EUA muda: Sandinista prefeito Nova York

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para os que consideram os Estados Unidos como a única barreira instransponível para a chegada do socialismo. E para os que criticam os vários governos socialistas nos países da América Latina um recado:  a principal cidade dos EUA, Nova York acaba de eleger um prefeito simpatizante da Frente Sandinista de Libertação Nacional que derrubou a ditadura militar na Nicarágua.

A imprensa brasileira não repercutiu muito a vitória esmagadora (73,3%) do democrata Bill de Blasio. Uma mudança radical para Nova York que foi governada por muitos anos pelos conservadores. Ele é casado com uma ex-homossexual e tem dois filhos.  Na campanha, tentaram prejudicá-lo com o passado sandinista, mas o eleitorado só fez aumentar. E ele assumiu publicamente a admiração pela FSLN.

Mais impostos para os ricos – Uma das principais bandeiras de campanha é a elevação dos impostos para os mais ricos (quem ganha mais de 500 mil dólares por ano) cuja renda será revertida para construir  200 mil casas, jardim de infância e manutenção de hospitais comunitários.

O mais interessante é que no início da campanha poucos previam a vitória de Blasio. Ninguém apostava num candidato com ideias de políticos da esquerda sul-americana.

Serve de exemplo para muitos políticos brasileiros que se acham imbatíveis. Fica a pergunta: será que a última fronteira do capitalismo conversador  começa a ruir?

PED PT/Propriá: 3 mortos aptos para votar e militantes históricos sem direito a voto
O blog já avisou que quando o PED do PTSE acabar revelará manobras obscuras dos bastidores. Histórias até de uma ponte aérea, mas enquanto isso publica o “mais leve”. Segundo o petista Paulinho Campos, em Propriá a lista de votação tinha o nome de três mortos aptos para votar. Um deles com quase três anos de falecido. Quem pagou sua mensalidade?

Candidato a prefeito pelo PT não tinha o nome da lista
E o mais absurdo: Paulinho Campos que foi candidato a prefeito pelo partido no ano passado não estava com o nome da lista. Pediu para votar em separado e não foi atendido. Pediu para registrar em ata e vai acionar a Justiça. Ele e cerca de dez militantes históricos. Detalhe: em Propriá deu empate entre os candidatos a presidente municipal: 90 votos cada um. Márcio ganhou de Rogério por seis votos.

Estranha coincidência
E uma estranha coincidência: todos os que não tinham seus nomes na lista eram eleitores de Rogério Carvalho. Pura coincidência.

Macambira: Padre diz que tem carta branca de bispo e ficará oito anos
Os poucos fiéis que ainda frequentam a igreja da cidade de Macambira tiveram no último domingo mais uma demonstração da soberba do padre Américo. Mesmo com o abaixo-assinado de centenas de fiéis entregue juntamente com um dossiê ao bispo Dom Lessa, nada surtiu efeito.

Dom Lessa deve algo ao padre
E parece que Dom Lessa deve mesmo algo ao padre Américo. E essa relação está sendo investigada. Para mostrar que é intimo do bispo Dom Lessa o padre Américo disse no domingo que não adianta reclamação de ninguém que ele tem carta branca do bispo e que ficará em Macambira oito anos.

Curta-metragem com as peripécias do padre Américo
Alguns jovens católicos que participaram de um curso sobre curta-metragem estão finalizando o roteiro para filmar um curta com as peripécias do padre Américo. No curta o Papa vai aparecer para acabar com as peripécias do padre que tem o apoio do Bispo Dom Lessa. O final o blog não conta. Seria uma comédia se não fosse verdade, mas é um drama proibido para menores.

Acordo PMA/Sepuma
O prefeito de Aracaju, João Alves entregou ontem, 11, um um cheque no valor de R$ 1.692.119,95 referente ao pagamento da primeira parcela do acordo firmado junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (SEPUMA). A divida, de cerca de R$ 6 milhões não é da atual gestão, foi da administração João Gama e beneficiará cerca de três mil servidores. As outras duas parcelas serão pagas em março e julho de 2014. A primeira, será paga pelo Sepuma a partir do dia 18 deste mês.

Relação
"O cargo de prefeito é passageiro, mas o funcionário é permanente. Não podemos fazer uma administração correta para atender as demandas da sociedade se não contarmos com o funcionário, que é essencial para uma boa administração. Estamos com as finanças bastante abaladas, mas fizemos um sacrifício e conseguimos viabilizar o valor necessário", esclareceu o prefeito, afirmando que está mantendo um bom diálogo com os servidores.

Tribunal Federal da 5ª Região julgou legal o recebimento da pensão recebida por ex-governadores
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife) em acórdão proferido na sessão do dia 21 de junho de 2012, decidiu por unanimidade sobre a apelação cível (478615-SE)  assinada por Albano Franco e Antonio Carlos Valadares, ex-governadores que "…os tetos devem, sim, ser observados, mas, respeitando-se cada fonte de renda" e que "Não existindo uma pacificação sobre o tema no âmbito do Egrégio Supremo Tribunal Federal, deve haver o respeito ao teto com relação a cada fonte de renda, de forma individualizada, pois não seria razoável imaginar que a Constituição Federal permitisse a cumulação de tais remunerações e, depois, quando houvesse a pensão, ela não mais permitisse a percepção cumulada. Apelação provida, para que seja observado o teto remuneratório para cada uma das fontes pagadoras, de forma individualizada".

Só STF pode interpretar de outro modo
Portanto, a remuneração percebida por Antonio Carlos Valadares como ex-governador foi considerada legal pela Justiça Federal rejeitando a ação então proposta pelo Ministério Público Federal de Sergipe. Só o Supremo Tribunal Federal, se vier a interpretar de modo diverso a Constituição Federal,  poderá revogar essa decisão do TRF da 5ª Região.

DNIT/SE: na BR-235 retira asfalto sem necessidade
É só passar no trecho da entrada da cidade até o viaduto estão retirando um asfalto de boa qualidade para colocar outro Enquanto isso a obra da duplicação da BR-101 continua parada…

Quadriciclos nas praias: Quando vão tomar providências
No último domingo quem foi ao bar “Meu Bar” localizado quase no final das praias da Sarney percebeu vários quadriciclos passando pelo local guiados por crianças. Os irresponsáveis pais acham que estão fazendo algo de bom para os filhos. Enquanto isso outras crianças que brincam nas areias correm perigo. É preciso fiscalizar, apreender os veículos e punir os pais irresponsáveis. E de quebra vários kite surf bem próximo da beira da praia.

Pesquisa de potássio
O empresário Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, criou a AGN, uma empresa com negócios nas áreas de mineração, bioenergia e logística. Ele informou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de domingo, 10, que sua empresa pesquisa potássio em Sergipe. Isso não tem a ver com o Projeto Carnalita ou as minas que a vale exploram no Estado.

Concurso da PM
Em sua página no Facebook, o governador Jackson Barreto anunciou que ainda nesta semana o projeto para o concurso da Polícia Militar será aprovado na Assembleia Legislativa. A demora para o projeto do concurso é que dependia de outros que foram aprovados recentemente regulando a carreira dos militares.

Manifesto
As Associações dos Municípios da Região do Centro Sul (AMURCES) e da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), além da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), apoiam o manifesto dos prefeitos sergipanos que está sendo organizado hoje, 12, em Brasília (DF).

Organização
A “Mobilização Permanente” está sendo organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).  Os presidentes Antônio da Fonseca Dórea (AMURCES) e Fábio Henrique (AMBARCO) já se encontram em BSB para participarem dos manifestos.

Pauta
Os prefeitos sergipanos têm na pauta municipalista vários temas como o aumento de 2% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios); a PEC do orçamento impositivo que obriga a União a liberar as emendas parlamentares do OGU; e retirar do cálculo da Lei de Responsabilidade Fiscal as despesas e receitas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Censura
Hoje,12, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, vai realizar uma audiência pública onde serão discutidos os “Processos de judicialização da censura no Brasil”. O jornalista sergipano Cristian Góes foi convidado para fazer uma exposição detalhada sobre os processos judiciais movidos contra ele pelo desembargador Edson Ulisses, vice-presidente do TJSE, e pelo Ministério Público de Sergipe.

Situação
“É uma situação tão absurda e me parece de uma censura tão clara que nem acreditamos aqui quando tomamos conhecimento desse caso. Por isso dessa audiência e a participação do Cristian Góes será fundamental, além disso vamos discutir outros casos um pouco parecidos que ocorrem no Brasil”, disse o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), autor do requerimento para a audiência. Ele recebeu uma sugestão de audiência da socióloga sergipana que mora em Brasília Inaê Magno.

Visita técnica em Porto Alegre
Em continuidade ao trabalho de acompanhar e fiscalizar a realização das obras de infraestrutura para Copa do Mundo em 2014, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB) esteve ontem, 11, juntamente com os deputados Danrlei de Deus (PSD-RS), Jose Stédile (PSB-RS), e Afonso Hamm (PP-RS), em Porto Alegre, para mais uma visita técnica.

Sem problemas
A avaliação do deputado sergipano é que, na capital gaúcha, não haverá problemas para a realização dos eventos esportivos. “As obras estão seguindo os respectivos cronogramas e serão entregues nas datas previstas”, disse Valadares Filho.

Mobilidade
Os deputados se reuniram com o Comitê Gestor da Copa e obtiveram todas as informações sobre o andamento das obras que devem ser entregues no final deste ano. Mesmo com forte a chuva, os deputados da CTD visitaram as obras de mobilidade urbana que dão acesso ao estádio. A constatação é que essas obras estão praticamente finalizadas.

Rede
A rede hoteleira de Porto Alegre e das principais cidades turísticas do estado também está se preparando para atender os turistas durante a Copa em 2014. “Há vários hotéis que foram reformados e outros estão sendo inaugurados”, destacou.

Ativistas da revolução Síria realizam palestra hoje na UFS
Sara Al Suri, militante da Liga Internacional dos Trabalhadores – (LIT), e Abou Maen, líder do Comitê Local de Manbej – território livre da Síria – percorrem neste mês de novembro vários estados brasileiros e realizam palestras sobre a guerra civil na Síria e a ditadura de Bashar Al Assad. Hoje, 12 de novembro, os rebeldes, como são reconhecidos os ativistas que lutam pelo fim da ditadura de Assad, estarão no realizando uma palestra na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para relatar um pouco da atual situação no seu país.A palestra será realizada às 18h30, no auditório da Didática 5. O evento está sendo realizado pela Central Sindical e Popular – Conlutas e pela Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL).

Orla de Pirambu ganha nova iluminação
Já está em fase de acabamento o sistema de iluminação da Orla de Pirambu que será inaugurada na próxima terça-feira, dia 26, durante as comemorações do aniversario da cidade, que completa 50 anos.Ao todo são cerca de sete postes com quatro luminárias e quatro postes com duas luminárias, que vai cobrir uma extensão da ordem de 500 metros.

Novo conceito
A Orla vai receber também postes com refletores com lâmpadas em vapor metálico de 400 w, que vai iluminar toda a extensão de areia da Orla, além de nova iluminação da quadra.   “Estamos criando um novo conceito no que se refere à iluminação publica, principalmente nos espaços de lazer”, disse o prefeito Élio Martins (PSC).Toda nova iluminação está sendo feita com recursos próprios. “Como havia dito, estamos começando a fazer por Pirambu tudo aquilo que nos comprometemos”, finalizou o prefeito.

PPS: Nilson Lima diz que Congresso foi referendado por 95% dos delegados
Respondendo ao dirigente Marcos Aurélio, o secretário-geral do PPS, Nilson Lima, enviou para o blog, pelo twitter um texto informando que “aberração” seria se a vontade de 5% dos congressistas do PPS de Sergipe se sobrepusesse sobre a dos demais 95%. “De um coletivo de 57 delegados credenciados para o congresso, apenas 3, divergiram ou se abstiveram nas várias votações”, disse.

Equívoco
Segundo Nilson Lima os três delegados minoritários ocuparam mais tempo falando durante o congresso do PPS do que todos os demais juntos. “O resto, atribuo a uma compreensão equivocada sobre a essência da convivência partidária e sobre o que se entende por partido”,

Itabaiana: abastecimento inaugurado
Sob o olhar atento e emocionado dos moradores, o prefeito Valmir de Francisquinho (PR) esteve visitando a comunidade do povoado Taperinha  no domingo, 10, onde juntamente com a deputada Maria Mendonça (PP) descerrou a placa de inauguração do Serviço de Abastecimento de Água. A obra foi feita com recursos próprios do município e aproximadamente 65 famílias serão beneficiadas e terá em suas residências o líquido precioso, sem que pague nada por isso.

Compromisso firme
"O povo vem reconhecendo nosso trabalho por causa de obras como esta. Promessas e mais promessas foram feitas anteriormente e nada foi cumprido. E nós, firmes em nosso compromisso, fizemos um esforço muito grande para implantarmos água neste povoado, inclusive, investimento com recursos próprios. Agora os moradores de Taperinha vão ter uma vida mais tranquila, pois terão água encanada em suas casas. Nossa meta é levarmos também a outros povoados", disse emocionado o prefeito Valmir.

Determinação
Já a deputada Maria Mendonça destacou a importância do benefício: “Um sonho antigo dos moradores tornou-se realidade graças à determinação desse jovem prefeito que é amigo da família Teles de Mendonça e que tem feito uma administração séria e comprometida com os anseios do povo", disse Maria Mendonça sobre o serviço que passará a ser prestado pela prefeitura à comunidade.

Consumidor Consciente
Um projeto de lei de autoria do vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), chamou atenção na pauta da última semana na Câmara Municipal de Aracaju. Ele institui nas escolas das redes pública e particular o programa Consumidor Consciente, que visa transmitir o código de defesa do consumidor para os estudantes. O PL foi colocado em primeira discussão na quarta-feira, 6, e segue para as outras duas discussões e redação final.

Consumidor Consciente II
Lucas Aribé tem demonstrado uma grande preocupação com o consumidor municipal. Em outubro, foi aprovado um Projeto de Lei de sua autoria que determina como prazo máximo de espera em lojas de telefonia o tempo de 15 minutos em dias normais e 30 minutos após feriados prolongados. O PL segue para sanção do prefeito. Ele também foi o parlamentar autor do requerimento da sessão especial em homenagem ao dia do consumidor, realizada em março deste ano.

Seminário de Compras Governamentais em Cedro
Nesta terça-feira, 12, às 19h30, o Sebrae e a Prefeitura de Cedro de São João promovem o I Seminário de Compras Governamentais. O evento será realizado no auditório da Prefeitura e reunirá em sua programação o lançamento do projeto ‘Compre legal no comércio local’, além de palestras sobre os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a participação nos processos licitatórios do município.

Karateca sergipano participará de seletiva para Mundial 2015
O karateca e professor Yoakan Jócelis irá enfrentar mais um grande desafio na sua carreira de esportista. Mesmo sem patrocínio fixo, Yoakan vai participar da seletiva para o Mundial de karatê 2015 que será realizado na Venezuela. Além da seletiva, Yoakan  participará de um curso com o instrutor da SKI Japão, mestre Murakami. “Vou trazer novidades do Shiai kumite e também mais um kata da escola Skif”, explicou.

Karateca sergipano participará de seletiva para Mundial 2015  II
Ao lado de Yoakan vai o mestre Edson de Souza. Yoakan encontra-se agora sem apoio de empresa privada, porém não desistiu dos seus sonhos esportivos. Yoakan Jócelis acredita que escolheu um caminho sério para sua vida e sabe que o custo é alto para um atleta sem patrocínio. O empresário que quiser unir força a uma marca campeã o atleta está à disposição.

Gacc/SE participa de maior feira da América Latina
De 28 a 30 de novembro no Expor Center Norte em São Paulo, o Gacc/SE- Grupo de Apoio a Criança Com Câncer de Sergipe estará participando da maior feira e Congresso das organizações sociais da América Latina. Este é o segundo ano seguido que a instituição recebe o convite dos organizadores pelo brilhante papel exercido no Estado de Sergipe com crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e como exemplo de sucesso em cases.

Estrutura
O evento conta com mais de 15.000m² de exposição, mais de 500 expositores ligados aos setores públicos e privados: fundações, associações, empresas e governo, com expectativa de público durante os três dias de 15 mil visitando os estandes das instituições.As áreas de atuação apresentada no Ong Brasil são Saúde, Geração de Trabalho e renda, Gestão Pública, Apoio à gestão do terceiro setor, Esportes, Cultura e Arte, Defesa de Direitos, Meio ambiente, Educação, Inclusão e diversidade e Prestadores de serviço.

APAE promove III feijoada solidária
Com o tema “Apaixonados por Feijoada”, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju – APAE promoverá no sábado, 23/11, a terceira edição de sua tradicional feijoada no bar e restaurante Coqueiral, localizado na Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia.  A equipe da APAE receberá os participantes no local a partir das 11h. Isaildes Mayra, Coordenadora da APAE em Sergipe, revela que o evento beneficente tem como objetivo realizar o pagamento do salário e 13º dos funcionários. “Temos mais de 40 profissionais que se dedicam o ano inteiro a cuidar do desenvolvimento de 200 assistidos.

Doações
Como a APAE sobrevive de ações assistencialistas como esta e de doações, precisamos levantar esta quantia para honrar o salário dos funcionários”, conta Isaildes. Na APAE acontecem aulas classificadas como de ‘Atendimento Educacional Especializado’. Os assistidos em Aracaju cursam pintura, desenho, estimulação precoce e terapêutica, dentre outras atividades. Para se engajar nesta causa nobre e ainda aproveitar um almoço descontraído, os ingressos da Feijoada podem ser adquiridos pelo valor de R$ 25 na própria APAE, no Bar do Flamengo, na loja Via Direta e na livraria Escariz. Maiores informações podem ser dadas pela APAE nos telefones: 3215-5959 ou 3205-4600.

1ª Mostra de Dança de Rua Shopping Prêmio
No próximo feriado, dia 15 de novembro, o Shopping Prêmio abre suas portas em horário normal, das 10h às 22h, e promove a 1ª Mostra de Dança de Rua. O evento terá início às 16h, e o grupo de dança Cia Contempodança apresentará diversas coreografias e batalhas individuais de dança. Além disso, o grafiteiro Euler Lima falará sobre técnicas da arte, explicando a diferença entre o grafite e a pichação, e dará demonstrações de seu trabalho ao vivo.

Eleição da SBA
Durante 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA 2013), foi realizada a Assembleia Geral para eleição da diretoria que vai comandar a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) por um ano, bem como do Conselho Fiscal da entidade. A eleição aconteceu durante o intervalo de almoço de domingo, 10, no Teatro Tobias Barreto (TTB). A SBA, que até então tinha como presidente o anestesiologista Airton Bagattini, passa a ser presidida pelo médico Sílvio Lemos (RJ), tendo como vice-presidente Oscar César Pires (SP). Para o Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, foi reeleito como membro efetivo Ronaldo Queiroz Gurgel e como suplente Cársio Sobral Porto, ambos de Sergipe.

Economia
O Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) reúne cerca de 4 mil pessoas, entre participantes, palestrantes, expositores e pessoal de apoio em Aracaju.  O evento, quer acontece até o dia 13 de novembro no Centro de Convenções de Sergipe (CCS), deve injetar na economia sergipana cerca de R$ 25 milhões.

Feira reúne 40 expositores
No primeiro dia do 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), os congressistas, palestrantes e conferencistas tiveram a oportunidade de conhecer produtos de 40 empresas, que participam da feira que acontece durante o evento. Numa área climatizada de mil metros quadrados do Centro de Convenções de Sergipe (CCS), expositores nacionais e internacionais mostram produtos da área laboratorial, médica, farmacêutica, etc.

Capital da Anestesiologia
Até quarta-feira, 13, o 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) contará com 200 palestras nacionais e 13 internacionais, que acontecerão simultaneamente em oito salas de palestras definidas, mais seis de temas livres. No total serão realizadas 20 atividades simultâneas, entre científicas e associativas, realizadas no Centro de Convenções de Sergipe (CCS).

Painéis
Profissionais anestesiologistas dos Estados Unidos, Espanha, África do Sul, Uruguai, Venezuela, Portugal, Alemanha além de outros países farão parte do evento. A expectativa é que o CBA traga para Sergipe durante os cinco dias, cerca de 4 mil pessoas, entre profissionais da área, estudantes, expositores e pessoal de apoio. Também conta com grande número de painéis e sessões coordenadas de apresentação de pesquisas, além de oferecer espaço para painéis permanentes de cursos, programas e laboratórios, encontros e reuniões, lançamento de livros, exposições e venda de material acadêmico, científico e técnico.

“Operação Sossego” na Barra dos Coqueiros
Por volta das 00h25 horas do domingo, dia 10, a guarnição Lince 01, comandada pelo 2º Sgt. Alexinaldo e composta ainda pelo Cb. Armando e o Sd. Aurélio, foram acionados pelo CIOSP em decorrência de uma situação de perturbação de sossego que estava ocorrendo na Rua B, nº 47, no Loteamento Recanto das Andorinhas, na Barra dos Coqueiros.Chegando ao local, os militares se depararam com duas residências e dois veículos com som de mala em alto volume.

“Operação Sossego” na Barra dos Coqueiros II
Como nas duas residências existiam grande aglomeração de pessoas, foi necessário solicitar reforço, através das guarnições Lince 02 e 03, compostas pelo Cb. Silva, Cb. Venâncio, Sd. Arnaldo e Sd. Paulo Sérgio, que solicitaram aos proprietários dos veículos que desligassem o som e seguissem as viaturas até o CISP da Barra dos Coqueiros, porém um indivíduo identificado como Wesley Barreto Lima, não concordando com a solicitação dos policiais, quis impedir que os veículos que estavam fazendo uso de som de mala fossem conduzidos pela polícia militar, desacatando e partindo de encontro à guarnição, tentando a qualquer custo impedir a ação policial, chegando ao ponto de afirmar que era conhecido de pessoas influentes, mas mesmo assim os militares cumpriram a lei.

The Platters

Show/Baile com The Platters no Iate Clube dia 23 a partir das 22h, na abertura  Wellington Barbosa e Estevam Souza que farão uma bela apresentação. A partir de hoje as mesas estarão disponibilizadas para os interessados no Iate Clube e no Restaurante Nacib ao preço de R$ 200,00 (duzentos reais). Mesas limitadas até porque já temos reservadas 32 mesas. Contatos: (79) 9977-3304.

F5 VIP acontece no dia 30 com mistura de ritmos
A 3ª edição da badalada festa F5 Vip será no dia 30 de novembro, a partir das 21h, na Casa de Praia, na Rodovia José Sarney.  Alma Gêmea, Rojão Diferente, Dhi Sambar e Transões do Arrocha serão as atrações da festa. Os ingressos para o evento custam R$ 25 e podem ser adquiridos na loja Papel Cortado, na Praça da Imprensa. Mais informações através do telefone (79) 3246-2427.

Scracho será a nova atração do Badalando Rock
E essa é para quem gosta de rock! O Festival Badalando Rock volta à cena no final de novembro e atendendo um pedido do público traz uma  grande atração. A banda carioca Scracho se apresentará no dia 30, no Suburbia. A turma está lançando o seu novo cd chamado 'Boto fé'.O Badalando Rock também contará com as bandas sergipanas Shure, Newrox, Skabong e o som do dj Very Crazy. Os ingressos já estão à venda ao preço de R$ 25 na loja Freaks, do Shopping Jardins, no Bonaparte, Shopping Riomar e online no badalando.com.br

Norcon fecha parceria com a UNIT
Com 55 anos de atuação no mercado da construção civil, a Norcon sempre prioriza seus colaboradores com parcerias que tragam benefícios no desenvolvimento educacional, cultural e profissional. A construtora fecha parceria com uma das mais importantes universidades do estado, a Universidade Tiradentes, e oferece descontos de até 10% nas mensalidades dos cursos à distância, de graduação e pós-graduação.

Qualificação
Com mais de 48 cursos de nível superior divididos nas áreas biológicas, exatas, humanas e tecnológicas, há também a opção de realizar pós-graduação, no total de 21 cursos com opção de ensino à distância. Araceli Matos, coordenadora de Desenvolvimento de Gente, explica o motivo dessa nova parceria. “Com mais qualificação, os profissionais se desenvolvem com o apoio da Norcon, que prioriza o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Este é mais um belo incentivo da construtora que demonstra como é importante buscar uma formação continuada”.

Agenda
12 de novembro
Hoje é dia do DIRETOR DE ESCOLA e também do SUPERMERCADO.
No ano 776 a.C. os gregos organizam a primeira Olimpíada, na cidade de Olímpia, na qual constroem um estádio para uma plateia de 40 mil pessoas. No Brasil, em 1975, ocorre a fusão entre os antigos estados do Rio de Janeiro (cuja capital era Niterói) e da Guanabara (Rio de Janeiro). Dela resulta o atual estado do Rio de Janeiro, com capital na cidade do Rio de Janeiro, que fora a capital da República Federativa do Brasil até a fundação de Brasília, inaugurada em 1960, no último ano do governo JK.
Para os que gostam da ciência política,seguem algumas citações de Nicolau Maquiavel (1469/1527): “O sucesso de um Estado ou de uma nação é o fim SUPREMO.” – “Quem quer que governe o Estado ou a nação deve LUTAR PARA ASSEGURAR sua própria GLÓRIA e o sucesso do ESTADO.” – “A fim de realizar isso, ele não pode ser limitado pela MORALIDADE.” – “OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”.
Fatos atuais – A China começa a discutir a maior reforma econômica em duas décadas. Fraudes com seguro-desemprego atingem 56 milhões de reais em dois anos. Programa LUZ PARA TODOS completa 10 anos de existência com dificuldades para atender as famílias residentes no Norte do Brasil. Globo inova e lança mesa redonda esportiva feita só por mulheres. Centenário de Albert Camus foi comemorado de forma discreta. Aumenta a edição de E-BOOKS no país. Partidos de oposição enfrentam dilemas: Campos/Marina e Aécio/Serra. “1889”, do escritor e jornalista Laurentino Gomes continua liderando o ranking dos livros mais vendidos no Brasil (categoria não ficção).

Curtas
OSX, DE EIKE BATISTA, ENTRA COM PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL. /// NOVA TEMPESTADE DIFICULTA AJUDA NAS FILIPINAS. /// DILMA ANUNCIA QUE FARÁ MUDANÇAS NO GOVERNO. /// COMISSÃO DE ÉTICA DA PRESIDÊNCIA ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA IDELI SALVATI. /// BRASIL COMPARTILHA PROGRAMAS SOCIAIS COM O PERU. /// EM SALVADOR, OPOSIÇÃO QUER A CABEÇA DE MAURO RICARDO. /// NA ZONA DE REBAIXAMENTO, FLUMINENSE DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Conquista memorável
Há 50 anos, o Santos Futebol Clube sagrava-se bicampeão mundial de clubes. Para comemorar o inesquecível feito, o jornal Folha de São Paulo promoveu um reencontro histórico. Dele participaram Mengálvio, Geraldino, Lima, Dalmo, Pepe, Dorval, Pelé e Coutinho. O palco foi o Estádio da Vila Belmiro, do Santos. Quem não se lembra do extraordinário ataque do time comandado pelo técnico Lula: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe? Uma verdadeira máquina de fazer gols.
PRIMEIRO JOGO – 16.10.1963 – Milan 4 X 2 Santos, no Estádio San Siro, em Milão. Pelé marcou os dois gols do Santos.
SEGUNDO JOGO  – 14.11.1963 – Santos 4 X 2 Milan, no Maracanã. Pepe (2), Mengálvio e Lima para o Santos.
TERCEIRO JOGO – 16.11.1963 – Santos 1 X 0 Milan, outra vez no Maracanã. O gol do título foi assinalado pelo lateral esquerdo Dalmo, cobrando pênalti. Com esse resultado, sem contar com quatro titulares (Geraldino, Calvet, Zito e Pelé)o Santos conquistou o bicampeonato mundial de clubes. Eles foram substituídos por Dalmo, Ismael, Haroldo e Almir.

Iniciativa louvável
Merece registro especial a iniciativa da Folha de São Paulo ao promover um reencontro histórico de jogadores pertencentes à geração bicampeã mundial. Depois de conquistar o bi da Copa do Mundo, no Chile, em 1962, o futebol brasileiro, através do time do Santos, vence a importante competição interclubes que colocava frente a frente os campeões da Europa e da América. Foi, sem dúvida, uma época de ouro para o nosso futebol, na qual pontificava a figura de Pelé, considerado, posteriormente, o “atleta do século”.

Impossibilidade
Quanto à interpelação feita pelo leitor Romualdo Alves de Menezes, lamento não poder atender o que solicita. Ocorre que no ano passado estávamos afastados da crônica esportiva. Se estivéssemos atuando à época do arbitral, é evidente que nosso posicionamento seria o mesmo que defendemos, este ano. Agradeço a nova participação do referido desportista, reconhecendo que é seu direito inalienável o de não concordar. Mas daí a querer pautar a coluna, há uma diferença muito grande. De qualquer forma, é muito bom contar com participações qualificadas, que respeitamos, em todos os sentidos. Continuamos abertos às críticas. Mas não somos obrigados a concordar com elas.

11 de Dezembro
Esta data assinala um fato muito importante que já está definitivamente anotado na agenda de Reinaldo Moura, atual membro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Ao completar 70 anos de idade, o político, ex-radialista e desportista estará completando sua missão no TCE, alcançado pela norma da aposentadoria compulsória. Os planos de Reinaldo incluem concorrer à presidência do Club Sportivo Sergipe, seu time de coração, e, em seguida, candidatar-se a deputado estadual, em outubro de 2014. Vereador da capital, deputado estadual por várias legislaturas, presidente da Assembleia Legislativa são algumas das principais funções já exercidas por essa eminente figura sergipana, natural de Japaratuba. Seu desempenho como integrante do Comitê Gestor do Mais Querido credencia-o como detentor de grande reconhecimento de uma significativa parcela da torcida do clube do Aribé. Antes de ingressar na política, Reinaldo Moura teve uma brilhante participação no rádio e na televisão, tanto em Sergipe quanto na Bahia.

Eleição
Com o cenário previsto para até o final do ano, o presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe, Lailson Melo, deverá marcar o pleito para a escolha dos novos dirigentes daquela agremiação. Mas há ainda uma pendência cujo atendimento é muito importante. Trata-se da reforma do Estatuto, cuja minuta, ao que se informa, já está pronta para ser discutida e aprovada. Bastante arcaico, o diploma legal sequer foi atualizado, isto é, adequado ao Novo Código Civil, que vigora desde 2003.

Reinaldo e Luiz Roberto
Aí está uma dupla que certamente muito fará pelo futebol sergipano. A coluna não hesita ao apontar o presidente proletário como o mais preparado, no momento, dentre os presidentes de clubes. Mas é incontestável que a extraordinária experiência do futuro primeiro mandatário do Sergipe terá grande valia nos embates que virão. Ganhará, com isso, o futebol sergipano.

Vilder Santos
O conhecido professor e radialista, um dos mais assíduos participantes dos programas de rádio de nossa terra, foi alvo, recentemente, de um extraordinário panegírico escrito pelo advogado e escritor Rangel Alves Costa, que vem produzindo artigos e crônicas de alto nível para o deleite dos leitores do Jornal do Dia. A coluna parabeniza ambos, militantes da mesma batalha pela preservação da cultura de Sergipe.

Memória esportiva
12 de novembro – Em 1933, o Palestra Itália (atual Palmeiras) vence o São Paulo da Floresta por 1 X 0 e conquista o título da primeira edição do Torneio Rio/São Paulo, com duas rodadas de antecedência do final da competição.

Jogo rápido
Torcida do Flamengo supera a do Corinthians e é a mais rica do país. /// WILLIAMS confirma a contratação de Felipe Massa para 2014. /// Diego Costa é cortado da seleção espanhola por lesão muscular. /// Copa 2014 já tem 21 seleções classificadas. /// Tudo certo entre Conca e o Fluminense. /// Vasco e Flu lutam para escapar do rebaixamento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  O saber liberta, qualifica e faz igual a pessoa humana. Odiado pelos que querem dominar os corpos. Amado pelas almas livres e sem donos.

www.twitter.com/Clóvis Silveira Antes de correr, aprenda a andar. Tudo na vida tem seu tempo e lugar!

www.twitter.com/eugeniadeda  Aracaju, a cidade das ruas sem árvores,  nesse verão vai torrar!

www.twitter.com/Dep_RogerioCar  Eu como médico, compreendendo o estado de saúde em que Deda se encontra, preferi preserva-lo. Acho desumano inseri-lo dessa forma.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  "é uma vitoria em todas as frentes. O PT não é mais o mesmo após essas eleições" Deputado @Dep_RogerioCar

www.twitter.com/AscomRogerio  Parecia impossível alguém sem o apoio do partido e das lideranças pudessem ganhar eleição.

DO LEITOR

Obras de Urbanização do Loteamento Marivan em Aracaju Interrompidas   
Do leitor: “Venho por meio deste solicitar que seu prestigiado blog publique e também questione ao prefeito de Aracaju João Alves o porquê da interrupção das obras de pavimentação e urbanização do Loteamento Marivan, no bairro Santa Maria. Após mais de 20 anos aguardando por uma melhoria na comunidade, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira conseguiu verba federal para a pavimentação e urbanização de todo o loteamento, inclusive com o dinheiro em caixa, e o prefeito João Alves herdou a obra bastando apenas executá-la. Entretanto, para o espanto de toda a comunidade a obra se encontra paralisada há mais de uma semana, as máquinas e trabalhadores desapareceram sem a menor explicação. Por isso venho externar toda a minha indignação e de todos os moradores e solicitar ao ilustre prefeito que conclua as obras do Marivan, pois já estamos cansados de tanto descaso com essa comunidade”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases do Dia
“A linguagem é como uma pele: com ela eu entre em contato com os outros.”

“O fascismo não é impedir-nos de dizer, é obrigar-nos a dizer.”

1915 – Roland Barthes, escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês nasceu em 12 de novembro de 1915 e morreu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais