Falta competência e sobra caos

Pouco mais de duas horas após esta coluna ter advertido para a tragédia anunciada nas delegacias de polícia, quase houve mortes na plantonista de Aracaju ontem pela manhã. Desesperados com o tratamento degradante que recebem, os presos se rebelaram e quase ocorreram mortes. Simultaneamente, um escrivão de polícia telefonou para a OAB e comparou as delegacias ao épico Navio Negreiro, de Castro Alves. No mesmo instante, o secretário da Justiça, Benedito Figueiredo, negou numa emissora de rádio a flagrante incompetência dos que gerenciam o setor. Em seguida, ele e outros auxiliares do governo foram ao antigo hospital psiquiátrico Adauto Botelho, em Aracaju, para discutir a reforma física do prédio, visando alojar ali cerca de 100 presos. Por sua vez, a juíza da vara das execuções, Fátima Barros, determinou a transferência dos detentos das infectas delegacias para os presídios sergipanos. É lastimável que problema tão grave esteja sendo “cozinhado” há 18 meses. Se isso não é incompetência é o que?

Quem derrota o PT

Você sabia que quem derrota o PT é o próprio PT? Pelo menos é assim que pensa o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Durante reunião ontem (10) com petistas sergipanos, ele destacou a importância de um bom relacionamento entre o governo e o partido para evitar uma guerra interna que seria fatal para ambos os lados. Se soubesse das escaramuças ocorridas no PT durante a escolha de candidatos para as eleições de outubro, o governador teria mudado o tom da prosa.

A pesquisa agradece

A Agência Nacional de Petróleo autorizou a Petrobras a liberar cerca de R$ 13 milhões para projetos de desenvolvimento da cadeia de biodiesel de Sergipe. Os recursos vão para o Núcleo Regional de Competência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a utilização em subprojetos de gestão, produção agrícola, armazenamento, pós-colheita e unidade piloto de produção de biodiesel.

Aperte o cinto

Os preços dos alimentos registraram a maior alta (2,11%) desde janeiro de 2003. Segundo o IBGE, este item foi responsável por 63% do resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,74% em junho, abaixo da inflação medida em maio (0,79%). A alta no setor de alimentos continua pesando sobre os preços e foi generalizada, chegou a 8,64% no acumulado do ano, acima dos 3,93%, registrados em 2007.

Alerta de tempestade

A Defesa Civil de Sergipe foi alertada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para a possível ocorrência de chuvas fortes. De acordo com a advertência, os ventos úmidos que sopram do mar formarão nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no estado a qualquer momento. Em alguns instantes, o temporal pode ser persistente. Recomenda-se que a população evite áreas de alagamento e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Celular no lixo

Apenas 2% dos donos de celular encaminham seus telefones velhos para serem reciclados. Apesar do baixo índice, 78% das pessoas dizem considerar a reciclagem como o melhor destino para um aparelho antigo. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela fabricante Nokia. Quem não recicla prefere manter o celular antigo na gaveta (32%) ou passar o telefone para outras pessoas (29%). Outros 10% escolhem um fim pouco ecológico para o produto: o lixo comum. O problema, nesse caso, é o efeito nocivo da ação, já que as baterias têm grande quantidade de metais pesados.

Urbanismo em debate

O Partido Democratas (DEM) vai realizar, às 17 horas desta sexta-feira (11), uma palestra sobre “Reforma urbanística da cidade de Aracaju”. Ministrada por Cássio Tanigushi, ex-prefeito de Curitiba, a palestra vai acontecer no Hotel Aquários, em Aracaju. Juntamente com o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, Tanigushi foi um dos pioneiros no planejamento urbanístico da capital sergipana.

Visita de despedida

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Artêmio Barreto, visitou ontem (10) o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ulices Andrade (PDT). Foi convidar o pedetista para receber a mais alta condecoração do Poder Judiciário sergipano: o Colar do Mérito Judiciário. Será às 16 horas da próxima segunda-feira (14). Artêmio também informou oficialmente a Ulices que está se aposentando na segunda, pois na terça-feira completará 70 anos de idade. Ele será substituído na presidência do TJ pela desembargadora Célia Pinheiro.

Vitória confirmada

E o Colégio Eleitoral Especial da Universidade Federal de Sergipe confirmou ontem (10) a preferência da comunidade universitária pela chapa formada pelos professores Josué Modesto dos Passos Subrinho (reitor) e Angelo Roberto Antoniolli (vice). Eles obtiveram, respectivamente, 86,53%, e 86,54%. Na  formação da lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, também foram votados Jonatas Meneses, com 2 votos (3,85%) e Cláudio Macedo, 01 voto (1,92%). Também foram votados Francisco Sandro Holanda, que registrou 01 (1,92%), Lilian França 01 (1,92%), que estão fora da relação.

Nova feira

Os moradores do bairro Santa Maria, em Aracaju passarão a contar, a partir da manhã de hoje (11) com uma feira livre na localidade. O ponto de comercialização de alimentos e outros produtos terá 85 barracos e ficará localizado na entrada do conjunto residencial Padre Pedro. Organizada pela comunidade com o apoio da Prefeitura de Aracaju, Sebrae/Sergipe e Banco do Brasil, a feira funcionará todas as sextas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais