Finalmente Sergipe sai do período colonial

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Parece que muitos séculos depois os arranjos oligárquicos que dominam Sergipe desde o período Brasil Colonial estão se esfacelando.

Uma leva de promotores e juízes sem laços sanguíneos com os grupos dominantes daqui começam a fazer uma limpeza ética nos órgãos públicos.

A própria eleição de Alessandro Vieira para o Senado, com a devida ressalva, mostrou isto.

No tocante ao compadrio, as trocas de favores, o patrimonialismo, personalismo e os sobrenomes sonoros que se eternizam e se alternam nas principais instituições estão perdendo forças.

Cada investigação, cada exposição pública de que em Sergipe sobrenome e amizade com os donos do poder é a diferença entre sucesso e perseguição.

Que esta turma “sangue no olho” e justiça nas mãos seja o bonde condutor do passado de um Sergipe colonial para o século XXI.

 

Atualização do blog Devido ao feriado de amanhã, 01 de Maio, Dia do Trabalhador, o blog só será atualizado na próxima quinta-feira, 02. “A nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito.” Máximo Gorky.

Movimento PT quer candidatura do partido em Aracaju Numa reunião realizada no último sábado, 27, a tendência interna do PT deliberou a defesa da candidatura própria em Aracaju. A tendência avalia que a gestão de Edvaldo Nogueira abandonou o programa de governo democrático e popular passando para o ideário do liberalismo.

Reforma da previdência A tendência interna do PT deliberou também posição contrária a proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro. “Especialmente no que diz respeito a Desconstitucionalização, Capitalização, alteração nos Benefícios de Prestação Continuada e na aposentadoria dos trabalhadores rurais.”

Lula Livre Por fim, os membros da tendência Movimento PT deliberaram pela defesa e a ampliação da mobilização mobilização popular em defesa da liberdade de Lula incorporando setores e lideranças políticas da nossa sociedade. O coordenador geral da tendência é o ex-vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos.

VII Prêmio República: Procuradores do MPF/SE são finalistas Os procuradores da República lotados no MPF/SE José Rômulo da Silva Almeida e Flávio Pereira da Costa Matias estão entre os finalistas do VII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A cerimônia de premiação ocorrerá nesta terça-feira, 30 de abril, em Brasília.

Categorias Flávio Matias, finalista na categoria constitucional e infraconstitucional, inscreveu o trabalho “O futuro do Brasil em pau de arara: investigação e ação civil pública do MPF em defesa da regularização do transporte escolar em Jequié (BA)”. Rômulo Almeida concorre na categoria criminal com “Fortalecimento do Poder Investigatório do MPF em Sergipe, mediante melhoria de sua Seção de Pesquisa e Análise Descentralizada (Sepad)”.

Trabalhos Segundo a ANPR, os 142 trabalhos inscritos concorreram em quatro categorias: Ministério Público, Advocacia de Direitos Coletivos, Jornalismo e Responsabilidade Social. As iniciativas foram analisadas por 17 jurados convidados pela Associação. Os jurados analisaram os trabalhos com base nos seguintes critérios: alcance social, criatividade, complexidade, eficiência e potencial de multiplicação. Toda relação dos trabalhos finalistas aqui.

Atendimento preferencial para autistas é lei O deputado estadual Luciano Pimentel abraçou a

(Foto Edu Almeida)

causa do autismo em Sergipe e tem desenvolvido, na Assembleia Legislativa, um trabalho voltado para conscientização da população e efetivação dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado.

Conquista Na manhã de ontem, 29, a primeira grande conquista desse trabalho foi acompanhada de perto por pais e mães de autistas que prestigiaram a sanção do Projeto de Lei 32/2019, de autoria do parlamentar, que determina a obrigatoriedade do atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados do Estado.

Relevância Durante o evento, o deputado enfatizou a relevância da lei, relembrando a história de um amigo que relatou a dificuldade de explicar para o filho porque ele precisava esperar a sua vez na fila do supermercado. Em sua fala, Luciano Pimentel disse que em momentos como esse, o preconceito, ainda presente na sociedade, se releva e faz com as famílias passem por constrangimentos.

Ato público Após sancionar a lei, o governador do Estado, Belivaldo Chagas, parabenizou a Assembleia Legislativa e o deputado Luciano Pimentel. Em seu discurso, o chefe do executivo estadual ressaltou que nem sempre as pessoas têm acesso ao Diário Oficial e, por esse motivo, uma lei de relevância como essa merecia ser sancionada em um evento, de forma mais pública.

Maruim sediará encontro de bandas filarmônicas Em comemoração pelos 165 anos de Emancipação Política de Maruim, acontece no sábado, 4 de maio, a segunda edição do Encontro de Bandas promovido pela União de Bandas de Músicas do Interior (UBMI) e pela Sociedade Musical Euterpe Maruinense. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,

Intercâmbio O objetivo do encontro é manter o intercâmbio entre os músicos das bandas, que a partir das 16h, percorrerão as ruas saindo do bairro Boa Hora com destino a Praça Barão de Maruim (Praça da Matriz). Na Praça da Matriz, todas as bandas executarão duas peças de forma alternada.

16 bandas Participarão do encontro as seguintes bandas: Sociedade Musical Filarmônica Maruinense (Maruim), Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins (Malhador), Euterpe Japaratubense (Japaratuba), União Lira Paulistana (Frei Paulo), Lira Senhora Santana (Aquidabã), Banda Musical Luiz Ferreira Gomes (Rosário do Catete), Banda Musical Sagrada Família (Siriri), Banda Musical Dom Pedro I (Pov. Aguada, Carmópolis), Filarmônica Feminina de Sergipe (Propriá), Sociedade Musical Santa Terezinha (Japaratuba), Banda Musical de Marcha de Carmópolis (Carmópolis), Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana), Lira Nossa Senhora da Purificação (Capela), Filarmônica do Divino (Indiaroba), Banda do Exército Brasileiro e Banda da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Comércio Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, o evento além de ter uma grande relevância cultural, também é relevante economicamente. “Neste dia o município receberá mais de 500 pessoas, ou seja, os comerciantes locais serão beneficiados, pois poderão vender seus produtos e prestigiarão um grande encontro musical. Todos ganham!” destacou o secretário.

Visita técnica de produtores sergipanos à região do Brejo Paraibano Produtores e jovens atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva para o Semiárido Sergipano, realizado pelo Sebrae, estão participando de uma Visita Técnica à região do Brejo Paraibano.

Projeto Foram conhecer experiências de cooperativismo na produção de flores, turismo de base comunitária com inserção de produtos da agricultura familiar e também iniciativas de agronegócios sustentáveis. Hoje foi o dia do grupo conhecer o projeto “Flores do Brejo”, no município de Pilões, onde uma cooperativa formada principalmente por mulheres mantém um hectare de cultivo de flores como crisântemos, rosas, gérberas e folhagens para venda em todo o estado da Paraíba.

Conjunto Para o grupo sergipano a presidente da cooperativa, Maria Helena, ressaltou o poder e a força do trabalho em conjunto. “É preciso entender que cooperativa não tem dono, precisa ter união e trabalho em conjunto. Tem que apagar os egos, enxergar e valorizar cada um dentro do grupo”, diz ela.

Comitiva A comitiva de Sergipe é formada por produtores dos assentamentos Nova Canadá, João Pedro Teixeira, Florestan Fernandes e Modelo, localizados em Canindé do São Francisco. Participam também representantes de secretarias municipais de Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Gararu e Nossa Senhora da Glória, além de técnicas da Emdagro e lideranças do Programa LIDER no sertão.

Atividades Terapêuticas O primeiro encontro do Grupo de Apoio à Vida em 2019 ocorreu na sexta-feira (26), no auditório da Onco Hematos. Com o tema “O conto é um bom convite e rir é um bom remédio”, os pacientes participaram de duas atividades terapêuticas: contação de histórias e técnicas de yoga do riso respectivamente realizadas pela Coracy (contadora de histórias) e Katita (líder do Grupo de Yoga do Riso). A psicóloga da OH, Viviana Aragão, realizou a mediação do encontro, com o apoio da equipe multidisciplinar da clínica. A paciente oncológica Fátima da Silva participou do encontro e destacou a importância desses momentos de descontração para enfrentar o tratamento. “Contar histórias lembra a fase da infância, nos leva a imaginação. O evento de hoje meche um pouco com nossos sentimentos, tenta nos liberar de críticas negativas que a gente absorve do dia a dia e faz a gente ir se anulando. Muito bom participar dessas dinâmicas que nos deixa felizes e melhora nossa auto estima”, enfatizou a paciente.

Contação de Histórias “Meu filho teve câncer, e tudo na vida da gente tinha haver com que estávamos vivendo. Quando ele soube do diagnóstico, nós estávamos lendo uma história. E era uma história para mudar a ótica, pois todo mundo via do mesmo jeito, mas ele enxergou de um jeito diferente. Contar histórias é um remédio para a alma, para nossas emoções. Toda vez que alguém lhe conta uma história ela está te alimentando e alimentando-se também. Contar uma história é um convite a alegria”, disse a contadora de histórias Coracy.

Yoga do Riso De acordo com a líder do Grupo Yoga do Riso, Katita Jardim, a Yoga do riso é uma prática nova que estimula o sistema imunológico e circulatório, melhora a oxigenação do corpo, dentre outros benefícios à saúde, além de benefícios de relações sociais e de humor. “Muitas pessoas ainda não conhecem essa prática, que tem a ideia de iniciar com a risada simulada para depois partir para uma risada real. Isso porque o nosso cérebro não consegue diferenciar as formas de risadas e acaba liberando os mesmos benefícios de uma risada real, que são as endorfinas, serotoninas, ou seja, o estado de bem-estar começa imediatamente com a prática do riso. Rir é bom para dar mais resiliência e consegui enfrentar uma doença ou um desafio de uma forma melhor”, explicou a representante do Grupo Yoga do Riso, destacando ainda que não adianta rir por três segundos, tem que rir no mínimo de 5 a 10 minutos, ou até mesmo por uma hora.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Japaratuba: Prefeitura realiza dia de atenção especial ao trabalhador A prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria da Saúde, estará realizando um dia especial dedicado à saúde do trabalhador. “Para nós o dia do trabalhador são todos os dias, mas como temos um dia especifico que é o 1° de Maio, nesta quinta-feira, 02, estaremos ofertando um dia dedicado à Saúde do trabalhador”, destacou a prefeita Lara. Os atendimentos (procedimentos de enfermagem, consultas odontológicas e atualização vacinal), serão oferecidos na Clínica de Saúde da Família a partir das 08:00 horas, e fazem parte das comemorações ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.

Almoço Somese O almoço Somese desta semana terá como palestrante o Professional Coach, Gestor de Negócios, Analista de Perfil Comportamental com 21 anos de experiência de atuação no mercado norte-americano, Newson Fonseca, que abordará o tema: “Gerenciamento do Estresse através da Comunicação, Inteligência Emocional e Prática da Atenção Plena (Mindfulness)”. Será na quinta-feira, 02, a partir das 12h. Confirmar presença com antecedência através dos telefones (79) 98815-0525 / 3211-0719 ou e-mail: atendimentosomese@gmail.com

Assembleia Geral elege nova Diretoria da Avosos Os voluntários da Avosos elegeram este mês sua nova Diretoria para o triênio 2019/2022. A Assembleia Geral aconteceu na tarde do último dia 24, com presença maciça dos integrantes da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe. Antes da votação e posse foi realizada a análise e aprovação das contas de 2018 da instituição.

Reeleito Na ocasião, o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, foi reeleito e agradeceu a confiança de todos. “Estamos aqui, diretores e conselheiros, para trabalhar em prol de crianças e adolescentes com câncer do nosso Estado. A nossa maior recompensa, enquanto voluntários, é o sorriso de nosso assistido; é encontrar um adulto na rua e ele dizer: ´Eu fui um dos assistidos da Avosos e agradeço esta instituição. Aquela fase passou e hoje tenho filhos, uma família´. E é por isso que colocamos nosso trabalho mais uma vez à disposição”, revelou Wilson Melo, um dos fundadores da Avosos, que há 34 anos se dedica a este trabalho.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Gente Sergipana – Maria Dantas Por Antônio Samarone.

Sergipe precisa de boas notícias. Por aqui tá difícil. As coisas andam de pior a pior…

Maria Dantas, 25 anos, advogada, sergipana de Aracaju, é a primeira brasileira eleita para o parlamento espanhol. Me acordei orgulhoso. Não a conheço, não sei quem é a família, mas se eleger num país estrangeiro, precisa de muitas qualidades. Parabéns, Maria…

Por aqui as coisas desandaram. A economia ladeira abaixo, os indicadores sociais em queda, a saúde pública definhando. Sergipe só vira notícia nacional por catástrofe ou fato grotesco: “apareceu um bode que vai à missa, e ainda reza.”

Maria Dantas, a sua vitória é um alento a nossa baixa autoestima. Vivemos tempos sombrios. O que nos restava, construídos a duras penas, está sendo demolido. Ninguém por aqui reage. Vão proibir o ensino da filosofia. Sócrates e Platão serão postos na clandestinidade.

Maria, a barbárie por aqui já chegou.

Conterrânea, queria que você fosse de Itabaiana, e de preferência do Beco Novo. Mas de todo jeito tá bom. Excelente! Torço para que você cresça na política espanhola, vire ministra, e quem sabe, primeira ministra.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt Deus procura por você, mesmo que você não procure por Ele. Deus ama você, mesmo que você tenha se esquecido Dele. Deus vê em você uma beleza, mesmo que você pense ter desperdiçado todos os seus talentos em vão.

www.twitter.com/Fernando_Negrao O jornalista seguiu o padrão Globo? Fez de conta que Lula não deu entrevista? Foi a mais lida na plataforma mundial do El País e nem uma linha sobre ela na coluna de hoje. Nem pra dizer que não gostou. Mas sobrou espaço pra alfinetar o projeto político que não cabe mais no País.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” Aristóteles.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais