A “onda verde” está atingindo todo o mundo e a consultoria Kantar Worldpanel realizou uma pesquisa para verificar o “Grau de Consciência Verde dos Consumidores” da América Latina. O estudo foi realizado em 2010 nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras grandes cidades de 15 países de América Latina.
Os resultados da pesquisa divulgados no mês passado (pelo diretor geral da Kantar Worldpanel, Carlos Cotos durante o debate Sustentabilidade na Era do Consumo, no encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em São Paulo) revelaram informações bem interessantes.
36% dos brasileiros
não confia na efetividade dos resultados das ações de sustentabilidade anunciadas pelas empresas
29% dos brasileiros
entrevistados disseram sequer saber da existência de empresas que realizem práticas de responsabilidade sócio-ambiental
O estudo perguntou quem é o responsável por liderar as mudanças?
A pesquisa também revela um salto na consciência ecológica do consumidor. (Acompanhe mais detalhes ampliando as imagens)
77% dos entrevistados sabiam algo sobre aquecimento global em 2009
O número subiu para 92% em 2010
O conhecimento do tema cresceu ainda mais na população de nível social econômico baixo:
de 59% em 2009 para 83% em 2010
Segundo o levantamento, os entrevistados brasileiros priorizam questões relacionadas ao aquecimento global em detrimento de questões relacionadas à saúde:
53% contra 49%, respectivamente.
Mas o estudo também conclui que existe ainda um longo caminho a percorrer para transformar a consciência em ações. E dá alguns atalhos:
(Com informações da Revista Sustentabilidade)
Decidi publicar o estudo aqui, porque como diz minha colega jornalista e blogueira Silvia Dias, “quando o assunto é Sustentabilidade, comunicação não é mera ferramenta de divulgação: ela é instrumento de educação e formação de práticas e percepções que ainda estão sendo construídos pela sociedade!”.