Gilmar, Maria, direito e razão

0

Antes de entrar no tema principal deste artigo, este jornalista deixa claro para a sua meia dúzia de leitores, ou uma dúzia, como alguns preferem: Gilmar Carvalho, seja como profissional da comunicação ou como parlamentar é importante para Sergipe. Ninguém pode deixar de lembrar que Gilmar ficou na linha de frente de importantes denúncias, principalmente no campo político, que foram importantes para chamar a atenção da sociedade do que acontece nos bastidores da política sergipana. Gilmar fez e faz história no rádio sergipano, gostem ou não do estilo dele.

 

E mais: é só dá uma lida neste blog, quando do período que Gilmar passou afastado da Assembléia, como suplente, quantas vezes este espaço defendeu o retorno dele ao parlamento. Agora, o que Gilmar Carvalho não entende que além de profissional da comunicação (que também pode receber criticas) ele é partidário e pertence a um grupo político. Por isso precisa entender que as criticas feitas a ele (pelo menos neste espaço) não são pessoais, mas sim ao parlamentar e suas avaliações. Pelo contrário, este jornalista sempre teve um relacionamento salutar com Gilmar.

 

Ontem, 25, Gilmar reafirmou que é contra a cassação do mandato da senadora Maria do Carmo e disse que Sergipe é um estado de política de “muro baixo”. Ele afirmou que tem uma afeição especial pela senadora que foi ela que o trouxe do interior para Aracaju e mesmo com as pressões o manteve fazendo o trabalho que queria.  “Quem está passando pelo estado de saúde que ela passa, mesmo não tendo conhecimento profundo, é desumano, mesmo o TRE agindo de forma técnica corretamente, uma cassação agora do seu mandato seria uma decisão desumana”.

 

Como advogado formado recentemente Gilmar Carvalho sabe que a lei não é para ser aplicada com emoção. Ou seja, se ela estivesse bem de saúde poderia ser cassada, mas como não é o caso, a Justiça deve inocentá-la. Imagine, caro leitor, a sentença do TRE (se a maioria entender que ela é culpada): as provas dos autos apontam para o crime eleitoral, no entanto, por conta do estado de saúde da senadora, nós vamos inocentá-la. Só faltam dizer que o processo de cassação do governador Marcelo Déda tem que ser paralisado porque ele ficou afastado do governo durante nove meses por problemas de saúde.

 

Como advogado, se Gilmar for usar este apelo em defesa de um réu com certeza não se dará bem na profissão. Porque a decisão da Justiça tem que ser embasada tecnicamente e não emocionalmente.

 

Flores para João Alves

Para Gilmar Carvalho, mesmo que está defendendo a cassação do mandato da senadora Maria do Carmo por interesse político eleitoral está esquecendo que essa decisão agora “seria encher de flores a caminhada do ex-governador João Alves Filho para chegar ao governo estadual”.

 

Proteção

Deu na coluna de Cláudio Humberto ontem, 25: “Tem alguém no TSE que gosta muito do governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT): na fila há anos para ser julgado, seu processo de cassação de mandato por abuso de poder político e econômico, foi devolvido ao TRE-SE para ser “instruído”. Isto é, voltou à estaca zero”.

 

Com a palavra o TRE

É preciso que o TRE se pronuncie sobre o processo de cassação do atual governador. Esta devolução foi solicitada por um ministro do TSE? E por qual motivo?

 

Boicote no Hospital João Alves Filho

O radialista Gilmar Carvalho anunciou ontem, 25, que vai conversar informalmente com a promotora Euza Missano para passar informações de que um determinado setor do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho está promovendo um boicote com a omissão de socorro. “Se depender deste setor vai morrer mais gente por falta de atendimento”, revelou afirmando que vai apenas conversar informalmente, mas tem uma pessoa do hospital que sabe de todos os detalhes. Omissão de socorro é grave e pode levar os responsáveis a perda do registro profissional. Com certeza os conselhos e os sindicatos vão investigar esta denúncia.

 

Interesses políticos eleitoreiros

Gilmar também disse que os médicos que estão à frente do movimento da categoria não queriam nem Rogério Carvalho, nem Mônica Carvalho, à frente da secretaria e defendiam o nome de Samarone.  “Essa guerra tem interesses políticos eleitoreiros”, Só para lembrar: quem aparece mais neste movimento é o presidente do sindicato dos médicos, marido da deputada Ana Lúcia.

 

Sobre o nome do Hospital

O governo estadual em todas matérias que envia chama o hospital Governador João Alves Filho de Hospital de Urgência de Sergipe. Apesar deste jornalista ser contra a colocação de nomes de políticos e autoridades vivas em prédios público, o governo erra já que existe uma lei estadual. O certo é a Procuradoria do Estado ingressar com ações para retirar os nomes de todos políticos e autoridades que estão vivas de prédios públicos. As homenagens em vida só devem ser feitas para as pessoas os cidadãos normais e aqueles que já deixaram a vida pública.

 

Luciano Barreto participa de palestra

No dia 26 de março, às 18h30, o empresário Luciano Barreto, será um dos palestrantes do Eng8, evento promovido pelo Curso G8 Matérias Isoladas, para os alunos que prestarão vestibular nas áreas de engenharia e geologia na UFS 2011. Engenheiro Civil e presidente da Construtora Celi e da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto falará aos jovens toda sua trajetória de vida profissional, suas experiências e as perspectivas para o mercado de trabalho. Sem dúvida, será um encontro de gerações.  

 

Contratação temporária

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) concedeu medida cautelar que suspende a contratação temporária de pessoal pela Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS).       O TCE/SE entende que não há necessidade temporária de interesse público, que justifique a exceção à regra constitucional do concurso público.

 

Critérios subjetivos

Além disso, a existência de critérios subjetivos para a avaliação dos currículos previstos no edital caracteriza desrespeito ao princípio da impessoalidade. Os procedimentos relativos ao edital do FHS estão suspensos até que o tribunal decida sobre o mérito da questão.No próximo dia 15 o Tribunal irá se pronunciar em definitivo sobre a seleção da FHS.

 

Encontro de mulheres jovens

A Secretaria Estadual da Juventude do PT realizará neste sábado, 27, o Seminário de Jovens Mulheres da JPT de Sergipe, na sede do Sinergia, a partir das 9h. Confira a programação após o credenciamento: 10h, mesa redonda; 11h, debate “Mulheres na política”; 12h30 almoço; 14h Debate: “Política para Mulheres”;15h30: Roda das Mulheres com temas como violência, sexualidade, mercantilização, aborto e negras.

 

Nílson Lima representou o PPS

 A TV Sergipe realizou, nesta quinta, 24, uma reunião com representantes dos partidos estaduais com representação parlamentar na Câmara dos deputados, objetivando informar a programação da emissora relacionada aos candidatos a governador e assegurar o compromisso dos dirigentes partidários para previamente agendar os eventos assinalados.

 

Entrevistas e debates

Onze partidos participaram da reunião – o PPS inclusive – e manifestaram sua concordância em relação à proposta apresentada pela diretora da TV Sergipe, Lígia Tricot. Dessa forma, ficou definida a realização, no primeiro turno das eleições, de duas entrevistas com os candidatos a governador, nas semanas de 16 a 21 de agosto e de 13 a 18 de setembro, e um debate no dia 28 de setembro. No tocante ao segundo turno, haverá entrevistas nos dias 11 e 12 de outubro, além de um debate no dia 28 de outubro.

 

Começa hoje o Petrofolia I

Mais uma edição do Petrofolia começa hoje ,26. A maior festa carnavalesca fora de época do Estado de Sergipe movimenta foliões dos quatro cantos do Estado, e atrai barraqueiros, jovens e artistas. Com uma nova roupagem o evento traz uma programação extensa e diversificada. Começa hoje e vai domingo, 28. Com artistas nacionais de renome internacional, a exemplo de Margareth Menezes e Parangolé, a administração “Carmópolis de Todos”, inova em 2010, com as tradicionais lavagens, permanece o bloco dos funcionários e o encontro de trios.

 

Começa hoje o Petrofolia II

Confira toda programação: Hoje, 26, a partir das 22h: Viviani Tripodi.Aviões do Forró. Parangolé; Amanhã, 27:a partir das 12h:Lavagem da Rodoviária com SóLamento, . Arrastão com Gang do Samba ( saída rodoviária em direção ao SESI) . Arrastão dos Funcionários com Margareth Menezes. Na Praça de Eventos: Psirico. Timbalada. Calcinha Preta; Diia 28 (Domingo)  a partir das 16h: Lavagem do Mercado: Supertisamba. Valneijós (Arrastão doMercado até o SESI) Harmonia do Samba ( Arrastão saindo do SESI) Praçade Eventos: Cheiro de Amor ( Encontro de Trios com Harmonia).

 

Prática dos “currais” eleitorais I

o vereador de Aracaju, Dr. Emerson (PT) criticou os colegas parlamentares que se mostram a favor da prática dos “currais” eleitorais. Segundo ele, desde o ano passado que escuta comentários do tipo: “Emerson da forma como você faz política terá apenas esse mandato”. “Eu quero deixar claro que isso não me incomoda e deixar registrado que não tenho a política por convicção. Saindo daqui continuarei sendo médico e professor universitário”, desabafou.

 

Prática dos “currais” eleitorais II

Emerson. Segundo o vereador, por 2010 ser ano eleitoral já há demonstrações na imprensa dos possíveis candidatos disputando seus espaços territoriais, como se tivessem o domínio do voto e da consciência dos eleitores. “É comum ver nos jornais “fulano” dizendo que “cicrano” está invadindo o seu curral eleitoral. Essa prática é ultrapassada, as pessoas já não se submetem a isso, e é preciso lembrar que ninguém é dono da consciência de ninguém. Portanto, continuarei a realizar o meu trabalho em defesa da população aracajuana”, avisou.

 

 

Juiz de Poço Redondo destina aparelhos para  órgãos

Computadores, impressoras, fax, copiadoras, máquinas de fotografia e filmadoras digitais compõem a nova estrutura das delegacias e Defensorias Públicas dos municípios de Poço Redondo e Monte Alegre, ambos no sertão de sergipano. Toda esta tecnologia é resultado da iniciativa do Juiz Geilton Costa, da Comarca de Poço Redondo. A entrega dos equipamentos aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 24, no Fórum José Nolasco de Carvalho, com a presença dos delegados dos referidos municípios, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Equipar entidades

O projeto do Juiz Geilton Costa consiste na arrecadação de fundos provenientes de transações penais possibilitadas pela Lei 9099/95, com o objetivo de equipar as entidades de atendimento ao público. Segundo o magistrado, por sugestão da Promotora Maria Rita Machado, toda a verba oriunda de transação penal é depositada em uma conta do Conselho Tutelar do município e deve ser revertida em equipamentos para as entidades de proteção social. Ele disse também que a proposta amplia o modelo de transação penal limitada à cesta básica doadas a entidades para o benefício de toda a sociedade.

 

Falta de estrutura

Ainda de acordo com o juiz, desde que chegou à Comarca verificou a falta de estrutura nas Delegacias e Defensoria Pública, o que afeta o processo judicial. Acrescentou também que a chegada desses recursos tecnológicos alinha o trabalho dos delegados e defensores à nova realidade de digitalização do processo. “O Judiciário brasileiro trabalha, atualmente, com metas visando a efetividade do processo, mas essa estratégia não depende apenas do juiz. É preciso que as entidades envolvidas no processo judicial, como a polícia e a Defensoria, trabalhem em sintonia”, defendeu o magistrado.

 

Projeto “Se Liga 16”

Durante essa semana a USES – União Sergipana dos Estudantes Secundaristas – realizou no auditório do IFS/AJU o Projeto “Se Liga 16”. O projeto foi fruto de uma parceria da entidade com a 2º Zona Eleitoral de Sergipe e com o Ministério Público Estadual na tentativa de conscientizar a Juventude Estudantil da Importância que a Juventude de 1988 teve ao conseguir garantir na constituição esse direito e a importância que estudantes têm nos dias de hoje.

 

Participação da juventude

Segundo o Presidente da USES – União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, o estudante Aby Custódio o projeto foi um sucesso. “Muitos estudantes não tiram o titulo de eleitor aos 16 anos por acharem desnecessário. A corrupção esta afastando cada vez mais os jovens de participar e garantir o direito do voto. Agora com o “se liga 16” que eles puderam tirar seu título de eleitor e ouvir em diversas palestras sobre o porquê da importância do momento, acredito que teremos uma participação maior da juventude estudantil”.

 

Programação diversificada

 Durante a semana foram reunidos mais de 1000 alunos com uma programação diversificada com a palestra da CUT – Central Única dos Trabalhadores sobre: A importância do voto, sobre diversidade na política com Lohana Fashion, os estudantes escutaram a palavra do Dr. Luiz Fausto do Ministério Público Estadual e da Dr. Bethzamara Rocha Juíza da 2º Zona e do Presidente da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – o amazonense Yan Evanovic além de grupos de danças, teatro, e um voz e violão para diversificar as atividades. Ao longo da semana foram tirados cerca de 500 títulos de eleitor.  O projeto foi o lançamento nacional do projeto que irá ate o dia 05 de maio em todo o país.

 

Trabalhadores financeiras com direitos dos bancários I

Um dos principais desafios que o Sindicato dos Bancários de Sergipe terá que enfrentar este ano é a questão da terceirização nos bancos. “Os bancos querem a todo custo obter altas taxas de lucro. Para isso, eles desvalorizam o trabalho com o crescente número de terceirizados. Um exemplo disso são as financeiras, empresas ligadas aos bancos e que foram criadas especificamente visando maior lucro”, afirma José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

 

Trabalhadores financeiras com direitos dos bancários II

Para Souza, as financeiras foram criadas com a idéia de facilitar o crédito para  a população, mas isso se dá com uma grande distorção, porque o dono do capital fica com a maior parte da renda, a custo da cobrança de muitas taxas. “Desde o ano passado, a gente está lutando para chegar junto às financeiras visando conseguir a representação dos seus trabalhadores, que são ligados aos bancos, mas não têm os mesmos direitos dos bancários”, lamenta José Renato, diretor do Seeb/SE, que também está junto nessa luta.

 

Micarana 2010 acontece em abril

Uma das maiores micaretas do Estado, a Micarana, já tem data para acontecer. A grande festa acontecerá nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 de abril no município de Itabaiana. Esta semana a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo da cidade divulgou a programação oficial da festa. Diversos blocos irão desfilar pelas ruas da cidade e dentre as atrações de peso que farão parte da Micarana 2010 estão: Ivete Sangalo, Flavinho e os Baroes, Cheiro de Amor, Araketu, Banda Eva e Aviões Elétrico

 

Espetáculo Os 3 porquinhos e o lobo gripado estréia neste sábado

Após o sucesso da estréia da primeira montagem da RD Produções em Aracaju, o espetáculo infantil “Os 3 porquinhos e o lobo gripado”, com texto adaptado de Ricardo Douglas e Bruno Kelvernecl, e realizado pelos atores do Grupo Êxtase, volta em temporada no Teatro Lourival Batista. O espetáculo conta a história dos três porquinhos, Cícero, Heitor e Prático, e do lobo mal que estará com a gripe suína. Os três porquinhos e o lobo gripado é um espetáculo mágico que leva as crianças para um mundo de aventura, aprendizado e fantasia, ensinando para elas a terem mais cuidado com a saúde, se prevenirem contra a gripe suína, dengue, entre outras doença, através de história e de muita música. Neste domingo, às 17h, no Teatro Lourival Batista, é aberta a temporada do espetáculo especialmente para convidados da RD Produções e imprensa.

 

DO LEITOR

 

A Hora da Verdade

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Faltam pouco mais de seis meses para a eleição de 2010, onde cada cidadão maior de dezesseis anos vai eleger candidatos para os cargos de presidente, governador, senador (duas vagas), deputado federal e deputado estadual, todos importantes, mais um,  entendo, ser mais envolvente que os demais, que é o cargo de governador do estado. Cada eleitor votará em seis candidatos. entre os pretendentes. Quem será o escolhido? Marcelo Déda será reeleito? João Alves irá conseguir o seu 4º mandato? Anderson Góis, que prometia ser a surpresa, por problemas de saúde foi obrigado a se afastar do pleito. Pelo visto a novidade mesmo é o “compadre” Nilson Lima que jura tirar muitos votos do seu compadre Déda. Será? Quem viver verá. Agora complicado mesmo vai ser a eleição de senador, com tantos postulantes, para apenas duas vagas”.

 

Dois pra mim um pra tu. Um pra tu dois pra mim

Do leitor Messias Gonçalves: “Li em algum blog esta semana de que numa reunião, ficou acertado entre o PSC e os demais partidos sob as graças dos Amorins, de que só apoiarão a indicação de Ulices Andrade para a próxima vaga do Tribunal de Contas do estado, se, ele abrir mão da provável candidatura do seu filho para concorrer a uma vaga para a assembléia legislativa. Vejam com as pessoas estão se achando. Estão acreditando serem os ?donos do mundo?. Pra eles, tudo a qualquer preço. Para os demais, o que sobrar. Mas por ironia do destino e para avivar as mentes humanas, e para que também sirva de julgamento e análise, por coincidência, André Moura  (PSC-SE) é deputado estadual e o seu pai, conselheiro do TCE. É demais não? Isso é somente um detalhe. O perigo Ê © de que quem muito quer, pode acabar sem nada. O tempo é o senhor da razão. E a matemática oportunista cantada pelo saudoso de Luiz Gonzaga, ainda nos dias de hoje encontram alguns seguidores”.

 

“Coronel Prudente”, O Inesquecível

Comentário de Nilton Santana: “A história da PMSE é rica desde a sua criação, hoje homens e mulheres que a compõem contarão suas histórias vividas ao longo da carreira policial militar, e  sem sombras de dúvidas o “coronel Prudente será lembrado”, dentre tantos outros, um Sergipano nobre vindo das fileiras do verde-oliva, abraçou a missão de comandar a PMSE, em tempos difíceis, de crise, o jovem comandante tratou de aparar as arestas, implantou um “comando forte”, em todos os sentidos (profissional e valorização financeira), além de estruturar a PM, que a época estava bastante sucateada.”O Coronel Prudente”, usava um “jargão” militar de “nunca recuar,fazer meia-volta e avançar”, e isso ele fazia com maestria, era aguerrido nas causas da PM, batalhava por melhores salários e condições de trabalho, não existia porta-vozes entre “ele” e o Governador “Valadares”. dentre tantas realizações duas em particular me chamam atenção: “a revitalização e criação da nova RP, e o Auditório Coronel Miguel Santana”.  As vezes é mais fácil por na cruz do que dela tirar, se ao longo do seu comando o “Coronel Prudente” errou é aceitável, porém os acertos o convalida pois a semente por ele plantada “germinou”. É incrível, mas a síndrome do “P” fez história na PMSE”.

 

Ônibus da seleção de São Cristóvão é apedrejado  

Da leitora Gildete Resende: “Torcedores da seleção de Itaporanga  apedrejaram o ônibus da seleção de São Cristóvão na saída do ginásio, após o empate por 0 a 0, na noite desta quarta-feira. Três vidros laterais  foram quebrados. Um membro da delegação sofreu um pequeno corte no pé, resultado dos estilhaços. Sangrou um pouco, mas nada preocupante.Uma multidão de torcedores, aos gritos, esperou a saída  da seleção de São Cristóvão na saída do ginásio e jogavam pedras e telhas no ônibus que conduzia a seleção de São Cristóvão.Vale ressaltar que não havia policiamento no ginásio de esportes, após esperar por cerca de 30 minutos apareceu uma viatura, que acompanhou a delegação de São Cristóvão até a saída da cidade. A comunicação deste lamentável incidente foi registrado na 12 delegacia de polícia na cidade de São Cristóvão  e a federação Sergipana de Futsal, como também a TV Sergipe que inclusive presenciou o fato, mas lamentavelmente não divulgou”.

 

Desrespeito dos órgãos públicos

Do leitor Alberto Luiz; Cada dia que passa fico mais decepcionado com os órgãos públicos, que deveriam no mínimo nos atender bem, lembrando quer ser público não quer dizer ser de gratuito, existe o dever dos impostos que pagamos para poder utilizar desse direito que é nos concedido com péssima qualidade.No último domingo por volta das 20hs, com eu estava na casa de amigos no conjunto A. Franco e meu carro estacionado na porta da casa quando, de repente, um carro colidiu no meio frontalmente, passada a confusão inicial eu e o condutor do outro veículo tentamos entrar em contato com a justiça volante, para minha surpresa o órgão não funciona final de semana  fomos orientados a procura a CPRV, onde a atendente depois de passamos o ocorrido nos orientou a aguardar no local da colisão pois em torno de 1h30 chegaria uma viatura ao local.Achei muito tempo mais aguardei quando por volta de duas horas de espera não chegou viatura alguma e resolvi retornar a ligação perguntando o porque da demora, depois de passar o número do protocolo de atendimento para a atendente e ter minha solicitação identificada, fui informado que colisão com veículo parado não era caso de viatura e sim que deveria me dirigir a delegacia mais próxima para fazer a ocorrência.Fiquei indignado com o atendimento que recebi pois se eu não tivesse retornado a ligação ficaria ali até amanhecer sem saber o porque não tinham chegado, a atendente me informou que não era procedimento retornar a ligação para o cidadão foi então que mais uma vez indignado informe-a que tinha esquecido minha bola de cristal em casa por isso fiquei sem saber como proceder e sem ter a quem recorrer, passado mais essa chateação me dirigir a delegacia mais próxima isso já por volta das 23h30 e ao chegar lá fui informado que aquele tipo de ocorrência só podia ser feita na plantonista ou pelo dia lá mesmo.Já cansado, decepcionado e estressado foi então quando saiu um policial e antes que eu entrasse no carro me orientou que poderei fazer o boletim pela internet, enfim uma orientação boa depois de horas de espera.No outro dia constatei que no meio da confusão toda de vai não vai, tinha perdido minha habilitação, e lembrei, nossa terei que fazer a Via crucis de fazer a ocorrência de novo. Resumo da ópera, hoje é 25/03/10 quinta-feira a noite, fiz toda peregrinação de novo incluindo a Delegacia Plantonista no Roteiro e aqui estou eu indignado escrevendo esse email como forma de desabafar para não ter um troço de raiva de saber que o serviço público que não é GRATUITO, tem no mínimo um atendimento lamentável.Obs.: Amanhã continuarei minha jornada. E ahh ainda Bem que Tenho Plano de Saúde”.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A Força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável”. Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários