Fature.com

A duas semanas atrás a Infonet disponibilizou um novo serviço para a comunidade internauta. O serviço se chama Fature – mercado de serviços – e está disponível no site Fature.com.br. É uma aplicação no estilo web 2.0, em que o usuário é a peça principal da engrenagem. Sinceramente, é como vejo toda uma nova geração de serviços disponíveis na web. Fazer de outra forma é perder tempo.

O serviço consiste em ofertas de serviços, porém usando o modelo de leilão para fazer a contratação. Evidente que é um leilão invertido, pois a lógica neste caso é quem oferecer o serviço com o menor preço é que será contratado. Previamente, qualquer profissional liberal ou empresa pode fazer um cadastro, onde são colocadas as suas competências. Por exemplo, um contador pode oferecer serviços de consultoria para fazer a declaração do imposto de renda tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, ou então um professor de inglês oferece para fazer traduções de textos ou aulas particulares, enfim, as ofertas podem ser dos mais variados temas.

Quando alguém quer que seja executado um determinado serviço, basta especificar o que se deseja especificar e até quanto está disposto a pagar por ele. Feito isso, quem oferece o serviço pode fazer a sua proposta. Ao final do tempo estimado para o leilão o serviço pode ser contratado pela empresa ou pessoa que ofereceu o menor preço. Processo simples e fácil.

Semana passada, com o intuito de testar o site, coloquei uma oferta para consertar o HD do meu notebook que realmente está com defeito (alguns setores ficaram danificados e estou sem conseguir acessar os dados dele). No dia seguinte da postagem recebi um email, do próprio serviço Fature, onde uma empresa de Jundiaí-SP se oferecia para fazer o serviço. Como o HD está com um técnico amigo meu ainda não enviei, mas o farei essa semana. É claro que tive que dar uma olhada no site da empresa para ver se era confiável. Vamos ver no que dá… Em outra coluna espero contar que recuperei todos os dados.

Como qualquer outro serviço na web, é necessário ter um bom número de usuários para que funcione bem. Quanto mais ofertas e mais profissionais cadastrados, será mais fácil encontrar o serviço que se deseja. Todo serviço/aplicação disponível na web que seja bem feito tem chance de dar certo, mas para isso precisa ficar popular. Vale a pena todo mundo dar uma passadinha lá.

 

Olimpíadas

Não poderia deixar de fazer um comentário do tema do momento. O balanço da participação brasileira, como no final de todas as olimpíadas que tenho visto, é desastroso. Temos um conjunto de atletas que na hora do “vamos ver” não tem preparo suficiente para ganhar a medalha de ouro e temos outro conjunto de atletas em que a vontade é enorme, mas que falta todo tipo de incentivo. Chegou a dar pena quando o pai do nadador Cesar Cielo falou que o filho estava lá a custa de muitos plantões (ele é médico). E o governo insiste em trazer a Olimpiada para o Rio… Fala sério! Ao invés disso faça um investimento nos atletas. Vai dar muito mais frutos.

 

Serviço de utilidade pública

Não gosto muito de fazer propaganda gratuita, mas esse é um serviço bem interessante. Recentemente fiz um exame de sangue no laboratório da Unimed e no protocolo tinha um número e uma senha com os quais poderia imprimir os resultados pela Internet. É claro que o resultado na web ficou disponível muito tempo antes do que na própria clínica. Parabéns a equipe que disponibilizou o serviço.

 

Até a próxima semana!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais