Eu não quero saber da sua vida

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Reclama-se de invasão de privacidade, mas quem tem vida privada hoje em dia?

Quando foi a última vez que você comeu em um bom restaurante, viu uma bela obra de arte ou foi para uma balada sem tirar uma foto e postar online? Quando foi a última vez que um amigo seu o surpreendeu com algo que tenha feito que não foi fofocado pelo Facebook?

Um tipo de privacidade muito desrespeitada é a dos desinteressados, que não se comovem com a vida de seus vizinhos, não leem a revista Caras, não assistem a big brothers, domingões, caldeirões ou vídeo shows e mal conseguem guardar os nomes dos atores e diretores dos filmes que veem.

Para estes pobres, alheios a quem dorme com quem, quando e onde, as redes sociais devem parecer ferramentas desenvolvidas para uma multidão narcisista, burra, voyeur e birrenta, pronta para dar opiniões impensadas a respeito dos assuntos mais bestas possíveis, cuja única regra parece ser a do “compartilho, logo existo”.Mesmo que, para isso, se use o Twitter na sala de parto.

Limites e regras de etiqueta no convívio

É praticamente impossível entrar em uma rede social e não ficar sobrecarregado com o volume de imagens e dados demasiadamente pessoais. A necessidade que alguns têm de falar do seu desejo por uma roupa nova, de sua higiene pessoal, de seu mau humor quando serviços e ou serviçais falham parece patológica. Praticamente tudo que se vê são relatos de momentos extremos, preferências particulares, indicações de patrimônio e desabafos.

Tudo o que deveria ser guardado para si parece material de divulgação. O que é essa compulsão por dividir? Esse ataque coletivo de ansiedade cujo único antídoto parece ser compartilhar ainda mais?

Psicólogos dizem que um dos motivos principais para a troca de informações é o contato emocional, que demanda um esforço razoável para administrar a opinião do outro e tentar impressioná-lo. Quando isso é feito o tempo todo, é fácil provocar situações embaraçosas precisamente entre as pessoas que mais queremos impressionar.

A mídia social, não se pode esquecer, é uma mídia. Nela se consome, passivamente, o que é transmitido pelos outros.

Para que isso não seja insuportável, o esforço de contato precisa ser minimizado, mesmo que gere um conhecimento superficial. Como a noiva na festa de casamento, cada usuário precisa dar atenção a todos, mesmo que de forma efêmera e rasa. Com isso boa parte da riqueza das relações interpessoais é perdida, desumanizando seus atores e forçando os mais carentes de atenção a exagerarem suas atitudes para que pareçam interessantes o suficiente.

O Facebook é a rede da vez. Ela morrerá, surgirão outras. Abandoná-las é tão inviável quanto viver sem cartão de crédito, celular, conta bancária, plano de saúde, emprego ou qualquer tipo de atividade que deixe registros.

Mais do que isso, abandoná-las reduz oportunidades reais de autoexpressão, convívio, crescimento pessoal, aprendizado e intercâmbios sociais em geral.

Já que os processos de socialização digital e construção de identidade são inevitáveis é importante redefinir, com eles, os limites e regras de etiqueta no convívio.  (Luli Radfahrer/Reproduzido da Folha de S.Paulo, 5/5/2014; intertítulo do OI.)

PDT Nacional fechou acordo com o PSC para Sergipe?
O comentário nos bastidores da política de Sergipe é que ontem, 07, o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, fechou um acordo com o PSC nacional onde incluiu o apoio do PDT de Sergipe a candidatura do senador Eduardo Amorim. Pelo acordo, o PSC apoiará candidatos do PDT em três Estados. Nos últimos dias a imprensa em Sergipe divulgou que o PDT estava bem próximo de apoiar a candidatura de Jackson Barreto á reeleição.

Samu, greve e uso indevido de calotes
Ninguém é contra a greve do Samu, agora as fotos divulgadas ontem, 07, pelas redes sociais mostrando que pessoas que não trabalham no Samu usaram coletes num ato em Estância é algo para que a Justiça tome as devidas providências. E se realmente tiver envolvimento de sindicalistas é lamentável. E se tiver deputado no meio é algo deplorável. Usar uma farda de uma instituição sem ser profissional da área é crime. E como todo crime merece ser punido.

Despedida do coronel Carlos Augusto do Gabinete Militar
Diversos amigos, familiares e autoridades participaram ontem, 07, pela manhã no auditório do Palácio de Despachos da despedida do coronel Carlos Augusto do Gabinete Militar que pediu para deixar o cargo. Ao contrário do que foi informado neste espaço a posse do substituto dele, coronel Luiz Fernando será em outra solenidade nos próximos dias.

Histórico
Ao falar, o coronel Carlos Augusto fez um histórico de sua vida militar que começou no 28º BC, passando pelo ingresso na PMSE através de concurso em 1987. Carlos Augusto agradeceu a confiança do governador Jackson Barreto e fez uma saudação ao governador falecido, o qual iniciou o trabalho ao lado dele em 2002 na Prefeitura de Aracaju e continuou durante os dois últimos governos.

Reconhecimento
Falando em nome do governador Jackson Barreto, o secretário da Casa Civil, Zezinho Sobral, destacou o trabalho realizado por Carlos Augusto e disse que o atual governo vem dando seguimento as ações do governador Marcelo Déda.

Exemplo de gratidão a Marcelo Déda
O coronel Carlos Augusto faz parte do time que acompanhou Marcelo Déda deste a Prefeitura de Aracaju. Foi também um dos poucos que lhe acompanharam até a passagem para outro nível. Hoje os amigos e familiares vão para a solenidade parabenizá-lo com a  certeza do dever cumprido pelo coronel Carlos Augusto.

Fará falta a PM de Sergipe
O coronel Carlos Augusto, que foi para a reserva, fará falta a PM de Sergipe. Além da lealdade ao governador Marcelo Déda, o oficial tem uma vida pautada na correção e na melhoria da segurança pública em Sergipe, tanto no âmbito municipal, quando trabalhou na Prefeitura, quando no âmbito estadual. Carlos Augusto é um nome que honra a PMSE e certamente com a determinação que lhe é peculiar poderá contribuir ainda em muito, seja na vida pública ou privada, com o desenvolvimento do Estado.

PRB
Como membro da Executiva Nacional do PRB, Heleno Silva esteve na última terça-feira, 06, em Brasília onde participou da reunião para traçar metas para as eleições de 2014. Para Sergipe, a prioridade do partido é eleger um deputado federal e estadual. “Estabelecer prioridade é uma questão estratégica para as próximas eleições. De acordo com o IBGE, o PRB foi o partido que mais cresceu nos últimos anos e precisamos eleger nossos representantes para legitimarmos cada vez mais a nossa bandeira”, pontuou Heleno.

Missa do sétimo dia. Luciano Nascimento, hoje, 08
Será realizada hoje, 08, às 19h, na Igreja São Pedro e São Paulo a missa do sétimo dia do empresário Luciano Vieira Nascimento. A família antecipadamente agradece a todos que participaram do ato de fé.

Estre na UFS
'Tratamento de Resíduos'  foi o tema de um minicurso realizado pela Estre Ambiental na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Convidada pela instituição de ensino, a Estre enviou o especialista ambiental Argemiro dos Santos Junior para falar sobre o assunto. Estudantes do curso de Engenharia Ambiental também fizeram visita ao aterro sanitário da empresa no município de Rosário do Catete.

CDR apresenta novo programa da TV Senado 'Município Brasil'
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) lançou ontem, 7, o programa Município Brasil, da TV Senado. O novo programa mensal, que conta com o apoio da CDR, vai mostrar a repercussão de assuntos locais no Congresso Nacional e como as decisões do Legislativo impactam o dia a dia dos cidadãos. Com linguagem informal, o programa apresenta notícias, projetos, debates, serviços e um pouco de história dos 5.570 municípios brasileiros.

Apoio
“Nós ficamos entusiasmados com o projeto e não poderíamos deixar de apoia-lo. Não há nenhuma Comissão que esteja mais ligada ao tema que a CDR. A nação só pode ser forte com um município forte”, afirmou o presidente da CDR, senador Valadares (PSB). Para o senador, a TV Senado acertou em cheio com o programa. “A TV Senado tem uma penetração grande no Brasil. Por isso, fizemos questão de apoiar a iniciativa e fazer uma sessão especial para o lançamento do programa”, disse.

Plano da Vivo para Sergipe em 2014
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) recebeu da Vivo, em primeira mão, todo o investimento que a empresa fará no Estado de Sergipe neste ano. Entre os municípios que receberão melhorias ou novas antenas estão Tobias Barreto, Estância e Itaporanga D’Ajuda.

Antenas novas
Até o fim de outubro, serão instaladas duas novas antenas em Tobias Barreto sendo uma delas no Povoado Brasília e outra no Povoado Samambaia. A sede do município receberá investimentos que vão proporcionar melhorias na qualidade do sinal já ofertado.De acordo com Eduardo Macedo, relações institucionais da Vivo, a empresa ampliou a ação da portadora no município no mês de março, o que possibilitou a melhora da capacidade da internet 3G no local.

No litoral
Em julho, duas antenas serão instaladas no litoral, abrangendo a praia de Caueira, em Itaporanga D’Ajuda e na praia do Saco, em Estância. Ambas já possuem sinal, no entanto, insuficiente para atender a demanda. A medida da Vivo tem como finalidade resolver esta questão.

Benefícios
Fábio Reis comemorou o investimento anunciado por Macedo. “Milhares de pessoas serão beneficiadas com estas novas ações da Vivo. Sinal de celular é garantia de comunicação básica, segurança, enquanto o acesso à internet é ter a informação na mão, sempre que necessário”, ressaltou.

Rogério defende Mais Médicos e rechaça “intolerância” a Cubanos
Os deputados Rogério Carvalho (PT-) e Benedita da Silva (PT-RJ) saíram em defesa do programa Mais Médicos, durante audiência pública conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Criticas
Para Rogério Carvalho, as críticas ao programa, cujo objetivo é aumentar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades onde há carência de médicos, são uma manifestação de intolerância com os "irmãos cubanos". Dos cerca de 14 mil participantes estrangeiros do programa, mais de 11 mil são médicos cubanos.

30 anos das Diretas Já
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) destacou ontem, 7,  os 30 anos do movimento “Diretas Já”, mobilização que levou os brasileiros às ruas para reivindicar a realização de eleições diretas no país. “Há trinta anos, com o movimento das Diretas Já, o povo brasileiro dava largada ao vitorioso impulso que levaria à retomada da sua soberania, negada desde 1964. Dava início, simultaneamente, à derrubada de um regime cuja grande marca, ao longo de mais de duas décadas de governo, foi a tentativa frustrada de matar o desejo de participação política na alma popular”, afirmou.

Projetos
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 7, o vereador Lucas Aribé (PSB)  falou sobre o trabalho do deputado Federal Valadares Filho, líder estadual do PSB, na Câmara Federal em busca por um Brasil acessível. "Valadares Filho exerce um papel importante como representante sergipano em Brasília, trabalhando com afinco em defesa do nosso povo e, por isso, apresentou dois projetos importantes e necessários para as pessoas com deficiência na última semana, indicados pelo nosso mandato", afirmou Lucas Aribé.

Santa Maria
A população do bairro Santa Maria, na Zona de Expansão de Aracaju, precisa de mais atenção do poder público. O vereador Iran Barbosa, do PT, tem visitado o bairro e detectou problemas que precisam de solução por parte da Prefeitura de Aracaju. O parlamentar, fazendo a sua parte, apresentou várias indicações para solicitar resolução para esses problemas.

Indicações
Através da Indicação 189/2014, Iran Barbosa solicita do Poder Executivo para que, através da EMURB, sejam providenciadas melhorias no calçamento da Rua São Carlos, localizada no Loteamento Marivan.Ainda no loteamento Marivan, o petista solicitou, através das indicações de números 196, 199, 200 e 202/2014, que a EMURB venha a recuperar os calçamentos da Travessa C e da Travessa Padre Anchieta, e providencie melhorias nos calçamentos das ruas São Luiz e Nossa Senhora do Carmo.

Indicações II
Já na Indicação 194/2014, Iran solicita da EMURB e da SMTT providências para a implantação de quebra-molas em toda a extensão da Rua 35, localizada no conjunto Padre Pedro, também no bairro.“Todas as indicações que fiz têm atender as demandas do Santa Maria. Com as providências tomadas por parte dos órgãos competentes, várias famílias serão beneficiadas, tendo em vista que tratam-se de vias de importante acesso para a população daquela comunidade”, explicou o vereador Iran Barbosa.

Aprovação do Proredes para São Paulo
"Meu sentimento é de alegria pelo povo paulistano e de temor pelo futuro incerto quanto aos avanços e melhorias para os próximos cinco anos na Saúde, listados no Proredes para Sergipe". As palavras são da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, ao acompanhar a aprovação do empréstimo para o estado de São Paulo pelo Senado Federal.

Plenário
O Proredes para o estado de São Paulo foi aprovado na terça, 06 de maio, pelo Plenário do Senado. A autorização para o contrato de empréstimo entre São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento foi no valor de US$ 270 milhões. Os recursos serão utilizados para o fortalecimento da gestão estadual da Saúde.

Importância
"É difícil acreditar que os parlamentares sergipanos não dão a importância que o Povo Sergipano merece, aqueles que só têm a porta do Sistema Único de Saúde para bater, como garantia de seu direito de cidadania. E eles fazem isso quando a base oposicionista propõe emendas equivocadas e inviáveis à aprovação do Projeto, obrigando o veto e a retramitação, fazendo com que Sergipe corra o risco de perder R$ 250 milhões a serem investidos em ações de melhoria", esclarece a secretária.

Trabalho construído
"Ainda quero crer que todo esse trabalho construído a várias mãos, entre os técnicos da SES e os consultores do BID, para tornar, em cinco anos, o SUS -Sergipe ainda mais humanizado e qualificado, com garantia de acesso em tempo oportuno, toque nas mentes e corações dos homens e mulheres que aprovam as leis em nosso Estado", desabafa a secretária em um apelo depois de avaliar tecnicamente emenda por emenda.

Semana do Defensor Público
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe preparou uma vasta programação alusiva ao Dia do Defensor Público, que será comemorado em 19 de Maio. O evento terá início na segunda-feira, 12, às 8h30, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, com a solenidade de abertura e encerra no dia 19. Serão sete dias de palestras; mutirões de atendimento; distribuição de cartilhas; lançamento da obra “Defensoria Pública – Legislação Aplicável”; ato público com o tema “Homens pelo fim da violência contra a mulher”; missa de ação de graças; atividades com alunos de escolas públicas, concurso de monografia, entre outras ações. Confira a programação no site https://.defensoria.se.gov.br.

Conselho quer alternativa para ressocializar detentos
O Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP/SE) está enfrentando dificuldades e sem condições de promover ações que possam viabilizar a ressocialização de detentos em liberdade condicional. Sem recursos, conforme informações do presidente, José Raimundo de Sousa, o Conselho acumula uma dívida de aproximadamente R$ 5,7 mil, devido ao atraso de cinco meses do pagamento do aluguel do imóvel e de outros dois referentes às faturas de água e energia elétrica, além de estar incomunicável em decorrência do corte da linha telefônica também por falta de pagamento da fatura. Leia a matéria completa da jornalista Cássia Santana, aqui da Infonet: https://.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=158000&pagina=1

Música clássica
Hoje, 8 de maio, às 20h30, o Teatro Atheneu, receberá a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) para o primeiro concerto da Serie Laranjeiras, em uma apresentação surpreedente. Desta vez, o grupo sinfônico executará um concerto dedicado aos amantes dos musicais da Broadway e dos grandes clássicos da Disney. A série Laranjeiras faz parte da Temporada 2014 da ORSSE, que é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto Banese e patrocínio do Banese.

TV Sergipe
O blog parabeniza a TV Sergipe pela transmissão do jogo ontem entre o Santa Cruz e o Lagarto, em Recife. Espera-se que venham outras transmissões, inclusive do campeonato sergipano, assim como ocorre nos outros estados com afiliadas da Rede Globo.

A Arte de Convencer
O excelente criminalista Armando Batalha Junior foi convidado pela empresa Almeida & Prado Consultoria e Negócios para palestrar no curso de oratória "A Arte de Convencer". Durante o curso Armando falará sobre os importantes temas: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Apresentação em platéia, dentre outros. As inscrições já estão abertas e o evento será realizado no dia 31 de maio no Del Canto Hotel. Para se inscrever é necessário entrar em contato com a empresa Almeida & Prado Consultoria e Negócios através do telefone (79) 9650-8485.

Oficina gratuita de elaboração de projetos esportivos em Aracaju
A caravana social do Programa Petrobras Esporte & Cidadania chega a Aracaju, amanhã, 09. As oficinas são gratuitas e abertas a representantes de entidades do terceiro setor. O objetivo da caravana é capacitar e esclarecer dúvidas dos interessados na elaboração de projetos, além de apresentar o regulamento da seleção.

Recursos
A seleção pública vai destinar R$ 45 milhões, em período de dois anos, para projetos alinhados ao segmento de esporte educacional nas cinco regiões do país. Os projetos inscritos devem ser voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte, alinhados aos princípios de inclusão, educação integral, cidadania e diversidade. Hoje, a Petrobras patrocina mais de 50 projetos de esporte educacional distribuídos nas cinco regiões do país.

Inscrições
Desde o dia 5 de maio, os interessados também podem  tirar dúvidas sobre como inscrever projetos no segmento de esporte educacional no atendimento online do site do programa.As inscrições de projetos estão abertas até 14 de julho no site https://.petrobras.com.br/ppec

Agenda
08 de maio, quinta-feira. Hoje é o dia da CRUZ VERMELHA, do ARTISTA PLÁSTICO, do PROFISSIONAL DE MARKETING e, também, dia mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.A Bolsa de Valores fechou em alta, superando os 54 mil pontos. Papéis da Petrobras continuam subindo, tendo atingido um crescimento de 16 por cento, em 2014. Pela primeira vez em dois anos os saques superaram os depósitos em Caderneta de Poupança. Prossegue a Semana do Trânsito, promovida pela SMTT. PROCON municipal faz fiscalização rigorosa e fecha estabelecimento após constatar uma série de irregularidades. Ação conta com o apoio do Ministério Público Estadual. Correios lançam nova marca em Brasília. Registrado, até agora, baixo índice na campanha de vacinação contra a gripe. O encerramento ocorrerá amanhã. Cotação do dólar ficou em 2 reais e 21 centavos, ao final do dia de ontem.

Curtas
COMISSÃO DA CÂMARA APROVA LIBERAR APOSTAS ESPORTIVAS ON-LINE. /// PRESIDENTE RUSSO ANUNCIA RECUO DE FORÇAS NA FRONTEIRA UCRANIANA. /// COMISSÃO DO SENADO APROVA COTA DE 20 POR CENTO PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS. /// TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO PROÍBE PROGRAMA DE RÁDIO E CARAVANAS DE GAROTINHO. /// JUSTIÇA DO RIO BLOQUEIA 122 MILHÕES DE REAIS DE EIKE BATISTA. /// MORTES EM CONFRONTOS JÁ CHEGAM A 34 NO CONFLITO RÚSSIA/UCRÂNIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A lista de Felipão
Pontualmente às 11,30 horas de ontem, 07.05, quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolári anunciou a lista dos jogadores convocados para a Copa do Mundo. 23 nomes integram a relação dos selecionados, a saber: Goleiros – Júlio César, Jefferson e Victor. – Zagueiros – Thiago Silva, David Luiz, Henrique e Dante. – Laterais – Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell. – Meio-campistas – Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho, Hernanes, Ramires, Oscar e Willian. – Atacantes – Hulk, Bernard, Neymar, Fred e Jô.

Estreia
A estreia do Brasil na Copa ocorrerá no dia 12 junho, contra a Croácia, no Itaquerão, ou, se preferem, na Arena Corinthians.

Campeonato sergipano
Resultados dos jogos realizados ontem: Sergipe 4 X 0 Estanciano – Amadense 2 X 1 Itabaiana – Coritiba 3 X 0 Canindé.

Confiança
Complementando a rodada de número 17, o Confiança enfrentará, hoje, às 20,30 horas, no Sabino Ribeiro, a equipe do Socorrense.

Liderança
Com a vitória diante do Estanciano, o Sergipe reassumiu a liderança, com 39 pontos. Se vencer na partida de hoje, contra o Socorrense, o Confiança passará a ter 41 pontos e, assim, voltará a ocupar a liderança do certame.

Última rodada
A última rodada da atual fase do campeonato será disputada no próximo domingo. As quatro equipes mais bem classificadas participarão da fase semifinal do campeonato sergipano de 2014.

Copa do Brasil
No Recife, o Santa Cruz derrotou o Lagarto, por 3 X 1. A equipe lagartense não decepcionou. Pelo contrário, mesmo vivendo uma série de problemas, o quadro comandado por Luiz Pondé exigiu bastante do tricolor pernambucano, tendo caído de produção somente nos últimos 15 minutos da partida. Jussimar foi o autor do gol do Lagarto. Suas melhores figuras foram Rafael Bahia, Da Mata e Nadson. Vale salientar que o Lagarto chutou na trave em duas oportunidades. A partida foi disputada com os portões do estádio fechados, em virtude de penalidade aplicada ao Santa Cruz. O Estádio dos Aflitos, pertencente ao Náutico, foi o palco desse encontro. Enquanto o Lagarto foi eliminado da Copa do Brasil, o Santa, classificado, vai enfrentar o Botafogo da Paraíba.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo De Gabriel Garcia Márquez: "A vida não é o que se viveu, mas sim o que se lembra, e como se lembra de contar isso".

www.twitter.com/gilbertotv  A beleza cansa, a simpatia não. A beleza não dura, a simpatia é eterna; não tem prazo de validade. A simpatia faz bem a alma e ao coração.

www.twitter.com/palmeriodoria  ."Estatística é uma ciência que demonstra que, se meu vizinho come um frango e eu não como nenhum, cada um comeu meio frango." Bernard Shaw.

www.twitter.com/Milton_Junior80  Convoquei minha seleção: 1. Educação; 2. Saúde; 3. Segurança; 4. Respeito; 5. Dignidade; 6. Democracia…

www.twitter.com/ffariajr  O povo reclama que precisamos de uma educação melhor. Como ter isso se valorizamos jogador de futebol e não o professor?

www.twitter.com/zehdeabreu  A opção em 2014 é a mesma: os que querem melhorar a vida do povo contra os que querem ferra-lo. Decida com sua consciência…

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
Se existe alguma coisa imperdoável, é o não perdoar

O humor é uma afirmação da dignidade, uma declaração da superioridade dos homens para enfrentar o que lhes acontece.

Romain Gary, escritor russo, nasceu em 08 de Maio de 1914 e morreu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais