EUA bate às portas da Amazônia

Com a desculpa de combater o narcotráfico na Colômbia, os Estados Unidos vão instalar bases militares naquele país, bem próximo a fronteira do Brasil. Os EUA já têm base na América do Sul no Equador, mas não tão próximo da fronteira do Brasil. Ao bater as portas da Amazônia os EUA estão conseguindo realizar um antigo sonho é que chegar, fincar raízes e não sair mais daquela região.

 

A cobiça internacional ema Amazônia é feita as claras, no mundo inteiro, e, em muitos países, inclusive EUA, muitos cientistas e políticos colocam a Amazônia como uma zona internacional. É uma questão de tempo para os EUA tentar dominar a Amazônia. E o Brasil? O que acha de tudo isso?

 

Como se não bastasse a MP 458, que se sancionada pelo presidente Lula vai privatizar cerca de 67 milhões de hectares de floresta na Amazônia, o equivalente a um patrimônio brasileiro de 70 bilhões de reais. Segundo a ex-ministra e senadora, Marina Silva, em entrevista a revista Caros Amigos “o setor mais atrasado, ligado ao agronegócio… uma parte que tem uma visão atrasada e que não consegue perceber que o melhor para a agricultura é transitar do modelo insustentável para o modelo sustentável, o que pressupõe o respeito a reserva legal, à área de preservação permanente…” Para Marina a MP 458 irá abrir as portas para a grilagem na Amazônia.

 

A intenção dos EUA, além de montar bases para intimidar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é fincar o pé na Amazônia.  A biodiversidade da Amazônia é objeto de cobiça de todo o mundo. Os EUA, após a crise econômica, tão cedo não recuperarão sua posição perante as nações.

 

Presença militar dos EUA na Colômbia, as portas da Amazônia é uma ameaça a Soberania do Brasil. Os EUA estão tentando matar dois coelhos com uma cajadada só. Na política internacional, não tem espaço para ingenuidade, principalmente se tratando dos Estados Unidos, que se acha o dono do mundo e, consequentemente, vai meter a colher na Amazônia. A defesa na política internacional não tem espaço para ingenuidade, principalmente se tratando dos Estados Unidos…

 

Lixo do Lixo: mais um capítulo

Amanhã mais um capítulo da novela sobre licitações para limpeza urbana nos municípios sergipanos. Desta vez em Pacatuba. Quem ler não vai acreditar. E ainda tem outros capítulos da novela, com o novo edital de Laranjeiras e algo muito estranho em São Cristovão.

 

Reunião I

A reunião, no último sábado, 08, do conselho político que dá sustentação ao governo estadual foi considerada proveitosa, pela maioria dos seus integrantes. A reunião, que começou às 12hs acabou às 15hs no Palácio de Veraneio. Além do governador Marcelo Déda, participaram da reunião o senador Valadares (PSB), o ex-senador José Eduardo (PT), Márcio Macedo, presidente do PT, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o deputado estadual Ulices Andrade (PDT), o ex-deputado Heleno Silva e o empresário Edvan Amorim (PSC e PR).

 

Reunião II

Todos falaram na reunião e expuseram os pontos de vista sobre o quadro político atual e sobre a administração estadual. O governador Marcelo Déda deixou claro que não deseja a antecipação do processo eleitoral de 2010 e a definição de qualquer composição visando a chapa majoritária. Ele deixou claro também que existe um relacionamento respeitoso e correto com as lideranças e nunca enganou ninguém quando já disse que os pré-candidatos ao senado são Valadares e Jackson Barreto, como também Edvan Amorim, nunca enganou ninguém quando diz que seu irmão, o deputado Eduardo Amorim é pré-candidato ao Senado.

 

Reunião III

A reunião serviu para consolidar a entrada do PSC no grupo do governo e certamente dará frutos em breve. A verdade é que grande parte do grupo de Amorim deseja continuar apoiando o atual governo e, já o governador tem a consciência que é importante o apoio deste grupo para as eleições 2010. Acredita-se que os interesses coletivo, de continuidade do atual projeto de governo, poderá ficar acima dos interesses individuais de cada uma das lideranças.

 

Blitz nos postos

A PM vem realizando blitz em alguns postos de gasolina por conta do som alto que alguns motoristas insistem em manter em seus veículos que ficam estacionados. O problema é que em um dos postos da Zona Sul foi feita uma parceria com uma empresa de segurança. Depois desta parceria a blitz é quase que diária. Com o reajuste salarial da PM não tem mais a desculpa de baixos salários. É preciso cuidado nesta “parceria” entre o público e o privado.

 

Ladrões invadem o Parque dos Falcões e roubam Urubu branco

Um crime absurdo aconteceu na madrugada do domingo, 09. Ladrões invadiram o Parque dos Falcões, localizado na serra de Itabaiana, e levaram três aves raras.A mais recente atração do Parque, o Urubu branco que chegou ao local nesta semana. A chegada ganhou repercussão nacional, com matérias nos vários jornais e nas redes de televisão. Além do Urubu Branco, foram levados também dois falcões raros do Parque. O coordenador do Parque, Percilio já prestou queixa na delegacia, pedindo apuração dos fatos. Qualquer informação sobre as aves deve ser denunciada através do número 0 xx 79 9962-5457. (Fonte: Itnet).

 

‘Encontro com o governador’

Para aproximar ainda mais as ações de Governo do cidadão, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) elaborou o programa semanal para rádio ‘Encontro com o Governador’. Disponibilizado na Agência Sergipe de Notícias (ASN) em formato MP3, o programa terá o governador Marcelo Déda destacando diversas ações que estão sendo executadas no estado. A primeira edição já está disponível na ASN para download e poderá ser utilizado na programação de todas emissoras de rádio. Ele trata de dois temas, o primeiro sobre o grande ato relacionado à agricultura familiar realizado na sexta-feira, 7, em Aracaju que reuniu milhares de pequenos agricultores. Logo em seguida, o governador fala sobre a realização de obras do governo do Estado na região metropolitana de Aracaju.

 

Aproximação com o cidadão

Para Déda, o programa reforça os princípios que regem a Comunicação do Governo. “A comunicação é uma política pública, que tem a função primordial de aproximar cidadão e Governo. É papel do Estado informar a sociedade de forma transparente, sendo preciso mostrar os êxitos e explicar os seus erros. Isso porque temos o dever de prestar contas a quem paga impostos e de explicar quando as coisas não estão bem, permitindo que as pessoas possam fazer uma crítica adequada e embasada”, frisou Déda.

 

Realizações

O secretário de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, garantiu que esta é mais uma maneira de fazer com que as pessoas conheçam as diversas realizações do Governo do Estado. “A comunicação se materializa como um direito da sociedade, o que é, aliás, a diferença entre um estado democrático e um estado absolutista e autoritário. A visibilidade é uma premissa da matriz democrática e é isso que estamos cumprindo integralmente”, reforçou Cauê. (ASN).

 

Visita a Itabaiana

Atendendo a convite do Vereador Olivier Chagas, nesta terça-feira, 11 de agosto, o Secretário de Segurança Pública, João Eloy, estará visitando Itabaiana. O parlamentar, na última sexta-feira, esteve no gabinete do Secretario para tratar da segurança pública, onde descreveu os impactos positivos da operação deflagrada em Itabaiana e questionou sobre as futuras instalações da nova delegacia regional. Em resposta, o secretário declarou que por determinação do Governador, as obras de instalação das novas delegacias a serem implantadas no Estado, terão início a partir da cidade de Itabaiana, marcando assim o compromisso do governador com os cidadãos itabaianenses.

 

Cavalaria e posto avançado

Na oportunidade, Olivier apresentou dois projetos com sugestões. Um sugerindo a manutenção permanente da Cavalaria da Polícia Militar na cidade. Outro sobre a implantação de um posto avançado da polícia na região conhecida como invasão, região esta, considerada entre as mais populosas do município. “É visível que a segurança pública tem melhorado em Itabaiana, especialmente em conseqüência das últimas medidas acionadas pelo estado. E a sociedade reconhece isso, pois vê o resultado do trabalho da polícia através das prisões de delinqüentes e inibição das ações criminosas, entretanto, isso não deve ser motivo de acomodação, mas pelo contrário, de intensificação e aperfeiçoamento das ações do Estado voltadas para garantir a tranqüilidade ao povo de Itabaiana. Eu espero, e acredito que em breve teremos um sentimento de segurança sustentável em nossa Cidade”, explicou Olivier.

 

ACDS completa 60 anos

No próximo dia 31 de agosto, a Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe estará completando 60 anos de existência. Fundada em 1949, a entidade que congrega os cronistas esportivos do nosso Estado teve na liderança do movimento que redundou em sua criação, no final da década de 40, dentre outros, a figura de José Eugênio de Jesus, o “decano”. Eugênio, que fará 91 anos em outubro, ainda está em atividade. Na época da fundação da ACDS, José Eugênio tinha apenas 31 anos de idade. Gráfico, professor da antiga Escola Técnica, radialista e jornalista, José Eugênio é uma expressiva figura da história da comunicação social de Sergipe. A ACDS é presidida, no momento, pelo radialista e jornalista Roberto Silva. Uma movimentada programação está sendo organizada pela diretoria, liderada por Roberto Silva. Os eventos comemorativos deverão ocorrer na sexta-feira, 28 e no sábado, 29 de agosto.

 

Doação para colaboradores

A Construtora Celi dá um grande exemplo de assistência à saúde do seu colaborador. A empresa está doando 200 óculos para os colaboradores e começou a temporada de vacinação contra tétano nas obras e matriz. Essa é mais uma excelente iniciativa da Construtora Celi.

 

DO LEITOR

 

Som alto continua no Colégio do Salvador

E-mail recebido: “Prezado Jornalistas, nesse exato momento 10:37:51 do dia 08/08/09, está acontecendo um EVENTO na quadra do Colégio Salvador, quero informar como VIZINHO, que o Sistema de “SOM” está funcionando NORMALMENTE e QUEBRANDO O ACORDO FIRMADO COM A EMSURB. Vem a confirmar que o referido “COLÉGIO” É UMA ENTIDADE SUPERIOR A TUDO E A TODOS”.

 

Som alto e fiscalização

Do leitor Bruno Costa, antigo morador da rua Alberto Azevedo: “Com relação ao som alto: morava numa rua em que tinha uma igreja em frente a minha casa, todas as 3ª, 5ª, sábados e domingos (este último pela manhã e pela noite) era ligado um som que segundo a fiscalização da EMSURB estava batendo os 85 minhas reclamações foram ouvidas e providenciadas a medidas cabíveis, no que competia a EMSURB e encaminhadas ao ministério público. 2 anos depois eu ligo pra saber o que foi providenciado e a resposta foi que a igreja só funciona a noite os fiscais trabalham até as 18h, todos os documentos da EMSURB foram encaminhados ao ministério público e absolutamente NADA foi feito, quando é de destaque público que pode aparecer na mídia resolvem em 2 dias”.

 

Carros públicos

De um leitor: “O mau uso de carros públicos por “funcionários” que não entendem ou fingem não

entender o que significa a palavra “Público”. Estou lhe enviando fotos de um veículo da Secretaria de Estado da Saúde que fica todos os finais de semana no Residencial Águas Belas. estacionado na rua “E” do Residencial Águas Belas no Bairro Aruana. A placa do Fiat Uno: IAI – 2964”.

 

Política de cotas

Do leitor Gilberto: Com relação a questão de cotas eu tenho algumas perguntas: O filho de português com negro: é branco ou negro?; O filho de francês com índio: é branco ou índio?; E o filho de qualquer um dos dois anteriores com branco, é branco ou o que? A sociedade está perdendo tempo a discutir o sexo dos anjos, querendo também saber  quem é que apareceu primeiro: o ovo ou a galinha? Sugiro uma breve leitura do livro de Darcy Ribeiro O POVO BRASILEIRO. Enquanto isso os estadunidenses “compram” uma cabeça de ponte na Colômbia para invadir a Amazônia a pretexto de combater o narcotráfico e os guerrilheiros das FARC. E “la nave va!”

 

Sugestão para a SMTT na Urquiza Leal

Comentário de Madyane Oliveira: “Prezado jornalista, como leitora diária de seu blog, gostaria de usar este espaço democrático para solicitar da SMTT uma maior atenção no logradouro Urquiza Leal, mais precisamente no trecho do Centro de Beleza Haiti Noivas, trata-se de um ponto da rua, que é mão dupla, em que o estabelecimento fica numa curva acentuada e que é constante o estacionamento de veículos em sua porta. O fato é que a todo momento presenciamos possíveis acidentes devido a insistência dos clientes em pararem exatamente na frente, e perdermos boa parte da via para passar dois carros simultaneamente, ora se a SMTT está revendo alguns sentidos de ruas para melhorar o fluxo da cidade, poderia dar uma passadinha por lá principalmente em horário de pico e presenciar tal fato. Por que não proibir o estacionamento deste lado da via? Seria uma sugestão…”

 

Sobre o Senado Federal

Do leitor Tito Prado: “Como leitor assíduo de sua coluna, gostaria de expressar a  minha indignação com o atual quadro político nacional.È triste ligar a televisão e assistir a verborragia dos senadores se degladiando em interesses fisiológicos, quando os interesses nacionais são protelados. Falta nos fazem Josafá Marinho, Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Severo Gomes e outros que no momento a memória trai-me. Analise em que mãos se encontra a Nação Brasileira: José Sarney, Jader Barbalho, Fernando Collor, Renan Calheiros, Romero Jucá,  Mão Santa, verdadeiros ícones da malversação dos recursos públicos. Quando o cenário internacional requer discussão de políticas econômicas  para adequar o País perante tal crise, assistimos estes energumenos degladiando-se para defender o indefensável. É triste, muito triste, pois o que será desta juventude que assiste a tal cenário degradante.Que perspectivas estes jovens terão,quando vêm os FORMADORES DE POLITICAS se achincalhando, e os interesses nacionais  postergados.É UMA VERGONHA (desculpe Borys Casoy)”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana”. Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais