Fim de governo

A oposição está rindo à toa com o clima de fim de festa que norteia o governo de Sergipe. A doença do governador Marcelo Déda (PT), a insistência dele em permanecer no cargo e a demora para a Assembleia autorizar o estado a contrair empréstimo junto à União trancaram a máquina administrativa. Mesmo com o Legislativo prometendo aprovar o enfadonho Proinveste nos próximos dias, o governo seguirá emperrado. Há quem garanta que a anunciada reforma administrativa consumirá ainda algumas semanas ou meses, o que significa que este 1º semestre está perdido. Em isso acontecendo, restará ao governador muito pouco tempo para tocar os projetos engavetados, pois a campanha eleitoral, já em construção no seio dos partidos, será posta nas ruas no início de 2014. A partir de então, restará ao governo se defender dos ataques da oposição, ávida para chegar ao poder.

Luto

Vítima de enfarto fulminante, morreu ontem em São Paulo o publicitário, jornalista, cineasta e diretor de televisão Zoroastro Sant’Anna. Paulista de nascimento, ‘Zorô’ passou grande parte de sua vida em Salvador, onde se formou em História pela Universidade Federal da Bahia. Chegou à capital sergipana em 2003, tendo permanecido até 2008, quando foi dirigir a TV Cultura no Rio de Janeiro. Uma grande perda!

Paga o Piso

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), anunciou ontem o reajuste linear de 7,9% para os professores da rede municipal. “Este percentual garante o pagamento do piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação e é retroativo a janeiro”, informa o demista. As demais categorias de servidores aproveitaram para cobrar de João tratamento igual ao que foi dado aos professores.

Batata quente

E João Alves Filho decidiu esquivar-se do desgaste de anunciar o reajuste para a tarifa de ônibus da capital sergipana. Segundo ele, todos os estudos feitos pela Prefeitura serão encaminhados para os vereadores, a quem caberá definir em quanto a passagem será majorada. Se depender do péssimo serviço prestado pelas empresas de transporte, os parlamentares agirão correto se reduzirem o atual valor da tarifa. R$ 2,25 já é caro demais.

Lenga-lenga

O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) participa hoje em Fortaleza da 17ª reunião da Sudene. O evento será prestigiado pela presidente Dilma Rousseff (PT) e todos os governadores nordestinos. Na pauta estão medidas visando amenizar os efeitos da forte seca que assola a região. Esta será mais uma reunião repleta de discursos bonitos e poucas ações práticas, pois há muito tempo a Sudene não passa de um caro cabide de empregos para burocratas.

Mortalidade

É triste a situação dos avicultores sergipanos. O forte calor dos últimos meses no estado já matou 90 mil frangos ou cerca de 5% da produção das granjas sergipanas. Segundo Ricardo Villaboas, secretário da Associação Sergipana de Avicultura, a elevada temperatura também retarda o crescimento dos frangos, elevando os custos de produção. Por conta disso, o quilo da ‘penosa’ já foi reajustado em 7%.

Inspeção

A Corregedoria Nacional de Justiça realizará de hoje até sexta-feira próxima uma inspeção no Poder Judiciário sergipano. A ação visa apurar fatos relacionados ao conhecimento e verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares. Serão inspecionadas todas as unidades judiciárias e administrativas de 1º e 2º graus, além dos cartórios extrajudiciais.

Longe do PT

Não há qualquer fundamento a informação sobre um possível acordo político entre o PT e o DEM sergipanos. Pelo menos é o que garante o deputado estadual demista Augusto Bezerra. “Temos uma linha diferente de fazer política, coisa percebida pelos eleitores de Aracaju e Salvador, que nas eleições passadas preferiram eleger os candidatos do DEM. O povo prefere quem sabe trabalhar”, discursa Bezerra.

Macaca

Focada no campeonato paulista, a Ponte Preta vai enfrentar o Itabaiana com o time reserva. Marcado para quinta-feira no campo da equipe sergipana, o jogo é válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Enfrentando jogadores reservas, bem que o Itabaiana poderia dar um bom tapa na macaca.

Do baú político

Eleito deputado federal em 1959, Lourival Baptista (UDN) consegue que o Ministério da Agricultura instale em Aracaju um ambulatório médico para atender os pescadores. Segundo Ariosvaldo Figueiredo, no livro ‘História Política de Sergipe’, a festa de inauguração foi um fracasso, pois até mesmo os correligionários e amigos do deputado não apareceram. Diante disso, Lourival procura o deputado estadual Euclides Paes Mendonça (UDN) e pede que telegrafe para ele elogiando o ambulatório. Como nunca foi de escrever, o udenista de Itabaiana manda Lourival redigir o telegrama para ele assinar. Ao receber dos Correios a mensagem elogiosa, Baptista corre para a rádio Liberdade onde, segundo a Gazeta Socialista, “lê com entusiasmo os elogios à sua pessoa, escritos pelo próprio deputado”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais