasam os salários e não recolhem os benefícios sociais dos motoristas e cobradores. Nem precisa dizer que Monteiro quer ver o vereador bem longe do PSDB.

Reajuste condenado

Empresários sergipanos vão hoje a Assembléia tentar convencer os deputados a não aprovarem os projetos do Executivo aumentando o ICMS de vários produtos. Eles entendem que o reajuste vai agravar ainda mais a crise econômica vivida pelo comércio sergipano. Apesar da reação da classe empresarial, a base governista na Assembleia deve aprovar os projetos a toque de caixa e repique de sino. Alguém dúvida?

Recorte de jornal

Publicado no jornal O Estado de Sergipe em 26 de maio de 1935

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais