FHC, filhos e oportunidades diferentes

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A frase, “dando oportunidades iguais a quem a vida deu caminhos diferentes" é usada por muitos, principalmente em palestras de incentivo profissional e motivadoras.

Porém, em alguns casos, pode ser escrita de outra forma: vidas nascidas com caminhos iguais e oportunidades diferentes. Este é o caso que a imprensa nacional (parte dela, é claro) vem mostrando recentemente sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seus dois filhos fora do casamento.

São eles: Tomás Schmidt, filho da ex jornalista da Rede Globo Miriam Dutra, e Leonardo dos Santos, filho da ex empregada doméstica dele. Tomás se formou no Imperial College, em Londres, depois foi para os Estados Unidos estudar Relações Internacionais na George Washington University, e certamente tem e terá oportunidades brilhantes em sua vida, visto sua formação. Já o mulato Leonardo trabalha como carregador (auxiliar de serviços gerais) na Gráfica do Senado e talvez este seja seu destino.

“Príncipe da sociologia brasileira”, FHC disse uma vez que tinha “um pé na cozinha”. Maria Helena Pereira (sua ex empregada doméstica), a negra que o impressionou pela formosura e lhe deu outro filho fora do casamento, continua com o pé na copa. A mãe de Leonardo, o filho mulato de FHC, é a copeira do gabinete 22 do Senado federal, onde serve cafezinhos.

Tomás recentemente teve sua paternidade reconhecida por FHC, mas Leonardo, apesar da semelhança notada por todos entre ele e FHC, continua sem reconhecimento.

Um caso que ilustra com precisão a diferença exacerbada que faz na vida de uma pessoa a questão do acesso e das oportunidades.

Se vivo, o genial Gilberto Freyre, certamente escreveria a segunda parte do Best-Seller “Casa Grande e Senzala”, escrito em 1933 em pleno século XXI.

Para quem deseja se aprofundar na história dos dois filhos de FHC fora do casamento: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2009/12/02/fhc-outubro-1994-voce-votaria-em-fhc-se-soubesse-que-ele-teve-dois-filhos-fora-do-casamento/

PTB: Edvan mostra que “quem ri por último, ri melhor”
O empresário Edvan Amorim não só conseguiu recuperar o diretório do PTB de Sergipe após reunião com a direção nacional, como também  mostrou que para fazer política é preciso muita habilidade.  O nó que ele destrinchou deixou numa situação delicada o deputado federal Almeida Lima que tinha se transferido para o PTB num acordo com Jackson Barreto. Resta saber como ficará agora a relação dos dois primos.

Segmentos empresariais de SE vão pedir votação da contrapartida
Diversos segmentos empresariais de Sergipe estão sem entender porque a AL está demorando para votar o projeto de lei da contrapartida do governo estadual para obras do PAC em Sergipe, no valor de R$ 160 milhões. Vão conversar com os deputados e prometem uma grande mobilização. Mais um desgaste desnecessário para os deputados.

Assentamento Cleomar Brandi, em Lagarto
Uma homenagem feita ao jornalista Cleomar Brandi em 2011, através do deputado João Daniel e outras lideranças do MST  que é a cara do homenageado. O mago Cleomar Brandi tem seu nome imortalizado no assentamento do MST no povoado Olhos D`Agua, em Lagarto. Além de justa, com certeza, Cleomar Brandi gostou. Como jornalista, Cleomar sempre denunciou diversos desmandos, inclusive sempre defendeu os movimentos, como o MST, contra os latifúndios.

Brindando a vida com os assentados
Um assentamento rural cheira a terra, ao suor do trabalhador. Tem o olfato da vida nas plantações, tem o néctar do nascimento em cada raiz que brota do solo  adubado por mãos calejadas e vitoriosas. O titular deste espaço fica imaginando Cleomar vivo, sentado ao lado dos assentados saboreando o velho conhaque, contando suas histórias e seus casos amorosos. E o mais importante: sempre brindando a vida.

Fim do voto secreto: PEC ainda depende do Senado Federal
O blog publicou ontem um artigo sobre o fim do voto secreto aprovado pela Câmara dos Deputados. E cobrou a aprovação do fim do voto secreto na Assembleia. Alguns leitores estranharam já que a PEC, quando aprovada pelo Senado, vai valer também para as assembleias e câmaras municipais. O problema é esse: quando o Senado votará?

Renan não quer
O presidente, Renan, defendia a votação pela Câmara, de um projeto, já aprovado no Senado, acabando com o voto secreto para cassações. Renan não quer acabar com o voto secreto na totalidade, principalmente para os vetos presidenciais. Ou seja, a proposta aprovada na Câmara vai demorar para ser votada no Senado. E se tiver emenda, terá que retornar para os deputados.

Gualberto reapresentará projeto
O deputado Francisco Gualberto anunciou ontem que na próxima semana reapresentará o projeto para acabar com o voto secreto na AL de Sergipe. Em 2011, proposta de Gualberto derrubou uma série de votações secretas, mas continuaram em três situações: veto governamental, escolha de conselheiro do TCE e cassação. “Quem tem que votar secretamente é o eleitor. O parlamentar tem que ser transparente”, entende Gualberto.

A cultura de Sergipe ao alcance de todos
O título acima é a abertura de uma entrevista concedida pela secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, ao colunista do jornal Estado de São Paulo, Álvaro Siviero, publicada ontem, 04. Parabéns a cultura de Sergipe pelo espaço conquistado na mídia nacional e a secretária Eloisa Galdino pelo conhecimento demonstrado na entrevista.

A abertura da entrevista
Contra fatos não há argumentos: a Orquestra Sinfônica de Sergipe foi a primeira da região nordeste brasileira a realizar uma turnê nacional pelas principais salas de concerto do país. Um mérito cultural. A orquestra abriu sua turnê em Aracaju (SE), no elegante Teatro Tobias Barreto, continuando por Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), Curitiba (Teatro Guaira) e São Paulo (Sala São Paulo) onde, este último, absolutamente lotado.  Sergipe entrou em um seleto time.

A abertura da entrevista II
A desenvoltura apresentada pela ORSSE surpreendeu a classe artística nacional. Os investimentos em diversos setores culturais são a pauta desta conversa travada com Eloísa Galdino, secretária de cultura de Sergipe, uma mulher de opiniões formadas e que dialoga de modo direto e seguro. O link da entrevista: http://blogs.estadao.com.br/alvaro-siviero/a-cultura-de-sergipe-ao-alcance-de-todos/

Cargos comissionados
O governo do Estado, através da assessoria de comunicação informou ontem ao blog, atendendo ao questionamento levantado, que os cargos comissionados representam apenas 4% do valor total da folha de pagamento.

Rogério Carvalho faz discurso defendendo programa Mais Médicos
Relator da MP do programa Mais Médicos o deputado Rogério Carvalho (PT) fez ontem a defesa em discurso no plenário. “ Eu me sinto muito honrado por cumprir a tarefa de ser Relator de uma matéria tão importante. Também sinto-me bastante à vontade por estar aqui, no dia de hoje, junto a pessoas com quem militei em vários espaços do movimento médico,como Presidente do Sindicato dos Médicos, como Presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, como Membro da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Médico” iniciou Rogério.

Coragem
O relator destacou a ousadia do programa e “da determinação, da coragem que o Governo está tendo de trazer esse tema para a pauta do Congresso Nacional e de pautar este debate na sociedade brasileira.Não foram todos os Governos. Aliás, faz 23 anos que nós estamos correndo atrás da implantação do Sistema Único de Saúde”.

Vagas
Rogério discorreu sobre  a questão de vagas em Universidades: “ Em 1998, foi criado o Piso de Atenção Básica: nascem os sistemas locais de saúde. Em 2000, é aprovada a Emenda Constitucional nº 29: mais recursos para a saúde. Nos 10 anos da década passada, mais os últimos 10 anos, nós vimos uma explosão do mercado de trabalho médico no Brasil. E, ao longo desse período, nós estamos tendo a oportunidade de discutir temas de extrema relevância. Estamos diminuindo o debate que está sendo proposto na medida provisória. Nós temos aqui um debate fundamental, que é a ampliação do número de vagas. Nós vimos, pelos dados apresentados aqui, 40 estudantes por vaga. São 11 mil vagas! São 11 mil médicos a mais que este País pode formar todos os anos. São 11 mil famílias de brasileiros e brasileiras que vão ter a oportunidade de fazer medicina neste País”, disse.

Solução
E por fim, concluiu: “Esse, sim, é o debate que nós temos que fazer, e esse é o espírito que A Relatoria deseja. Nós estamos abertos para construir uma solução para um problema que não abrange todos os problemas do Brasil, mas cuja solução é fundamental para melhorarmos a saúde pública do nosso País, a saúde do povo brasileiro. Não devemos tratar com preconceito profissionais de outros países que querem atuar e dar sua contribuição à saúde do nosso País”.

Senadora defende Campus em Poço Redondo
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da implantação do Campus da Universidade Federal em Sergipe (UFS), no município de Poço Redondo. “É uma iniciativa de extrema importância, sobretudo, pela possibilidade concreta de alavancar o desenvolvimento do sertão”, disse Maria, ao lembrar que essa é uma luta que tem encampado há algum tempo.

Projeto em 2006
Em 2006, ela apresentou o Projeto de Lei 256, que autorizava “o Poder Executivo a criar a Universidade Federal para o Desenvolvimento do Sertão Sergipano (Unisse), com sede na cidade de Poço Redondo – SE”. Ao ser encaminhada à Câmara Federal, a proposta ganhou o número 7273/2013 e foi relatada, à época, pelo deputado federal Waldenor Pereira que recomendou o seu arquivamento, por questão de conflito de competência.

Propriá
São Francisco – Além da UFS do sertão, Maria do Carmo também apresentou Projeto de Lei propondo a instituição da Universidade Federal para o Desenvolvimento do São Francisco, com sede em Propriá. A proposta ainda estão tramitando na Câmara dos Deputados.

Isenção em concurso
Termina amanhã, 6, o prazo para pleitear isenção da taxa de inscrição do concurso da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (PMA/SEMA). Desempregados, os declaradamente pobres, inclusive aqueles que sejam portadores de alguma deficiência e os doadores de sangue com frequência ao Hemose atualizada, podem requerer o benefício. Para isso, é só preencher o formulário de isenção que consta no site www.funcab.org e levar até às 17h no posto de atendimento da Funcab. Ou, enviar via Sedex, com os documentos comprobatórios anexados, à Secretaria Municipal de Administração. O posto da Funcab fica na Avenida Desembargador Maynard, 284, sala 01, Cirurgia.

W1emcampo vai realizar levantamento para ASEOPP. Obras paralisadas
A empresa de pesquisa sergipana W1emcampo, comandada por Oscar Wagner apresentará um planejamento a diretoria da a Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP para realizar um levantamento técnico-científico em todo o Estado sobre as obras paralisadas em nível federal, estadual e municipal.

Números exatos
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, disse que a ideia surgiu depois da divulgação na semana passada, após reunião com representantes das associações de prefeitos que em Sergipe existem cerca de 200 obras paralisadas. “Começamos a receber informações do interior, que, se verdadeiras, os números são bem maiores. AASEOPP precisa de dados concretos para mostrar a realidade de Sergipe que não é diferente de todo o país”, explicou.

Detalhamento
O vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, explicou que o levantamento tem que ser complexo, não só com a quantidade, mas os motivos da paralisação, tempo, a origem dos recursos e todo detalhamento técnico. “Com todo levantamento minucioso poderemos ter uma ideia dos gargalos e de quem é a responsabilidade”, explicou Francisco.

Feira de Turismo
Como membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) está na capital paulista, onde participa da 41ª Feira de Turismo das Américas. A feira internacional, promovida pela Associação de Agências de Viagem (Abav), é considerada a maior de negócios do setor de viagens e turismo.

Exposição
A inauguração da feira aconteceu ontem, 04, e contou com a exposição de agências de turismo de diversos estados brasileiros e também internacionais. Entre os presentes estavam o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da Embratur, Flávio Dino, os presidentes das Comissões de Turismo e Desporto da Câmara e do Senado, deputado Valadares Filho e senador Valadares e diversas autoridades da área  de turismo da América Latina.

Investimentos
Para o deputado Fábio Reis, a feira tem uma grande importância no turismo nacional. “Aqui teremos a oportunidade de impulsionar o turismo brasileiro, com conhecimento dos investimentos públicos e a concentração de todos os atores deste setor”, afirmou.No fim da tarde, o deputado participou do lançamento da 2ª edição do projeto Viaja Mais Melhor Idade, do Sebrae, apoiado pelo ministério do Turismo. “O programa traz grandes benefícios para os idosos, como descontos e vantagens exclusivas”, comemorou o parlamentar.

Recadastramento funcional em Pirambu
Começa  hoje, 5, e se estende ate o próximo dia 17 (terça-feira) o recadastramento dos servidores da Prefeitura Municipal de Pirambu. O recadastramento acontece na Secretaria de Turismo de 8h às 12h e das 14h às 17h onde tem cinco funcionários à disposição.Segundo o secretário de Governo, Carlos Amaral, o recadastramento tem como objetivo dar conhecimento ao Poder Executivo dos funcionários do município em cargos efetivos, comissionados e contratados.

Exatidão
Ainda de acordo com secretário a importância do recadastramento é para que se tome conhecimento do novo quadro funcional com o número exato de funcionários que trabalham no município. De posse da nova realidade serão feitas as adequações necessárias dentro de um novo planejamento para que se possa desenvolver melhor as ações da Administração Municipal.

25 mil kits escolares
Nesta quinta-feira, 5, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, irá entregar 25 mil kits escolares para a rede municipal de ensino. A solenidade de entrega acontece nesta quinta-feira, 5, às 7h30 no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Por idade
São dois tipos de kits, compostos por mochila, uniformes e material didático, divididos por idade. Os estudantes do pré-escolar ao quinto ano receberão, além dos uniformes com calça, camisa e tênis, um uniforme de educação física, caderno adequado, lápis de cera, giz de cor, tinta guache, massa de modelar, canetinha, lápis, borracha, caneta, régua, entre outros. Os alunos do quinto ao nono ano também receberão os materiais adequados à sua idade, como caderno de desenho, por exemplo, e os uniformes.

“Parabéns ao teatro sergipano!”, comemorou Lucimara
Três grupos genuinamente sergipanos  foram contemplados pelo Prêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte). No último dia 3 foi divulgado o resultado e, a partir de agora, os grupos de teatro Imbuaça, Stultífera Navis e Companhia de Artes Tetê Nahas vão arregaçar as mangas para dar continuidade às suas produções.

Homenagem
Em virtude disso, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) fez questão de ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de ontem, 4, para homenagear os artistas premiados. “A arte, sem sombra de dúvidas, é um dos fatores que promove a liberdade do indivíduo e é de grande importância para a formação do cidadão. Quero deixar meus parabéns aos três grupos que foram selecionados. Tenho certeza que esse prêmio trará frutos importantes para a cidade de Aracaju e para o Estado de Sergipe”, afirmou.

O prêmio
A Funarte divide os contemplados por região e fornece auxílio financeiro para que os artistas possam apresentar seus espetáculos em outros estados do país ou para que possam começar a montagem com produção de figurino, cenários, entre outros. Os contemplados do Estado tiveram nota acima de 94 pontos, com destaque para o Imbuaça com nota 99,05. “É um ato heróico produzir e viver dessa produção em Sergipe. Mesmo com todas essas dificuldades temos o prazer de dizer que grupos como o Imbuaça não somente sobrevivem de seu trabalho, mas nos orgulha dentro e, muitas vezes, fora do país”, comenta Lucimara.

Conjunto Santa Lúcia
o vereador Max Prejuízo (PSB) solicitou em discurso na Câmara de Aracaju providências para a falta de iluminação na Estrada da Cabrita, no conjunto Santa Lúcia e falta de transporte coletivo para os estudantes da Escola Agrotécnica Federal de Sergipe.

Sem planejamento
"Houve um crescimento populacional importante em nossa cidade, e uma região que cresceu de forma rápida, onde possibilitou muitas moradias, principalmente através do programa Minha casa, Minha Vida, foi a região do conjunto Santa Lúcia, com a construção de diversos condomínios", disse o parlamentar alertando que este crescimento não foi acompanhado de um planejamento dos serviços públicos.O parlamentar reivindica que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Emsurb, providencie a iluminação do local.

Retomada das discussões do PD de Aracaju
O vereador Iran Barbosa, do PT, cobrou, ontem, 04, a urgente retomada das discussões, na Câmara Municipal, sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e dos demais códigos de Aracaju, retirados do legislativo a pedido do prefeito João Alves Filho (DEM), no início da sua administração. O PDDU faltava ser votado em 3ª discussão e aguardava apenas decisão da Justiça quando foi retirado da Câmara.

Conselhos de Saúde
“O que vimos nos 74 dos 75 municípios em que visitamos é que a sua grande maioria não tem estrutura necessários para o seu funcionamento”. A avaliação foi feita na tarde de ontem, em reunião do Conselho Estadual de Saúde, coordenada pelo vice-presidente do Conselho, Eduardo Ramos.De acordo com os membros do Conselho que visitaram nos últimos 15 dias os conselhos municipais, na sua grande maioria a falta de estrutura é uma constante, como também a falta de uma sala para o funcionamento do PID (Programa de Inclusão Digital).

Caso atípico
Um outro fato também relatado pelos conselheiros é que em alguns municípios os conselhos têm estrutura e organização, mais falta seguimento, qualificação dos conselheiros e apoio do gestor municipal, ou seja, do prefeito ou da secretária de Saúde. “O Conselho do município de Santa Luzia do Itanhy, é um caso atípico porque está sob intervenção federal”, observou o vice-presidente do Conselho, Eduardo.

Encontro
Na oportunidade, Eduardo lembrou a todos do Encontro que acontecerá no próximo dia 27, durante todo o dia no Iate Clube de Aracaju, quando será debatido e definido estratégias para o encontro que acontecerá em Brasília, no mês de outubro sobre a Saúde + 10.

Pré-Caju: Solicitações da ACESE são acatadas
Na tarde da última quarta-feira (04), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, esteve reunido na sede da entidade, com o diretor da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Lourival Oliveira, para debater sobre as mudanças, solicitadas pela ACESE no mês de março, em relação ao Pré-Caju 2013. O superintendente da SMTT, Nelson Felipe e o comandante da Polícia Militar, Coronel Jackson, também participaram da reunião, onde ficou claro que todas as propostas sugeridas pela entidade, foram acatadas.

Pré-Caju: Solicitações da ACESE são acatadas II
Satisfeito, o presidente das ACESE, Alexandre Porto aguarda em breve o resultado da reunião que os representantes terão com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, onde a documentação será entregue, contendo as soluções para os problemas criados pelo evento, aos comerciantes da região e adjacências.

Sarau Musical Imperdível
Banda Água Viva: Pois bem, ela reduzida pela metade é Gota D'água, é justamente a "Gota" que estará  no Sarau

Dominical no próximo domingo, dia 08, além de Djalma, Medeiros, Cléber Alberto e Carlos Moreno a partir do meio-dia, qualquer contato deve ser feito para o Cel. (79) 9977-3304. Ingressos limitados. Na foto: Banda Água Viva.

Postos Setransp encerram venda de créditos mais cedo nessa quinta, 05
Em virtude da necessidade de geração de uma nova série de créditos eletrônicos, hoje, 05, os serviços de venda em todos os postos Setransp encerrarão mais cedo, às 17h. A venda on-line, no entanto, não sofrerá alteração e permanecerá operante como de costume através do Portal Setransp.

Agenda
05 DE SETEMBRO – Hoje é o dia nacional da FARMÁCIA. Lançamento de novo livro de João Oliva ocorrerá hoje, às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana. Continuam os preparativos para o desfile de sábado, em comemoração à Independência do Brasil. Governo federal determina reforço de segurança na capital do país, e mantém programação tradicional no dia da Pátria. Extinção do voto secreto tem efeitos sobre as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais. Projeto agora vai ser votado no Senado. Nos Estados Unidos, parque situado em Nova Jersey anuncia inauguração da montanha-russa mais alta do mundo. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, afirma que é mais difícil organizar uma Olimpíada do que uma Copa do Mundo. Empresa VERIZON confirma compra da VODAFONE por 130 bilhões de dólares. Outlet chega à área de imóveis, com descontos de até 35 por cento. A ROSSI lançou o sistema, em São Paulo. O chanceler do Japão declara que é muito sério o problema de radiação em Fukushima. Na gastronomia, uma novidade. Os azeites sul-americanos invadem o mercado brasileiro. Torcida sergipana aguarda com expectativa o jogo de volta entre Tiradentes X SERGIPE, que vai acontecer na próxima terça-feira, em Fortaleza. Arquidiocese reúne a imprensa para fornecer dados sobre o grito dos excluídos. Salário mínimo, com PIB modesto, terá alta menor a partir de janeiro.

Curtas
NO MENSALÃO, SOCIO DE CORRETORA TEM PENA MUDADA E NÃO VAI PARA A CADEIA. /// STF REJEITA RECURSO DE JOÃO PAULO CUNHA E MANTÉM CASSAÇÃO DE MANDATO. /// SERRA SE SOLIDARIZA COM DILMA POR ESPIONAGEM E RECEBE CRÍTICAS NA WEB. /// NA RÚSSIA, GREENPEACE ALEGA PERSEGUIÇÃO DO GOVERNO RUSSO A ENTIDADES. /// JUSTIÇA SUSPENDE PAGAMENTO DE 26 MILHÕES DO DNIT À CONSTRUTORA A. GASPAR S.A. /// STF DARÁ PALAVRA FINAL SOBRE CASSAÇÃO DE MANDATOS NO MENSALÃO. /// CORINTHIANS E VASCO SÃO PUNIDOS COM PERDA DE QUATRO MANDOS DE CAMPO. /// COMITÊ DO SENADO DOS ESTADOS UNIDOS APROVA ATAQUE MILITAR À SÍRIA. /// OBAMA SOBRE A SÍRIA: O MUNDO NÃO PODE FICAR CALADO/ / ESTE BLOG FOI INFORMADO DE QUE A PMA NÃO VAI MAIS PERMITIR BANCAS DE REVISTA INSTALADAS EM PRAÇAS PÚBLICAS. PROPRIETÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS DA ESPÉCIE SITUADOS NA PRAÇA TOBIAS BARRETO JÁ FORAM NOTIFICADOS DA DECISÃO. AS BANCAS EXISTEM HÁ DÉCADAS NO REFERIDO LOCAL. RESTA SABER SE A PROIBIÇÃO É DE ORDEM GERAL OU É APENAS APLICÁVEL ÀS BANCAS CUJAS PRAÇAS ESTEJAM SENDO REFORMADAS. SALVO MELHOR JUÍZO, BANCAS DE REVISTAS DEVERIAM MERECER INCENTIVO DO PODER PÚBLICO, POIS A LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DOS CIDADÃOS. O ASSUNTO BEM QUE PODERIA MERECER UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO. A CONFERIR.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Boas notícias
A aprovação, pela Câmara Federal, do projeto que extingue o voto secreto no parlamento, é uma grande vitória do povo brasileiro. Engavetado durante sete anos, o projeto mereceu apoio UNÂNIME, na última terça-feira. Todos os 452 deputados presentes votaram a favor da proposição ansiosamente aguardada pelos cidadãos brasileiros. Vale salientar que a medida terá efeitos, a partir de sua aprovação pelo Senado, sobre todos os parlamentos (casas legislativas) do país, abrangendo, inclusive, as assembléias estaduais, a assembléia distrital (DF) e as câmaras municipais. Na área desportiva, mudanças propostas através de Medida Provisória que tramita no Congresso Nacional preveem a limitação de mandatos de dirigentes a quatro anos e a apenas uma reeleição. Há chances de aprovação. Espera-se que os bons ventos que sopraram a favor da queda do voto secreto também ajudem a promover as indispensáveis mudanças na estrutura do desporto nacional.

CPMI
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, reunindo deputados e senadores, foi derrubada, tendo em vista a retirada de assinaturas de vários parlamentares, sob pressão do governo federal. O objetivo da CPMI era apurar irregularidades nas obras para a Copa do Mundo de 2014.

Secretaria municipal
De esportes e da juventude, comandada pelo jovem desportista Carlos Eloy, prepara uma série de programas que deverão ser colocados em prática a partir de janeiro. Informações extraoficiais dão conta de que o objetivo principal é apoiar a juventude no que toca à prática de esportes, em especial os considerados olímpicos. Faz sentido.

Felipão brilha no Planalto
O presidente da CBF, José Maria Marin e um de seus vices, Marco Polo Del Nero, vice-presidente também da Federação Paulista, estavam ansiosos por manterem uma conversa com a presidente Dilma Rousseff. A oportunidade apresentou-se quando da visita que a seleção brasileira fez, no começo da semana, em Brasília, à chefe da nação. Mas quem se transformou num xodó da presidente foi o técnico Felipão, a quem Dilma rasga elogios pelo modo que ele utiliza para dirigir a seleção nacional. O técnico passou o tempo inteiro ao lado da presidente, contando casos internos da equipe e foi ele quem apresentou os atletas. Os dirigentes citados só apareceram mesmo na hora da foto oficial da visita. Conversar com Dilma, sua grande pretensão, não aconteceu.

Kaká
Foi aconselhado por Scolári a ir para o Milan. Esse conselho pesou muito na decisão final do meia brasileiro, que de fato transferiu-se para a equipe italiana. O gesto de Scolári foi interpretado como interesse em reconvocar Kaká. Tudo vai depender do desempenho dele próprio.

Flor do Caribe
Fred passou por uma troca lamentável. De titular da seleção para a novela global. Numa semana triste para o atacante tricolor, pelo seu afastamento da seleção, Fred foi atração da Flor do Caribe, casa de shows e bar que integra a trama da novela das seis. Para variar, Fred recebeu um beijo de uma “torcedora”. A volta do artilheiro aos gramados só vai acontecer no final do ano. Para felicidade de Jô, guindado à posição de titular.

Carivaldo
Responsável pela derrubada da OLIGARQUIA no futebol sergipano, o presidente da FSF está em dúvida sobre se ainda concorrerá a mais um mandato, no final de 2014.

Figuras ilustres
A atual FSF – Federação Sergipana de Futebol – foi fundada em 1926, com o nome de Federação Sergipana de Esportes Atléticos. Anos depois, passou a chamar-se Federação Sergipana de Desportos, a partir de sua filiação à CBD – Confederação Brasileira de Desportos, o que ocorreu em 1942. Finalmente, em 1976, teve sua denominação alterada para Federação Sergipana de Futebol, que persiste até os dias de hoje. Um detalhe que merece ser ressaltado é o que se refere aos dois primeiros presidentes da entidade. O primeiro deles, EDSON OLIVEIRA RIBEIRO, personalidade de destaque na vida cultural do Estado, era também jurista, tendo chegado a exercer a função de desembargador da Justiça sergipana. Presidente desde 1926, seu primeiro mandato se estenderia até 1928. No ano de 1929, a presidência foi exercida por Francisco Gumercindo Bessa, outra figura proeminente de nosso Estado, com inestimáveis serviços prestados à sociedade. Nascido em Estância, advogado formado em Recife, integra a famosa Escola do Recife, liderada por Tobias Barreto, de quem foi aluno. Exerceu os cargos de promotor e jornalista. O fórum de Aracaju tem o seu nome, numa homenagem prestada pela comunidade desta cidade. De 1930 a 1932, Edson Oliveira Ribeiro voltou a presidir a Federação Sergipana de Esportes Atléticos. Outros nomes de destaque na sociedade sergipana exerceram a presidência da outrora chamada FSEA. Dentre eles, Manoel Andrade de Melo Sobrinho, Pedro Menezes, o médico Carlos Firpo, Humberto Freire de Andrade e o professor Alcebíades Melo Vilas Boas. (Período de 1933 a 1940). Em 1941, assume o desportista Antônio Vasconcelos, que comanda os destinos do futebol sergipano até 1952. Edson de Oliveira Ribeiro foi, também, o primeiro presidente da ASI – Associação Sergipana de Imprensa, entidade fundada em 31 de agosto de 1933. Como se observa, foram inúmeras as pessoas com real projeção na sociedade aracajuana que exerceram o cargo de presidente de nossa federação de futebol. A propósito, a modalidade esportiva que atraía as atenções dos desportistas de Aracaju nas primeiras décadas do século XX não era o futebol. Mas sim o remo.

Memória do esporte
05 DE SETEMBRO – 1965 – Inauguração do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte (MG). No jogo de estreia, a seleção mineira vence o River Plate, da Argentina, por 1 X 0. Buglê marca o primeiro gol do novo estádio. 1993 – O Brasil disputa seu primeiro jogo de eliminatórias da Copa do Mundo em BH. No Mineirão, vence a Venezuela, por 4 a zero, com gols marcados por Ricardo Gomes (2), Evair e Palhinha.

Jogo rápido
Maradona e Romário debatem sobre futebol em São Paulo. Ex-craques e dirigentes reúnem-se no Corinthians. Oscar faz duras críticas em razão do fracasso da seleção brasileira de basquetebol na Copa América. Numa competição em que, na fase preliminar, com 5 seleções, apenas uma seria eliminada, o Brasil ficou de fora. Walter, atacante do Goiás, é a nova sensação do Brasileiro da Série A, o BRASILEIRÃO.

Dupla absolvida
Os jogadores Leandro Kivel e Rafael, do Sergipe, foram julgados ontem e absolvidos pelo Superior Tribunal de Justiça da CBF. Ambos poderão enfrentar o Tiradentes, na próxima terça-feira, 10.09, no PV, em Fortaleza.

Mural das Impressões
Este é o título do livro do jornalista João Oliva Alves que será lançado hoje, a partir das 17 horas, no Museu da Gente Sergipana. Membro da Academia Sergipana de Letras e experiente jornalista, João Oliva foi secretário de imprensa do governador Seixas Dória e assessor de comunicação de várias entidades sergipanas, inclusive da UFS. Foi editor do jornal católico A CRUZADA e editorialista da Rádio Cultura e do Diário de Aracaju. Seu livro anterior, SOBRETUDO A IMPRENSA, foi publicado no ano de 2001. Mas o autor de MURAL DE IMPRESSÕES afirma que tem material pronto para mais três livros. Um programa cultural de qualidade, hoje: prestigiar o novo livro de João Oliva Alves.

Brasileirão – Resultados de ontem
Atlético Mineiro 2 X Fluminense 2 – Inter 1 X Corinthians 0 – Cruzeiro 3 X 1 Bahia – Atlético do Paraná 2 X 1 Santos – Flamengo 2 X 1 Vitória e Portuguesa 2 X 1 Ponte Preta. G-4: Cruzeiro – 37 – Atlético PR – 33 – Grêmio – 31 e Botafogo – 30 p.g. – Rebaixamento: Portuguesa – 19 – São Paulo – 18 – Ponte Preta – 15 e Náutico – 8 p.g.
Jogos de hoje: Botafogo X Coritiba – São Paulo X Criciúma e Náutico X Vasco.

PELO TWITTER

www.twitter.com/aidabrandao22  As vezes vivemos anos com um cascavel e só descobrimos depois da primeira mordida…Eis o desafio difícil de ser desmistificado…kkkk

www.twitter.com/thiagodhatt  Os de$umano$ que continuam na tese da xenofobia. Agora eles preparam recepção hostil aos cubanos no aeroporto de Aracaju, dia 16.

www.twitter.com/ricardope Fidel Castro espalha médicos pelo mundo. Obama espalha soldados. Mas adivinha quem é o ditador sanguinário e quem é o Nobel da Paz?

www.twitter.com/clovis_silveira  Será que cobra bebe água, pois é, hoje a cobra vai beber água, aguardem!

www.twitter.com/Gilbertotv  Como a esperança é a última que morre se ela é a única que não pode morrer?

www.twitter.com/WilliamFonseca  Não é preciso ser mal pra entender de maldade, mas é preciso vivenciá-la pra entender a vida. Antídotos são feitos do próprio veneno.

DO LEITOR

Trânsito: caos na Rua Celso Oliva. Sugestão 
Do leitor Luiz Brandi: “Hoje se estabeleceu o caos na Rua Celso Oliva e adjacências, sendo isto possível, pois está muito ruim diariamente, mas hoje de 11h até 14h foi fora de série.Sei das dificuldades dos órgãos de trânsito, mas ali naquela área, tem que se adotar medidas emergenciais, como orientações de agentes de trânsito nos horários de pico, pois o que se vê atualmente além do caos, são motociclistas andando livremente pelas calçadas, o que pode provocar um grave acidente a qualquer momento.Sugiro ainda que se inverta a mão nas ruas Raimundo Fonseca e Alvaro Silva, nos trechos entre Celso Oliva e José Sotero, evitando assim que quem vem da Beira Mar e entre nestas ruas, não possa atravessar toda a Celso Oliva, o que está travando mais ainda o tráfego de veículos, passando estes veículos a seguirem à esquerda pelo Celso Oliva, entrando na josé Sotero em frente ao Constancio Vieira.”

Impropérios descabidos de Danilo Gentili
Do leitor Palmiro Fontes: “Ah algum tempo que esse "humorista" vem fazendo uma espécie de Comédia do Deboche Baixo e a bola da vez foi o Nordeste, ou melhor, o povo nordestino e as nossas condições de vida. Não achei graça nenhuma e é bem explícito na fala do rapaz uma "visão" de que somos um povo miserável e atrasado. Santa ignorância, talvez ele não saiba que somos o maior celeiro de cultura folclórica do mundo; que aqui nasceram Paulo Freire, Raul Seixas, Lima Barreto, Câmara Cascudo, Gil, Caetano, Elba, Alceu, Zé Ramalho, Jorge Amado, Betânia, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Clemilda e tantos milhares de artesãos, músicos, escritores, atores, poetas etc… e políticos como Lula, Cristovam Buarque, Aldo Rebelo, Heloísa Helena; o jurista Carlos Britto, Tom Zé, Marcelo Nova, Patativa do Assaré, Ariano Suassuna,dentre tantos e tantos nomes; Temos uma geografia que nos privilegia e a quem aqui chega, com grandes matas virgens, praias exuberantes e uma fauna e flora de agradar os mais exigentes olhos… Bem, deixe pra lá, afinal, nós é que estamos aproveitando isso aqui, enquanto ele morfa lá na poluição de cidade grande assistindo, seus dias passarem em engarrafamentos e vendo da janela um "tom" cinza riscado por balas e cheio de rostos apressados e tensos. Mas, como a proposta é cômica, não podemos dizer que ele não fora patético.”

DEFENSORIA PÚBLICA

AL realizará amanhã,06, audiência pública sobre a PEC 247

A Assembleia Legislativa de Sergipe realizará amanhã, 06, uma audiência pública sobre a PEC-247, que fixa e estipula oito anos para que as defensorias públicas da União, dos estados e do Distrito Federal se organizem e contem com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais.

Uma comissão dos aprovados  no concurso da Defensoria Pública de Sergipe do ano de 2012. O concurso já foi homologado há alguns meses, mas eles ainda aguardam as primeiras nomeações

A Comissão resolveu elaborar um estudo sobre a atual situação da Defensoria Pública aqui em Sergipe. Além dos dados fornecidos pela própria instituição, a comissão colheu dados do IPEA, do Censo 2010, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, dentre outros especificados no tópico Metodologia do nosso estudo. Para os cálculos, seguiu os padrões utilizados pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, também explicados no mesmo tópico.

A comissão chegou à conclusões surpreendentes. Os números revelam a atual situação do acesso à justiça do povo pobre de Sergipe. Alguns dos dados mais importantes do nosso estudo:

• A Defensoria Pública está presente em apenas 21,6% das comarcas sergipanas;

• Em 89,3% dos municípios sergipanos não há Defensores Públicos atuando em prol dos cidadãos;

• 77,1% dos habitantes de Sergipe dependem dos serviços da Defensoria Pública;

• O déficit de Defensores Públicos em Sergipe, quando analisado comarca a comarca, é de 104 Defensores Públicos;

• Sergipe amarga a 20ª posição no ranking de IDHM dos estados brasileiros, com um índice de 0.665 (a título comparativo, o IDHM de Sergipe está abaixo do IDH da Bolívia e do Paraguai);

• No conjunto dos 43 municípios do estado que apresentam um IDHM baixo, há apenas 2 Defensores Públicos atuando em 2 municípios;

• Além de só haver Defensores Públicos em 8 das 75 comarcas de Sergipe, em 11 varas das comarcas atendidas não há a prestação dos serviços da Defensoria Pública;

• Enquanto, nas 1ª e 2ª instâncias do sistema de justiça estadual de Sergipe, estão providos apenas 84 cargos de Defensores Públicos, o Ministério Público dispõe de 131 cargos providos e o Judiciário conta com 148 cargos de Magistrados providos;

• Um advogado dativo contratado para exercer a função de um Defensor Público custa em média, por atuação, R$ 1.625,75 aos cofres públicos. Os serviços da Defensoria Pública custam R$ 191,62 por atuação. Ou seja, 8,48 vezes menos;

• Caso os serviços executados pelos Advogados Dativos no ano de 2012 tivessem sido prestados por Defensores Públicos, os gastos, que foram de R$ 2.729.638,70, teriam sido de R$ 321.729,98.

O Mapa da Defensoria Pública em Sergipe conforme o estudo realizado pela Comissão de Concursados: https://.infonet.com.br/claudionunes/pdfs/mapa.pdf

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"No mangue o terreno não é de ninguém. É da maré."

“Fome e guerra não obedecem a qualquer lei natural, são criações humanas.”

Josué de Castro, nasceu em 05 de Setembro de 1908 e morreu em 1973.
Foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais