Falam tanto de Déda, mas não respeitam legado dele: barragem do Poxim

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A barragem do Rio Poxim foi inaugurada em maio de 2013 pelo então governador Marcelo Déda, que faleceu em dezembro do mesmo ano. Localizada no povoado Timbó, em São Cristóvão, demorou dez anos para sua conclusão por conta da necessidade de retirada da fauna e da flora da área e depois de um sítio arqueológico encontrado no local. A barragem tem 15 metros de altura e se estende por 5 mil m², além de ter uma área de 5,2 km².

O informativo “Água Quente” do Sindisan desta semana publica uma matéria interessante para reflexão. O texto:

“Uma das maiores obras do governo Marcelo Déda, a barragem do Poxim é de fundamental importância para o abastecimento de água em Aracaju, e há mais de três anos que se encontra pronta para entrar em operação. Com a água dessa barragem, a Deso economizará recursos, já que a água captada pelo rio Poxim, para deixar dentro do padrão de potabilidade, é preciso o uso de muitos produtos químicos. Comentam-se que faltam apenas dois quilômetros de adutora para a água potável chegar na ETA (estação de tratamento de água). Até quando a Deso ficará com essa reserva de água sem utilizar? Há interesses por trás?”

Se for verdade que faltam apenas dois quilômetros de adutora para essa água poder ser tratada, merece uma intervenção dos poderes constituídos. Cadê o MPE? É um absurdo que uma obra desta magnitude não esteja sendo usada ainda num Estado que gasta muito em ações desnecessárias.

Falam tanto de Déda. Usam tanto o nome do governador falecido, mas não respeitam uma obra tão relevante deixada por ele.

 

Ex-Estado: Mais uma prova da demagogia da “grande retomada da economia em SE.” Investimentos recuaram – 47,51% comparados com 2018 O jornal Valor Econômico publicou ontem, 06, uma matéria sobre contas públicas em todo país, com um gráfico mostrando que os investimentos encolheram em todo país em 2019. Uma queda na média de todos os Estados de – 21,2% se comparados com 2018. Já na comparação de 2019 para 2015 a média da queda em todo país chegou a – 28,39%. No Nordeste, na comparação da perda com 2018, Sergipe foi o que mais perdeu com – 47,51%. O Estado que menos perdeu foi o Maranhão, com – 8,12% seguido da Bahia com – 11,79% e Alagoas com – 14,43%. Ou seja, nossos vizinhos, Bahia e Alagoas, mesmo com a crise perderam menos. Competência na gestão.

Crônica de uma tragédia anunciada Este espaço, assim como outros que se empenham em fazer do jornalismo uma atividade voltada para o bem comum, já havia avisado: Itabaiana, neste ano eleitoral, merece atenção especial por parte das autoridades eleitorais e, principalmente, policiais. A verdade é que a cidade serrana vive momentos tensos por conta de opositores ao atual prefeito, Valmir de Francisquinho, confessadamente desequilibradas, não aceitarem a aprovação da gestão de Valmir pela esmagadora maioria da população.

 Exemplo vivo e solto Prova dessa aterradora realidade é a manutenção do aliado de primeira hora do ex-prefeito e atual deputado estadual e presidente da Alese, Luciano Bispo, o Galeguinho da Roupa, em liberdade para, por decisão judicial, tratamento psiquiátrico. Acontece que o Galeguinho, que atirou contra o próprio irmão que, por sua vez, prestou queixa na delegacia e afirmou que a intenção de Galeguinho era matar o prefeito Valmir e depois se matar, fez mais uma das suas: contrariado em seus negócios, sacou uma arma e atirou para cima. Será que o tratamento médico de Galeguinho permite que ele ande armado? A Justiça precisa agir urgentemente antes que uma tragédia ocorra em Itabaiana.

Recado de Mitidieri para o PT? Blog tem dúvidas! Acordos com Rogério estão sendo formados “Muita gente fazendo terrorismo c/ a pré candidatura. Quem saiu, saiu porque quis. Não choro pelo leite derramado. Quem ficou, está ficando porque acredita no projeto e na gestão séria e competente. Simples assim.” O recado dado por Fábio Mitidieri pelo twitter chamou a atenção de muitos que acham que o endereço foi o PT. Porém, Fábio Mitidieri, como líder do PSD, vem fazendo diversas alianças com o PT de Rogério Carvalho no interior do Estado. São muitas conversas entre os dois. Quem quiser que entre de gaiato nesta “suposta” briga…

Dinheiro sobrando no Governo de Sergipe E o governo de Sergipe resolveu dar uma mãozona ao Aracaju Parque Shopping inaugurado no fim do ano passado e vai locar algumas “’lojas” pela bagatela mensal de quase R$ 40 mil. O contrato de 30 meses pode ser prorrogado por 108 meses. Maravilha!

PEC dos Conselhos Em tramitação na Câmara dos Deputados, a PEC 108/2019 altera a natureza jurídica dos conselhos e ordens de classe, transformando-os em entidades privadas e determinando o fim da obrigatoriedade de registro profissional junto a essas instituições. Com intuito de discutir esse tema, o deputado estadual Luciano Pimentel conduzirá uma audiência pública hoje,7, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa.

 

Já que a Prefeitura de Aracaju está na contramão do que ocorre no país no investimento em áreas verdes e resolveu privatizar o Parque da Sementeira com eventos desnecessários como a Feira de Sergipe – que degradou uma vasta área – deveria pelo menos pedir aos responsáveis pelo evento que ajudassem na reforma do muro e da cerca do Parque que está em péssima condições. Alguns locais como o da foto está prestes a ruir. Só para lembrar, o Parque é uma Área de Proteção Ambienta – APA e deveria ganhar mais árvores e áreas de lazer e não servir para eventos que só fazem destruir mais ainda o local.

Além das chuvas, com alagamentos, em Aracaju alguns motoristas sem educação insistem em fecharem cruzamentos O que se viu ontem, 06, em Aracaju por contas das fortes chuvas foi o trânsito caótico boa parte da manhã nas principais avenidas. Motoristas apressados, sem educação e que não respeitam insistem em fecharem cruzamentos quando deveria esperar que os carros da frente saíssem. Travam o trânsito por puro egoísmo, pois sabem que não irão avançar, mas impedem os outros quando o semáforo abre. Nesse caso que a SMTT deveria multar, não aparece. A foto acima é de ontem nas esquinas das Avenidas Acrísio Cruz com Gonçalo Rolemberg.

DEOTAP faz escola: vizinho começa a estacionar na calçada Quem passa diariamente pela Avenida Barão de Maruim (esquina com Hermes Fontes) percebe que em frente a DEOTAP tem carro estacionado na calçada atrapalhando os pedestres e burlando a lei. Infelizmente é algum agente da segurança pública de Sergipe que se acha superior a lei. E a SMTT não faz nada. Agora do outro lado da DEOTAP, onde tem um edifício um dos moradores resolveu fazer o mesmo. Se pode para um pode para todos. Quando todos resolverem estacionar na calçada a SMTT fará o quê se é omissa em a DEOTAP?

Lagarto: Parceria resulta em pavimentação de dezenas de ruas Deu no Xexo Sergipano: Uma parceria entre o mandato do deputado federal Fábio Reis e a Codevasf vai resultar na pavimentação de dezenas de ruas e estradas do município de Lagarto. Depois de uma determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Lagarto fez ontem, 6, com a presença do
superintendente César Mandarino, a liberação das certidões de uso e ocupação do solo para que a Codevasf realize as obras de pavimentação, fruto de recursos de emendas de Fábio Reis.

Luta Tanto o deputado quanto a companhia estavam lutando para que a Prefeitura permitisse as obras, já que se refere a localidades do município e precisa dessa autorização, uma  vezque as obras não serão executadas pela Administração Municipal. A audiência com o MP, depois da solicitação feita pelo deputado Fábio, foi fundamental para que a população pudesse ser beneficiada.

Povoados A Codevasf irá pavimentar ruas de povoados como Brasília, Açuzinho,Jenipapo e tantos outros da zona rural de Lagarto. Por enquanto, o deputado Fábio e a Codevasf estão com 50% das certidões de uso e ocupação de solo liberadas e aguardam a liberação das demais pela gestão do município de Lagarto. Fonte: https://xexosergipano.com.br/?p=3851

Vídeo editado tenta colocar os jornalistas contra o senador Alessandro Vieira Deu no Hora News: Desde o início desta semana circula nas redes sociais um vídeo do senador Alessandro Vieira (Cidadania) fazendo críticas ao comportamento de setores da imprensa sergipana, principalmente em período eleitoral. O vídeo foi gravado durante a participação do senador no ato de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. O vídeo que também circula em grupos de WhatsApp, mostra o senador chamando a imprensa de “vendida e corrupta”, mas totalmente fora de contexto. Após analisar o vídeo com um especialista da área do audiovisual, o Hora News concluiu que o material foi editado para dar a entender que o senador teria feito uma crítica generalizada contra a imprensa sergipana. Toda matéria aqui: https://horanews.net/video-editado-tenta-colocar-os-jornalistas-contra-o-senador-alessandro-vieira/ Do blog: com certeza a edição foi feita por algum “profissional” que vestiu a carapuça. O que faz um Card Bank.

Disputa natação Master: Troféu Safira Torres de Menezes, dia 15/02 na APCEF Aracaju E a Associação de Nadadores Master de Sergipe – ANMSE, realizará no próximo dia 15 de fevereiro sua primeira atividade do ano com a disputa do Troféu Safira Torres de Menezes, na APCEF, na Avenida Melício Machado, em Aracaju. Qualquer dúvida é só ligar para: (79) 99951 – 9033.

Homenagem O troféu é uma homenagem à nadadora sergipana natural de Canhoba, Safira Torres de Menezes, que foi filiada muitos anos da ANMSE e que aos 83 anos ainda propiciava grandes alegrias à natação em Sergipe, dando exemplo de força, perseverança, espirito desportivo e de muita fé. Safira disputou campeonatos nacionais de master e foi destaque na imprensa de Sergipe ficando conhecida como “a Vovó das Águas.” Ela faleceu aos 84 anos em junho de 2013.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                     

Para onde marcha Edvaldo Nogueira? Por Antônio Samarone: “”A coluna de hoje da jornalista Rita Oliveira, informa que Edvaldo não tem compromisso em indicar um vice do bloco de direita que governa com ele o município de Aracaju. O que mudou? Era tido como certo que o vice sairia do colete dos Mitidieres.”’ A leitura continua:https://blogdesamarone.blogspot.com/

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/epocanegocios “Eu zero o (imposto) federal, se zerar ICMS. Está feito o desafio aqui. Eu zero o (imposto) federal hoje e eles (governadores) zeram ICMS. Se topar, eu aceito. Está ok?”, disse Jair Bolsonaro.

www.twitter.com/profanselmo Um blefe que ofende o parlamento e a inteligência do homem médio. Alguém precisa dizer ao Presidente que ele não pode fazer o que pensa, salvo se virar ditador. Tá ok?

www.twitter.com/blogdopannunzio Quer um bom emprego no governo federal? Faça orgias e publique nas redes sociais, grite na internet contra os gays, seja escroto, espalhe fake news, fale que é crente e seja bem burro e reacionário. Suas chances de virar ministro serão enormes.

www.twitter.com/rogeraju A campanha rumo a Prefeitura de Aracaju já começou, hoje nas redes sociais de alguns ex aliados do @EdvaldoNogueira a hipocrisia reinou.

www.twitter.com/ayres_britto AJUDA MÚTUA.
A Nona Sinfonia não desistiu de Beethoven.
Mas foi preciso que ele dissesse na cara da própria surdez:
“Quem você pensa que é?”

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Dê ao homem tudo o que ele deseja, e ele, apesar disso, naquele mesmo momento, sentirá que esse tudo não é tudo.” Kant, 1789.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais