Folha governo: Auditoria externa ou ajuda CGU, Deotap e GAECO.

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog não pretende desfazer o trabalho do Tribunal de Contas de Sergipe – TCE, que já entregou ao governo do estado um relatório com mais de 400 nomes de servidores que têm mais de um vínculo empregatício para que seja feito um pente fino. Destes, com certeza, muitos estão legalmente dentro da lei, principalmente professores e profissionais da saúde.

Porém, o problema da folha de pessoal é mais fundo. Alguns novos governadores já contrataram, via pregão eletrônico, uma auditoria externa independente. O problema é que numa folha extensa como de um governo estadual existem “penduricalhos” que muitas vezes são agregados sem base legal, sem contar com outros “jeitinhos” dados ao longo dos anos.

Uma auditoria externa poderia detectar gastos em duplicidade, horas extras pagas sem direito, questões de pensões, pagamento a pessoas já falecidas, entre outras situações.

E se quiser um pente fino de verdade o governador Belivaldo Chagas poderia montar uma força tarefa com o GAECO, a Deotap e até a CGU a exemplo do que fez o novo governo de Roraima. Isso englobando as folhas dos três poderes.

Já imaginou o ganho que daria para a falida previdência estadual?

É a hora exata para este pente fino na folha de pessoal. O problema é que é preciso um gestor com coragem e determinação…

 

Numa gestão sem coragem de mudar, não tem Ademário nem Queiroz que dê jeito E o ex-superintendente da Caixa em Sergipe, Marcos Antônio Queiroz, aceitou o convite para comandar a pasta da fazenda estadual. Assim como Ademario Alves de Jesus, que passou apenas um ano, Queiroz é competente e tem boa vontade. Porém, o blog antecipa: vai esbarrar numa gestão sem coragem de mudar e de contrariar os interesses de alguns poucos.

Solidariedade blog ao oficial exonerado Recentemente um oficial correto foi injustamente exonerado do cargo que ocupava porque quis apenas cumprir a lei e não ceder um veículo público para uso particular. O caso gerou uma bola de neve nos bastidores e o chefe maior preferiu colocar a amizade em detrimento da gestão. Agora está nervoso e nem chá de folha de Louro está dando jeito no mau humor dele.

ADI contra resolução da Alese Um grupo de candidatos aprovados no concurso pretende acionar a OAB, a Procuradoria Regional da República e a Procuradoria-Geral de Justiça para que proponham Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Resolução 50/2018 da Alese, que trata sobre os cargos em comissão daquela Casa.

Entrevista rádio Xodó: Espontaneidade de Janier Mota constrange secretário Valberto Oliveira  O bate papo entre a deputada estadual Janier Mota, o secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira, e os apresentadores do Programa Jornal da Xodó edição local de Nossa Senhora da Glória, no meio dia de ontem, 11, teve alguns momentos inusitados. Um deles foram as participações dos ouvintes que torpedearam a gestão estadual Saúde.

Indicação para direção do hospital de Glória Enquanto o secretário se esquivava, a parlamentar dizia que o governador realmente havia chegado para revolver, mas que não se faz tudo em tão pouco tempo (como se um ano não fosse suficiente). Porém o mais pitoresco aconteceu quando foram questionados quem havia indicado a nova direção do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. O silêncio ensurdecedor de Valberto foi interrompido pelas explicações de Janier: segundo ela, tudo aconteceu em seu gabinete quando um médico amigo indicou uma conhecida que “tinha as qualidades para o cargo”. Janier continuou relatando que entrou em contato com a indicada que a princípio relutou, mas acabou aceitando, mesmo passando a ganhar menos.

Constrangimento Valberto calado estava, calado permaneceu. Janier em nenhum momento se referiu ao secretário como alguém consultado ou mesmo comunicado neste caso. Segundo ela, as ligações e tratativas foram feitas todas em seu gabinete e só depois levadas ao governador Belivaldo Chagas, que referendou. Ou seja, Valberto é um secretário “rainha da Inglaterra’? Está no posto, mas não manda? Enfim, foi constrangedor a situação durante a entrevista.

E por falar em Valberto…. Na mesma entrevista o secretário  explicou as dificuldades de os médicos optarem por trabalhar em municípios do interior. De acordo com o gestor se faltam médicos nas pequenas cidades, sobram na capital? Se isto é verdade onde estão que não conseguem atender às demandas?

Acionar justiça contra PMA Questionado sobre a falta de alguns especialistas e a ausência de marcação de exames e cirurgias, Valberto Oliveira atribuiu à Prefeitura de Aracaju parte da culpa pelo colapso da Saúde, referindo-se ao imbróglio do IPES. Ele disse que tem explicado aos prefeitos do interior que o município de Aracaju tinha até o dia 01 de abril para sanar as pendências, mas até o momento não o fez. Oliveira finalizou afirmando que não resta outra alternativa que acionar a Justiça para mediar um pacto que não onere ainda mais o Estado e a secretaria de Saúde.

Atenção SMTT Aracaju: bom senso para aferir radar em frente a Embrapa. Centenas de motoristas multados O blog apela para o bom senso da SMTT, ao novo superintendente Renato Telles para pedir uma aferição minuciosa no radar em frente a Embrapa (sentido centro/norte, na Avenida Beira Mar). As reclamações são muitas nas últimas semanas sempre com motoristas que receberam multas um pouco acima do limite da via mesmo com a velocidade considerada de 64 km/h. Com certeza tem algo errado naquele radar.

MDB não pode perder Garibalde Se tem um político correto com seu partido em Sergipe se chama: Garibalde Mendonça. Recentemente ele sentiu mais uma vez a ingratidão do ex-governador Jackson Barreto. As novas lideranças do MDB devem apoiar Garibalde, que tem história no partido e não pode deixar a sigla por conta de alguns poucos que já estão vestindo seus pijamas.

Ponto facultativo dia 18 Em virtude das festividades da Semana Santa, o governador Belivaldo Chagas e o prefeito de Aracaju decretaram ponto facultativo na próxima quinta-feira,18. A data antecede a sexta-feira,19, feriado em comemoração à Sexta-Feira Santa.

Cemar Siqueira Campos sem água desde a quarta-feira E o blog recebeu informações de servidores da Prefeitura de Aracaju do Centro de Especialidades Médicas – Cemar Siqueira Campos, que desde a quarta-feira, 10, estava sem água no local. Com isso os profissionais estavam revoltados porque examinar os pacientes ou realizar procedimentos é necessária a higienização das mãos. Não é a primeira vez.

Impostos em Aracaju Do vereador Elber Batalha Filho: “Hoje, o “Pacote do Mal” de Edvaldo Nogueira foi aprovado na Câmara. Conseguimos ao menos salvar os servidores públicos de mais esse sofrimento, livrando-os da foice do prefeito. Mas, os aracajuanos terão agora mais impostos, menos isenções e ainda terão que pagar até 2041 um empréstimo desnecessário que Edvaldo fará no valor de R$20 milhões!”

Projeto “Aracaju Alfabetiza” O vereador de Aracaju, Vinícius Porto parabenizou o prefeito, Edvaldo Nogueira pelo Projeto “Aracaju Alfabetiza”, voltado para jovens e adultos que são analfabetos ou analfabetos funcionais, uma iniciativa que vai beneficiar, principalmente moradores do bairro 17 de Março e a comunidade quilombola da Maloca, situada no bairro Getúlio Vargas, localidades que apresentam maior demanda.

Qualidade de vida Para o parlamentar, investir em educação é investir em melhores oportunidades para melhorar a qualidade de vida do povo aracajuano. “Precisamos reconhecer o esforço que o prefeito faz e os avanços concretos das suas ações na área da educação, a exemplo do Aracaju Alfabetiza”, reforça o vereador ao frisar que o projeto está com inscrições abertas e que as aulas iniciarão no mês de junho.

Ministra virá a Sergipe para entregar kits para Conselhos Tutelares Com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, 25 gestores de Sergipe receberão 1 kit com equipamentos para os Conselhos Tutelares. Cada kit contém 1 carro zero quilômetro, um refrigerador, um bebedouro, cinco computadores e uma impressora. A entrega acontecerá no próximo sábado, 13, às 10h na Federação dos Municípios de Sergipe. A FAMES está localizada na rua Engenheiro Jorge de Oliveira Neto, 650, no bairro Coroa do Meio.

Assembleia irá estabelecer criação de Associação Empresarial para o Turismo Uma nova entidade surge para fortalecer o Turismo no Estado. Trata-se da “Associação Empresarial para o Desenvolvimento do Turismo de Sergipe”, cuja finalidade será a de captação, promoção e divulgação do Destino Sergipe no segmento de eventos, como meio de atração e fomento na geração de fluxo de negócios.

Assembleia de fundação Para discutir e votar o projeto de estatuto social e eleição dos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria, a Comissão Organizadora convocou uma assembleia de fundação, que acontecerá nesta segunda-feira, 15, às 15h, no Hotel Del Canto. Todos os empresários que tenham interesse em participar da nova Associação, contribuindo com as finalidades estabelecidas, podem participar da Assembleia, que será aberta. Por Comissão Organizadora.

Palestra na Onco Hematos Na noite de quarta-feira, 10, a equipe multidisciplinar da Onco Hematos recebeu orientações de um medicamento durante a palestra “Venclexta: mecanismo de ação e abordagem multidisciplinar”, ministrada pela enfermeira do Laboratório ABBVIE, Mislaine Viana, responsável pelo treinamento técnico de Venetoclax para profissionais de saúde. “O Venclexta é o nome comercial do medicamento e o nome farmacológico é Venetoclax. Ele é indicado para pacientes com Leucemia Linfoide Crônica (LLC), que é o foco da palestra de hoje. Apesar disso, tem novas indicações em bula que saiu esse ano para Leucemia Mieloide Aguda (LMA)”, explicou Mislaine.

Orientação sobre medicamento De acordo com a enfermeira, a intenção do laboratório em realizar essa palestra é orientar a equipe multidisciplinar sobre o medicamento. “O Venclexta gera um alto risco do paciente ter Síndrome de Lise Tumoral, que é uma emergência oncológica relacionada a neoplasias hematológicas. Então, a gente precisa ir nas clínicas e hospitais conscientizar a equipe multiprofissional sobre a importância de monitorar o paciente para ele não ter essa síndrome”, enfatizou. A palestrante destacou ainda que a forma de manejo do medicamento e as dosagens são as maneiras de prevenir os riscos. “A dose de uso contínuo não pode ser usada logo no início, tem que começar com uma dose reduzida até chegar a dosagem certa. Então, venho aqui orientar como escalonar esse medicamento e não gerar nenhum caso de síndrome. Como todo medicamento oral, há sempre outros efeitos, mas o principal é evitar essa doença”, finalizou.                               

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                

“Genealogia Sergipana Por Antônio Samarone: “Finalmente uma publicação relevante. Petrônio, Ricardo e Lilian organizaram um trabalho de fôlego de Carlos Cabral de Andrade, “Genealogia Sergipana”. Um trabalho cuidadoso. Décadas de pesquisas. Trabalho de uma vida. A memória de Sergipe agradece.”

10ª edição da Festa Amigos do Leite de Santa Rosa já tem data marcada (Pingou Notícias) Como já é sabido, o Sertão de Sergipe é o polo leiteiro de Sergipe e Santa Rosa do Ermírio está entre os maiores produtores do Estado. Por conta disso, anualmente vários eventos voltados para agropecuária são realizados nos municípios que compõem a região sertaneja. Em Santa Rosa do Ermírio, município de Poço Redondo, a 10ª edição da Festa Amigos do Leite já tem data marcada. Este ano a festa acontecerá entre os dias 17 e 20 julho. O leilão genética amigos do leite e o 2º Concurso Rainha do Leite estão inseridos na programação.

 

Em Sergipe, um empresário mobiliza cidades do interior para a solidariedade e ajuda aos mais pobres. O projeto “Geladeira Compartilhada” tem ajudado muitas pessoas que precisam se alimentar e não tem como comprar. Veja a reportagem da Canção Nova:

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR 

CONSELHEIRO DA OAB/SE E ASSESSOR JURÍDICO DA ASPRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EXTRAJUDICIAL PERANTE O MINISTÉRIO PÚBLICO DE ESTÂNCIA, PARA TRATAR DA SITUAÇÃO CRÍTICA DO 2º GBM E APÓS, REALIZA VISTORIA NA CITADA UNIDADE. AUDIÊNCIA FOI PROVOCADA ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÃO FEITA PELO ADVOGADO MÁRLIO DAMASCENO.

 

Na manhã desta quinta, dia 11, às 9 horas,o conselheiro da OAB/SE e assessor jurídico da ASPRA (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), o advogado Márlio Damasceno, participou de audiência pública extrajudicial perante a Promotoria de Justiça Especial Cível e Criminal da Comarca de Estância/SE, que tem à frente a Promotora de Justiça Dra. Mônica Maria Hardman Dantas Bernardes, para tratar da situação crítica pela qual passa o 2º GBM do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, cuja unidade atende a 10 municípios.
O procedimento para apurar o fato foi desencadeado após representação feita pelo conselheiro da OAB/SE e na audiência realizada, foram comprovadas as denúncias feitas, quais sejam, que o 2º GBM só possui uma única viatura, qual seja, ABT (Auto Bomba Tanque), que é utilizada para incêndio e salvamento. O grupamento já chegou a ter três viaturas, o ABT-16, já citado, o ABS (Auto Busca e Salvamento) e uma UR (Unidade de Resgate), porém estas duas últimas foram descarregadas, sendo dado baixa no patrimônio. A viatura que era utilizada para fazer vistorias, fiscalizações e laudos para que empresários e comerciantes possam ter o devido alvará de funcionamento, também parou por problemas mecânicos, sendo encaminhada para o Centro de Manutenção (CEMAN) do CBMSE, no dia 13 de março do corrente ano e até agora não retornou ao 2º GBM ou sequer foi substituída, fazendo com que tais vistorias, fiscalizações e laudos fossem suspensos, até a chegada de uma viatura para tal serviço, fato que não ocorreu até a presente data. Foi também destacado a falta de efetivo no 2º GBM.
Ainda na audiência o advogado Márlio Damasceno, que foi designado através de portaria pelo presidente da OAB/SE, Dr. Inácio Krauss para acompanhar o procedimento, solicitou a oportunidade de fazer uma vistoria no 2º GBM para saber as reais condições que são disponibilizadas para os bombeiros militares que trabalham na referida unidade, o que foi deferido e acompanhado também pelo presidente da ASPRA, Cabo Isaías.

A sede do 2º GBM, está em regulares condições estruturais, possuindo bote inclusive bote, armários dos alojamentos em boas condições, sendo detectado os seguintes problemas: os alojamentos dos Sargentos e dos Cabos e Soldados com os ares-condicionados quebrado há cerca de um mês, deixando os ambientes bastante quentes; efetivo baixo, pois nesta quinta (11) só existiam 5 bombeiros militares na unidade, sendo 4 BMs operacionais (3 combatentes e 1 motorista) e 1 BM para fazer a guarda do quartel, ou seja, somente 4 BMs para atender uma região de 10 municípios, fato que mostra a falta de efetivo; foi verificado também que a viatura ABT-16 encontra-se com o licenciamento atrasado desde 2014, ou seja, há quase 5 anos.

Um fato que também chamou a atenção é que os bombeiros militares que trabalham no 2º GBM não dispõem de água mineral, durante seus expedientes, fornecido pela corporação. Os BMs pagam do seu próprio bolso para poderem ter água de qualidade para beber.

Foi também encontrado um outro problema, desta feita relativo ao DNIT, que até a presente data não sinalizou a BR-101, nas proximidades do 2º GBM e não colocou redutor de velocidade, apesar das solicitações feitas pelo comandante da unidade, visto que o quartel fica em uma curva da rodovia federal, o que dificulta a saída da viatura para atender uma ocorrência.

Só para se ter uma ideia da gravidade da situação, se houverem duas ocorrências no mesmo momento, face ao baixo efetivo e a falta de viaturas, o 2º GBM terá que avaliar qual a mais grave para poder atender imediatamente, enquanto a outra ocorrência terá que contar com o apoio de outra viatura de Lagarto ou Aracaju, o que demandará um certo tempo até que este chegue ao local, o que poderá agravar a situação.

Ao final da audiência foi requerido pelo conselheiro da OAB que o Ministério Público Estadual oficiasse o comando do CBMSE, para que mantenha o efetivo mínimo necessário para o funcionamento adequado do 2º GBM, que é de 7 bombeiros militares, bem como, que providências fossem adotadas no sentido de sanar o problema da falta de viaturas na citada unidade, o que foi deferido pela Promotora de Justiça Dra. Mônica Hardman, que determinou a expedição do ofício ao comandante do CBMSE, fixando o prazo de 10 dias úteis, para resposta ao que foi solicitado, atentando para o fato de que a falta de viaturas acarretou a suspensão das vistorias, fiscalizações e emissões de laudos, por parte do 2º GBM, fato que prejudica comerciantes e empresários da região.

“Necessário se faz que o Estado de Sergipe invista em novas viaturas e material humano para que o CBMSE, através do 2º GBM, possa ofertar um serviço de qualidade à população dos 10 municípios atendidos por esta unidade, pois a situação vem piorando ao longo dos anos por esta falta de investimento e não podemos culpar o comandante-geral do CBMSE, visto que este depende do Governo para a aquisição de viaturas e chamar os aprovados e até mesmo os excedentes do concurso do do Corpo de Bombeiros, para sanar o baixíssimo efetivo existente em todo estado e por consequência também no 2º GBM sediado em Estância”, pontuou Márlio Damasceno.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MegSantanaAju Muito chateado e cansado d ser rifado e escanteado dentro do MDB, dep @depgaribalde não descartou a possibilidade d deixar o partido e afirmou “o Garibalde bonzinho não existe mais”. Garibalde foi destituído da presid do diretório municipal do MDB @RedeFanFM

www.twitter.com/capsamuel Caueira, Abais e Praia do Saco, nosso litoral Sul, o mais belo, completamente abandonado e sem gerar emprego e renda através do turismo. Governo precisa reagir e buscar solução…

www.twitter.com/AdrianoArgolo Vc, jornalista comprometido em informar, recebe documentos e depoimentos oficiais, sobre grampos, ações militares, torturas, assassinatos, corrupções e espionagens de um determinado país, vc publicaria? Vc, caso realmente for um jornalista, sim! Foi o caso do Julian Assange.

www.twitter.com/ISMARVIANA “O chato pro comediante é quando quem ri por último está sentado na primeira fila.” Millôr Fernandes.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem consequências.” Roberr G. Ingersoll

Por Antônio Samarone, texto e foto: Um apelo às autoridades municipais: essa mãe “quero-quero” fez ninho no campo de futebol da Sementeira. Os filhotes já nasceram, são dois pelocos, que ainda não voam. Eles só precisam que nos próximos 15 dias não se jogue futebol nesse campo. Nem que nenhum filha da puta os ataque. Será se estou pedindo muito?
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais