Férias: calendário 2010 prejudica família

0

Na correria do dia a dia, onde muitos pais de família (leia-se homem e mulher), muitas vezes só têm o contato com os filhos à noite e logo cedo pela manhã, as férias do homem e da mulher são planejadas para coincidirem com o período de férias escolares.

 

Geralmente é no início do ano em janeiro que a maioria dos pais tiram suas férias para desfrutar ao lado dos filhos. Os que têm mais condições viajam, já para outros o simples fato de ter um tempo maior de contato com os filhos, durante todo um mês é suficiente para revigorar as energias. Aliás, especialistas têm vários estudos comprovando que as férias ao lado da família é algo revigorante e surpreendente para o corpo e a mente humana.

 

Porém, este período de descanso familiar e de fortalecimento dos laços está sendo quebrado em Sergipe para os alunos das escolas particulares. Há três semanas este espaço (que pelos e-mails recebidos não tem mais meia dúzia de leitores e sim uma dúzia!) publicou e-mails de pais de alunos reclamando do calendário previsto para o ano de 2010.

 

O início do calendário escolar para o ano 2010 está previsto para 18 de janeiro. Ou seja, como escreveram diversos pais, acarretará um descompasso entre as férias deles e de seus filhos, levando em consideração que a grande maioria dos pais está em gozo de férias até o final de janeiro. Isto em decorrência de compromissos e festejos tradicionais do mês de dezembro e as férias já tradicionais que se estendem ao final de janeiro. Com o início das aulas estabelecido para meados de janeiro, torna-se inviável o aproveitamento máximo de período tão necessário ao lazer e ao estreitamento do convívio entre pais e filhos.

 

Os pais reivindicam a sensibilidade do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular para resolver esta questão, que se para alguns parece algo descabido para outros é de extrema importância, já que as férias conjuntas entre pais e filhos é uma maneira de superar problemas e revigorar as energias para o ano que se inicia. Neste tempo de globalização, o convívio familiar deve ser priorizado a qualquer custo.

 

É preciso que o Sindicato das Escolas Particulares – que têm em seus membros pessoas qualificadas e, muitos religiosos, que pregam a família como unidade principal – reveja o calendário para 2010. Uma das sugestões é prorrogar o período do mês de novembro até o seu final. Com certeza o bom senso prevalecerá em nome do mais importante: do convívio familiar.

 
De volta

O blog passou dois dias sem ir para o ar devido a uma viagem de última hora para resolver problemas particulares. A partir de hoje retornar ao normal e no decorrer da semana responderá aos e-mails dos leitores. Aliás, parece que a meia dúzia de leitores cresceu. Já chegou a uma dúzia…

A volta do Dr. João II

Sua participação no seminário do PSDB no fim de semana passado teria sido cômica, se antes não fosse trágica. De forma teatral, destoou e constrangeu os convidados do PSDB, diga-se Serra e Aécio, que aqui vieram para atos políticos civilizados e assim se conduziram. Como se estivesse em um palco de espetáculos, Dr. João gritou, xingou, pulou e deixou o saldo esperado: a comprovação, definitiva, de que se trata de uma liderança ultrapassada, sem compostura, falaciosa, enfim,  dono de um discurso  e de uma prática política que, em outubro de 2006, foram destinados ao lixo da história. Se não aparecer outra alternativa real, remotas são as probabilidades dos sergipanos mudarem de idéia em 2010.

 

A volta do Dr. João I

De final melancólico, o último governo de Dr. João Alves não demorou a ocupar as páginas policiais, com figuras de proa da administração e até da família presas e algemadas. Estrategicamente, nos dois anos seguintes Dr. João escondeu-se por trás da doença da esposa e saiu de cena, na expectativa de que o mar de lama revelado pela Operação Navalha fosse esquecido pelos sergipanos (Até hoje este jornalista responde processos devido a divulgação da operação da PF). Agora, dispondo de generosos espaços na imprensa, retorna falante, embora mais confuso e monotemático do que fora nos 4 anos de governo, tentando se credenciar para voltar a ocupar o terceiro andar do Palácio Augusto Franco.

 

Fechamento do retorno

A coluna conversou com alguns moradores da Farolândia e constatou que o fechamento do retorno antes do sinal da UNIT produziu bons resultados. Entretanto, como apontado aqui mesmo, na semana passada, falta corrigir o problema do retorno existente defronte ao Mar Azul, que, indevidamente utilizado por moradores daquele núcleo habitacional, tem sido causa de vários acidentes.

 

Ausência de dados

O blog já focalizou, há algum tempo, esse problema. Trata-se da ausência de dados importantes, nas placas de obras realizadas em Aracaju. O mais comum deles é a data do início das obras. Em todas elas, consta o prazo de execução. Mas em quase nenhuma está informada a data do início das obras. Como, então, os cidadãos poderão fiscalizar o andamento?

 

Frota

Finalmente a SMTT resolveu adotar uma posição enérgica a respeito do descaso comprovado no que pertine à frota de ônibus coletivos de Aracaju. Os 100 novos ônibus, prometidos em janeiro, para justificar um novo aumento das passagens, até o momento não ocorreu. O prazo que os próprios donos de empresas se atribuíram foi o mês de junho. Chega-se praticamente em setembro e nada foi feito. É uma cena comum, na paisagem urbana de nossa capital, ônibus quebrados, nas ruas de Aracaju. Resta, agora, confiar na ação da SMTT.

 

Prefeitura de Santo Amaro sob novas suspeitas

As denúncias que pesam contra a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, apesar dos adiamentos sucessivos das audiências pelo Cartório de Maruim, parecem ganhar corpo e se multiplicam! Dia 21 de agosto passado, o Procurador da Republica Ruy Nestor Bastos Mello, instaurou Procedimento Administrativo visando comprovar denuncia de “negociatas” com carteirinhas do programa Bolsa Família dentro da Prefeitura daquele Município. Trata-se de um crime de Improbidade Administrativa que, se comprovado, pode resultar em afastamento do gestor do município Ivaldo Costa.

 

Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música I

Começa hoje, 31, o I Simpósio Sergipano e Ensino em Música. O evento, que vai até o dia 3 de setembro na Cidade Universitária, em São Cristovão, foi idealizado a partir da demanda local por um espaço acadêmico voltado para discussões relacionadas à pesquisa e ensino em música. O curso de Licenciatura em Música da UFS é recente, com ingresso da primeira turma em 2007. Todavia, seu atual grupo docente, altamente qualificado, conta com doutores e mestres, cujas pesquisas e orientações já começaram a interessar a comunidade discente desta instituição.

 

Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música II

O SISPEM vem preencher uma lacuna, visando o intercâmbio entre pesquisadores da UFS e de outras instituições nacionais, dando visibilidade às suas pesquisas, e motivando o ingresso da comunidade discente local no universo da pesquisa em música. Outra função do SISPEM é promover a capacitação continuada de músicos e professores de música locais, através dos cursos e workshops ofertados, além de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão no Núcleo de Música da UFS.

 

Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música III

Valor da inscrição: Simpósio: R$30,00 (trinta reais); Mini-curso de Canto Gregoriano: R$20,00 (vinte reais). A abertura será hoje, 31, às 20h no Conservatório de Música de Sergipe ( Palestra com o Dr. Manuel Veiga (UFBA) – 20h;  Recital com professores do Curso de Música da UFS – 21h) Encerramento: Dia 03/09 (Quinta) às 19h no Auditório da Reitoria da UFS. Shows com Grupos de Alunos da UFS: Cumbuca de Balaio e Ferraro Trio. Maiores informações no Núcleo de Música da UFS: 2105-6891.

 

Campanha de Detecção de Diabetes

Campanha de Detecção de Diabetes na Praça de eventos do Mercado Central de Aracaju , dia 31 de agosto das 7 as 13 horas. Promoção: ACOMAF, MOPS, ANEPS e Centro de Diabetes de Sergipe.

 

Destacar a relevância da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) para os avanços do desenvolvimento social e econômico do Estado, fomentar a produção e a difusão científica e popularizar o conhecimento. Com este intuito a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) – instituição vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) – lança o edital 09/2009: Prêmio Fapitec de Divulgação Científica.

 

Os interessados em participar têm até a próxima sexta-feira, 04 de setembro, para inscrever seus trabalhos, na sede da Fapitec/SE, localizada na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, S/N°, bloco B, Sala 05 – Bairro Capucho. Os candidatos devem cumprir todos os critérios estipulados no edital . A Fapitec funciona das 07 às 13 horas, as dúvidas podem ser tiradas através do telefone 3259-0363 ou pelo e-mail: comunicacao@fapitec.se.gov.br

 

DO LEITOR

 

Resposta do prefeito de General Maynard

Nos, Servidores, que segue abaixo do Município de General Maynard, repudiamos as ofensas e mentiras vinculares no dia 25/08/2009 em relação Prefeito Dr. Evangelista e fazemos algumas considerações: 1° – Primeiro: Não é que o Prefeito goste de ser chamado de “Doutor”” ele é Doutor/Medico, Clinico Geral há mais de 20 anos; 2° – Segundo Existem pesquisas que revelam uma aceitação de 95% em relação a sua administração como por exemplo área da Saúde que  General Maynard é a cidade Sergipana com mais Médicos por habitantes.; Existem 06 Seis Médicos para mais de dois mil habitantes, com atendimento da Segunda -Feira a Sábado; 3° – Terceiro Não há atrasos de salários dos Secretários nem dos servidores como foi  publicado na Infonet; 4° – Quarto  em relação  à coleta de lixo, é visível que a cidade é uma das mais limpas da região; 5° – Quinto Em relação a realização da festa principal do município, as despesas foram pagas através do apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado, Dep. Federal Valadares Filho, Dep. Federal Jackson Barreto, Senador Antonio Carlos Valadares Plamed e outros. As referidas acusações partiram de pessoas que acostumadas a usurparem os cofres públicos e que no momento não estão, porque o dinheiro público em General Maynard é administrado com seriedade e respeito.  

 

Ambulantes causam problemas na Pio Décimo

E-mail recebido: “Estou usuário da avenida Tancredo Neves, especificadamente na saída da Faculdade Pio Décimo. Ocorre que devido ao grande fluxo de estudantes nas imediações, está se acumulando vendedores ambulantes para oferecer os seus produtos. No horário de rush (18h), torna-se impossível à saída da Faculdade, pois ficam obstruindo a visão com seus carros adaptados para à venda de hotdog e pizzas. Sei da importância do trabalho desses pais de famílias, mas ocorrendo um acidente, com possibilidade até de vítimas, quem será responsável?”

 

Lei de Organização Base

De um policial: “Mas uma vez venho recorrer a este conceituado espaço para expor a frustração de uma das classes composta por profissionais da segurança pública do Estado com os gestões da nossa briosa instituição. Ouvir em um dos programas de rádio, uma entrevista com dos comandantes, onde ele afirmava que teria recebido um e-mail do senhor governador, o qual cobrava o projeto da Lei de Organização Base (LOB). Afirmou ainda esse comandante, que mandaria para a PGE até o final desse mês de agosto. Porém já estamos praticamente no final do dito mês e até agora nada. Esta situação dá margem a diversas especulações.  Uma delas, dar conta que existe um interesse por parte dos membros oriundos de uma força federal, em manter o projetor engavetado até o resultado do processo que corre na justiça contra o governador. Fato é que se especula nos quatro cantos da instituição, que se o resultado for contra ao governador, irão prejudicar o chefe que comanda uma importante pasta no palácio de governo. Pois anos atrás, como já é de conhecimento de todos, este chefe é o mesmo que encabeçou ações na justiça contra o ingresso de profissionais oriundo de uma força federal na instituição de segurança pública. Sem contar que com a aprovação da LOB existe uma grande possibilidade da promoção do referido chefe que galgará o último degrau, criando também a possibilidade dele exercer o maior cargo dentro da instituição. Caso a parte, na realidade de concreto mesmo, é a falta de interesse por parte das cabeças pensante da instituição, em beneficiada a maioria dos profissionais com reforma da LOB. Pois o topo da pirâmide da instituição é formada por profissionais que já alcançaram o último degrau nas suas careiras e nada mais tem a perder, ao contrario dos demais que estão com suas promoções atrasadas, alguns chegando a meia década de atraso”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:  

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“O paraíso deve ser assim: descansar numa rede por toda a eternidade”. Jorge Amado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários