Governo lagartixa

Quando aprovar amanhã o Proinveste, a oposição na Assembleia mostrará aos sergipanos a fragilidade do governo que, em minoria, age como uma dócil lagartixa, balançando afirmativamente a cabeça aos desejos dos adversários. Concebido pelo Executivo visando obter um vultoso empréstimo junto à União, o projeto a ser votado nesta terça-feira foi radicalmente modificado para atender os interesses dos oposicionistas. Em minoria e sem querer contrariar o governador Marcelo Déda (PT), os deputados da situação nem foram consultados sobre as alterações feitas na propositura, e até fizeram ‘voto de silêncio’ para não contrariar a bem articulada maioria legislativa. Mesmo com a aprovação do Proinveste, o governo vai continuar comendo na mão e, como uma lagartixa preocupada em preservar a cabeça, concordando com os caprichos da oposição. Uma lástima!

Respeitem o rio

Chega a ser uma desfaçatez afirmar que o aterro concebido para a praia Treze de Julho não trará graves consequências ao rio Sergipe. O estapafúrdio projeto prevê o lançamento no leito daquele fragilizado corpo d’água de 46 mil metros cúbicos de terra e enormes pedregulhos. Os idealizadores desse despautério têm tanta certeza dos malefícios a serem causados ao meio ambiente que querem fazer a obra antes da conclusão dos estudos sobre o impacto ambiental no rio. Um absurdo!

Explicando

O vice-presidente estadual do PV, Antônio Leite, informa ao blog o motivo de sua ausência nos debates em torno do projeto prevendo o aterro do rio Sergipe. Há um tempo, ele se encontra entre Aracaju e o Rio de Janeiro acompanhando a filha Merissa Leite, internada na UTI do Hospital Silvestre tratando de uma pneumonia contraída após uma cirurgia. ‘Tonho’ aproveita para lembrar que os problemas do rio Sergipe começaram com a especulação imobiliária em Aracaju.

Homenagem

O ex-vereador aracajuano Marcélio Bomfim, militante político preso e torturado no período da ditadura militar, será condecorado pela Assembleia Legislativa com a Medalha do Mérito Parlamentar. A solenidade será realizada nesta segunda-feira à tarde. A proposta é de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB). Ex-militante do PCB e do PT, Marcélio é um dos defensores da instalação em Sergipe da Comissão de Verdade.

Luto oficial

Foi sepultada ontem em Divina Pastora a ex-prefeita Acácia Maria Costa. Com morte cerebral, ela permaneceu internada por quase uma semana no Hospital Cirurgia, em Aracaju. Filha do ex-prefeito ‘Zé de Dina’, Acácia assumiu o comando daquele município em 1997, tendo sido cassada em 1999 sob a acusação de corrupção e desmandos administrativos. O atual prefeito Sylvio Cardoso decretou luto oficial de três dias pela morte da conterrânea.

Tá na fita

O secretário-chefe da Casa Civil do governo sergipano, Sílvio Santos, trabalha para viabilizar sua candidatura a deputado estadual. Segundo o jornalista Eugênio Nascimento, durante as caravanas petistas realizadas no interior sergipano, Sílvio tem dito que o nome dele está à disposição do PT para as próximas eleições. Semana passada, o secretário informou à bancada governista sobre sua pretensão.

Corrupção

O Ceará é o estado que mais prende por corrupção. Dos 820 corruptos encarcerados nos presídios cearenses, 813 são funcionários públicos acusados de cometer peculato. Enquanto isso, Sergipe não tem ninguém engaiolado por se apropriar ou desvia bens públicos durante o exercício do cargo. Estas informações foram publicadas ontem no jornal ‘Estadão’, com base em dados do InfoPen do Ministério da Justiça.

Navalha

Interessante como não se falou mais na Operação Navalha, processo que apura o envolvimento de agentes públicos e empresários, num esquema de desvio de recursos federais e fraudes em licitações. Entre os 12 processados sergipanos estão o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), o filho deste, e o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição. Será que o processo está parado no Superior Tribunal de Justiça?

Nota máxima

O curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) obteve nota cinco, a maior do processo de avaliação feito pelo Inep. O bom desempenho na avaliação foi destacado pelo reitor da UFS, professor Ângelo Antoniolli: “O sucesso é fruto dos investimentos da instituição, o esforço de professores, alunos e servidores da área”, frisou.

Investimentos

Sergipe será visitado na próxima sexta-feira pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. Os dois vão anunciar uma série de investimentos sociais no Assentamento Daniel Ricardo, em Canindé do São Francisco. Segundo o deputado estadual João Daniel (PT), os dois ministros anunciarão a liberação de recursos para áreas como habitação e infraestrutura.

Do baú político

Criado pelo ex-governador Augusto Franco (PDS), o programa ‘Caminhão do Povo’ era festejado pelas famílias pobres da periferia de Aracaju e do interior de Sergipe. Neles podia se comprar alimentos de primeira necessidade a preço de custo. Eleito em 1982, o governador João Alves Filho (PFL) deu continuidade ao programa. Adversário do pefelista, o deputado estadual Walter Cardoso (PDS) foi à tribuna da Assembleia para denunciar o que batizou de “o escândalo do arroz”. De posse de uma balança e alguns quilos de alimentos, o parlamentar se dispôs a provar que os gêneros alimentícios vendidos no ‘Caminhão do Povo’ pesavam menos do que constava nas embalagens. Foi aí que começou a confusão. O líder do governo, deputado Messias Góes (PFL), dirigiu-se ao adversário e, para surpresa de todos, jogou a balança e os alimentos para o ar, promovendo no plenário uma verdadeira chuva de arroz e fubá de milho. A sessão foi suspensa e os dois deputados só não saíram no tapa graças à turma do deixa disso.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais