Futuro a curto prazo

Semana passada falei aqui da poluição que acabou destruindo a Praia 13 de julho e muita gente alertou para o fato de que esse filme pode estar se repetindo na Praia da Aruana, que acaba de ganhar o seu primeiro grande edifício de apartamentos.


Desconheço como está sendo planejada a questão dos esgotos da área, preocupação pertinente já que o citado prédio deve ser ocupado por seus moradores dentro de algumas semanas. O que posso dizer é que há na Secretaria de Planejamento do município, um projeto para a construção de um grande bairro modelo justamente entre a Sarney e o Santa Maria, com grandes avenidas para comércio e shoppings. Nesse espaço, o tratamento dos esgotos seria feito através de pequenas estações condominiais, (uma tendência mundial muito mais barata e racional do que as chamadas estações elevatórias). Mas daí a isso sair do papel e virar realidade, “são outros quinhentos” como se dizia antigamente. Em todo caso, está feito o registro. Com a palavra, os gestores. 


Por falar nisso, enquanto o Plano Diretor dorme na Câmara de Vereadores, vem aí o Jardim Europa, bairro projetado por uma grande construtora sergipana para ocupar toda aquela área entre a avenida Tancredo Neves e o bairro Jardins.


A verticalização da cidade é uma realidade e não há porque impedi-la. Mas é fundamental que ela seja feita dentro de parâmetros que garantam uma qualidade de vida melhor para as futuras gerações e que evitem os erros do passado, como o despejo de esgotos in natura em nossas águas, absurdo que ainda acontece em nossa capital, sob o olhar complacente das autoridades e parte dos nossos deslumbrados moradores. Desculpem aí, mas quem ama Aracaju de verdade (e não só nas mensagens de aniversário) não pode ficar calado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais