Estudo revela alta influência do PCC em Sergipe. Cresceu 107% em SE

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Infelizmente este é o tipo de fato que jornalista jamais gostaria de noticiar, por se tratar de uma engenhosa organização criminosa que tem conseguido arregimentar inúmeros jovens das regiões periféricas dos centros urbanos. E é uma sigla que muitos veículos de comunicação evitam citar para não dar ainda mais publicidade aos atos criminosos atribuídos a este grupo que hoje no Brasil possui mais de 30 mil membros, de acordo com os pesquisadores Camila Nunes Dias e Bruno Paes Manso, autores do livro: “A Guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil.”

O material, lançando recentemente, tem alimentado redações e servido como base para as mais diversas análises sobre a assombrosa ascensão do Primeiro Comando da Capital em todos os estados da federação. O grupo criminoso saiu da região Centro-Sul, onde se originou as primeiras células e hoje domina e rivaliza presídios e o mundo do contrabando de drogas do Oiapoque ao Chuí.

No entanto, o mais preocupante desta obra que veio a calhar em época de grande insegurança e violência em Sergipe, é a lamentável colocação num ranking elaborado pelos dois estudiosos que medem a influência do crime organizado em Sergipe. O estudo aponta um aumento assustador de 107% deste grupo criminoso em território sergipano. Isto significa que o estado Sergipe é rota e filial para as ações marginais desta organização e Sergipe deixa para trás estados bem maiores e mais populosos.

Esta triste estatística, embora contestada ou silenciada pela cúpula da segurança pública, revela que nos últimos anos as políticas de encarceramento e a ausência de politicas públicas protetoras criaram o espaço propício para a proliferação do crime. Presídios superlotados, equipamentos de segurança pública sucateada, faltando até combustível, delegacias do interior fechadas aos fins de semana, são apenas alguns recortes deste triste quadro da segurança em Sergipe.

Falta autoridade para combater o poder paralelo. Faltam investimentos e planejamento a médio e longo prazos. Concurso público não é um fim em si mesmo, mas apenas mais um meio para equipar toda uma política séria e comprometida tanto com os agentes quanto com a população contribuinte.

Enquanto o crime se organiza, governos se perdem e se degeneram em ações meramente paliativas e na eterna expectativa de mudanças por conta das eleições.

Não é hora de esconder “a realidade da realidade.” Pelo contrário, é momento de se ater a este riquíssimo arcabouço e tentar unificar os atores sociais para, conjuntamente, alijar o crime de Sergipe. Neste caso não tem meio termo: ou se toma posição ou se age com permissividade vendo o avanço do PCC em Sergipe.

Mais informações sobre o assunto: Presença PPC nos Estados e PCC é conveniente em SP porque produz fenômeno da pacificação.

Blog retorna no sábado, 08 Devido ao feriado de 7 de Setembro – Dia da Independência que ainda não chegou ao país –  o blog só será atualizado no próximo sábado, dia 08. Bom descanso para todos.

Cohidro: estação de bombeamento sem vigilante fica aberta e serve de pasto para animais numa área de altíssima tensão.  O vídeo  mostra o descaso da gerência da Cohidro com a vigilância e a segurança da Estação de Bombeamento de Águas – EB-100, localizada em Canindé e que é responsável pelo abastecimento do projeto Jacaré- Curituba, o maior da América Latina e o projeto Califórnia único alento hoje para os agricultores de Canindé do São Francisco. No vídeo o leitor perceberá que animais pastam dentro da área da estação próximo a uma grade de alta tensão e com a porta aberta. No local não tem vigilante, mas apenas um cidadão que cuida dos equipamentos. Um acidente no local, além de fatal, pode deixar sem água centenas de produtores. É o retrato do atual governo.

Socorro: em comício no dia 01 de setembro, prefeito anunciou inscrições para casas populares (através do governo do Estado), mas foi alertado pela Procuradoria Eleitoral O blog recebeu uma gravação onde o prefeito de Socorro, Padre Inaldo, no último dia 1º de setembro, anunciou inscrições para casas populares que seriam construídas atrás do Shopping Prêmio. Agora tem morador garantindo que a inscrição foi realizada e a Procuradoria Eleitoral está investigando. Se for verdade é crime eleitoral e os envolvidos responderão processos e podem ter seus mandatos cassados, se eleitos.

Lista de presenças e faltas para comissionados em Aracaju E outra denúncia formulada na Procuradoria Eleitoral também com provas materiais foi uma feita por comissionados da Prefeitura de Aracaju de diversas áreas que estão sendo obrigados a assinar uma lista de presença para ficarem nos semáforos entregando adesivos ou segurando bandeiras dos candidatos do prefeito. O caso é sério e mostra um desrespeito com o servidor municipal. Essa prática era combatida pelos chamados “esquerdistas”, que, hoje, são siameses dos “direitistas” em todas suas formas e ações.

Forró do Calote mostrou descaso dos governos com os artistas sergipanos “Os artistas são desprestigiados, mas nas eleições são lembrados”; “Os artistas de fora são contratados, os da terra são desprezados” e “Secretaria de Cultura não é comitê político, respeite a arte.” Com faixas com estas frases e muito forró, os artistas da terra que ainda não receberam dos shows que realizaram no Arraiá do Povo (governo do Estado) e Forró Caju (Prefeitura de Aracaju) realizaram o Forró do Calote na Rua São João na última terça-feira, 04. O evento contou com muitos artistas e a participação da comunidade. Os recursos da emenda prometida pelo deputado federal André Moura até agora não chegaram aos bolsos dos artistas da terra. Porém, os artistas de fora não tiveram problemas, pois foram pagos com recursos próprios ou patrocinadores. Um total desrespeito à cultura e aos artistas sergipanos.

 

 

II Forró do Calote será no calçadão E o vereador Américo de Deus, Rede, foi solidário aos músicos e destacou ontem, 05, da tribuna da Câmara de Aracaju, o sucesso do Forró do Calote. “O forró foi uma maravilha. Os artistas não tiveram medo de participar e de dizer que não receberam o dinheiro. Parabenizo os artistas que lá estiveram presentes. O próximo Forró do Calote será no calçadão. O dinheiro que foi prometido para o pagamento, até agora não chegou, e eles ainda estão sem receber”, disse. Américo informou que até a associação da Rua São João que realizou os festejos também não recebeu os recursos no valor de R$ 200 mil.

Além de milhões de desempregados, temos uma geração de desalentados Do ex-deputado federal José Carlos Machado: “Segundo o Portal Poder 360, além dos 12,9 milhões de  desempregados –, há 6,6 milhões de subocupados, 4,8 milhões de “desalentados” e 3,3 milhões que não buscam trabalho por algum impedimento. Este cenário caracteriza uma verdadeira tragédia, que pode ser ainda maior aqui em Sergipe, pois enquanto um quarto da força de trabalho brasileira está desempregada ou subutilizada, em Sergipe esse índice é de um terço, já que os dados do IBGE apontam taxas de desemprego mais altas em Sergipe do que as nacionais. Por isso, este será o grande desafio do próximo governador do Estado. Com a palavra, os candidatos…”

Almoço Somese – Eleições  A saúde pública é o tema principal dos debates realizados pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese) durante almoço às quintas-feiras. Hoje, 6, o candidato a governador do Estado, Eduardo Amorim (PSDB), e os candidatos ao Senado Federal, André Moura (PSC) e Pastor Heleno (PRB), serão os entrevistados pela classe médica.

Feriado de Independência altera funcionamento dos órgãos estaduais Amanhã, 07, é celebrado o dia da Independência do Brasil. A data é feriado nacional e, por isso, as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta não funcionarão nesse dia. A ação está de acordo com o decreto estadual de número 30.940, de 28 de dezembro de 2017. Os serviços emergenciais do Estado, tais como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência, estarão de plantão para atender as demandas da população.

Aprovado PL do vereador Juvêncio Oliveira que homenageia o jornalista Igor Franco Mais um Projeto de Lei (PL) de autoria do vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Juvêncio Oliveira (DEM), foi aprovado pela Casa e encaminhado para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira. Seguindo as sugestões de homenagem aos nomes que trazem significado ao povo aracajuano, o vereador colocou em votação o PL 365/2017, que denomina Rua Igor de Faro Franco a atual Rua E, no Loteamento Atalaia Sul I/II, no Bairro Atalaia.

Comoção A sensibilidade na sugestão se dá em função da comoção que o falecimento do jornalista e empresário Igor Franco causou em toda sociedade. “ Tenho certeza que este caso ainda é vivo na cabeça de todos os aracajuanos. Igor , que era proprietário de um renomado restaurante no Bairro Atalaia, foi vítima da violência que buscamos extinguir diariamente em nossa capital. Aproveito para registrar meu carinho aos familiares e amigos de Igor, que desde o primeiro contato com minha equipe, se mostraram pessoas de luz e de grande força” , pontua Juvêncio.

“Bandido tem que ser tratado como bandido”, diz Gilmar O deputado estadual Gilmar Carvalho parabenizou a Segurança Pública de Sergipe e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais pela operação que desarticulou um grupo de assaltantes de bancos em Japaratuba.

Clima de insegurança De acordo com o parlamentar, o clima de insegurança em Sergipe é enorme e por esse motivo é necessário repreender os atos ilícitos praticados por marginais. “É necessário botar na cabeça de bandido que vai ter o que pedir. Marginal deve ser tratado como marginal e bandido deve ser tratado como bandido. Não nasci para ter pena de quem não tem da população. Espero que outras ações como essa aconteçam”, declarou o deputado.

Escola de Rosário do Catete ultrapassa a meta do Ideb Professores e alunos da Escola Municipal Professora Ernestina Silva, no Povoado Siririzinho, em Rosário do Catete, estão satisfeitos com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a escola ultrapassou a meta projetada para 2017, que era de 3,5 e atingiu 3,9 no ensino fundamental maior.

Empenho de todos Os bons números são atribuídos ao empenho dos professores, alunos, equipe administrativa e as boas condições do estabelecimento que em 2017 foi reformado pela administração do prefeito Vino Barreto. Além de carteiras novas, a escola recebeu equipamentos de infraestrutura, como câmeras de segurança, entre outros. A Escola Professora Ernestina Silva tem 425 alunos matriculados, da creche ao ensino fundamental maior e conta com 25 professores no seu corpo docente. Funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                         

Que vergonha! Desespero eleitoral leva ao uso da imagem de Déda Pelo zap: “Veja que vergonha, pra quem disse que não iria usar a imagem de Déda. Belivaldo Chagas desesperado com o péssimo índice nas pesquisas, tenta usar a imagem do falecido Marcelo Déda para se beneficiar eleitoralmente. Que vergonha!”

Homenagem a Nilton Pedro Pelo zap, advogado Nilton Vieira: “Nilton Pedro faleceu, uma excelente pessoa, inteligente, criativo, grande mestre da UFS, proativo, ótimo companheiro, foi perseguido no regime militar, sempre pronto a uma boa conversa, assim como a ensinar os seus grandes conhecimentos em qualquer ocasião, um honestíssimo militante de esquerda, esteve exilado no Chile, era um brizolista assim como eu.Uma irreparável perda.”

No Centro de Aracaju carro estacionado e placa em calçada: a mobilidade urbana de Edvaldo Pelo zap: “Caro jornalista não divulge meu nome porque trabalho em uma empresa próximo ao local da foto. Você pode perceber um carro na calçada e uma placa, ficando apenas um pequeno espaço para nós pedestres. Um absurdo! As calçadas largas no centro foram criadas no projeto de revitalização quando Gama era prefeito. Agora o prefeito Edvaldo, através da SMTT, responsável por multar o veículo em situação irregular, e a Emsurb, responsável por limpar a cidade das sujeiras de publicidade, deixam a cidade virar um mangue. Coitada de Aracaju.”

Faltando poucos mais de um mês para as eleições 2018, o candidato ao Senado André Moura não está honrando seus compromissos com sua equipe de comunicação Pelo zap, de alguns membros da equipe: “Os salários da equipe, boa parte dela trabalha com ele desde o início do ano em sua pré-campanha, já vinham sendo pagos com atrasos desde junho, e até o final da semana passada os cachês de campanha não tinham sido sequer negociados, inclusive prometeram aos motoristas que os mesmos receberiam cachê de campanha, mas não foi bem isso o que aconteceu, eles tiveram que ficar pelo mesmo salário. Ninguém teve contrato no início, somente quem ficou na campanha. Agora, depois que todos já prestaram os serviços, trabalharam o mês de agosto confiando na palavra e idoneidade do candidato e da sua equipe de coordenadores de campanha, uma parte da equipe foi demitida, alguns terão que trabalhar recebendo o mesmo salário para poder pagar suas contas, e outros poucos conseguiram fechar cachê de campanha com valores bem abaixo do valor de mercado. A grande revolta da equipe é que tanto os salários, quanto os cachês serão divididos em quatro parcelas, situação que não foi combinada com os colaboradores. A equipe está a ver navios, vivendo de promessas não cumpridas e esperando a próxima apunhalada. Para a coordenação de campanha de André Moura, a eleição já está ganha e ele não precisa mais de uma equipe de comunicação tão grande. Se o deputado federal e candidato ao Senado faz isso com sua própria equipe, logo ele que promete em seus programas eleitorais e redes sociais aumentar a geração de emprego e renda da população, fica difícil acreditar que uma pessoa que deixa de honrar seus compromissos fará a tão falada “mudança e renovação da política”. Ele deve usar aquela boa e velha teoria: Faça o que eu digo e não o que eu faço! A situação é complicada para a equipe, justamente porque a campanha eleitoral 2018 bate à porta e existe o temor de mais demissões, sem justa causa e sem direito a nada (nem os atrasados), e por isso, muitos trabalhadores se submetem a situações humilhantes e constrangedoras. Quando todos perguntavam sempre pelo acerto de campanha, todo dia era uma desculpa, até que quando a equipe resolveu chamar a coordenação para conversar eles disseram que não iam ter dinheiro para pagar cachê a ninguém, e muitos ficaram pelo valor do salário, que estava atrasado e que foi paga a primeira parcela hoje (04) e vai ser dividido em quatro vezes (agosto e setembro). Os cachês de campanha também serão parcelados em 4x, e aqueles que foram demitidos não tem previsão de quando vão receber. Outro agravante: dois coordenadores de campanha estão trabalhando de forma irregular. Como são funcionários da Câmara, lotados no gabinete do hoje Deputado Federal, André Moura, não foram exonerados dos cargos que ocupam e mesmo assim, exercem a função de coordenação de campanha. Pode isso, Arnaldo?”

Do blog: o espaço está aberto para o contraditório e o texto só foi publicado porque o titular deste espaço conhece bem os profissionais que enviaram, inclusive com nomes de alguns demitidos. Realmente é uma situação difícil para todos eles.

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/minc_rj Vejam esta tartaruga asfixiada pela poluição plástica. Combato a comercialização e descarte dos plásticos. Aprovamos a lei que veda sacolas plásticas descartáveis ; e aprovamos a lei que bane as micro esferas plásticas. Sem Biodiversidade marinha não haverá vida no planeta!

www.twitter.com/Edu_Barreto “Por que os cães partem e nos deixam tão cedo? Eles vivem menos porque já nascem sabendo praticar algo importante na Vida: Amar. Amam de uma forma que nós levamos uma Vida inteira para…

www.twitter.com/Diogoringenberg Infelizmente no Brasil a justiça eleitoral não impõe respeito. As eventuais multas recebidas serão anistiadas em um futuro próximo por alguma lei aprovada pelos que descumprem aquelas hoje vigentes.

www.twitter.com/andrizek É triste. Mas tenho convicção de que enorme fatia dos seguidores do Mito achou o maior barato essa história de metralhar adversários. Serve mais como propaganda do que o choque que uma cena dessas deveria causar em qualquer nação de valores democráticos.

www.twitter.com/AntonioSamarone Em um vídeo de campanha, Amorim está prevendo 10 mil casos novos de câncer em Sergipe; o INCA prevê 4.930. Quem está certo?

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A prepotência te faz forte por um dia: a humildade, para sempre.” Autor desconhecido.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais