Inteligência Artificial

Preocupações com a IA

Durante o Fórum Econômico Mundial, foi-se discutido o avanço da IA (Inteligência Artificial) na economia. Apesar do ânimo nas áreas médicas e computacional, levantou-se a preocupação com a substituição do homem pela máquina. Estima-se, ainda segundo o FME, que até 2027 serão criados 69 milhões de postos de trabalho e serão eliminados 83 milhões. Ou seja, 14 milhões de postos de trabalho a menos! 14 milhões de famílias que não terão acesso a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Chegou pra ficar

A venda de carros elétricos no Brasil deu um salto de 167% em janeiro de 2024, se comparado com o mesmo mês do ano passado. Esses dados foram divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Somente em janeiro desse ano foram emplacados 12.026 carros do tipo 100% elétrico ou híbrido. Tendência mundial, os carros elétricos estão caindo no gosto do consumidor, porém, ainda há desconfiança por parte de alguns, principalmente no que diz respeito à revenda, garantia e peças de reposição. Até se consolidarem de vez, haverá um longo caminho a percorrer e desbancar de vez os veículos movidos à combustão.

 

Economia chinesa

A China acaba de divulgar que a meta para crescimento do PIB para 2024 será de 5%. Número modesto para uma economia vinha crescendo próximo dos 10%. Ao lado da economia americana, a economia chinesa vem sendo umas das locomotivas de crescimento ao redor do mundo e em boa parte dos países os chineses figuram como os maiores parceiros comerciais, e isso de algum modo acaba preocupando, uma vez que se a China “deixar de comprar” desses países, isso afetará sobremaneira as economias locais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais