Faca no pescoço Edvaldo?JB quer o pupilo,Robson como vice.Ou apoia PT

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma velha raposa na política de Sergipe: Jackson Barreto. Às vezes cai do cavalo, como foi em 1998, quando se juntou com Albano e perdeu o Senado, e 20 anos depois, em 2018, quando sofreu uma nova derrota ao tentar ser senador.

Se pelo lado administrativo Jackson é um zero à esquerda, o que lhe deu o título honorário de pior governador da história de Sergipe, pelo lado da estratégia política Jackson pensa à frente de muitas lideranças.

Desde 2018 já sabia que o vice de Edvaldo seria do PSD dos Mitidieris. Por justiça, já que foi o grupo e que primeiro anunciou apoio a Edvaldo em 2016, quando o PT indicou para vice-prefeita Eliane Aquino. Por isso, Robson Viana, que  era do MDB e  organizou o Pros em Sergipe disputou o mandato de deputado pelo PSD em 2018, ficando de suplente com pouco mais de 20 mil votos. Suplência essa por conta de uma liminar que Luciano Bispo carrega embaixo do braço até hoje.

Se o Robson não for o vice de Edvaldo é a desculpa que Jackson deseja – e por isso fala pelos quatros cantos do Estado que Lula quer ele ao lado do PT em Aracaju – para apoiar o candidato do PT a prefeito, hoje, Márcio Macedo. Se aceitarem Robson como vice, Jackson terá a desculpa para Lula mostrando que está indicando o candidato a vice de Edvaldo.

Com isso Jackson pensa em retornar ao comando da Prefeitura (através do pupilo) no início de 2022 com a possível candidatura de Edvaldo ao Senado ou até mesmo ao governo.

O único problema é que numa eleição acirrada como se apresenta o nome de Robson Viana não agrega, pelo contrário afasta muitas lideranças e simpatizantes de Edvaldo.

Se contemplar o desejo de Robson, Edvaldo pode ver o sonho da reeleição se evaporar. E os aliados e amigos mais próximos já o alertaram.

Será que a jogada da velha raposa Jackson Barreto esbarrará na astúcia política de Edvaldo e aliados?

 

Cinto de segurança nos ônibus. Só agora a PRF/SE resolveu fiscalizar? E ontem, 19, o telejornal da TV Sergipe mostrou uma matéria onde a PRF/SE fiscalizava o uso do cinto de segurança pelos passageiros nos ônibus intermunicipais de Sergipe. Até um vídeo de um acidente de 2016, onde os passageiros sem usarem os cintos foram jogados de um lado para o outro foi exibido. A lei de obrigatoriedade do cinto de segurança é velha, de 1997. Só agora a PRF/SE resolveu fiscalizar e chamar a mídia para a cena inusitada?

Lagarto: candidatura dos Reis vem ganhando apoios importantes As lideranças do PP e PSD em Sergipe, respectivamente os deputados federais Laércio Oliveira e Fábio Mitidieri, em reunião realizada na ultima terça-feira em Brasília, confirmaram que os partidos vão caminhar juntos com a família Reis na eleição municipal deste ano.

A quem interessa manter o SAMU Sergipe prestando um atendimento ruim à população? Há anos que esse serviço, que já foi referência no país, vem sofrendo com o sucateamento e a diminuição de profissonais pelas dificuldades de contratação por parte do Estado. Agora que o Governo de Sergipe, numa atitude acertada e baseada na experiência de outros estados, busca a experiência e expertise do setor privado através de uma co-gestão, há quem aposte no velho modelo, lento, ineficiente e cheio de vícios. Nesse debate, cujo pequeno grupo de contrários pretende levar para a Justiça, é preciso bom senso e levar em conta que as mudanças têm como foco principal a prestação de um bom serviço à população.

FAMES de parabéns! Banese reconhece que precisa pensar antes de agir O prefeito de Ilha das Flores divulgou vídeo informando que a diretoria do Banese vai repensar a ideia de fechamento das agências. Uma vitória importante para o grupo de prefeitos que mostrou ter preocupação com a economia dos seus respectivos municípios. Os prefeitos deram uma aula ao governo do Estado e a diretoria do Banese, mostrando que o diálogo é tudo e que medidas arbitrárias são incompatíveis com uma sociedade conectada. O governador precisa prestar mais atenção no Banese. Depois não adianta reclamar! Alguns veículos independentes e figuras da sociedade estão alertando que o Banese poderá sepultar o governador. Abram os olhos Belivaldo / Eliana!

Em Brasília, Heleno Silva se reúne com ministro da Educação Deu no Fax Aju: O ex-deputado federal e ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, esteve ontem (19) onde participou de um encontro com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em busca de ações para melhorar o ensino no Sertão sergipano. “Na oportunidade, solicitei dele uma audiência para tratar de dois assuntos importantes para a região do Sertão de Sergipe”.

IFS e UFS As informações passadas por Heleno Silva, são de que o encontro tratou ainda sobre o IFS e UFS. “O Instituto Federal de Poço Redondo, que está praticamente pronto; e o Campus do Sertão da UFS em Nossa Senhora da Glória. Em relação ao Instituto, iremos reivindicar as condições necessárias e imediatas para o seu funcionamento. Já o Campus, queremos garantir condições de funcionamento”, disse Heleno.

Banese: presidente terá que explicar na Alese o fechamento de agências no interior A Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde de ontem, 19, um requerimento convidando o presidente do Banese, Fernando Soares da Mota, para prestar esclarecimentos sobre o fechamento de 17 agências no interior do Estado anunciado no início deste mês. A iniciativa é do deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania.

Municípios Serão fechadas agências nos municípios de Aracaju, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora Aparecida, Malhador, Rosário do Catete, Riachuelo, Areia Branca, Poço Verde, Siriri, Japaratuba, Cristinápolis, Umbaúba, Indiaroba e Poço Redondo. No lugar, o banco decidiu implementar Pontos Banese para o atendimento à população.

Presenças Com a aprovação do requerimento, o presidente do Banese comparecerá à Comissão de Finanças da Alese na manhã do próximo dia 3 de março. Também serão convidados Christiano Rogério Rego Cavalcante, presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, e Ivânia Pereira, presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe.

Associação realiza marcha pelos pacientes com doenças raras em Aracaju No dia 29 de fevereiro (sábado) a Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPDR) realizará a I Marcha Pelos Raros, com concentração na Praça General Valadão, às 8h. O evento faz parte das ações pelo Dia Mundial de Conscientização das Doenças Raras (29 de fevereiro). A Marcha seguirá da Praça General Valadão em direção à Praça Olímpio Campos, passando pelo calçadão da Rua João Pessoa, no centro de Aracaju.

Atenção “Faremos essa marcha para chamar a atenção de toda sociedade para os pacientes com doenças raras, mostrar que as doenças existem e podem ser diagnosticadas e tratadas. Contamos com o apoio da sociedade para juntos podermos chamar atenção dos nossos gestores para o reconhecimento dos direitos das pessoas com doenças raras e ajudá-las a superar suas dificuldades”, comenta a presidente da ASPDR, Dianna Batista.

Números Segundo o Ministério da Saúde, uma doença é considerada rara quando ela afeta até 65 pessoas a cada 100mil indivíduos. O número exato de doenças raras ainda não é conhecido, mas estima-se que existam entre seis e oito mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. Sendo 80% delas decorrente de fatores genéticos, enquanto os outros 20% advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.

Ampla diversidade As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa. Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e, até mesmo levar à morte do paciente. Apesar de ainda não possuírem cura, o acompanhamento multidisciplinar e tratamento adequado são capazes de reduzir as complicações e sintomas, assim como impedir o agravamento e evolução da doença.

6% da população Segundo o Censo Nacional de Isolados (CENISO), estima-se que 6% da população da população brasileira tenha uma das 6 a 8 mil doenças raras conhecidas. O que representa aproximadamente 13 milhões brasileiros portadores de alguma doença classificada como rara.

“Memórias do Carnaval Sergipano” No quinto filme do projeto “Memórias do Carnaval Sergipano”, idealizado por Dida Araújo, pesquisadores falam  do surgimento do carnaval no mundo e como essa manifestação cultural brasileira tão importante  chegou à cidade de Aracaju. Depoimentos de brincantes, artistas, músicos e imagens raras completam  a narrativa desse filme que encerra essa humilde tentativa de dar voz e vez aos atores sociais que vivenciaram as nossas festas momescas. Confira, deixe seu like, comente, compartilhe e se inscreva no canal da sergipanidade.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

TCE/SE: parece brincadeira ou piada de péssimo gosto, mas não é. Festa de Carnaval em gabinete Enviado por servidores do TCE/SE: “Aqui no órgão semanalmente tem situações surreais para um órgão fiscalizador. A última desta semana foi o aniversário da colega servidora efetiva Patrícia Verônica que é esposa do conselheiro Carlos Alberto. Nada demais comemorar aniversário com um bolo e tudo mais, porém foi uma piada de péssimo gosto. Decoraram o gabinete como se fosse uma festa de Carnaval a fantasia. Passou do limite, algo impróprio para o local. O pior que muita gente criticou, mas com receito, porque é esposa de um conselheiro nada foi dito. É esperar a próxima festa, já tem gente falando que vai montar um parque de vaquejada em um gabinete…”

Zinebra de Chá. De tudo o que existe no Mundo, em Itabaiana tem pelo menos dois. Por Antônio Samarone: “Um amigo do Saco Torto me deu um incumbência: ele anda meio empanzinado e só melhora com Zinebra de Chá.Quer porque quer, que eu lhe arrume uma garrafa. Já perguntei a meio mundo de gente, ninguém sabe informar. Para os mais novos, a Zinebra de Chá é uma aguardente a base de zimbro, com o teor alcoólico de 45º GL. A mais famosa é a Zinebra Gato Preto (foto). Uma bebida cheirosa e que não deixa bafo. Já disse a ele que a medicina evoluiu, que existem outros tratamentos. Mas ele não se conforma, parece que a dependência alcoólica pesa mais. Alguém sabe onde vende?” Logo após a postagem Samarone recebeu uma resposta: “Já recebi a mensagem de Messias Peixoto dizendo que o seu supermercado vende Zinebra. Comprovando um velho ditado: “De tudo o que existe no Mundo, em Itabaiana tem pelo menos dois.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

 


A Loucura em Sergipe Por Antônio Samarone  https://blogdesamarone.blogspot.com/

O Jornal Correio de Aracaju, edição de 23 de fevereiro de 1943, divulgou com grande ênfase uma carta do Dr. Garcia Moreno, Diretor da Colônia de Psicopatas, anunciando importantes incorporações tecnológicas da psiquiatria sergipana.* *Observem os termos mais esclarecedores da missiva:

“Comunico que desde outubro de 1942 o nosso Hospital Colônia de Psicopatas inclui em seus trabalhos rotineiro, ao lado da aplicação mais antiga dos métodos de Sakel e Meduna (insulina e cardiazol), a convulsoterapia de Cerletti e Bini”.

“Possuímos um aparelho de eletrochoque terapia fabricado pela Offener Electronies, dos Estados Unidos, do tipo mais moderno e portador das mais recentes inovações técnicas, de notáveis vantagens práticas (máquina de curar louco). Custou ao Governo Estado perto de treze mil cruzeiros e chegou a Aracaju por via aérea, o aparelho pesa menos de oito quilos”.
“Quase quarenta pacientes já foram, entre nós, submetido ao método de Cerletti, num total de crises convulsivas que andam perto de novecentas”.

A convulsoterapia elétrica era apontada como um grande avanço para psiquiatria pelas seguintes vantagens: baixo custo; rapidez na aplicação; e substituir a convulsoterapia cardiozóliza, muito temida pelos pacientes devido à elevada freqüência de fratura de costelas.

Continua Dr. Garcia Moreno em sua carta:

Aqui, como em outras partes, duas a três aplicações semanais de uma corrente elétrica de 450 miliampere, durante 0,2 segundos através do cérebro, tem em pouco mais de um mês reconduzido a vida psíquica normal homens e mulheres”.

“Como se vê, a psiquiatria não é mais uma especialidade médica de literatos e filósofos. Não na medicina moderna, afora a cirurgia, setor de maiores ousadias técnicas. Como se vê, o doente mental encontra hoje recursos terapêutico tão eficientes quanto os que beneficiam as demais especialidades médicas”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/camposmello ‘O presidente chegou ao limite da indignidade’ – CBN

www.twitter.com/ braynerr Tenho medo dos generais no comando indireto do Planalto e suas influências no País.

Www.twitter.com/LeonardoBoff @camposmello minha solidariedade a vc que disse tudo .Veja @MiriamLeitao Com em O Globo de 19/2:”O problema do Brasil nesse momento é que o presidente radicalizou, e os outros poderes se encolheram diante desse extremismo. É assim que as democracias morrem”.Matadas. Há um assassino.

www.twitter.com/leandraleal Cruzamos o limite da decência desde o dia em que um deputado elogiou um torturador. Durante toda a campanha ouvimos falas racistas, machistas, homofóbicas. Cruzamos a fronteira qdo acharam que isso não era sério. Eu não entendo que

A Organização do bloco Galo da Madrugada do conjunto Augusto Franco está realizando sorteios para cobrir parte dos custos da festa. No print veja como participar da rifa.

surto foi esse.    

Siga Blog Cláudio Nunes:     

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia
“O segredo do demagogo é de se fazer passar por tão estúpido quanto a sua plateia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele.” Karl Kraus.

 

Aracaju – Andorinha-de-rio (Tachycineta albiventer) Foto: Samarone.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários