Freio de arrumação, Lima e as laranjas podres

É preciso separar duas ações que acontecem simultaneamente na área da educação em Sergipe. A primeira é ação, que é válida, é a luta dos professores por melhores salários, independente se a interpretação da aplicação do Piso Salarial está correta ou não, por parte do sindicato. Ninguém é contra melhoria salarial para os professores e o que se discute são duas formas de interpretação da decisão do STF sobre a lei, que, independente das posições, devem ser respeitadas.

 

Porém, como este jornalista vinha alertando há várias semanas, o problema principal não era a aplicação do Piso Salarial, por trás dele está coberta outra intenção, que foi descoberta no final da semana passada: a disputa pelo poder não só dentro da Secretaria de Estado da Educação, mas dentro do próprio Governo do Estado, com raízes profundas dentro do PT, por busca de espaço para as eleições de 2010.

 

Estranho é que as denúncias do Sintese chegam no momento em que o sindicato está perdendo terreno junto a sociedade com relação a greve deflagrada. Uma certeza: o secretário José Fernandes de Lima é um homem sério e deve estar sofrendo ao ser acusado de “desviar recursos”, “pagar coisas ilegais”, “fazer folha paralela” e tudo mais. Principalmente da onde partiu as denúncias quando todo mundo sabe que o magistério tem cargos importantes na SEED, como no DEA, na ASPLAN, DASE, entre outros, sem falar nas direções de escolas e secretárias.  Com certeza, para José Lima é difícil é aceitar que tais denúncias partam exatamente de quem, de uma forma ou de outra, quase que divide a administração da SEED. Agora denunciam “desvios”, mostram no calçadão fotos da situação das escolas, etc. Até onde vai o estoque de factóides para desviar a atenção da questão do piso?

 

Uma professora aposentada, irmã de um amigo deste jornalista, deu o tom do problema. O sindicato divulgou números para os professores, antes do pagamento, e muitos ficaram frustrados porque foi uma decepção. Ou seja, será que não foi vendida uma realidade que não se concretizaria e depois quis passar a responsabilidade para o governo? Será que foi isso que Déda quis dizer quando afirmou que alguém teria vendido ilusões para os professores?

 

O mais interessante é que são denúncias contra o governo do PT. O Sintese não está apenas queimando o secretário. Está atingindo o que os próprios petistas poderiam ter de mais precioso na gestão de Marcelo Déda que é o zelo pelos recursos públicos. E de quem parte tais denúncias…

 

Dentro do governo e do próprio PT cresce um movimento que pode desencadear numa outra crise política. Muitos petistas acham que é chegada a hora, respeitada a autonomia sindical, claro, de dar um freio de arrumação. É inadmissível que seja cravado no peito do governo denúncias tão graves, que não conseguem ficar de pé por breves momentos, e nada acontecerá dentro do governo e dentro do partido. Esse freio de arrumação pode delinear de uma vez por todas o que acontecerá nas eleições de 2010…

 

Discussão dentro do PT

O presidente estadual do PT, Márcio Macedo, informou que o problema envolvendo o magistério será debatido dentro do partido, com os quadros filiados. Ele vai convidar o secretário José Fernandes de Lima para expor sua visão numa reunião da direção e também os petistas que fazem parte do movimento. A idéia é encontrar uma saída para o processo, mas ele adianta que pelo que vem ouvindo da maior parte da direção é um sentimento de solidariedade não só ao governo, mas também ao governador.

 

Inquérito da fuga de Giuseppe Amaral

O coronel dos Anjos, responsável pelo inquérito da fuga do ex-policial militar Giuseppe Amaral está agilizando os depoimentos. Amanhã, 19, quinta-feira e na sexta-feira, 20, prestarão depoimentos os coronéis Anselmo e Meira, que visitaram o preso antes da fuga. Prestarão depoimentos também os ex-comandantes da PM, Péricles e Ivanildo que estavam no comando na época da reintegração de Giuseppe a PM. A OAB estará presente nos depoimentos que serão realizados no salão nobre do Quartel Central da PM, a partir das 9hs. A imprensa sergipana estará lá, com certeza.

 

Coisas absurdas

A sociedade sergipana aguarda com expectativa este inquérito. Existem coisas absurdas e, tem muito mais do que uma simples fuga do presídio militar. Se a investigação for a fundo cabeças vão rolar. E não pode proteger nenhum dos envolvidos. Seja coronel ou qualquer outro oficial a punição tem que ser rigorosa.

 

Cobrança ao governador e ao MPM

É preciso que o governador Marcelo Déda tenha pulso forte neste episódio. Pelo desenrolar do caso, tem gente graúda envolvida. O Ministério Público Militar tem que ser duro também, não pode temer nada e ninguém. Uma certeza: muitas surpresas vão aparecer no decorrer deste caso…

 

E a chapa fria de Augusto?

Depois que a assessoria do deputado Augusto Bezerra informou que não é só ele que usa chapa fria, mas todos os outros, vários deputados já se manifestaram dizendo que não têm este privilégio. Agora o MP deve buscar maiores informações para saber por qual motivo o Detran autorizou a AL usar chapas frias.  No caso de Augusto Bezerra é uma grande contradição, já que ele é o paladino da moralidade defendendo sempre o que é correto. Aguardem novos capítulos…

 

CNJ vai regulamentar uso de veículos oficiais por tribunais

O Conselho Nacional de Justiça vai regulamentar o uso de veículos oficiais pelos tribunais estaduais e regionais, para tentar reduzir abusos com bens públicos. A resolução, que não alcança o STF e os tribunais superiores, foi aprovada ontem por 8 votos a 5. Até agora os tribunais (das Justiças Estaduais, Federal, Eleitoral e do Trabalho) tinham autonomia para escolher os veículos e definir como eram usados.A resolução tentará suprir a falta de fiscalização dos tribunais e mexerá com práticas intocadas do Judiciário, como a ostentação de poder e o uso de veículos para interesses particulares.A ideia inicial de editar uma recomendação foi vencida com o voto divergente do conselheiro Paulo Lôbo, que propôs uma resolução de caráter obrigatório para todo o país. Para Lôbo, os veículos oficiais só deveriam ser usados por pessoas vinculadas à direção ou representação dos tribunais, ou condicionados à prestação de serviços. O CNJ pretende disciplinar o uso de placas, sejam “frias” ou de fantasia (de bronze).  (FSP). 

 

Desmaio

Deu na coluna Plenário do jornalista Diogenes Brayner: “O governador Marcelo Déda (PT) assustou amigos e auxiliares, na quarta-feira passada, durante jantar em que comemorava o seu aniversário.Déda desmaiou quando se levantou para cumprimentar o jornalista Ancelmo Góis.Levado às pressas para o hospital e depois de vários exames médicos, o diagnóstico inicial foi labirintite, proveniente de tensão e excessivo estresse.Em razão do problema de saúde, Marcelo Déda cancelou a visita que faria ao projeto de gravações de novelas, da TV Record, na manhã da quarta-feira.Segundo uma fonte ligada ao governador, ele reduziu o ritmo de trabalho e está fazendo uma bateria de exames. Pode-se antecipar que não há nada de grave”.

 

Agenda normal

Ontem, 17, o vice-governador Belivaldo Chagas representou o governador nas comemorações pela passagem do aniversário de Aracaju. Também ontem, já noite, Marcelo Déda tinha sido convidado para um jantar dos juízes federais que se encontram em Aracaju, mas devido ao medicamento que está tomando, não foi. Hoje ele deve retomar a agenda normal.

 

Agência de Notícias Itabaiana

A Secom de Itabaiana lança nesta quarta-feira,18, o site da prefeitura, com destaque para a Agência de Notícias Itabaiana. Na página o cidadão poderá, além de acompanhar as ações da administração municipal, solicitar serviços, fazer denúncias de irregularidades no trânsito, inclusive postando fotos e manter contato com todas as secretarias. O lançamento será feito durante um café da manhã. “Este é o primeiro passo para consolidarmos a política de Comunicação Pública no município”,declarou Marcos Aurélio.

 

Merenda e ônibus escolar em Campo do Brito

Da assessoria de comunicação da Prefeitura: “A nota a respeito da merenda escolar em Campo do Brito reflete uma situação passada. Realmente em alguns dias da semana passada não houve merenda, isso ocorreu porque o município estava aguardando o processo de licitação terminar e foi o que ocorreu ainda na semana passada. A primeira compra foi feita com dispensa de licitação para que os alunos não ficassem sem a merenda. Quanto a comer manga, goiaba e outras frutas da época, isso é um costume normal, principalmente com os alunos do interior que normalmente levam essas frutas para a escola mesmo com a distribuição da merenda escolar. Na administração de Maim a contrapartida da prefeitura sempre foi superior ao indicado para que a alimentação seja de boa qualidade. A demora na licitação este ano se deu para que buscássemos realmente o melhor preço, sendo assim poderemos oferecer muito mais. O ônibus citado teve seus pára-choques retirados para o trabalho de recuperação. O material é de fibra, mesmo assim, ainda hoje dia 17 de março ele já estará com estas peças no local. Lembramos que em momento algum o transporte foi interrompido”.

 

Reunião Comércio Exterior

A Comissão de Comércio Exterior de Sergipe (CCE) realiza mais uma reunião sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetec) na próxima quinta-feira, dia 19, no auditório da Codise. O encontro que acontece a partir das 10 h, vai ser coordenado pelo secretário Jorge Santana. Na pauta das discussões estão as ações desenvolvidas no período de 2007 e 2008 e as previstas para este ano. Também durante o encontro será apresentada aos participantes uma análise da Balança Comercial de Sergipe.

 

Acordo ortográfico I

 O senador  Valadares, líder do PSB no Senado, foi à tribuna ontem, 17, defender o acordo ortográfico, diante das resistências por parte de setores de Portugal. O senador disse ser essencial que prevaleça o acordo já assinado e aprovado pela maioria, o que finalmente irá formalizar a unificação do português. Conclamou todos a ter bom-senso no sentido de que se adote uma forma comum de comunicação escrita, para “que nosso idioma tão rico e tão diversificado não permaneça no ostracismo oficial, internacional, sendo falado por centenas de milhões, mas tratado como se fosse uma língua de algumas dezenas de milhares, apenas por conta de diferenças menores de grafia”.

 

Acordo ortográfico II

 Minutos após o pronunciamento do senador, Nelson Calafate, membro da Academia Luso-Brasileira de Letras telefonou para o gabinete de Valadares elogiando o discurso e solicitando uma cópia de sua íntegra.   Em seu pronunciamento o senador citou o professor Arnaldo Niskier, membro nato da Academia Brasileira de Letras que, em artigo publicado na Folha de São Paulo, disse que certos meios culturais e uns poucos jornais de Portugal estão estimulando uma “guerra de palavras”. Para o senador, atitudes como as adotadas por aqueles segmentos portugueses põe em risco o destino comum de vários povos que conquistaram o raro privilégio de falar a língua de Euclides da Cunha e Fernando Pessoa.

 

Encontro Estadual de Estudantes do PT

Foi realizado no sábado e domingo, o 1º Encontro Estadual de Estudantes Petistas de Sergipe, onde foi discutido, Educação no Governo Estadual e Nacional,  a relação da JPT com o movimento estudantil e o Papel do Estudante na Transformação da Sociedade. O Evento foi um sucesso, dentro das expectativas esperadas, com a presença de 17 municípios, com 180 inscritos, fiquei muito feliz e a Juventude do PT mostrou força para enfrentar os problemas e discutir junto com os estudantes petistas o movimento estudantil e as políticas educacionais, afirmou Jefferson Lima, Secretário Estadual da Juventude do PT/SE.O Evento também contou com a presença do Presidente do PT Estadual Márcio Macêdo, do ex- dirigente do Movimento Estudantil, Cássio Murilo, do Professor Neilton do Sintese, do Coordenador de Relações Internacionais da JPT Nacional, Rodrigo César, do Presidente da USES, Aby Custodio, dentre outros companheiros de todo o estado de Sergipe.

 

DO LEITOR

 

 “Não tem nada a ver”

Do leitor Edson Almeida: “Depois que inventaram essa expressão, o Brasil acabou de acabar. Não há argumentação que resista a tão terrível expressão, fruto da falta de inteligência e cultura de alguns brasileiros. Um artista, colabora com traficantes, e até se envolve na compra de armamento ilegal. É condenado, e depois que sai da cadeia faz um sucesso maior do que antes.E alguém diz: mas como pode, um traficante condenado e as pessoas tratam como um ídolo. E recebe logo como resposta: “não tem nada a ver” ele já cumpriu sua pena, e o que isso tem a ver com a sua voz?Um senador, de propósito com letra minúscula, eleito somente por força de um conchavo com um governador, igualmente minúsculo moralmente, defende um seu par, confessadamente adúltero e corrupto, e como recompensa consegue um alto cargo na república.E mais uma vez tem alguém que se atreve a criticar, recebendo como resposta: “não tem nada a ver”, vai ser melhor pro nosso Estado, ele vai nos ajudar.A partir dessa verdadeira “contra-ideologia” se liberou tudo, nada mais é feio, nada mais é imoral, nada mais pode ser criticado, que logo vem alguém e diz: eu acho que “não tem nada a ver”.Podem fechar o Brasil e jogar a chave fora!” 

 

Porque César Mandarino tudo pode? I

E-mail recebido de um servidor municipal: “Diariamente acompanho o que esta acontecendo em nosso estado por seu blog e observo com atenção as noticias veiculado referente à cidade de Itaporanga D Ajuda estranhamente percebo que o então Prefeito tudo pode, burlando a lei, esquecendo o mesmo que acima de seus interesses pessoais beneficiando seus apadrinhados políticos existe uma lei maior que ele como gestor público tem por obrigação respeitar e cumprir,   o então Prefeito como gosta de ser chamado Drº Cesar Fonseca Mandarino, beneficia o irmão aquele mesmo do escândalo da Operação Navalha nomeado o mesmo como Secretario de Administração o Drº Vitor Fonseca Mandarino, nomeia a sua esposa Secretaria de Ação Social e Trabalho Drª Marília Fonseca Mandarino, a secretária de Finanças é sua sobrinha e afilhada dele. Em Itaporanga desvio de função é algo real e praticando um bom assunto para o Ministério Publico cobrar do gestor que essas pessoas voltem a seus cargos de origem como agente de endemias sendo presidente de comissão de licitação, vários serviços geral sendo hoje motoristas”.

 

Porque César Mandarino tudo pode? II

Continua o servidor:”Compromisso com o desenvolvimento é se comprometer com a verdade senhor Prefeito e que a lei seja cumprida para que dentro da lei o município possa se desenvolver, segundo o então prefeito recebeu a prefeitura com as contas zeradas, hoje quase três meses depois ele se contra diz e lança no ultimo dia 05 de março em um Jornal de grande circulação Aviso de Licitação: Tomada de preços nº 001/2009 – Aquisição de 04 (quatro) Veículo Sedan, Concorrência Publica nº 002/2009 – Aquisição Parcelada de Gênero Alimentícios, Tomada de preços nº 002/2009 – Aquisição de 02 (dois) Veículos adaptados para ambulância, Tomada de preços nº 003/2009 – Aquisição de 09 (nove) motocicletas, Tomada de preços nº 004/2009 – Aquisição de 02 (dois) veículos tipo Trator de pneus, Tomada de preços nº 005/2009 – Aquisição de 02 (dois) caminhões – pequeno porte, Tomada de preços nº 006/2009 – Aquisição Material e Equipamento para construção, Tomada de preços nº 007/2009 – Aquisição de Material de expediente. Como pode receber uma gestão com as contas negativas e lançar várias tomadas de preços? Essa administração Tudo Pode Porque? A única derrota que ele teve foi com relação a eleição para Presidente da Associação da Região Centro Sul sendo o mesmo derrotado pelo prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha”;

 

Fábio Henrique mui aliado do Governador

De um servidor da Prefeitura de Socorro: “O Sargento Vieira, atual Gestor da caixa beneficente da Polícia Militar, Chefe da Segurança do então candidato a prefeito do município de Socorro Fábio Henrique na campanha e o atual Chefe da SMTT de Socorro, Capitão Samuel Alves Barreto, são os dois auxiliares diretos do prefeito que mais criticam o governador. Vejam leitores desta conceituada coluna: os dois policiais militares não sofreram perda nenhuma em seus contracheques no Governo Déda, isto é, de 01/01/2007 aos dias atuais. O Sargento Vieira tem uma gratificação de 125% e não trabalhava e o Capitão Samuel era o comandante da Companhia de Segurança Escolar. Com João Alves no Governo, no mínimo, estariam os dois trabalhando no Batalhão de Canindé do São Francisco a 213 km da capital. Será que pessoas assim devem criticar o Governador?”

Xingó…turismo mais nunca I

Relato de uma visita a Xingó: “Muitos aracajuanos que estavam querendo relaxar resolveram ir prestigiar o sertão sergipano de tanto se ouvir falar em Canion, no  Xingó Parque Hotel , na Hidrelétrica… Pois bem amigo, o primeiro impacto foi com o Hotel e a comida que já não é mais o que foi outrora… Um café da manhã simples e encontrado em qualquer pousada de diária modesta, um buffet para almoço pobre em variedades (carne do sol, peixe ou  peito de frango empanado, feijão de corda, arroz branco, farofa e salada, de sobremesa pudim ou cocada), mas custando R$25,00 por pessoa… Além do absurdo de se pagar R$ 2,50 em uma água mineral pequena ou R$ 4,00 em uma latinha de cerveja. Tinha ainda um péssimo serviço de governança (chegamos com quartos reservados, já bem além do horário de check in, mas ainda passamos mais de 1hora aguardando que o quarto fosse arrumado), no dia seguinte saímos do hotel fizemos um passeio de 2 horas e meia e ao retornamos ao hotel o quarto se encontrava ainda do mesmo jeito, sem ser arrumado. A piscina sem guardião, mesmo com inúmeras crianças hospedadas. E o lodo? LODO nos rejuntes,e sujeira na piscina. Tirei uma foto do banquinho que fica imerso na piscina para ilustrar o descaso. Vale lembrar que o tampo é de pedra e a barra de sustentação é de inox. Alguém vê o inox? Fora que o hotel não tem qualquer atração durante a noite”.

Xingó…turismo mais nunca II

Continua o relato: “Mas vamos lá ao passeio do Cânion… Primeiro o valor de R$ 40,00 por pessoa, mas vamos lá, estamos a fim ,temos que pagar… Chegando no Karrancas não dá nem pra se empolgar muito, porque o que se cobra ali, nem num hotel 5 estrelas… Carerrimo! E não precise de pilhas. Se sua máquina ficou sem baterias, pronto! Vai morrer em R$ 8,00 em duas, eu disse apenas um par de pilhas Rayovac (as amarelinhas). O catamarã em sua lotação plena de 190 pessoas, saímos com APENAS 185, muita gente exposta ao sol causticante… Mas vamos lá de novo… Estamos a fim! Comer e beber no catamarã… Prepare-se para mais um assalto! Vamos, acabou o passeio! Desisto, vamos para a prainha dos nativos… Ah, preços módicos, rio gostoso, comida e bebida boa, mas… abelhas, abelhas e abelhas. Não dá pra ficar com crianças, não dá pra tomar um refrigerante. Nunca vi um negócio daquele!  O passeio da trilha do cangaço, sem qualquer estrutura, sem nada que o turista se emocione ou tenha a intenção de indicar a alguém. Se salvam: o tapete que estava a estrada, que em outros tempos era só buracos, a visita ao Museu de Xingó a R$ 3,00 por pessoa e o passeio à Hidrelétrica a R$ 30,00 por carro com 4 pessoas, pois a quinta tem que ser o guia.  Será que é assim que queremos ter turistas no estado?  Gente, não tem esta pessoa que vá voltar! Eu mesma nem volto, nem recomendo mais… Uma decepção”.

 

Situação da SEED I

Comentário de Suzi Francy: “Concordo plenamente e conscientemente  com  o que foi publicado em relação ao Sintese e as GEARCS. Este agrupamento tem várias gratificações, na ASPLAN, no DASE, na DEA e em vários outros setores da educação. As gratificações são justas para quem realmente tem competência técnica e política de mudar a história perversa da educação em Sergipe. Quando falo política é porque deve, eu acho entender o projeto político que o PT sempre defendeu e o Governador tenta colocar em prática. No entanto temos grupos, um bando, de pessoas que querem atrapalhar. Não é só a dita esquerda, que de esquerda não tem nada, só o bolso e o discurso sectário. Mas temos uma SEED sem oxigenação, sem caminhar e mudar como o Governador gostaria e toda sociedade. O que está acontecendo? A incompetência no gerenciamento, nas áreas de gestão e vários outros setores da SEED estão inertes. As pessoas não tem a capacidade técnica de entender a rede estadual, algumas não sabem nem o que é PROFIN, PDE que são programas que levam dinheiro até as Escolas e trabalham nas áreas de orçamento e planejamento. A sede não sabe e pior ainda as Escolas que solicitam explicações e recebem várias informações desencontradas. Falando em Escolas, temos um caso preocupante, que não é de reforma da unidade, mas de atitude dos gestores – os grandes colégios de Aracaju perderam aluno pelo modo como tratam os educando, ou melhor destratam. Os colégios que tinham 10 turmas de terceiros anos reduziram para 4(quatro). um absurdo em termos de evasão.Ninguém comenta isto, é preocupante.O que queremos que mude é justamente o modo de como olhar a Escola pública, resignificar o espaço escolar.Não é só o salário, o prédio, é o novo projeto que deve começar a aparecer para toda sociedade.

 

Situação da SEED II

Continua o e-mail: “A dita esquerda petista, intelectual, marxista deveria contribuir e muito a partir do partido, não querem , não contribuem, parece-me perversidade. E são perversos pois perseguem quem realmente é marxista mas não é sectário. Os problemas mostrados pelo Sintese com certeza são verdadeiros. São erros grosseiros pela incompetência, falta de conhecimento da legislação educacional e principalmente a lei do FUNDEB.  Outro fato, que me parece mais uma fábula, uma estória do nariz grande, as pessoas as vezes não acreditam, as pessoas que confiam ainda neste Governo, as pessoas de caráter, que não se utilizam do erário público. Alguns assessores de Lima , Doutor em Física, uma pessoa de notório saber em Física, possui assessores que nunca discutiram educação, não conhecem a rede estadual e sempre estiveram em Governos passados. É o caso do Fábio Leite irmão do Júnior Leite, este Fábio nem curso universitário possui, sempre viveu dentro da USES para se dar bem. Infelizmente estão se dando bem no PT. Justamente o PT que sempre formou uma juventude coerente com suas idéias e práticas. Hoje o Fábio e outros ganham R$3.900,00, para simplesmente ser o elo entre a SEED e os estudantes. Estudantes estes que tem em média 30 anos e vivem de cargos hoje na Educação e Saúde sem qualificação alguma. Quero acreditar que o Governador não tenha conhecimento dos absurdos relacionados a assessoria do Secretário de Educação. Como vamos modificar a educação neste Estado neste estado de coisas.  Gostaria que fosse publicada. Obrigada pelo espaço democrático para o desabafo e contribuição com a nossa sociedade”.

 

Frase do Dia

“Digo aos senhores que a única coisa de que tenho medo –já me fizeram muito medo aqui, como estrangeiro que sou nesta Casa– é da expressão “decoro parlamentar”. Eu não sei o que é decoro, com um barulho destes enquanto um deputado fala. Eu não sei o que é decoro, porque aqui parece um mercado! Nós representamos o país! Não entendo por que há tanto barulho enquanto um orador está falando. Nem na televisão, que é popular, fazem isso.” Clodovil, no primeiro discurso na Câmara dos Deputados, em 2007.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais