Festa pela metade em Lagarto

Aclamado como vitorioso nas urnas com 25.132 votos, o candidato a prefeito de Lagarto, Valmir da Madereira (PSC), está comemorando a vitória com o pé atrás. É que seu adversário, José Willame Fraga, o “Lila” (PSDB), não teve os votos computados porque a Justiça Eleitoral impugnou sua candidatura. Acontece que se for vitorioso no recurso, “Lila” terá os votos anunciados e, se estes forem mais do que os conseguidos por Valmir, ele será aclamado o prefeito de Lagarto. Naquele município os eleitores de Valmir estão comemorando a vitória, mas acompanhando o desenrolar do processo na Justiça.
 

Votos são nulos
 

Essa informação interessa diretamente aos políticos de Lagarto: os votos recebidos por candidatos inelegíveis ou sem registro de candidatura, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento pela Justiça Eleitoral, podem ser considerados nulos. É o que determina a Resolução 22.712, que dispõe sobre os atos preparatórios, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a totalização dos resultados e a justificativa eleitoral.

Hora de justificar
 

O eleitor que não votou nas eleições de domingo passado e nem justificou sua ausência em um local de votação ou posto de justificativa tem 60 dias para justificar o não comparecimento à urna. Além disso, quem não votou nas eleições de 5 de outubro vai poder votar normalmente se houver segundo turno. A justificativa de ausência às eleições de domingo deve ser apresentada pelo eleitor perante o juiz eleitoral de sua zona de inscrição. O eleitor precisa comparecer com documentos que comprovem o motivo da ausência.

Fim do parquímetro
 

O prefeito reeleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), não pretende renovar o contrato com a empresa Vaca Scatema, que cuida dos parquímetros no centro de Aracaju. O contrato termina no próximo ano, após completar 10 anos de vigência. Nogueira promete estudar outra forma de explorar o estacionamento rotativo no centro comercial: “Quero que ele seja mantido, pois considero um avanço”. As afirmações de Edvaldo foram feitas ontem, durante entrevista coletiva para falar sobre a sua vitória no primeiro turno. Segundo ele, as promessas de campanha serão cumpridas na sua continuidade de sua administração.

 

Déda satisfeito

Presente à coletiva do prefeito, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), afirmou que está muito satisfeito com o resultado das eleições. Segundo ele, o PT tem hoje o dobro de prefeitos eleitos. Na eleição passada o partido de Déda tinha feito apenas três prefeitos, número que aumentou para sete este ano. O governador afirmou que, com a vitória de Edvaldo no primeiro turno, Aracaju demonstrou que é uma cidade que tem sua população com idéias de esquerda.

Greve à vista

E os bancários poderão voltar a cruzar os braços novamente. Eles vão se reunir hoje (07) em assembléia para discutir se decretam greve por tempo indeterminado, já que até o momento os bancos insistem em não atender as reivindicações salariais da categoria. Na semana passada, os bancários fizeram uma paralisação de 24 horas, porém o movimento não sensibilizou os banqueiros que só pensam em lucros, lucros e mais lucros.

Samarsa condenada

A Justiça Federal condenou a empresa Cerâmica Santa Márcia S/A (Samarsa) por extração irregular de argila nos povoados de Quirino e Carcará, município de Lagarto. Também foram condenados o diretor Antônio Augusto Leite Franco e o proprietário de caminhões Gonçalo Vieira de Melo Prado. A ação criminal movida pelo Ministério Público Federal alega que, de outubro de 2003 a dezembro de 2004, a empresa foi alvo de fiscalização por promover a extração de argila sem autorização dos órgãos competentes. Acontece que mesmo depois da fiscalização, a Samarsa continuou desrespeitando a legislação.

Cuidado com a crise

Como é que você está acompanhando essa loucura financeira que está quebrando meio mundo de gente? Para quem investe pouco e está temeroso vai aqui um conselho: os pequenos investidores, que colocaram em ações entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, devem ter cautela no atual momento de turbulência do mercado de ações. Os entendidos no assunto estão recomendando a esses investidores que não tomem decisões precipitadas de vender a qualquer preço. Os mercados estão muito estressados, há um certo pânico no mercado e não vale a pena vender ações em uma situação dessa. Quem avisa amigo é.

Vendas aquecidas

A comercialização de veículos nacionais e importados em setembro passado teve o melhor resultado para o período da história da indústria automobilística no país. Na comparação com agosto, o aumento foi de 9,8% em setembro e representou o segundo maior volume do ano. Sobre setembro do ano passado, foi 31,7% superior. As primeiras apurações do desempenho de outubro mostram um mercado ainda aquecido. Segundo representantes do setor, estão mantidas todas as previsões de crescimento para 2008: 24,2% nas vendas internas e de 7,4% nas exportações.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais