Faroeste caboclo

É preocupante o crescimento da violência em Sergipe. A chacina que vitimou quatro jovens em Itabaiana chocou o Estado e mostrou que a política de Segurança Pública desenvolvida pelo governo está perdendo feio para a bandidagem, que atua sem temor na capital e no interior. Em parte dos casos, a Polícia desvenda os crimes, mas não tem sido capaz de conter a crescente violência, que alcança assustadoramente os jovens, como ocorreu anteontem em Itabaiana. É claro que o tráfico e o consumo de drogas são as principais causas dos assassinatos, porém o abandono das delegacias e o reduzido número de policiais militares nas cidades interioranas contribuem para esse verdadeiro faroeste caboclo em que Sergipe está se transformando. Uma lástima!

Dia do fico

Está praticamente acertada a permanência do ex-deputado federal Albano Franco e seus aliados no PSDB. Após três reuniões em Brasília, a cúpula do partido entendeu que é melhor a legenda ficar com Albano do que entregá-la a um aventureiro, que pode transformá-la numa sigla de aluguel. Para devolver a calmaria ao ninho tucano falta apenas um detalhe: Albano jurar de pés juntos que vota em João Alves Filho (DEM) para prefeito de Aracaju, governo de Sergipe ou síndico de quarteirão.

Vaga de ministro

Quem será o próximo ministro a cair? Ontem foi a vez do ministro da agricultura Wagner Rossi pedir demissão após uma série de denúncias de irregularidades na pasta. Há quem diga que diante de tanta sujeira descoberta em tão pouco tempo nos ministérios, a presidente Dilma Rousseff (PT) está pensando em exigir dos próximos auxiliares folha corrida e atestado de bons antecedentes. Misericórdia!

Solitário

A colega Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia a seguinte nota: Do presidente da Comissão Provisória do PMDB, deputado estadual Garibalde Mendonça, um ex-aliado do deputado federal Almeida Lima (PMDB): ‘Já pensei em comprar o livro Ninguém faz sucesso sozinho, de Tuta (dono da Jovem Pan), para dar de presente a Almeida’.

McDia Feliz

A maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, o McDia Feliz, acontecerá no próximo dia 27 de agosto. Coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, a iniciativa ocorre sempre em um sábado, dia de maior movimento nos restaurantes da rede McDonald’s. Neste dia, todo o dinheiro obtido com a venda de sanduíches Big Mac, isoladamente ou na McOferta, descontado alguns os impostos, é revertido para instituições de apoio ao câncer infantojuvenil de todo Brasil.

Lagartixas

E quem está invocado com os colegas parlamentares é o vereador Jailton Santana (PSC). A raiva é porque a maioria da Câmara aprovou ontem o veto do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) ao projeto autorizando o uso de publicidade nos taxis de Aracaju. Autor da matéria, que foi aprovada por unanimidade na Câmara, Jailton disse que, quando deseja, o prefeito telefona aos vereadores orientando-os como se comportar e estes só balançam a cabeça afirmativamente para as ordens do chefe.

Novo shopping

Os socorrenses vão ganhar no mês que vem um shopping novinho em folha. Nos primeiros dias de setembro será inaugurada a loja âncora do GBarbosa no novo Shopping Prêmio, localizado no conjunto Marcos Freire, em frente ao Sesi. A previsão é que até o final de setembro 60% das lojas já estejam funcionando. Segundo a direção do empreendimento, quando o novo shopping estiver em pleno funcionamento, as 120 lojas empregarão diretamente cerca de 1,5 mil trabalhadores.

Eleição no Fisco

Hoje tem eleição na Secretaria estadual da Fazenda. Os filiados do Sindicato do Fisco (Sindifisco) vão eleger a nova diretoria da entidade. Concorrem duas chapas. Uma é encabeçada pelo auditor Paulo Pedrosa, enquanto a outra tem a frente Abílio Castanheira, que é apoiado pela atual diretoria do Sindifisco. O fato novo do pleito é que pela primeira vez os eleitores vão fazer uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Barbas de molho

Quem celebrou convênios ou se beneficiou de verbas do Ministério do Turismo deve colocar as barbas de molho. É que, diante das irregularidades atestadas pela Operação Voucher, responsável pela prisão de várias pessoas acusadas de meter a mão na grana, o Tribunal de Contas da União decidiu auditar todos os convênios que o Ministério do Turismo celebrou entre os anos de 2008 e 2011 com órgãos e entidades públicas ou privadas. Pelo visto, muita gente vai ter dificuldades para explicar a farra feita com o dinheiro público.

Do baú político

Essa quem contou foi o saudoso advogado, boêmio e jornalista Hugo Costa: Ex-deputado estadual, ex-vice e ex-governador de Sergipe, general Djenal Tavares de Queiroz não era homem de levar desaforo para casa. Certa feita, um cronista esportivo, conhecido em Aracaju por “Movimento”, fez duras criticas ao Olímpico Futebol Clube. O general, que era secretário da Segurança Pública, não gostou dos ataques ao seu time. Mondou chamar o cronista e o ordenou que engolisse a página do jornal, ‘sem água, sem nada’. “Movimento” era uma pessoa bem humorada e, antes de atender à ordem, argumentou: ‘General, o artigo aqui desse lado eu fiz, mas do outro lado tem a propaganda de um trator da Casa da Lavoura. Sou obrigado a engolir o trator também?’. Entrevistado depois pelo próprio Hugo, Djenal Queiroz negou que tivesse forçado o cronista a engolir a página do jornal: “Ele engoliu, mas não fui eu quem o obrigou, foram os meus amigos”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais