Data Vênia

0

(*) Fausto Leite

JAPARATUBA. LARA TERÁ UMA REELEIÇÃO TRANQUILA. Na semana passada os munícipes de Japaratuba foram surpreendidos com o anúncio da possibilidade do ex-prefeito Hélio Sobral figurar como vice em uma dobradinha histórica: Lara & Hélio. O fato é que a oposição não consegue entrar em um consenso capaz de apresentar um nome forte com capacidade eleitoral de vencer as eleições. Lara vem fazendo uma administração perfeita, bem diferente da anterior e isso a credita para à sua nova tentativa. Outro ponto é que o padre Geraldo já se foi e mesmo lá do céu não será capaz de reverter o quadro eleitoral. Hoje, em Japaratuba, o único nome capaz de disputar em condições de igualdade seria Size da Saúde que disse não ter mais interesse.

SERGIPE 1. BELIVALDO MANDA O RECADO. O govenador foi para os meios de comunicação dizer que até a presente data não há motivos para o lockdown. “É preciso de ter coerência e serenidade neste momento e não enxergo motivação para a parada total…”, disse o Belo que desautorizou qualquer pessoa ligada ao governo falar sobre o assunto. A recepção da entrevista dele causou pontos positivos na sociedade, sendo elogiado por diversos setores, inclusive o empresariado. Outro ponto estabelecido pelo Belo é que ele decretou ponto facultativo no Estado às sextas e segundas, logo, em tese, um mine o lockdown no serviço público.

SERGIPE 2. FALTA DE RESPEITO NAS REDES SOCIAIS. As redes sociais são as ferramentas mais utilizadas pelos grupos “políticos”, lideranças e outros. Mas está sendo utilizada para denegrir a imagem dos políticos e criar fakes dos mais diversos. Talvez, os que ase utilizam destas não sabem que comentem crimes. Recentemente o senador Alessandro Vieira, vítima de uma investida maldosa, pediu a PF que apurasse os fatos e chegasse aos autores. Dos oito deputados federais de Sergipe pelo menos cinco já foram a PF por causa de prática. Pense antes de postar.

SOCORRO. EVANGÉLICOS FORTES. A cidade dormitória de Socorro é o município que concentra o maior número de evangélicos do Estado, cerca de 30%, como também, o maior número de igrejas. Isso fez com que no passado o deputado Samuel Carvalho chegasse à Assembleia Legislativa. Agora, os olhos dos pretensos pré-candidatos estão voltados para esse nicho evangélicos levando-os à procura de um vice perfeito. No último pleito vinculou-se a ideia da chapa um pastor e um padre (Pr. Jony Marcos & Pe. Inaldo), mas não deu certo, sendo Inaldo vencedor com a desistência de Jony. Por isso, há um assédio aos líderes da Assembleia de Deus – Pr. Lourival e Pr. Joanan (vereador) – que são os mais sondados para a vaga de vice. Em “help city” tudo pode acontecer!

AMPARO. TRABALHO FORTE, CHAPA FORTE. Lá em Amparo a política não tem medo do Covid19 e promete ânimos acirrados e disputa com igualdade. Atevaldo Veríssimo (PT) que já foi prefeito por duas vezes, montou uma chapa com o Eldinho (MDB) contra a situação que deverá repetir os mesmos personagens – Franklin Freire e Adjalmir. O ponto principal dessa disputa é o desgaste sofrido pela situação que não mostrou aos munícipes porque veio sem trazer ao município nada de novo, apenas mantendo a máquina administrativa funcionando. Pela oposição, Atevaldo já mostrou ser um administrador arrojado e traz à tira colo Eldinho que é uma grade liderança local e querido na cidade.

Acrísio Pereira tem recebido apoio de lideranças em Monte Alegre

MONTE ALEGRE. ELEIÇÃO COM MUITOS CANDIDATOS. O rompimento da prefeita Nena com a vice Valdirene de Aragão, trouxe um vácuo eleitoral bastante significativo em Monte Alegre, dando assim oportunidades de novos nomes lutarem pelo bastão do executivo. Hoje, em Monte Alegre, apresentam-se como pré-candidatos a prefeito quatro personagens: Nena (atual prefeita vais à reeleição), Valdirene de Aragão (atual vice vai à procura da titularidade), Júnior Farias (corre por fora ainda apostando na força política do pai) e o vereador Acrísio Pereira (presidente da Câmara) que em nos últimos tempos vem ganhando a confiança dos eleitores locais. Inquieto Acrísio deve ter como seu vice Isaías da Auto Peças, outro cidadão muito querido lá pelo sertão.

POÇO VERDE. IGGOR OLIVEIRA MAIS PERTO DA REELEIÇÃO. O prefeito Iggor Oliveira que vem fazendo uma boa administração na cidade, atrai diversas lideranças locais o que o credita para sua pré-canditatura à reeleição. Como a situação não deve repetir a chapa alguns políticos locais estão sendo sondados para compor a chapa como vice. Um dos mais cobiçados é o advogado Alexandre Figueiredo, atual secretário da transparência do Estado e segundo suplente de deputado federal que goza de grande prestígio local. AF que é conhecido pela prudência e palavra ainda não conversou sobre o assunto com Iggor, entretanto já disse que apoia a sua reeleição. Palavra dada, palavra cumprida!

Boa semana e que Deus nos abençoe!

(*) Fausto Leite é advogado, jornalista e professor, pós-graduado em Metodologia da Ciência, Direito Eleitoral, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, Mestrando em Direitos Humanos, Mestre em Ciência Políticas e Governação Pública e Doutorando em Direito Constitucional. E-mail: faustoleite@infonet.com.br. Fone: 79 9.9838-8338.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários