Governos estadual e municipal X Servidores

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os governos neoliberais elegem como prioridade o econômico: o mercado dita as normas, são realizadas grandes obras. Já os socialistas, priorizam o social: preocupação com a pobreza, com a criação de condições para melhorar a distribuição de renda, com as minorias.

O governo ideal seria resultado dos dois, objetivando o desenvolvimento econômico e social. Teria então, um governo progressista.

Como se vê, o enquadramento do governo municipal, em Aracaju, aproxima-se muito do primeiro grupo. Grandes obras, sim. Valorização do servidor e dos trabalhadores, não. Se passar para o governo estadual, a coisa não é diferente. Com os recursos do Proinveste, entram em cena as tais das grandes obras, das obras estruturantes. Mas o descaso com as várias categorias, professores, médicos, servidores em geral é uma tônica.

É preciso um esforço de João Alves e de Déda no sentido de restabelecer o poder de compra dos trabalhadores. Ainda porque o governo federal também tem sido cruel com as reivindicações salariais.

Logo, logo, todos os governos, em qualquer dos três níveis de poder, apelam para o tal do limite prudencial. É aí, então, que os servidores têm que apelar, pois o seu limite paciencial já chega ao limite máximo.

Portanto, neoliberais, socialistas, centristas, direitistas, esquerdistas, progressistas: está na hora de melhorar a situação dos outrora chamados barnabés. É importante observar que para os tubarões de sempre não há falta de recursos nem limite prudencial. É preciso recordar a grande lição de Lincoln, que preconizava um governo “Do Povo, Pelo Povo e para o Povo”.

Especulações
A reforma administrativa que será anunciada pelo governador Déda já foi discutida há muito tempo com as lideranças dos partidos que apoiam o governo. As especulações dos últimos dias são frutos de tentativa de um setor da oposição em fazer intriga, principalmente entre o PSB e o PSD.

Futebol: Sinal Vermelho para o Confiança
É absolutamente lamentável o que está acontecendo com o Confiança. Depois de vários anos como a principal referência do nosso futebol, tendo, inclusive, chegado, em 2008, às portas da série B, depois de cumprir ótima campanha na série C do futebol brasileiro e conquistar vários títulos estaduais, o clube do bairro Industrial, no mês em que completou 77 anos de fundação, mergulhou numa surpreendente, inesperada crise técnica, sendo eliminado do campeonato sergipano e, em seguida, da Copa do Brasil. Com a vergonhosa derrota de 4 X 0 diante do Fortaleza o time do Confiança, que poderia ter perdido por um placar mais dilatado, despertou, ou melhor, acentuou a revolta de sua fiel torcida.

Riscado do mapa até 2014
O problema maior é que o clube proletário está devidamente riscado do mapa futebolístico do restante do ano de 2013 e em 2014 só disputará o campeonato sergipano, pois caberá a Sergipe e River Plate a tarefa de representar o nosso Estado nas competições Copa do Nordeste (regional) e Copa do Brasil (nacional). Em verdade, o competente e moderno administrador Luís Roberto e sua diretoria não mereciam entrar para a história do Confiança como responsáveis diretos pelo tremendo naufrágio da barca proletária. Clube mais estruturado de Sergipe e mais inovador, o Confiança vai precisar de muito apoio para atravessar esse deserto de enormes dimensões, cujos limites começam em 2013 e se acentuarão ainda mais em 2014.

Futebol: Sinal Verde para reforma do Batistão
Com a anunciada reforma de verdade do Batistão, a primeira desde sua inauguração, claro que sem contar a recuperação de uma marquise que desabou na década de 90, forma-se um novo cenário para o futebol sergipano. Claro que ficar 18 meses sem aquela praça de esportes vai ser terrível. Mas será um sacrifício inevitável, após o qual, com reformas orçadas em 18 milhões de reais, o estádio Lourival Batista será integralmente revitalizado.

Política de valorização do futebol
À FSF, aos clubes, aos torcedores e à imprensa caberá uma tarefa inadiável, qual seja a preparação do terreno para as mudanças que haverão de ser implementadas. É preciso, já, começar um debate amplo, com a participação de todos esses segmentos. Sem dúvida, à Federação cabe, ao lado dos clubes, o principal papel nesse processo. O presidente Carivaldo é bem intencionado. Nos primeiros anos de sua gestão, iniciada em 1989, realizou um bom trabalho, mudando muita coisa em nosso pobre futebol. Mas precisa, urgentemente, adotar duas posições. A primeira, libertar-se da extrema dependência do poder público. A segunda, não propriamente rebelar-se contra a CBF, porque nem as grandes federações o fazem. Contudo, deve passar a uma política de valorização do nosso futebol, exigindo um tratamento equânime por parte daquela entidade.

Decisão
Lembre-se, por exemplo, de que o voto da FSF tem o mesmo valor do que o das demais federações. Se Carivaldo retomar a legítima liderança do futebol sergipano, com o respaldo dos clubes, pois sem clubes não há federação, pode, finalmente, pôr em prática o processo de demarragem do nosso combalido futebol. TODOS AO BATISTÃO – Amanhã,26, a decisão do campeonato estadual de 2013. Vamos lotar o estádio Batistão. Quem sabe teremos, no clássico decisivo Sergipe X River Plate, um público de 10 mil pessoas? – Enquanto há vida, há esperança…

Melhores
A Federação Estadual de Entidades Comunitárias fez uma pesquisa em 40 comunidades e escolheu ,através de votação popular, os melhores de 2012. Jackson Barreto irá receber ,nesta segunda -feira, às 16hs,no Instituto Histórico Geográfico de Sergipe, o prêmio de Melhor Personalidade Política de 2012.

ABI protesta contra decisão de tribunal
Em declaração divulgada na última sexta-feira (24.05), a Associação Brasileira de Imprensa classificou de agressão à Constituição do país a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que manteve a censura prévia ao jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO.” A decisão foi por 3 votos a zero, confirmando, portanto, a censura prévia imposta ao jornal paulistano em 2009. O presidente da entidade, Maurício Azedo, assina a nota da ABI, através da qual, inclusive, faz um apelo ao “Estadão” no sentido de que recorra dessa decisão arbitrária, “a fim de que não continue a prosperar essa intolerável violação da liberdade de expressão”.

PSDB quer Eduardo Amorim candidato ao governo de SE
O advogado Antônio Neto, vice-presidente estadual do PSDB, que participou da Convenção Nacional do PSDB no último sábado, declarou nesta sexta-feira, 24, em entrevista a rádio Ilha de Tobias Barreto, em entrevista ao radialista Carlos Ferreira, que os tucanos estão cada vez mais perto dos peixes do PSC, e, esse namoro, refletido no apoio para a eleição de João Alves Filho (DEM) a prefeito de Aracaju, deve se estender à candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC) ao Governo de Sergipe em 2014.

Fortalecimento
"O PSDB, através do seu presidente estadual, Roberto Góis, e o secretário, José Carlos Machado, está buscando o fortalecimento do partido, e a prioridade agora é se cercar do grupo do senador Eduardo. Até porque nós somos aliados na capital, então seria natural uma aliança também ao governo com a possível candidatura do senador Eduardo Amorim. Então eu digo que o PSDB hoje quer sim Eduardo candidato ao governo do Estado", afirmou Antônio Neto.

Venâncio assume presidência da Unale
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP/SE) foi eleito, por aclamação, e empossado no final da manhã dessa sexta-feira (24), como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Ele substitui o agora ex-presidente Artagão Júnior (PMDB/PR) e chega com o discurso de continuidade, além de garantir total transparência em sua gestão.

Lembrança
Venâncio saudou o ex-presidente Artagão Júnior e garantiu que vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. "A nossa gestão será guiada pelo espírito de continuidade de um trabalho bem feito e que vem rendendo resultados ao País". Ele relembrou que, quando presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, há aproximados 17 anos, estava cotado para assumir o comando da Unale, mas viu seu projeto ser adiado por não ter sido reeleito.

Transparência
Venâncio Fonseca enfatizou que sua atuação parlamentar sempre foi destacada pela transparência e que não será diferente na presidência da Unale. "Nossa gestão será transparente igual a um aquário. Essa eleição é dividida por região e eu teria direito a um mandato de um ano. Mas a Unale é uma entidade que defende os interesses dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Eu vi nascer, vi crescer e participei de todos os momentos de minha vida política na Unale".

Saúde: projeto quer melhorar atendimento
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) apresentou, esta semana, um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados, no qual determina que instituições de saúde disponibilizem informações sobre os profissionais de saúde que farão o atendimento ao público. O objetivo é do projeto é melhorar a qualidade de vida da população e garantir a transparência e a qualidade no atendimento da saúde no Brasil.

Acesso
De acordo com o projeto, hospitais e clínicas terão que divulgar, em quadro de livre acesso, o nome do profissional, o número de identificação no Conselho Profissional respectivo, a especialidade do profissional e a datas e os horários de trabalho de cada um. As informações também precisarão ser divulgadas no site da instituição.

Direito
Para o parlamentar, o fornecimento dos dados permitirá um maior controle da informação por parte do usuário, além de garantir ao paciente que busca atendimento a disponibilidade do profissional desejado. Fábio lembra que a saúde é um direito de todos e afirma que "é  preciso cuidar para que ela seja eficiente, inclusive evitando ou diminuindo as deficiências no atendimento que tanto afligem a sociedade".

Bancários: Souza é reeleito presidente
Os bancários de Sergipe aprovaram José Souza para mais um mandato na Presidência do Sindicato dos Bancários, que corresponde ao triênio 2013/2016. A Chapa 1 'Avançar nas Mudanças' foi eleita com 97% dos votos válidos. Foram 2.110 votos, sendo 2.057 na chapa, 41 em branco e 12 nulos.

Vale e o Projeto Carnalita
Na coluna de Ancelmo Gois, publicada na Agência O Globo e republicada em vários jornais brasileiros, desta sexta-feira, 24,  uma das notas, a Déda x Cristina Kirchner, informa que "a Vale, que desistiu de um projeto de potássio no país de Cristina Kirchner, continua tocando o Projeto carnalita, também de potássio, em Sergipe. Governado por Marcelo Déda, orçado em US$ 4 bilhões. Com o estudo de engenharia pronto, a mineradora deve levar o assunto ao Conselho de administração para deliberação final no último trimestre de 2013."

Inaugurações em Carira em e em Socorro
Neste sábado, 25, o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, fará inauguração de obras nas áreas da saúde, educação e infraestrutura que irão ocorrer nos municípios de Carira e Nossa Senhora do Socorro. Pela manhã,, no município de Carira, região Agreste de Sergipe, Jackson Barreto entregará à população a reforma da quadra poliesportiva Antônio Carlos da Silva, no assentamento Manoel Martins, povoado Queimada de Baixo. Reforma da quadra faz parte do programa ‘Sergipe Cidades’ e levará mais lazer aos estudantes. Foram investidos recursos da ordem de R$ 1.238,143.

Clínica em carira
As famílias da cidade de Carira também serão beneficiadas com a inauguração da Clínica de Saúde da Família (CSF) Alda Chagas Nunes, que está prevista para ocorrer às 11h. A CSF  tem capacidade para comportar quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos e auxiliares de saúde bucal. Um investimento de R$ 950 mil.

Escola reformada
No período da tarde, serão entregues a população de Socorro, a reforma da Escola Estadual José Freire da Costa Pinto, localizada na sede do município, que trará uma melhor qualidade de ensino aos jovens estudantes, num investimento de R$ 836.964,12. Das 28 escolas no município, 11 passaram pro reforma, num aplicação de investimento de mais de R$ 10,4 milhões. Através da Seed, o Governo de Sergipe já entregou 78 unidades escolares no Estado totalmente reformadas, mais 40 estão com as obras em andamento e 36 estão em processo de licitação para serem reformadas. Os investimentos chegam a mais de R$ 70 milhões.

PGE emite parecer favorável à termo de compromisso para realização de projetos culturais
A Procuradora do Estado, Patrícia Maria Amorim Pessoa, da Procuradoria Especial dos Atos e Contratos Administrativos concedeu, através do parecer nº. 1.887/2013, análise favorável à viabilidade do termo de compromisso, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), para financiar projetos culturais para comunidades carentes na grande Aracaju.

Pobreza
O objetivo do acordo é oportunizar à comunidades em situação de extrema pobreza o acesso à oficinas culturais. O programa encampado pelos partícipes contribui com a valorização da cultura fomentando a produção, promoção e difusão do patrimônio cultural às comunidades que, em regra encontram-se distantes desta realidade.

Projetos
Serão beneficiados os projetos: Pescando Memórias; Gravando em Xilo Estampa, Oficina Tocando e Dançando: do Corpo ao Instrumento; EGBÉ AYÒ: Arte, Cultura e Literatura Brasileira para Crianças e Jovens do Olimar; Conto, logo existo: oficinas com base na metodologia do Teatro do Oprimido; a Arte do Batuque; Oficina de customização em roupas e acessórios; Historicismo Afro-Descendente de Sergipe em Imagem Fotográfica Digital; Estampando Cidadania; Dança e Cultura Popular – Reisado Estrelinhas do Nordeste; Nome do Projeto; Oficina de Iniciação ao Violão Popular; Dançando como Caranguejo Uçá para o mangue reciclar; Mulungada: oficinas de Lutheria e percussão para jovens de Manoel Preto; Histórias de Oyá; Oficina de Teatro no Pontal da Ilha; Reforço Escolar com Arte e Cultura; Máscaras Africanas na Cultura Popular Sergipana; Boca en-cena, folhetins em Cordel: João Firmino um poeta nordestino; Crescendo com minha Cultura; Geladeira Cultural e, por fim, Canto e atuação em Reisado.

Poço Verde irá sediar Conferência Municipal das Cidades
Nesta próxima quarta-feira (29), a Prefeitura de Poço Verde irá realizar a Conferência Municipal das Cidades, no Pólo da Uab Epifanio Dória. Em sua 5ª edição, o evento caracteriza-se como um espaço para a construção coletiva da cidade. Na oportunidade, serão discutidas propostas de infraestrutura urbana.

Experiências
O prefeito Thiago Dórea frisa que as conferências municipais são fundamentais para a troca de conhecimentos e experiências nas diferentes realidades locais brasileiras. “Será possível debater os desafios que nosso município enfrenta, além de planejar as ações futuras de maneira democrática. A participação popular é de extrema importância para que a conferência alcance seus objetivos”, ressalta o gestor.

Agenda
25 DE MAIO. São várias as comemorações de hoje: DIA DA ÁFRICA – DO TRABALHADOR RURAL – DIA NACIONAL DA ADOÇÃO – DA INDÚSTRIA – DO MASSAGISTA. Também hoje (25), ocorre o início da SEMANA DE SOLIDARIEDADE para com os POVOS sem GOVERNO PRÓPRIO. O encerramento será no dia 31. 26 DE MAIO – Amanhã, domingo – DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA e DIA DO REVENDEDOR LOTÉRICO. – A África, continente que abriga as mais antigas evidências da presença do homem moderno no planeta, é constituído de 54 países. O continente africano foi, seguidamente, pilhado, e ocupada pelas potências da Europa a partir do século XV. Nos últimos anos, a África tem atraído cada vez mais o interesse dos Estados Unidos e, mais recentemente, da China. Os recursos minerais são o principal alvo da cobiça dos mais desenvolvidos países do mundo. Somente a partir de 1950, tem início o processo de descolonização da África. A atual população do continente africano é de l bilhão e 100 milhões de habitantes.

Juiz Sérgio Lucas lançará CD Buraqueiro em 05/06
O CD Buraqueiro do Juiz de Direito Sérgio Lucas, da 3ª Vara Privativa de Assistência Judiciária de Aracaju, será lançado

no dia 05/06, às 20 h, no Restaurante e Casa de Forró Cariri. Para os adquirentes do CD o acesso é gratuito e as primeiras mil vendagens serão revertidas para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju, sendo que a partir milésima primeira unidade será revertido 50% do valor.

Treze canções
Com treze canções, o CD traz o estilo forró pós-universitário, como o próprio autor define, “é um bem humorado protesto contra os divisionismos da nossa música. Tanto assim o é que a faixa cinco do disco se chama Forró é MPB. Não acredito que o ritmo torne a canção menos brasileira e menos popular. No caso do forró, ainda temos as subdivisões: pé-de-serra ou autêntico (somente sanfona, zabumba e triângulo); elétrico (bandas e suas superproduções, com bailarinas, etc); vaquejada (que são toadas em ritmo de forró) e universitário (normalmente formado por jovens, talentosos e simpáticos). Pronto, não me enquadrava em qualquer uma das definições, então resolvi nominá-lo com esse título. Afinal, já saí da Universidade, sou avô duas vezes, e fiz duas pós-graduações”.

Participações especiais
Com participações, a exemplo do sanfoneiro Cobra Verde e dos cantores Rogério, Sergival, Rubens Lisboa e Pedro Kelman, o CD Buraqueiro é uma homenagem a cidade de Porto da Folha. “Homenagem a terra onde nasceu o meu pai e às corujas buraqueiras, ótimos pais de família”, explicou o magistrado, lembrando que a cidade de Porto da Folha nasceu em uma fazenda chamada Curral do Buraco. Os moradores mais antigos acreditam que o nome surgiu porque a cidade é cercada de morros, dando a impressão de que fica em um buraco. Por esse motivo, até hoje quem nasce no local é chamado de buraqueiro.

Festivais
Em 2010, Sérgio Lucas teve a música "Mocambo dos Pretos" como finalista do Festival Aperipê e a música "Náufrago", finalista do Festival Sescanção. Já em 2011, foi a vez de classificar a música "Ré Maior" no Festival Aluminar, da Secretaria de Estado da Cultura. “Depois de uma longa gestação, que teve início em agosto do ano passado, finalmente ficou pronto o meu primeiro CD. São treze músicas, um trabalho árduo de convencimento pessoal ter que cortar algumas canções que gosto. Nesse caso, ficam para, quem sabe, um próximo disco”, comentou Sérgio Lucas.Também ocorrerá o pré-lançamento do CD em 31/05, na festa Sarandaia, na cidade de Capela.

Doação
Como não há interesses comerciais com a venda do CD, o Juiz Sérgio Lucas, que já era contribuinte do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Aracaju resolveu assinar um termo de compromisso de doação, no último dia 29 de abril. “Sou contribuinte do Fundo desde a época em que foi firmado o convênio com o Tribunal de Justiça de Sergipe. Daí, destinar verbas para este fundo, cujo trabalho é reconhecido e necessário para cuidar das crianças não só de Aracaju, mas de todo Estado, foi um passo natural”, explicou.O termo de compromisso destina a totalidade da arrecadação com a venda das primeiras mil cópias ao Fundo e metade do valor a partir da milésima primeira cópia.

De política e políticos
Os bons dicionários, e os há em quantidade bastante satisfatória, em nosso país, registram: POLÍTICA – É a arte de bem governar os povos. (Claro que existem muitas outras acepções, mas preferimos esta, por sua clareza e concisão). POLITICAGEM – Política mesquinha, estreita, de interesses pessoais. POLITICALHA – O mesmo que politicagem. POLITICALHÃO, POLITIQUEIRO – O político que prima por ações inerentes à politicagem. POLITICAR – Tratar ou ocupar-se de política. POLITICARIA – aquele que exercita a politicagem, a politicalha. E, finalmente, POLÍTICO – do grego politikós, pelo latim politicu – 1. Relativo ou próprio da política. 2. Relativo aos negócios públicos. 3. Que se trata ou se ocupa da política. A pergunta que agora propomos aos leitores deste blog é a seguinte: Em que categorias seriam enquadrados, dentro de uma avaliação imparcial, os políticos atuais? Os integrantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembléias Legislativas e de nossas Câmaras de Vereadores? Quantos, realmente, valem-se da POLÍTICA, a arte de bem governar os povos, objetivando, exclusivamente, o bem comum, deixando de lado seus interesses pessoais?

Partido
E quanto aos partidos políticos, vejamos que sua definição mais aceita é: PARTIDO – Associação de pessoas unidas pelos mesmos interesses, ideais e objetivos. E a respeito de FIDELIDADE – qualidade de fiel, lealdade, constância, perseverança, observância rigorosa da verdade, exatidão. Aos seus princípios e valores, à ideologia que abraça. Quantos, dentre os mais de 30 já existentes no Brasil, podem, realmente, ser enquadrados como partidos políticos autênticos? – Imaginemos que chegamos ao fundo do poço, com políticos trocando de partido como trocamos de uma simples roupa. E que já conseguimos ultrapassar esse fundo, diante da situação inusitada de um vice-governador de Estado, exatamente o mais desenvolvido do país – São Paulo – exercer, ao mesmo tempo, esse cargo, como substituto eventual do governador, cujo partido é de oposição ao governo central da República, e o de ministro do governo federal. Situação que se revela profundamente anacrônica, caracterizada, no jargão sociológico, como CONTEMPORANEIDADE DO NÃO-COETÂNEO.

FRASE
“Ninguém é mais escravo do que aquele que se julga livre sem sê-lo.” – Johann Wolfgang von GOETHE – poeta, novelista, dramaturgo e filósofo alemão. Sua obra-prima é “Fausto”, plena de observações colhidas ao longo de toda uma vida marcada por sofrimento, tragédia, humor e ironia.

Futebol
Lista de dispensas no Confiança sairá a qualquer momento. /// Boa notícia para o torcedor sergipano. Dia 02 de junho, despedida do Batistão, com o jogo Bahia X Botafogo, pelo Brasileirão. /// Brasil espera 3 milhões e 600 mil turistas na Copa das Confederações, que será aberta no dia 15 de junho, com a partida Brasil X Japão. /// Santos recusa segunda proposta do Barcelona por Neymar. /// Ingressos para a decisão deste domingo começaram a ser vendidos desde ontem, às 9 horas, no Estádio João Hora de Oliveira. /// Encerrado o capítulo quase final do caso Neymar. O Santos admitiu propostas do Barcelona e do Real Madri. O craque é quem vai decidir o seu destino. Mas a maior possibilidade é, mesmo, jogar ao lado de Messi, no time catalão. /// Borusssia e Bayern de Munique decidem hoje, em Londres, a Copa dos Campeões da Europa.

Curtas
FINALMENTE, SANTOS FECHA TRANSAÇÃO DE NEYMAR COM O BARCELONA. /// EM LONDRES, HOMEM É PRESO SUSPEITO DE PREPARAR ATOS DE TERRORISMO. /// SENADO VAI SABATINAR BARROSO EM JUNHO. /// ACABA A GREVE DOS PROFESSORES, EM SÃO PAULO. /// DILMA AFIRMA QUE ALIANÇA COM O PMDB EM 2014 ESTÁ GARANTIDA. /// DEPUTADO VENÂNCIO FONSECA ASSUME, EM RECIFE, PRESIDÊNCIA DA UNALE. /// PREFEITO JOÃO ALVES FILHO AFASTA-SE POR 30 DIAS E VIAJA PARA A ITÁLIA. /// SEGUNDO A POLÍCIA FEDERAL, EMPRESA DE TELEMARKETING DO RIO DE JANEIRO FOI USADA PARA DIFUNDIR BOATO SOBRE EXTINÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe   Sou brasileiro, o presidente do meu país é Renan Calheiros. Fazer o que?

www.twitter.com/AntonioSamarone  juventude virou adjetivo, não precisa ter méritos, basta a pouca idade. Por quê as ideias novas são melhores que as antigas? Bom dia!

www.twitter.com/FranciscoPippio   "Livrai-nos do malvado, Senhor."

www.twitter.com/rossiniespinola   Tô só de camarote vendo quanta lama vai ser jogada no ventilador.

www.twitter.com/mendoncaprado   O marketing político imbecilizado pode aniquilar o homem público.

www.twitter.com/Machu_Veio   Às vezes você está discutindo com um imbecil… e ele também.

www.twitter.com/CelMagno   "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."

ARTIGO

Os problemas da saúde  são de gestão Carlos Lima*

No último dia 24 de maio, o seu BOLG noticiou efusivos despautérios sobre as contradições nos discursos e práticas da outrora deputada e hoje secretária da saúde de Aracaju, a  senhora Goretti Reis. Não entrando no mérito das questões políticas, o que a meu ver é o grande entrave no trato e na busca correta das soluções demandantes do povo aracajuano e sergipano, muito me surpreende à sua ênfase, típica do senso comum, de registrar que o agravo e o algoz das mazelas e deficiências dos serviços de assistência à saúde no Estado de Sergipe serem direcionadas ao atendimento – obrigatório – aos irmãos baianos e alagoanos, que também sofrem com a carência de políticas públicas responsáveis, dos maus gestores públicos dos estados em questão.

O SUS é um sistema universal de saúde muito bem implantado pelo governo federal, haja vista que ele abarca de forma igualitária e sem discriminação a todos de que nele procura aplacar as suas dores e sanar as suas doenças. Todo ente federativo recebe recurso pelo volume de atendimento anual. Então esses recursos são voláteis, dependendo apenas dos centros de saúde hospitalar em fornecer os documentos e fluxos comprovadamente legais para que mais investimentos sejam feitos pelo órgão nos estados. Assim, de posse desses recursos, cabe ao gestor da área estadual proceder com a maximização de condições físicas e de profissionais qualificados para atender às suas demandas. O que acontece é que esses recursos não podem ser desviados para outras finalidades que não sejam à organização e o reordenamento sustentável do sistema de saúde. Sergipe é um ente federativo, e não pode ter recursos federativos exclusivamente aplicados à sua população fixa.

Se contrário fosse, você já se imaginou dependente de assistência médica emergencial e não poder ter esse atendimento por ser de outro estado da nação? Ou um parente seu, morador da fronteira, não ser atendido por essa falta? Os recursos são proporcionais à média de atendimento e não por estratificação de naturalizados! É bom se informar melhor, antes de tecer comentário infundado ou sem nexo.

Agora se os entes federativos vizinhos não protagonizam ações descentralizadoras por região de forma equânime e que atendam às demandas de sua população espacial de forma eficiente e eficaz, aí já são outros quinhentos, e que não dizem ser fato particular deste ou daquele ente federativo. O Brasil ainda é uma nação pobre em educação e cultura, o que propicia muitas diferenças sociais e muitas mazelas, frutos da ignorância maciça de seu povo. E isso para mudar depende de vontade política e de muita consciência crítica de valor. È identificar com mais lucidez o discurso indutivo do político do discurso verdadeiro daqueles que querem uma saúde qualitativa e de grande abrangência, e de teor desenvolvimentista.

Desenvolvimentista no quesito: crescimento vertical do pensamento de massa; que traga os reais benefícios para a sociedade como um todo. Os problemas da saúde  são de gestão!  E poucos nesse Estado desejam realmente que ela saia da UTI e vá para o tratamento pontual das eventuais crises endêmicas de saúde pública. É bom pensar de forma coletiva antes de se criar uma temática bairrista, burra, sem nenhum retorno prático. eficaz e eficientemente aplicável!

*Funcionário Público do Estado de Sergipe.

DO LEITOR

SIM TV: Péssimo serviço oferecido
José Vieira de Souza Neto (vieirasneto@yahoo.com.br ): “Até quando iremos nós assinantes iremos suportar o péssimo serviço oferecido pela SIMTV – dias 22/05 e 23/05 sem sinal e quando aparece é  imagem congelada, toda hora é preciso levantar da cama ou sofá desligar a tomada e reiniciar – hoje dia24/05 esta funcionando só que no período da manhã até as 9:00 horas sem funcionamento- quem é assinante da SIMTV é um tormento é esperar acabar o contrato”. Obs: o titular deste espaço há dois meses acabou com o tormento. Mudou para outra operadora.

Programa do PSC
Do leitor Paulo Cesar (pc-reis955@bol.com.br  ):”Muito bom o programa de ontem do PSC.   Defender com unhas e dentes a família.  Em todo Brasil o partido tem parlamentares, todos eles, presumo, com famílias.   Também tem parlamentares que espancam as próprias mulheres, espancam os homens e mulheres que o criaram, mesmo porque não tiveram a oportunidade, como nós, de ser criado com os pais”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frases do Dia
“Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta”.

“Quero dizer o que eu penso e sinto hoje, com a condição de que talvez amanhã eu vá contradizer tudo”.

“Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões”.

Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta estado-unidense, nasceu em 25 de Maio de 1803 e morreu em 1882.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais