Governo Belivaldo em clima de caça às bruxas

Desde que Jackson Barreto (MDB) trocou o palanque do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) pelo do PT que a Secretaria Geral de Governo redige decretos exonerando servidores comissionados. Só a edição do Diário Oficial desta quinta-feira publica 17 “cartões vermelhos” contra parentes e aliados do emedebista vira-casaca. Aliás, a caça às bruxas começou no mesmo dia em que JB anunciou oficialmente o seu apoio ao pré-candidato petista Rogério Carvalho. Pelo visto, não tem previsão para acabar o bota fora. As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que se Belivaldo Chagas (PSD) resolver exonerar todos os comissionados indicados por Jackson Barreto, é bem capaz de faltar tinta para imprimir o Diário Oficial do Estado, tamanho será o volume de decretos nesse sentido a serem publicados. Como ainda tem cinco meses de gestão e, certamente, tinta na caneta, o governador deve fazer a alegria de centenas de sergipanos, nomeando-os para substituir o trem da alegria pilotado por Jackson e que acaba de descarrilar dos trilhos azeitados com os impostos pagos pelos sergipanos. Home vôte!

Ficou pra depois

Ainda não foi ontem que o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) conseguiu uma postulante a vice para chamar de sua. A expectativa era que a primeira dama de Aracaju, Danusa Silva (PDT), aceitasse o convite feito pelo distinto, porém, após ouvir a proposta de parceria, a fidalga pediu tempo para pensar. Jurou que responde a Mitidieri até a próxima segunda-feira. Enquanto isso não ocorre, a advogada Luciana Déda (PDT) segue alimentando a esperança de ser chamada para disputar a vice-governadoria na chapa da situação. Aguardemos, portanto!

Bufunfa na conta

A Prefeitura de Aracaju pagará amanhã os salários dos servidores referentes a este mês. Também será depositada a primeira parcela do 13º salário aos aniversariantes de julho e agosto. O pagamento da folha de pessoal da Prefeitura representará uma injeção de R$ 102 milhões na economia local, particularmente no comércio da capital sergipana. Ressalte-se que o governo de Sergipe começou ontem, a pagar a folha de pessoal deste mês de julho com uma novidade: sem o desconto de 14% da previdência nos vencimentos de aposentados e pensionistas. Menos mal, né?

Sem bolsonaristas

E o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) garante que no time dele não tem espaço para bolsonaristas: “Se topa caminhar ao nosso lado, seja em qualquer função, tem que ser lulista”, discursou. O petista aproveitou para elogiar o seu postulante à vice-governadoria, empresário Sérgio Gama (MDB), considerado por ele como “uma pessoa de sucesso, que tem disposição e vontade, quer trabalhar e está disposto a entrar na disputa”. O nome do emedebista foi uma imposição do ex-governador Jackson Barreto (PDB) para apoiar a campanha de Rogério. Aliás, o petista só faltou estender o tapete vermelho para recepcionar JB, Sérgio Gama e companhia limitada. Crendeuspai!

Festa progressista

O pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP) participou da convenção nacional do Progressistas, realizada ontem, em Brasília. O evento oficializou a coligação com o PL, do presidente Jair Bolsonaro. Falando em nome dos filiados nordestinos, Laércio disse ter consciência “do nosso papel. Sinto-me muito orgulhoso em fazer parte dessa construção, dessa caminhada que vai seguir adiante. O que queremos é um país forte e que olhe para todos os brasileiros igualitariamente”, discursou. Ah, bom!

Cargos à disposição

A presidente da Fundação de Formação para o Trabalho de Aracaju, Edivaneide Lima, colocou o cargo à disposição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). A decisão foi tomada após o MDB, que a indicou para a função, ter trocado o governo pela oposição. A moça disse que, além dela, os demais diretores da Fundat também estavam pedindo o boné, pois foram indicados pelo partido presidido por Jackson Barreto, que saltou do barco governistas para pongar na canoa petista. Resta saber se o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vai aceitar o pedido de demissão dos auxiliares. Aff Maria!

Bem na fita

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está sorrindo de orelha a orelha por ter sido apontado pelo portal de notícias G1 como o terceiro gestor do Nordeste com mais promessas cumpridas, alcançando um desempenho de 70,37%. O ilustre só perde para os governadores do Ceará e do Maranhão. O desempenho da gestão Belivaldo (65,95%) também supera a média nordestina quanto às promessas cumpridas total e parcialmente. Feliz, Chagas disse que os índices refletem o empenho da gestão ao longo de todo o mandato, com destaque para o período de pandemia. Marminino!

Traição negada

E o deputado federal Bosco Costa (PL) divulgou nota desmentindo um radialista de Itabaiana que o acusou de vira-casaca. O comunicador insinuou que o parlamentar se desmanchou em elogios a Fábio Mitidieri (PSD), durante uma festa religiosa em Simão Dias: “Não houve estardalhaço com o outro pré-candidato, chamando de ‘meu governador’, muito menos apertos de mão ou convite para café”, afirma Bosco. O deputado concluiu reafirmando que segue caminhando com o PL, “sem ter nada a esconder, porque a minha vida pública é pautada na coerência e transparência”. Então, tá!

Agora vai!

Após ter a pré-candidatura ao governo de Sergipe abortada pelo próprio partido, o professor Emanuel Franco Filho (Mobiliza) aderiu à campanha do pré-candidato a governador João Fontes (PTB). Num discurso rápido, o professor parabenizou os sergipanos por terem a oportunidade de escolher para representá-los pessoas competentes como João Fontes e Mendonça Prado, postulante ao Senado. Antes de aderir à pré-campanha petebista, Emanuel Franco denunciou a direção de sua legenda que, segundo ele, queria uma grana graúda para bancar o projeto político do professor. Misericórdia!

Lampião vive

Após dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19, a 25ª Missa do Cangaço volta a acontecer presencialmente neste 28 de julho, data de aniversário do massacre de Angico. Há 84 anos, policiais alagoanos cercaram 34 cangaceiros e cangaceiras e abriram fogo com metralhadoras portáteis, matando na hora 11 pessoas, inclusive Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, e sua esposa Maria Bonita. A missa vai acontecer na área da chacina, batizada de Monumento Natural Grota do Angico e localizada no município sergipano de Poço Redondo. Orai por elas e eles. Amém!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de julho de 1938

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais