Globo: Contas públicas, virada do Nordeste. Es-Estado Sergipe fora

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A virada do Nordeste: estados controlam contas públicas, investem mais e avançam no social”

Com o título acima, o jornal O Globo, no último domingo, 23, publicou uma matéria mostrando que dos dez estados que mais investem hoje no país, cinco são do Nordeste, segundo dados de Claudio Hamilton Santos, coordenador de Políticas Macroeconômicas do Ipea, que vem acompanhando as finanças estaduais.

Ceará e Alagoas despontam na primeira posição, destinando 8,8% e 8,5% de suas receitas ao investimento público. Bahia (6,5%), Maranhão (6,3%) e Piauí (5,9) sãos os outros três do Nordeste que estão entre os 10 Estados do Brasil que mais investem atualmente.

A matéria destaca ainda que “menos desenvolvida do país, o Nordeste tem se destacado no cenário nacional com uma condição rara: boa situação fiscal, avanço acelerado de indicadores sociais e atração de investimentos privados. Fruto de ações que começaram anos atrás, os estados e as capitais da região, mesmo administrados por partidos diferentes, vivem momento semelhante e atuam cada vez mais em coordenação.”

De Sergipe apenas a citação sobre a Reforma do sistema da previdência já aprovado ao lado dos outros, com o aumento das alíquotas de contribuição para 14%. Fábio Klein, economista da Tendências Consultoria, afirma que Alagoas, Piauí, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte têm nota fiscal (que combina endividamento, poupança, liquidez, resultado primário e despesa com pessoal) acima da média nacional. O endividamento baixo da região ajuda nos outros fatores. Nos cálculos da consultoria, a estrela do país é o Espírito Santo. Logo em seguida vem um estado nordestino, o Ceará.

É mais uma matéria nacional para reforçar o que o blog vem dizendo e o governo estadual através da imprensa de estimação tenta desmentir, mas os sergipanos sentem na pele diariamente.

Sergipe não tem gestor há muito tempo. Por isso foi transformado num Ex-Estado sem responsabilidade fiscal por conta do populismo de Jackson continuado pelo pupilo Belivaldo. Um marasmo total num poço que não tem fundo.

 

Robson Viana vice de Edvaldo: blog errou, possibilidade nunca existiu E durante o Carnaval, circulando por Aracaju, o blog encontrou lideranças de partidos que apoiam Edvaldo Nogueira, inclusive do PSD, partido de Robson Viana. A verdade é que o blog errou ao ventilar que Jackson Barreto desejava indicar o pupilo como candidato a vice-prefeito. Sem chances algumas. A ideia é um nome que agregue vários segmentos do eleitorado aracajuano.

Central de Abastecimento de Itabaiana: licitação aberta para concessão de uso para gestão O Diário Oficial do Estado de Sergipe da ultima sexta-feira publicou o aviso de licitação de concorrência pública do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Administração, para concessão de uso para gestão, ampliação, modernização e manutenção da Central de Abastecimento de Itabaiana – Ceasa. A abertura dos envelopes será no dia 24 de março, no auditório da própria secretaria em Aracaju. Como Itabaiana é o principal pólo hortifrutigranjeiro do Estado, certamente a licitação será bastante disputada. Todos os detalhes em: http://www.comprasnet.se.gov.br

 

Utilidade Pública: corram da casa da Mãe Joana disfarçada de bar e restaurante Pantanal do Aristeles no Mosqueiro, em AJU Um absurdo! Respeito ao cliente e atendimento de primeira. Esses dois pontos para um restaurante de respeito, não existem no bar e restaurante Pantanal do Aristeles, no Mosqueiro em Aracaju. Em plena segunda de Carnaval foi pedido um almoço às 12h quando tinham poucas mesas ocupadas. Uma hora depois o garçom informou que iria demorar mais porque chegaram umas pessoas que tinham agendados pedidos. Não adianta reclamar. O dono prefere agradar os amigos e deixar os clientes esperando. Uma verdadeira casa da Mãe Joana. Aliás, a vigilância sanitária de Aracaju precisa passar por lá urgentemente. Falta água constantemente nos banheiros e a cozinha para o tamanho do local é minúscula, com a porta aberta bem próxima onde sobe a poeira dos carros. Se o leitor pesquisar no Google descobrirá que o descaso com os clientes é uma constante. São diversas reclamações e a única atração do local, onde a comida é razoável, é ficar na beira do rio no Matapuã, no Mosqueiro. Na verdade o dono deveria deixar o local aberto apenas para os amigos, já que não respeita quem chega primeiro.                                                                                                                     

 Barra dos Coqueiros   Durante o festejo carnavalesco, na Barra dos Coqueiros, a oposição unida e forte!  O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Alisson Souza,  o ex-vice-prefeito, Caducha, o ex-prefeito Gilson e os pré-candidatos a vereadores. Agora é só aguardar o próximo capítulo.

Sergipe: Hospital Unimed realiza cirurgia com aparelho 3D O Hospital Unimed realizou a primeira cirurgia de colecistectomia via laparoscopia 3D de Sergipe na semana passada. O procedimento contou com uma equipe de profissionais formada por cirurgiões cooperados que conduziram a retirada dos cálculos da vesícula com cuidado e focados no sucesso da operação.

Compromisso com os beneficiários Segundo o diretor do Hospital Unimed, Dr. Marco Sarmento, a aquisição inédita no Estado do aparelho de última geração reforça o compromisso da cooperativa em oferecer a melhor estrutura para equipe médica e beneficiários. Com o novo aparelho de laparoscopia 3D, é possível realizar procedimentos em diversas especialidades e maior agilidade durante a cirurgia. Além de ser menos invasivo, proporcionando uma recuperação mais breve e tranquila ao paciente.

Cirurgias Para o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Antônio Alves Júnior, o aparelho de laparoscopia 3D traz uma melhora significativa do campo de visão cirúrgico, facilita a identificação e a profundidade de campo e estruturas dentro da cavidade. “Além de favorecer a maior agilidade nas cirurgias, porque troca mais rapidamente de uma sala pra outro aparelho, tendo em vista que a forma de utilização da câmera é muito mais segura e estéril”, explicou. (Ascom/Unimed/SE).

CAU/SE em nova sede: na Avenida Barão de Maruim Para melhor atender os seus profissionais e sociedade civil, além da necessidade de contemplar espaço mais amplo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SE) comunica mudança de sede. O novo endereço fica localizado na Avenida Barão de Maruim, Nº 115, Bairro São José (ao lado da agência do Banco Banese). Devido aos trâmites de mudanças, não haverá atendimento hoje, 27, e amanhã, 28.Nos dias 02/03 a 06/03/20 o atendimento ao público será exclusivamente por telefone: (79) 98108-0709. O horário de atendimento ao público por este meio permanece o mesmo: das 7h30 às 12h30. Já o atendimento ao público presencial na Nova Sede será realizado apenas a partir do dia 09/03/2020, também no mesmo horário, das 7h30 às 12h30.

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Questionamento sobre viaturas do CBM e PM por várias vezes em condomínio no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju De alguns moradores: “Nós moradores do Condomínio Desembargador Pedro Barreto no Bairro Orlando Dantas estamos chamando a atenção e querendo uma resposta das autoridades responsáveis sobre veículos oficiais estacionados nas dependências do condomínio, quando deveriam estar à serviço nas devidas corporações. Um dos veículos é a motocicleta do Corpo de Bombeiros, do grupamento de resgate. Foi fotografada no dia 23 de fevereiro, domingo de carnaval, por volta das 16 horas. O outro veículo é um carro da PM, fotografado no dia 18 de fevereiro por volta de 7h45 da manhã. Seguem as fotos dos dois veículos com as respectivas placas. Ambos foram vistos mais de uma vez, em horários e dias diferentes, estacionados no condomínio. Não parece ser o local adequado para estarem, haja vista que deveriam estar sendo utilizados em serviço, para as finalidades às quais foram adquiridos com o dinheiro dos contribuintes. Solicito o obséquio de preservar o sigilo da fonte, pelas razões óbvias, caso interesse ao jornalista cobrar das corporações os devidos esclarecimentos.”                                                                                                         

Paul Ehrlich Por Antonio Samarone: “’As injeções para o tratamento da sífilis foram descobertas por Paul Ehrlich (1854 – 1915), médico alemão, Nobel de medicina em 1908, que transformou a quimioterapia em um ramo da medicina.* *O lançamento do 606, Salvarsan, pelo laboratório da Hoechst, se transformou na primeira injeção eficiente contra a sífilis (1908). A preparação 606 de Ehrlich ou arsenobenzol (Salvarsan) e o composto 914 de Ehrlich, uma combinação doarsenobenzol e do formaldeído-bissulfito de sódio, denominado comercialmente Neo-salvarsan, (ambos para o tratamento da sífilis).

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Comunicado da SES – Coronavírus

Mediante o primeiro caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta as pessoas que viajaram para os seguintes países: China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Coreia do Sul, Coréia do Norte, Itália, Irã, Japão, Vietnã, Tailândia, Singapura, Camboja e Malásia, que informem a Secretaria de Saúde do seu município assim que retornar, para receber as orientações necessárias.

Se não tinham os sintomas como febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros), mas esteve em alguns destes países dentro do prazo de 14 dias, e passou a apresentar os sintomas, entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município ou a unidade de saúde de sua referência para receber as devidas orientações.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que não recebeu notificação de casos suspeitos de coronavírus em Sergipe e orienta a população a seguir algumas recomendações, como: Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; Realizar lavagem frequente das mãos; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; e Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Qualquer dúvida pode entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) através do número 0800 282 282 2.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, que passam, ao supérfluo, para ir ao essencial. É buscar a beleza de uma vida mais simples. #Quaresma #AudiênciaGeral

www.twitter.com/FabioHenriqueSE A quem interessar possa e sobretudo para meu grande aliado em Socorro, O POVO, informo que ninguém está autorizado a falar por mim, a nossa pré-candidatura a prefeito está nas mãos de Deus e da nossa população, nunca falai em desistir ou apoiar outro projeto. Bom carnaval.

www.twitter.com/NossosOrixas Jesus mulher, negro e pobre… Jesus da gente.
Parabéns a Mangueira. Deu um tapa na cara dos hipócritas e mostrou a favela, os oprimidos e um Jesus do povo. Criticou a violência policial, o genocídio negro e o feminicidio. Carnaval é festa mas também é resistência.

www.twitter.com/ayres_britto Mais e mais é preciso ter modos democráticos para sentar-se à mesa da internet.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

Frase do Dia
“O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida.” Dom Helder Câmara.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais