Exploração de petróleo da ExxonMobil ameaça foz do rio São Francisco

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ainda sem licença ambiental, ExxonMobil treinou pescadores sobre como agir em caso de vazamento de petróleo.

Cadê os parlamentares de Sergipe? Estudo mostra que Brejo Grande será um dos primeiros atingidos em caso de vazamento.


Parte da excelente matéria da Agência Pública que precisa ser replicada pela imprensa de Sergipe e de todo o País:

A área de influência, sujeita a impactos diretos e indiretos do chamado Projeto SEAL, vai de Alagoas até o Rio de Janeiro. Em caso de vazamento, pelo menos 52 unidades de conservação podem ser diretamente afetadas, entre elas a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, uma das sete áreas de prioridade máxima para a conservação dos recifes de coral no Brasil.

A petrolífera ainda depende da licença ambiental do Ibama para iniciar as perfurações, mas, mesmo sem essa permissão, começou a treinar populações locais para lidarem com possíveis vazamentos. Pescadores disseram à Agência Pública que a empresa pagou diárias de até R$ 2.500 por barco para ensinar, por exemplo, como conter petróleo na água. A reportagem percorreu mais de 400 quilômetros entre Alagoas e Sergipe, por estradas de terra e de água, para ouvir populações potencialmente afetadas, deixadas à margem das discussões.

Treinamentos sem autorização

O Ibama informou ao InfoSãoFrancisco que não autorizou os treinamentos sobre derramamento de petróleo, mas não respondeu à Pública se as programações fazem parte das etapas de licenciamento. O histórico de desastres da ExxonMobil inclui um dos maiores vazamentos da história, em 1989, quando o petroleiro Exxon Valdez despejou 42 mil toneladas de petróleo no Alasca, episódio conhecido como “maré negra”.

Segundo os relatos, as atividades foram realizadas pelo menos nos municípios alagoanos de Piaçabuçu, Coruripe, Jequiá da Praia e Barra de São Miguel e no povoado de Saramém, do lado sergipano. Em cada um desses lugares, duraram aproximadamente dez dias e, em muitos casos, foram divulgadas pelas próprias prefeituras. Um comunicado oficial da prefeitura de Piaçabuçu informou à população sobre a montagem de uma estrutura, ao lado da sede da administração pública, para o “treinamento prático de proteção da costa”. Para Divaneide Sousa, coordenadora da Articulação do São Francisco, as prefeituras estão sendo coniventes por interesse. “Estão de olho nos royalties do petróleo”, comenta.

Dinheiro dos treinamentos para “silenciar”

O dinheiro dos treinamentos foi uma forma de “silenciar as pessoas”, para Jasiel Martins, fundador da ONG Olha o Chico. A organização fazia parte do conselho gestor da APA de Piaçabuçu, desmantelado durante o governo Bolsonaro, que dissolveu várias estruturas de participação da sociedade na gestão estatal. A ONG assina, com mais de cem organizações, uma carta pública contra a instalação da petrolífera na foz. O texto aponta fragilidades nos estudos de impacto ambiental da ExxonMobil e exige que as comunidades impactadas sejam consultadas em audiências públicas presenciais, não realizadas por causa da covid-19.

Quilombos na rota do óleo

A estrada entre Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE) é o próprio rio São Francisco. A balsa leva aproximadamente uma hora para atingir as margens do município sergipano, ponto mais próximo da costa do local de perfuração, apenas 50 quilômetros. O óleo poderia chegar lá em aproximadamente dois dias, numa situação de escape grave, segundo as previsões da ExxonMobil.

Quatro territórios quilombolas estão no município: Brejo Grande, Santa Cruz (onde está a comunidade de Brejão dos Negros), Resina e Carapitanga. São 480 famílias, sobretudo de pescadores artesanais e agricultores, vivendo sob tensão.

Leia aqui toda matéria: https://apublica.org/2022/01/exploracao-de-petroleo-ameaca-a-foz-do-rio-sao-francisco/

Mercados de Aracaju: Prefeitura fecha os olhos! Sem fiscalização E quem frequenta semanalmente os mercados de Aracaju, principalmente o central e o do conjunto Augusto Franco, pode comprovar que a Prefeitura de Aracaju largou de uma vez a fiscalização. Os fiscais da Emsurb ficam nos cantos nos celulares. Já os guardas municipais pior ainda. O que se vê é a maioria sem máscara: dos feirantes aos frequentadores. E os índices subindo, as mortes voltando…

Lagarto: Presidente da Adema se posiciona contra o funcionamento irregular do lixão no município Fonte O Bolo é Grande: O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, participou do Programa Sergipe em Destaque, Rádio 102.7 FM, e se posicionou contra o funcionamento do lixão no bairro Santo Antônio, em Lagarto. Gilvan Dias disse que pretende denunciar o problema ao Ministério Público de Lagarto, já que a gestão da prefeita Hilda de Gustinho (SD-SE) vem permitindo que os caminhões coletores descartem o lixo no local, gerando prejuízo à saúde da população e do meio ambiente. “Não existe possibilidade de estender o descarte do lixo no Santo Antônio. É preciso comprometimento com os populares, bem como ao meio ambiente. A prefeitura precisa cessar o incêndio. A equipe da Adema está fazendo o seu trabalho para levar ao Ministério Público essa situação”, disse Gilvan Dias.

Laranjeiras: aprovação da gestão atual chega a 76,5% Com um ano de gestão à frente do município de Laranjeiras, o prefeito José de Araújo (Juca) alcança excelentes índices de aprovação junto aos moradores. É o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto França, entre os dias 13 e 14 de janeiro deste ano. Em áreas essenciais, como coleta de lixo, iluminação pública e outras, os índices variam entre 70% e 92% de aprovação.

Caminho certo Outro ponto da pesquisa que chama a atenção é o sentimento de que o município está bem melhor após o início da gestão Juca. 76,5% dos entrevistados aprovam a administração municipal, contra 18,1% que desaprovam e 5,4% que não responderam ou não souberam. Já quando perguntados se a administração do prefeito Juca está indo no caminho certo ou no caminho errado, 74,4% afirmaram que sim, que está no caminho certo. Apenas 19,5% disseram estar no caminho errado, e 6,1% não souberam ou não responderam.

Perspectiva e liderança Chama a atenção também a perspectiva de futuro dos moradores apontada na pesquisa. Mesmo com a pandemia e crises na saúde e na economia, para 76,2% das pessoas, Juca vai fazer uma administração melhor que a do ex-prefeito Paulinho da Varzinha, o que demonstra confiança na gestão atual. A liderança política e eleitoral de Juca também foi medida na pesquisa. 66,1% dos eleitores disseram que votariam com certeza no prefeito. 24,5% afirmaram que votariam em um outro candidato. Em 2020, Juca disputou o pleito com outros três nomes, tendo sido eleito com 38,19% dos votos válidos.

Planejamento Mesmo iniciando uma gestão complexa, endividada, com salários atrasados e que deixou toda a estrutura do município abandonada, Juca imprimiu um ritmo de trabalho forte e permanente. Com planejamento e focado no cumprimento de metas em todas as áreas, formou uma equipe técnica que vem alcançando realizações importantes. Áreas antes abandonadas, como infraestrutura, educação, saúde, políticas sociais, geração de emprego e renda, entre outras, passaram por mudanças significativas, transformando para melhor a vida dos laranjeirenses.

Parcerias e recursos “Hoje o nosso povo tem mais dignidade, com serviços gratuitos de qualidade e ações que combatem os efeitos da pandemia na vida das pessoas. Em 2021, eu e toda equipe arregaçamos as mangas para levar o melhor a Laranjeiras. Fomos buscar parcerias e recursos em outras esferas governamentais, emendas parlamentares e já conseguimos mudar parte da realidade do que encontramos. Muita gente já saiu da lama e da poeira, tem água na torneira, UBS funcionando perto de casa, alimento na mesa e ações que devolveram a autoestima da nossa população”, comemora Juca.

Pirambu: Academia da Saúde viabilizada com recursos federais de André Moura O ex-deputado federal André Moura esteve em Pirambu, na última quinta-feira (20), acompanhando o prefeito Guilherme Melo (PSC), além de secretários e moradores na entrega da Academia da Saúde.O prefeito destacou o empenho de André em viabilizar recursos para a região e agradeceu todo o trabalho em prol do município. “Quero agradecer ao seu empenho, André, por ter conseguido mais esse recurso para nossa cidade e garantir a construção dessa Academia da Saúde”, disse.A Academia da Saúde faz parte de mais uma ação viabilizada através de recursos de André enquanto parlamentar federal.

Espaço Durante a inauguração do mais novo espaço da saúde em Pirambu, André agradeceu o apoio e o carinho da população. “Estou muito feliz em participar desta inauguração aqui em Pirambu, lugar onde minha vida pública começou. O prefeito Guilherme tem inaugurado diversas obras viabilizadas através de recursos do nosso mandato e a Academia da Saúde é mais uma delas”, destacou. “Entregamos aqui mais um espaço para que as pessoas cuidem da saúde e pratiquem exercícios, um local adequado e equipado para os pirambuenses”, completa André.

 

Recebeu alta E quem recebeu alta hospitalar no último sábado foi o pe. David Vieira de Camargo, o sacerdote de 84 anos de idade que sofre de câncer e que foi desprezado pelo arcebispo de Aracaju d. João Costa. O blog deseja vida longa ao pe. David.

Por que será? Nas conversas de pé de ouvido, ontem, num lugar bastante movimentado, as perguntas eram as seguintes: por que o arcebispo d. João Costa não levou o pe. David para morar com ele no seu apartamento depois que recebeu a alta hospitalar no último sábado? Por que a irmã do pe. David, que também é idosa e reside fora de Sergipe, veio tomar conta do seu irmão se era obrigação do arcebispo? Será que o pe. David é pobre e não tem dinheiro? Ou apenas as ricas irmãs Correias, de São Cristóvão, têm o privilégio de serem cuidadas pelo arcebispo? “Quem tem empresária e amiga rica com mansão em praia alagoana para descansar no verão não vai se preocupar com padre idoso e doente”, desabafou uma pessoa presente. Ganha um picolé de graviola quem souber responder às perguntas.

 

Encontro com o Papa Vários leigos da paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Grageru, em Aracaju, enviaram várias fotos do seu pároco, pe. Cláudio Dionízio, que se encontrou com o Papa Francisco na audiência da quarta-feira, 05 de janeiro, no Vaticano. Segundo os leigos, o pe. Cláudio é um padre dedicado e trabalhador, mas infelizmente foi anunciada a sua transferência da paróquia. “Ficamos felizes com o encontro do pe. Cláudio Dionízio com o Papa Francisco, mas infelizmente a politicagem rasteira e a perseguição na arquidiocese de Aracaju estão prejudicando a evangelização”, desabafou um leigo muito influente. Crendeuspai.

 

 

 

Qual é o nome? Qual é o nome que se dá para a cobrança indevida, imoral e desleal de “X por cento por fora” exigida por uma pessoa que só pensa em dinheiro? É propina? É caixa 2? É caixa 3? Ou é um assalto a mão armada? Em tempos de celulares sofisticados que gravam até o pensamento, o dito cujo precisa tomar muito cuidado, pois o blog recebe diariamente material bombástico.

 

 

Hospital Amparo de Maria: deputada faz visita O Interventor Judicial do Hospital Amparo de Maria, Max Carvalho, acompanhado por sua Assessoria Técnica, Direção Administrativa e Jurídica receberam na semana passada a visita de cortesia da deputada estadual Gracinha Garcez. O objetivo da visita da parlamentar foi conhecer toda nossa estrutura e os serviços ofertados à população via Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos Nesse encontro, o interventor do Hospital, Max Carvalho relatou a parlamentar os objetivos para 2022 e assegurou que, apesar dos inúmeros desafios, a instituição tem como prioridades a humanização no atendimento aos pacientes e a valorização dos profissionais de saúde. “O Hospital é uma instituição filantrópica, que iniciou suas atividades em Estância em 1867, e o intuito da visita foi rever as instalações e os gestores dessa unidade tão importante para o município e para a Região. O foco é na qualidade da estrutura e dos serviços disponibilizados”, explicou a parlamentar.

Estância: praia do Abais ganha mais um equipamento para segurança dos banhistas A Praia do Abais é um dos destinos preferidos de milhares de turistas e estancianos que lotam este paraíso aos finais de semana, por isso, pensando em garantir mais conforto e bem-estar para todos que frequentam o local, a Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, instalou na última terça-feira, 18, a segunda plataforma base de observação, instrumento que dará aos Guarda-Vidas municipais mais condições de desempenhar as suas atividades, ofertando não só segurança aos banhistas, como também, mais conforto aos servidores.

Amplitude visual O Secretário da Defesa Social e Cidadania afirmou que por conta do posicionamento estratégico dos Guarda Vidas nessas plataformas, possibilitará um incremento na amplitude visual, tornado mais célere as intervenções de resgate de potenciais vítimas de afogamento, maior garantia de segurança nas ações dos atendimentos preventivos, além de garantir segurança e proteção aos Guarda Vidas no desempenho de suas atividades.

Tranquilidade Para João Carlos, turista paulista que todos os anos frequenta o Abaís, a plataforma de observação é muito importante e oferta mais tranquilidade aos banhistas. “Estive aqui no ano passado e desta vez me surpreendi ao ver essa plataforma sendo instalada. Com certeza que esta base trará mais conforto para todos nós banhistas”, disse. O investimento para aquisição dos materiais foram todos do próprio município. O trabalho de pintura, montagem e instalação foi realizado por meio da coordenação do GM Faustino com a colaboração de outros servidores da Guarda e da SMTT. “Além de criar um ponto de referência para os banhistas, ela proporcionará a melhora na visualização por parte dos salva-vidas que também passarão a ter um local de parada em boas condições, diminuindo com isso os índices de afogamentos e proporcionando mais qualidade para os nossos servidores”, finalizou o GM Feitosa, diretor da GME.

Socorro: Prefeitura realizou fiscalização em escolas para garantir a segurança na volta às aulas hoje, 24 A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na ultima sexta-feira, 21, uma ação de fiscalização em escolas das redes municipal, estadual e privada, que ficam instaladas em Nossa Senhora do Socorro. O objetivo da ação foi fazer uma vistoria nas escolas que vão dar início ao ano letivo nessa segunda-feira, 24.

Orientações e cuidados Além da inspeção, os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal (Visam) também levaram orientações para os servidores das unidades de ensino, com o intuito de enfatizar a necessidade de manter os cuidados e os protocolos de segurança contra o Coronavírus, como por exemplo: a obrigatoriedade da máscara, o uso do álcool em gel e o distanciamento social.

 

Curso em parceria com a Fundação Roberto Marinho A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social de Sergipe, (SEIAS), em parceria com a Fundação Roberto Marinho realizará de hoje, 24,a 28 de janeiro, por meio de videoconferência, das 09h às 12h, o curso de formação online “Crescer sem Violência: proteção e prevenção para crianças e adolescentes”. Destinado para as equipes municipais do Programa Criança Feliz, o curso objetiva disseminar conhecimentos e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência, de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.Com certificado de 19h, as inscrições para o curso podem ser feitas através de formulário disponível no link: www.corta.link/wJz4d




PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 



Amparo do São Francisco: oposição se fortalece com a pré-candidatura de Marcos Sandes, ex-prefeito de São Brás (AL) E a oposição no município de Amparo do São Francisco, já vem iniciando conversações com vistas às eleições de 2024. Para isso contam com a pré-candidatura de Marcos Sandes, ex-prefeito da cidade alagoana de São Brás que fica do outro lado da margem do rio São Francisco. Quando prefeito, Marcos realizou diversas ações, principalmente na área do turismo. É o que deseja a oposição em Amparo: um gestor que tire a cidade do anonimato e mostre ao Brasil que ela existe e tem belezas naturais.


 

 


Com um novo conceito de responsabilidade social e ambiental, a ÊXITO Soluções em Eventos tem iniciado uma série de ações com o intuito de apoiar ONG’s em todo o estado A primeira ação de 2022 é a Campanha de Doação de Ração para Pet’s. Em parceria com o Projeto Canto Animal, estamos pedindo a clientes, amigos, fornecedores e parceiros que participem dessa campanha.Qualquer valor será muito bem recebido e ajudará a centenas de pet’s. A campanha vai até dia 31 de janeiro.Basta fazer o PIX de qualquer valor para: Tipo de Chave: E-mail. Chave: mahyyraprudente@gmail.com
Contamos com sua ajuda! Valor referência de 1kg de ração: 15 reais. Quer conhecer um pouco mais do projeto canto animal, visite o instagram https://www.instagram.com/projetocantoanimal/





PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

PARALISAÇÃO – Peritos do DETRAN/SE decidem suspender atividades hoje, 24

Em reunião entre as associações das clínicas, médicos e psicólogos, por meio da Associação Sergipana de Clínicas de Trânsito – ASECTRAN, Associação de Médicos de Tráfego de Sergipe- ABRAMET e Associação de Psicologia de Trânsito de Sergipe-APSITRAN, ficou definido uma paralisação hoje, 24, apenas no turno da manhã, com o objetivo de realizar manifestação junto ao DETRAN/SE e atos para protocolar ofício da paralisação no dia 31 de janeiro e de reunião urgente com o conselho deliberativo do Órgão.

Entenda o caso

Desde 2020, a Associação Sergipana de Clínicas de Trânsito – ASECTRAN, Associação de Médicos de Tráfego de Sergipe- ABRAMET e Associação de Psicologia de Trânsito de Sergipe-APSITRAN, cobram resposta do Detran quanto ao reajuste dos honorários dos profissionais médicos e psicólogos, conforme o Artigo 2º da Resolução 02/2015 do Conselho Deliberativo do DETRAN/SE.

No dia 11 de janeiro de 2022, as associações voltaram a reivindicar, em novo ofício, resposta do órgão. No ofício, as associações, apresentam, de forma atualizada, os parâmetros para a correção dos valores e das perdas significativas de receitas pelos profissionais médicos e psicólogos durante o ano de 2020 e 2021, utilizando como ferramenta a calculadora do cidadão disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, bem como pelas informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Informa ainda que apenas a aplicação da correção do IPCA, não permite prolongar a viabilidade da continuidade da prestação dos serviços por muito tempo, em contraponto às exigências impostas aos profissionais e as clínicas credenciadas.

O movimento alerta ainda acerca da necessidade urgente de observância das altas dos insumos que incidem na manutenção das clínicas e dos procedimentos operacionais de atendimento pelos profissionais. As associações apontam também perdas com adoção e cobrança da Lei Estadual 8.638/2019, que instituiu a Taxa Estadual de Fiscalização e Serviços Diversos – TFSD, gerando um valor adicional de cobrança em torno de 0.24% da Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe – UFP/SE – (UFP/SE R$ 49,16 Portaria SEFAZ 448 de 17/12/2021), que em média girou em torno de R$ 11,79, o que pode apresentar a dissipação dos valores praticados mediante as despesas operacionais e impostos incidentes vigentes no momento.

A proposta de reajuste das associações, com aplicação do índice de inflação é do valor da perícia médica e psicológica, é dos atuais R$ 92,00 e R$ 120,00, para os valores de R$ 150,00 e de R$ 180,00, respectivamente.

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 





Pebas e Cabaús Por Antônio Samarone, médico sanitarista          http://blogdesamarone.blogspot.com/


A história republicana da política em Sergipe é uma festa conservadora. Com raras exceções, sempre fomos governados por uma elite atrasada e excludente.

O historiador Ariosvaldo Figueiredo, autor de uma alentada história política de Sergipe, em cinco volumes, descreve uma regularidade nas disputas em Sergipe:

Formam-se blocos de poder em torno de um Chefe, que permanecem no Governo por anos, praticamente sem oposição. Sem disputas, os sucessores são ungidos pelo Chefe.

Depois entram em crise, dividem-se, e submetem-se a um enfrentamento: uma disputa eleitoral. Os blocos em disputa geralmente são oriundos do anterior. Nada de novo!

O vencedor reunirá novamente os políticos em torno de um novo bloco, para mais uma dinastia, em torno de um novo Chefe. Em pouco tempo, os que perderam voltam ao ninho.

As composições políticas são circunstanciais, não obedecem a divergências doutrinárias nem ideológicas.

Muda-se as figuras, mas o Reisado é o mesmo.

Nos últimos 130 anos em Sergipe, alguns chefes se destacaram. Líderes que comandaram blocos por muito tempo: Olímpio Campos, Lobo/Valadão, Leandro Maciel e João Alves Filho foram os maiores. Outros, menores.

Deixei de fora o Estado Novo de 1937/45 e a Ditadura Militar Empresarial de 1964/82, por razões óbvias. A disputa era de bastidores, para agradar os de cima. O líder, era quem levasse o melhor sorvete de mangaba para os Generais.

Após a ditadura, o Bloco liderado por João Alves Filho governou por 24 anos. Em 2006, assumiu o um novo Bloco, liderado Déda/Jackson Barreto, que permanece até hoje.

Vivemos um momento raro na política em Sergipe: existe um vácuo de poder! É tempo de enfrentamentos!

A safra de políticos em Sergipe não é das melhores, nenhum novo Chefe construiu um bloco consistente. Esta é a novidade das próximas eleições: será uma eleição de disputa.

O Bloco no Poder se dividiu e acabou um ciclo de mando. Por enquanto, a divisão resultou em dois sub-blocos com poderes de enfrentamento: um liderado pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e um outro, liderado pelo Senador do PT, Rogério Carvalho.

Seja qual for o resultado, o atual Governador Belivaldo Chagas caminha para a aposentadoria política (mais uma), e o vencedor, tendo talento e disposição, terá condições de construir uma nova dinastia.

A política tem suas leis e suas regras. Os desejos individuais têm um peso secundário.

O bloco no poder pode produzir outros sub-blocos ou formar-se blocos independentes (outsiders)?

Pode!

Mas será uma quebra da tradição conservadora de Sergipe. Uma novidade fora das regras dominantes até hoje. Por aqui, terceira via é acostamento. Nunca teve chances.

Belivaldo foi um governo de transição. De qualquer jeito, seja qual for o resultado eleitoral, o seu bloco será dissolvido, sem deixar saudades.

Ocorrerá a velha disputa Pebas X Cabaús!

 

OPINIÃO

***** DIA MUNDIAL DO JORNALISTA *****

– 24 DE JANEIRO –

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Onde a Imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo está salvo.”

Thomas Jefferson

“O Jornalista é o natural ouvidor e porta-voz dos sem-poder, sem-cidadania, sem-vez, sem-voz, sem-bem, sem-família e sem-justiça.”

Clarkson Ramos Moura


NESTA SIMBÓLICA DATA, PELO MENOS, NOS PAÍSES CATÓLICOS, COMEMORA-SE O ” DIA DO JORNALISTA” EM HONRA DO SEU PATRONO, SÃO FRANCISCO DE SALES, CUJA FESTA É CELEBRADA EM 24 DE JANEIRO, DIA EM QUE O ENTÃO PAPA PIO XI, POR UMA CARTA ENCÍCLICA INSTITUIU O “DIA DO JORNALISTA” E NOMEOU O REFERIDO BISPO E DOUTOR DA IGREJA ROMANA “PADROEIRO DOS JORNALISTAS”.

COMO SE FAZ NOTÓRIO, A CONSAGRAÇÃO DA DATA DE HOJE (24/1), PARA HOMENAGEAR OS JORNALISTAS TRANSCENDE AO SIGNIFICADO RELIGIOSO E DENOTA, EM SÍNTESE APERTADA, A VIDA OUSADA, PERICULOSA, ESTRESSANTE, VOCACIONAL, EXAURIENTE, DESAFIADORA E, ATÉ MESMO, INSALUBRE DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, QUE SE ENTREGA, DE CORPO E ALMA, À VIDA , À VERDADE, À LIBERDADE, AO ALTRUÍSMO, À DIGNIDADE HUMANA, À CIDADANIA, À SOLIDARIEDADE, À FILANTROPIA, À EMPATIA, AOS DIREITOS HUMANOS, AO SENSO DE JUSTIÇA E A TANTOS OUTROS VALORES UNIVERSAIS, SEMEADOS E CULTIVADOS EM SUAS MATÉRIAS VEICULADAS, DIUTURNAMENTE, POR JORNAIS, REVISTAS, RÁDIOS, TELEVISÕES E DEMAIS MÍDIAS ULTRACONTEMPORÂNEAS.

A ENTREGA, A DEVOÇÃO, O COMPROMISSO, A ÉTICA DO JORNALISTA — ENQUANTO AGENTE LABORAL, ARTISTA E CIENTISTA DA INFORMAÇÃO — CONSISTEM EM PROCURAR, PERQUIRIR, INVESTIGAR, DESCOBRIR, FLAGRAR, GARIMPAR, LEVANTAR, COLIGIR, CUMULAR, ANOTAR, CONTEXTUALIZAR, REDIGIR (DESCREVER, RELATAR, DISSERTAR) E TRANSMITIR FATOS DO DINÂMICO, EVOLUTIVO E COMPLEXO COTIDIANO DA SOCIEDADE EM QUE SE ACHA INSERIDO OU PARA QUAL FOI ENVIADO, SEMPRE COLOCANDO SUA PRODUÇÃO PROFISSIONAL A SERVIÇO DOS PROGRESSOS CULTURAL, SOCIAL, INTELECTUAL E ECONÔMICO, DA HUMANIDADE, COMO NOSSA GRANDE FAMÍLIA, E DO PLANETA TERRA, COMO NOSSO GRANDE LAR.

ORA, POR CONSEQUÊNCIA LÓGICA E REFLEXA, NESTA MESMA DATA, INJUNGE-SE QUE SE CELEBRE, TAMBÉM, A DECANTADA, IMPRESCINDÍVEL E AMPLA “LIBERDADE DE IMPRENSA — RESTABELECIDA E CONSAGRADA PELA CONSTITUIÇÃO “CIDADÔ, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, PROMULGADA, EM 5 DE OUTUBRO DE 1988, PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, COMO VALOR, DIREITO, GARANTIA FUNDAMENTAIS E PEDRA ANGULAR, DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, CONFORME INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA E TELEOLÓGICA DOS SEUS ARTS. 5°, “CAPUT”, INCISO IX, E 220, “CAPUT” E PARÁGRAFOS — EM VIRTUDE DA RECORRENTE E DELIBERADA CENSURA À IMPRENSA ESCRITA, FALADA E TELEVISADA, DESDE O ESTADO NOVO, PASSANDO PELA DITADURA MILITAR, ATÉ OS NEBULOSOS E DESASTROSOS DIAS DO DESGOVERNO DO ATUAL PSEUDOPRESIDENTE DO BRASIL — INIMIGO-MOR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA COMPROMETIDOS COM A VERDADE E INIMIGO CONFESSO DOS JORNALISTAS RESPONSÁVEIS, IMPARCIAIS E ÉTICOS DESTE PAÍS.

SE BEM QUE EU SEJA INEVITALMENTE SUSPEITO E INEGAVELMENTE POSSUIDOR DE PARCIALIDADE, PASSIONALIDADE E SERGIPANIDADE JUSTIFICÁVEIS, OUSO SUSTENTAR, SEM QUALQUER SENTIMENTO DE MELINDRE E/OU REVIDE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CORREGIONAIS, QUE “SERGIPE DEL PUEBLO” (E NÃO, “SERGIPE DEL REY”) — ATÉ UM PASSADO NÃO MUITO REMOTO, LAUDATORIAMENTE CHAMADO DE “A ATENAS BRASILEIRA” — TEM DADO, AO LONGO DE SUA COEXISTÊNCIA INSTITUCIONAL, UM RELEVANTE CONTRIBUTO À IMENSURÁVEL E PRECIOSA PRODUÇÃO CULTURAL, PRINCIPALMENTE IMATERIAL, DO PRÓSPERO, PROGRESSIVO E INESGOTÁVEL UNIVERSO INTELECTUAL E CULTURAL DA REGIÃO NORDESTE DESTE PAÍS.

ALIÁS, NESTE “SERGIPE DEL PUEBLO”, GOSTO DE LER OS TEXTOS DA LAVRA DOS SEGUINTES “GIGOLÔS DAS PALAVRAS”:

LUIZ EDUARDO COSTA, CRISTIAN GÓES, JOZAILTO LIMA, CLAÚDIO NUNES, ADIBERTO DE SOUZA OLIVEIRA, CLÁUDIO MESSIAS, CLÁUDIO LEITE, JERÔNIMO PEIXOTO, JOSÉ LIMA, ANTÔNIO SAMARONE, ELITO VASCONCELOS, GILVAN MANOEL, MARCOS CARDOSO, MARCOS MELO, JOÃO AUGUSTO FREITAS, SUSANE VIDAL, KÁTIA SANTANA, EDSON ULISSES, ANTÔNIO SARACURA, JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA, ANDERSON NASCIMENTO, MURILO MERLIN, TEREZINHA OLIVA E AGLAÉ D’ÁVILA FONTES.

SE A ANOSA, FALÍVEL, DESGASTADA E REGRESSIVA MEMÓRIA NÃO ME TRAI, EIS O GRUPO DOS 24 (VINTE E QUATRO) JORNALISTAS, ARTICULISTAS, AUTORES E/OU LITERATOS, CUJOS TEXTOS — NA MINHA HUMANA E MODESTA INTELECÇÃO — COSTUMAM TRAZER CONTINENTE CLARO, CORRETO E CONCISO, BEM COMO CONTEÚDO RELEVANTE, CONVINCENTE E PERTINENTE.

EM TEMPO, PEÇO AZADAS ESCUSAS AOS POSSÍVEIS INJUSTIÇADOS OMITIDOS POR “LAPSUS MEMORIAE”, E, SOBRETUDO, AOS NOTÓRIOS “JABACULEZEIROS”, “FOCAS” E ESCREVINHADORES DA TERRA DO “CACIQUE SERIGY”, PELO MEU INCONTIDO E CORRIQUEIRO ROMPANTE DE SINCERIDADE.

POR REMATE DO MEU LACUNOSO E SÓBRIO TEXTO, TRANSCREVO EXTRATO DA CRÔNICA LITERÁRIA “O GIGOLÔ DAS PALAVRAS”, DO GENIAL ESCRITOR GAÚCHO, LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, “IN VERBIS”:

“Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas reflexões inomináveis para satisfazer um gesto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenha também o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.”

ABAIXO! OS DIUTURNOS E INCONSEQUENTES ATAQUES À IMPRENSA, FEITOS PELO ATUAL INQUILINO DO PALÁCIO DO PLANALTO!

SALVE! A IMPRENSA LIVRE E DEMOCRÁTICA!

PARABÉNS! DESTEMIDOS E VOCACIONADOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO!

PELO TWITTER

www.twitter.com/elder31 Repudiar ação @EMSURB @PrefAracaju @edvaldo_nogueira por decisão unilateral de transferir feira do Bairro Dom Pedro. Prejudicando moradores da Veneza 1 e 2, próprio Dom Pedro e adjacências. Argumento de que ouviu feirantes e comerciantes é falácia, engodo. Ouça o povo, prefeito!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto Sem a locomotiva do caráter, o vagão das outras virtudes termina por descarrilar.

www.twitter.com/frednavarro Coitados dos antivaxs. Até pra entrar no Inferno o capeta está exigindo comprovante de vacina.

www.twitter.com/palmeriodoria No Brasil, só aumenta a fome, a inflação, o desmatamento, a corrupção. E, acima de tudo, o nazismo, se armando até os tridentes.

www.twitter.com/anterogreco Uma criança, UMA apenas, que tenha morrido de Covid, era para comover até frade de pedra. E há quem esteja se lixando para a dor de uma mãe, um pai, uma avó, um tio…
Deus do céu, a perversidade não tem limites?

www.twitter.com/soghetti Em defesa do uso de termos que há na língua portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/aguinaldaosilva O mundo está à beira de uma guerra na Europa que trará consequências imprevisíveis para o resto do mundo… Mas o que interessa mesmo ao pessoal é o que está rolando no BBB. Isso mesmo, gente, vamos aproveitar enquanto é tempo!


Siga Blog Cláudio Nunes:   

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.” Jacques Cousteau, oceanógrafo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem completa com a voz do Papa Francisco: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-angelus-palavra-de-deus-homilia.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais