Fase de espantalho

0

Essa gritaria da classe política para garantir candidaturas não passa da fase de espantalho, quando os pretensos postulantes a cargos eletivos abrem os braços para não serem engolidos. Em posição de cruz, eles esperneiam e berram como se fossem espantalhos falantes assustando famintas graúnas interessadas na plantação. Todo esse barulho, que deverá continuar até bem próximo das convenções, nem sempre faz muitos estragos nos partidos e coligações, pois todos sabem que uma briga feia agora pode deixá-los fora do páreo. O pega-pra-capar mesmo só vai ocorrer nos dias que antecederem as convenções. Aí sim, como num disputado jogo de pôquer, quem espantou mais graúnas e melhor protegeu os votos, terá cartas suficientes na manga para pagar para ver.

Bruxa solta
De sexta-feira passada até a madrugada desta segunda, o IML recebeu 21 corpos vítimas de acidentes e assassinatos. Somente em uma colisão frontal na BR-101 morreram na hora três pessoas, enquanto outras duas ficaram gravemente feridas. Aliás, a bruxa está solta em 2010: de 1º de janeiro até o último sábado, o IML de Aracaju recebeu 178 corpos de vítimas de mortes violentas, tendo o trânsito matado mais: 57 em 31 dias. Valha-nos Deus!

Passagens caras I
Com parcelamentos que chegam a 60 meses e juros superiores aos de bancos, os preços das passagens aéreas aumentam até 150% em relação ao valor à vista. É o que revela reportagem veiculada hoje em O Globo. Economistas ouvidos pelo jornal carioca afirmam que não tem sentido pagar 5,99% ao mês de juros para comprar uma passagem aérea, já que existem linhas de empréstimo pessoal no banco cobrando em média 4,82% por mês. Para quem quer viajar e não tem condições financeiras de comprar de uma vez só, o melhor é pegar um empréstimo em alguma instituição financeira e pagar o bilhete à vista.

Passagens cara II
E por falar em passagens, desde a zero hora desta segunda-feira os aracajuanos estão pagando mais caro para andar de ônibus. A tarifa saiu de R$ 1,95 para R$ 2,10, o que equivale a um reajuste de 7,6%. Com esse novo valor, Aracaju tem agora a segunda passagem mais cara do Nordeste, perdendo apenas para a de Salvador. Apesar disso, o nosso sistema de transporte coletivo é péssimo. Ônibus velhos, que estão sempre quebrando, e a superlotação irritam os usuários que, sem outra alternativa, são obrigados a pagar caro para andar em verdadeiras latas de sardinha. Uma lástima!

Novos secretários
O governador Marcelo Déda (PT), empossará amanhã os novos secretários de Estado do Meio Ambiente (Semarh), Genival Nunes, da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), Luci Silva, e da Saúde (SES), Mônica Sampaio. Eles vão substituir, respectivamente, Márcio Macedo, Conceição Vieira e Rogério Carvalho, que entregaram os cargos para disputar as próximas eleições. O local e horário da posse serão anunciados hoje. Déda ainda vai nomear os substitutos de Jorge Araújo (Governo) e Bosco Costa (Articulação Política e Relações Institucionais).

Mudança na Secom
O jornalista Sales Neto assume hoje a diretoria de Jornalismo da Secretaria estadual da Comunicação. Vai substituir ao também jornalista Rodrigo Rocha, que foi levado para a Secom do Estado pela ex-secretária de Comunicação, Eloísa Galdino.

Café com Negócios
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) está preparando a agenda dos eventos “Café com Negócios” 2010. A precisão é que as atividades sejam reiniciadas em março próximo. A entidade já enviou comunicado aos sócios propondo o envio de sugestões sobre os temas a serem debatidos e nomes dos palestrantes. As propostas podem ser feitas pelo e-mail secretaria@acese.org.br  e pelo telefone  3205-9767.

Contra a tortura
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, afirmou que a Procuradoria Geral da República cometeu um equívoco ao dar parecer contrário à revisão da Lei da Anistia, de 1979. Segundo Britto, se a tortura cometida durante a ditadura militar for considerada como crime político, o País estará “legitimando os torturadores de ontem, de hoje e de amanhã. Eles ficarão livres, leves e soltos para cometer esse crime contra a humanidade”, lamenta Cezar.

Pele protegida
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um boletim sobre o uso correto de protetor solar. O documento ratifica a importância da proteção contra os raios ultravioletas, que contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele e o envelhecimento precoce. Segundo a Anvisa, o uso diário de protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 15 é  indispensável para todas as pessoas, independentemente da cor da pele. Outra orientação é evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, assim como usar chapéu com abas e óculos escuros.

Dá-lhe Mengão!
O Flamengo deu outra surra no freguês Fluminense. Aliás, o jogo foi um clássico digno das maiores crônicas do futebol e do Maracanã. Diante de 50 mil torcedores, o Flu terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1. No segundo, com um a menos no campo, o Mengão mandou no jogo e meteu quatro gols. Na vitória do Flamengo valeram a raça rubro-negra e a dupla Adriano e Vagner Love. O Imperador marcou dois na fantástica virada. Nem precisa dizer que a Urubuzada está rindo de orelha a orelha.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários