Fidelidade à Verdade, antes de mais nada

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em maio de 2006, a convite do jornalista e eterno repórter Ivan Valença, o titular deste espaço começou a escrever no blog, que é hospedado na Infonet. De lá para cá passaram-se rapidamente oito anos. O blog foi consolidado, com um crescimento constante de leitores. É claro que no meio do caminho perdeu alguns leitores, ganhou outros.

Um espaço opinativo, seja em qualquer meio de comunicação, sempre divide opiniões. Aliás, se todas as opiniões fossem unanimidade, como seria a vida? Este espaço sempre tenta acertar, e como é opinativo, e não apenas informativo, muitas vezes não tem sua opinião compreendida e, principalmente, aceita por muitos. Faz parte da democracia.

O importante é que este espaço opinativo sempre respeitou a pluralidade das opiniões. Por várias vezes leitores enviam comentários e textos contrários a opinião do autor. E quando algum político discorda de alguma opinião nunca teve negado o direito de resposta, sem precisar acionar a justiça.

A coragem continua caminhando lado a lado da determinação e da vontade de acertar cada vez mais. Seja quem for, venha o que vier, este espaço jamais cederá ao medo ou se submeterá a algo que não seja a verdade.

O leitor pode ter a certeza que nestes oito anos o blog manteve a mesma coragem para informar, com respeito, mas sem frouxidão.

A temperança é outra, com a vivência e a experiência dos oito anos, mas a fidelidade a verdade é a mesma.

Atualização
O blog não será atualizado neste sábado, 03. Retorna normalmente na segunda-feira, 05.

Nota de Falecimento. Empresário Luciano Vieira Nascimento
Faleceu nesta madrugada ( 2) , aos 82 anos, o empresário Luciano Vieira Nascimento, nascido no dia 03 de outubro do ano de 1931, na cidade de Aracaju. O motivo da morte, falência múltiplas dos órgãos.  O Velório acontece no OSAF da rua Itaporanga. Enterro será as 16h no Cemitério Santa Isabel.

Atividades 
Luciano exerceu suas atividades a frente da Cocil Côco Industrial S/A, indústria pioneira como fabricante e distribuidor do leite de côco no Brasil. Membro fundador do Conselho de Administração do Estado de Sergipe, foi Presidente da FIES – Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Diretor do SESI e SENAI Sergipe. Sócio Fundador da afiliada da Rede Globo- TV Sergipe, Ex presidente da JUCESE- Junta Comercial de Sergipe. Exerceu, ainda, a função de Radioamador com o prefixo PY6RY. Como cristão, Luciano exerceu papel relevante na igreja católica desempenhando a preparação de homens para o conhecimento e desenvolvimento da fé cristã como cursilhista. Atuou, ainda, como membro da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Salesiano e recebido o cargo de Ministro da Eucaristia.

Atividades II
Luciano também marcou presença como Leão no Lions Clube de Aracaju. Uma instituição mundial, que tem como objetivo ajudar a quem, de fato, precisa. Ela dá poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial. O empresário também foi destaque na política sergipana exercendo o cargo de Senador – Suplente do Senador Lourival Batista, foi Fundador do Partido Liberal, tendo recebido a comenda de presidente emérito do referido partido. Luciano também é detentor de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, maior honraria parlamentar concedida pelo poder Legislativo de Sergipe. O empresário deixa esposa, Evanina Botto de Barros Nascimento, cinco filhos, Maria de Fátima Botto Nascimento, José Luciano Botto Nascimento, João Augusto Botto Nascimento, Rita de Cássia Botto Nascimento, Carlos Antônio Botto Nascimento,doze netos e Oito bisnetos. (Texto Tiago Hélcias)

Jackson e os gatos por lebres
E desde o início do ano a imprensa divulgou que o governador Jackson Barreto tinha conseguido maioria na Assembleia Legislativa. Feito que o governador Déda não teve êxito, mas na votação do ProRedes, Jackson descobriu que tinha muito “gato por lebre”. E agora? O que fazer com Augusto Bezerra, Mundinho da Comase e o eterno “pula fora” Adelson Barreto? De todos os deputados Adelson Barreto é o mais esperto da ALESE. Transita com desenvoltura por todos os lados. Ou não?

Amorim faz cirurgia em hospital de São Paulo
Deu na coluna do jornalista Diogenes Brayner: o empresário Edvan Amorim que lidera o bloco PSC&Cia em Sergipe, submeteu-se ontem a uma cirurgia de retirada de pedras da vesícula em um hospital em São Paulo. Recebeu visitas de correligionários e amigos. Tudo normal o cidadão que tem condições financeiras, quando necessita realiza cirurgias fora de Sergipe.

Cadê os demagogos que criticaram Marcelo Déda?
O estranho é que entre os que foram visitar Edvan Amorim em São Paulo tem políticos que foram para a imprensa criticar o tratamento contra o câncer que o governador Marcelo Déda fez em São Paulo, com recursos próprios. Esses são demagogos. Cadê a coragem para criticar o chefe agora? Vergonha!

Disputa
A vereadora suplente, Emília Correa (DEM), vem sendo cogitada por vários partidos, inclusive da oposição, para compor chapa nestas eleições. A quem diga que a democrata é um forte nome tanto para apoio quanto para disputa por uma vaga no legislativo estadual.

Cobrança fracionada em discussão no Ministério Público
Na próxima segunda-feira (5), o vereador Jailton Santana (PSC) vai participar de uma audiência no Ministério Público com a promotora dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, proprietários de estacionamentos da capital e com o Procon Municipal. O objetivo é discutir e coibir a prática abusiva de cobrança por turno nos estacionamentos. O parlamentar, que vai representar a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na audiência, é o autor do Projeto de Lei que determina a cobrança fracionada nos estacionamentos particulares de Aracaju.

Ajude o CCEP/SE. Todos saem ganhando
O blog volta a pedir aos empresários e aos cidadãos que ajudem o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe – CCEP/SE. É um trabalho sério, com a participação de conselheiros de segmentos organizados da sociedade tendo a frente o batalhador José Raimundo de Sousa. O Conselho vem realizando com muita dificuldade cursos para egressos. O CCEP/Se está com telefone cortado por falta de pagamento, água e energia terão o mesmo caminho.O telefone de Raimundo: 9988-0188.

Casarão do Parque: TJ ratifica tese da Procuradoria sobre auxílio-moradia
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) proferiu decisão parcialmente favorável à Prefeitura de Aracaju (PMA) com relação à ação movida pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe que requeria a concessão de auxílio moradia e a disponibilização de local digno para abrigar as cerca de 300 famílias que hoje ocupam o Casarão do Parque.

Recurso
Através da Procuradoria Geral do Município (PGM), o Município recorreu ao Tribunal de Justiça para que o Poder Judiciário reavaliasse a decisão do Juízo da 3ª Vara Cível, que havia concedido o pleito formulado.Demonstrando que o cadastro das famílias por parte da Secretaria da Assistência Social e da Família encontra-se vinculado à lei municipal existente que rege a matéria, a PGM ressaltou, ainda, que a medida liminar concedida colocava em risco a concessão do  benefíco a outras famílias que já se encontram registradas no cadastro municipal para receber o referido benefício.

Legalidade
De acordo com o procurador-geral de Aracaju, Carlos Pinna Júnior, a decisão do TJ foi pautada pela razoabilidade e legalidade, registrando ainda a retirada da multa diária em relação ao prefeito João Alves Filho. "O Município entende a situação dessas famílias, mas, no tocante à concessão do auxílio moradia, a administração encontra-se vinculada aos requisitos previstos na Lei Municipal que autoriza tal benefício. Foi exatamente essa a tese reconhecida pelo TJ", explicou o procurador. O recurso foi subscrito pela procuradora municipal Denise Possobom, integrante da Procuradoria Especializada Cível (PEC), que cuida de demandas de natureza cível e tem à frente o Procurador João Amorim.

Vale-Cultura: excelente iniciativa do Banese
O Banese aderiu ao programa Vale-Cultura, criado por lei, pelo governo federal, para promover a democratização do acesso à arte e à cultura. O programa de incentivo à cultura do trabalhador está sendo implantado pelo Banese a partir deste mês de maio. O banco concederá o Vale-Cultura em valor único mensal de R$ 50, sob a forma de cartão magnético, extensivo a todos os seus funcionários. O dinheiro pode ser usado para ir ao teatro, cinema, a museus, espetáculos e shows e na compra de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.

SINDIJOR denuncia baixos salários e defende PEC dos Jornalistas no Dia do Trabalhador
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) esteve presente ao Ato em Comemoração ao Dia do Trabalhador, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na manhã da quinta-feira, 01 nos arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju.O presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, representou a categoria no evento e conclamou todos os presentes a se somarem a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho.

Baixo salário
“Estamos aqui para comemorar o Dia do Trabalhador, mas também para denunciar o baixo salário que os jornalistas sergipanos ainda recebem em Sergipe, tornando-o um dos estados com o menor piso da federação. Convidamos a CUT e as demais categorias a se somarem a luta dos profissionais da imprensa. Todos entenderam que os jornalistas merecem respeito e valorização profissional e se colocaram à disposição do SINDIJOR para qualquer iniciativa em favor da categoria”, explica Paulo.

Pluralidade
“É preciso que aprovemos uma nova e democrática lei de imprensa que respeite a pluralidade, que proíba o uso de concessões públicas para grupos políticos, que se utilizam desta concessão para perseguir adversários e transformar os veículos de comunicação, principalmente o rádio e a TV, em verdadeiros palanques políticos, fugindo totalmente de sua finalidade social como veículo de comunicação”, defendeu o jornalista, acrescentando que um dos pilares da democratização das comunicações passa também pela segurança, proteção e respeito à regulamentação dos jornalistas.

Lei
“Também é preciso que o Congresso Nacional aprove o quanto antes possível o projeto de lei que federaliza crimes contra jornalistas, tornando a apuração mais isenta possível, com a participação direta da Polícia Federal. Além disso, é preciso respeito a nossa regulamentação, com o resgate da obrigatoriedade do diploma de jornalista – PEC já aprovada pelo Senado – e valorização profissional, com salários justos e condições de trabalho. Falar em comemoração nesse dia sem promover essas e outras mudanças na legislação brasileira é cair no vazio”, conclui.

SINDISCOSE, também presente
Outra entidade presente no ato da CUT foi o Sindicato dos Servidores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional nas Entidades Coligadas e Afins de Sergipe (SINDISCOSE). Na oportunidade, o presidente do sindicato, Jefferson Santos, reforçou o apoio às bandeiras levantadas pela CUT, como as reformas Política, Tributária e Sindical, a implantação da Comissão Estadual da Verdade, o combate ao Projeto de Lei nº 4.330/2004, o PL da Terceirização, entre outros.

Papel dos conselhos
O SINDISCOSE fez questão de ressaltar a necessidade de esclarecer a sociedade acerca do real papel dos conselhos de fiscalização, sobretudo quanto ao regime jurídico dos seus trabalhadores, que deve ser o estatutário, conforme apreciação do pedido de liminar na ADI 2.135/DF, no ano de 2007, onde o STF deferiu medida cautelar a fim de suspender, com efeitos ex-nunc, a redação do art. 39 da CF dada pela EC 19/98, em virtude do indício de inconstitucionalidade formal na elaboração da emenda.

Provas do IFS neste domingo, 4
IFS realiza provas do concurso para professor no próximo domingo, 4 de maio
No próximo domingo, 4 de maio, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realiza a prova escrita do concurso público para provimento de vagas para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Recentemente, a instituição divulgou a lista de inscritos e a concorrência do certame em seu site oficial, http://www.ifs.edu.br.  Estão disponíveis 33 vagas nas áreas de Inglês, Engenharia, Sociologia, Arquitetura, Libras, Psicologia, Filosofia, Logística, Agronomia, Direito, Agrimensura, Informática, Economia, Eletrônica, Mecânica e Física. O concurso será composto por três etapas, sendo elas as provas dissertativa e didática, ambas eliminatórias, e de títulos, apenas classificatória.

A Arte de Convencer
O curso de oratória "A arte de Convencer" já tem data e local para acontecer. O evento, que está sendo promovido pela empresa Almeida & Prado Consultoria e Negócios terá palestras com os temas: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Apresentação em platéia e Atuação no tribunal do júri, será realizado no dia 31 de maio no Del Canto Hotel e contará com a participação do competente criminalista e ex diretor da Emsetur Armando Batalha Junior. Os conhecimentos que serão compartilhados lá poderão ser utilizados em qualquer área de atuação e possuem enfoque também para a área jurídica. Maiores informações: (79)9650-8485.

Caravana
Membros do Fórum Empresarial de Sergipe estiveram em Brasília nesta terça-feira, 29, com apoio do Sebrae, para acompanhar de perto a votação do Projeto de Lei Complementar 221/12, que entraria em pauta na Câmara dos Deputados. O adiamento foi pedido pelos partidos, já que o acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz e com a Receita Federal, de última hora desandou. “Os motivos alegados são exatamente a entrada de todas as categorias e atividade econômicas, o fim dos subtetos e substituição tributaria. Novas rodadas de negociações acontecerão para que na próxima semana seja feita a votação, e estaremos aqui novamente para acompanhar”, afirmou Alexandre Porto, presidente da Acese.

Agenda
02 de maio, sexta-feira.
Novidade na política sergipana: Grace Franco é pré-candidata ao governo de Sergipe pelo PSDB. O governador Jackson Barreto deverá vetar as 9 emendas introduzidas no projeto PROREDES. A novela vai continuar. Vetos prováveis serão apreciados e votados pela Assembleia Legislativa. O governo federal isenta IOF de empréstimo às empresas do setor elétrico. Alta no preço de alimentos para a Copa supera a inflação. Crise na Ucrânia leva a mais sanções à Rússia. Os 100 anos de Dorival Caymmi são comemorados com extensa programação. O Brasil quer destravar o comércio com a Argentina. O governo ajuda as montadoras de automóveis para evitar desemprego.

Curtas
GENOÍNO VOLTA A CUMPRIR PENA DE PRISÃO NA PAPUDA, EM BRASÍLIA. /// NÍVEL DO SISTEMA CANTAREIRA CONTINUA CAINDO E ATINGE 10,5 POR CENTO. /// EDUARDO CAMPOS FALA EM REDUZIR META DE INFLAÇÃO PARA 3 POR CENTO ATÉ 2019. /// DECLARAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA ENTREGUES A PARTIR DE HOJE TERÃO MULTA. /// DEM VAI ENTRAR COM NOVA AÇÃO CONTRA DILMA. /// LULA E DILMA AFINAM DISCURSO PARA O ENCONTRO NACIONAL DO PT. /// A CHINA PODERÁ TORNAR-SE A MAIOR ECONOMIA DO MUNDO JÁ NESTE ANO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resultados do Campeonato Sergipano
Confiança 2 X 1 Sergipe – Lagarto 1 X 0 Itabaiana – Estanciano 1 X 0 Coritiba – Socorrense 4 X 1 Canindé.

Confiança assume a liderança
No dia em que comemorou seus 78 anos de existência, o Confiança derrotou o Sergipe, por 2 X 1. Everton marcou os dois gols do Dragão. Rafael anotou o tento rubro. A partida foi realizada no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana.

Classificação
Confiança – 35 – Sergipe – 33 – Estanciano – 32 – Socorrense – 27 – Itabaiana – 22 – Lagarto – 18 – Canindé -15 – Coritiba – 14 e Amadense – 13 p.g.

Jogos da próxima rodada
Sergipe X Amadense – Itabaiana X Socorrense  –  Canindé X Confiança – Estanciano X Lagarto. Todos eles serão realizados no domingo.

UEFA Champions League
Resultados dos jogos de volta das semifinais: Real Madrid 4 X 0 Bayern Munich e Atlético Madrid 3 X 1 Chelsea.

Fato inédito
Pela primeira vez o mais importante título do futebol europeu será decidido por dois clubes de uma mesma cidade. A partida final da competição será disputada no dia 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa. Os protagonistas serão os times do Atlético e do Real, ambos da capital espanhola, Madrid.

Convocação
Na próxima quarta-feira, 7 de maio, o técnico Felipe Scolári, da seleção brasileira de futebol, procederá à convocação oficial dos jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo.

Rivaldo Sobral
O comentarista esportivo Rivaldo Sobral, que também é professor de Educação Física, é, sem dúvida, um dos nomes mais destacados de nossa crônica esportiva. Atua simultaneamente na Liberdade AM 930 e na Aperipê. Saber dosar as críticas oportunas que faz é, apenas, uma das qualidades desse excelente profissional. A propósito, na semana que passou, Rivaldo comemorou aniversário. Com desculpas pelo atraso, enviamos-lhe um forte abraço, com votos de saúde e paz.

PELO TWITTER

www.twitter.com/CFcomunicologo  Bom dia. Arrisque na criatividade, ela é a porta da inovação. Rompa suas barreiras e bata suas metas por meio da comunicação.

www.twitter.com/clovis_silveira  A rede social, é muito importante quando bem usada. Pra debater, informar até pra denunciar. Mas tem gente usa só pra falar mal dos outros!

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Para Erasmo de Rotterdam, não há diferença entre os sábios e os loucos, ou, se existe alguma, é inteiramente em benefício dos últimos.

www.twitter.com/WilliamFonseca Os verdadeiros merecedores não são os que mais pedem, mas sim, os que sempre agradecem!

www.twitter.com/flaviofoster  Nunca peça o que deve ser oferecido…. #Amor

www.twitter.com/Emidio_Costa  Qual a credibilidade de um comunicador que passa o dia nas redes sociais achincalhando o PT, feito uma besta revoltada, babando odiosamente?

www.twitter.com/genilsonbarbos1  "João era a solução até agora nada. Jackson é o pai dos pobres só no discurso e Amorim resolverá tudo e impede grandes projetos p o estado. Estamos bem servidos esse ano de candidatos ao governo"

DO LEITOR

A TV Sergipe está de parabéns!
Da leitora Márcia Soares: “Excelente iniciativa da TV Sergipe em veicular em seu telejornal vários vídeos de furto, assalto e etc. Na última quarta, dia 30/04, apresentou uma filmagem em que dois indivíduos numa moto furtavam vários adolescentes em plena luz do dia, em horário de muito fluxo de veículos e pessoas.
Aqui vai uma sugestão: Para que a TV apresente essas imagens (poderia ser também durante outros horários) é necessário que vídeos dessa natureza sejam entregues para divulgação tanto para a polícia quanto para os meios de comunicação. A população precisa denunciar, com essa atitude eles serão descobertos!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“O que diferencia uma pessoa de outra é o seu imaginário, a interpretação que dá aos fatos da vida.”  Tizuka Yamazaki, cineasta brasileira, nasceu em 02 de Maio de 1949.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais