Grandes desafios

0

O Brasil, país que detém a posição de sexta economia do mundo, tem pela frente dois grandes desafios. O primeiro deles, a realização da Copa do Mundo, a mais importante competição de futebol do planeta, em 2014. O segundo será a Olimpíada de 2016, que terá como sede a cidade do Rio de Janeiro.

Quanto à Copa, será a segunda vez que acontecerá em nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Na primeira, em 1950, o Brasil perdeu o título para os uruguaios, em pleno Maracanã, o maior estádio do mundo, construído especialmente para o mundial. Ninguém esperava uma derrota, no jogo final, que acabou sendo conhecido como “maracanaço”, uma mistura de Maracanã com fracasso.

A primeira conquista da Jules Rimet só viria 8 anos depois, na Copa da Suécia. Hoje, o Brasil é pentacampeão mundial de futebol. Numa avant-premiére do que será a Copa de 2014, acontecerá, em 2013, a Copa das Confederações, que reúne representantes dos cinco continentes. O governo federal tem investido maciçamente na infraestrutura visando à Copa do Mundo. Os otimistas acreditam que o investimento feito será recuperado totalmente e ainda haverá superávit para o nosso país. Os pessimistas preveem justamente o contrário. Nada vai dar certo, vai ser um verdadeiro caos, o Brasil vai passar vergonha. Como sempre, a verdade está no meio. Não acontecerá nem uma coisa, nem outra.

Desafio para valer, mesmo, vai ser sediar mais uma edição dos Jogos Olímpicos, dois anos mais tarde, em 2016. Justamente porque o Brasil não tem, ainda, sedimentada uma cultura olímpica. E quatro anos é   um prazo muito curto para que ela seja implantada. Os últimos resultados do IDEB mostram a realidade da educação brasileira. As deficiências são enormes. O natural seria promover as distorções na educação, no processo ensino/aprendizagem, na reforma dos currículos, atacando-se os eternos problemas da evasão e da repetência, aumentando-se, simultaneamente, o número de horas/aula semanais. Aí sim, num segundo momento, depois de acertadas as contas com o português e a matemática, principalmente, assim como com as demais matérias, sem esquecer o estudo de pelo menos uma língua estrangeira e o indispensável apoio ao ensino técnico-científico, seria possível criar condições para essa sonhada “cultura olímpica”, cujo primeiro passo seria, exatamente, descobrir, revelar e aperfeiçoar novos talentos, nas mais diferentes modalidades esportivas.

A propósito, uma idéia excepcional foi colocada em prática pelo governo estadual, ao instalar uma “escola de esportes”, que bem pode servir de modelo para o Brasil, já que resta apenas acoplá-la às medidas preconizadas pelas leis em vigor, como a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Um país, seja qual for ele, não pode desenvolver-se plenamente sem valorizar a educação. Certa feita, perguntado o que seria mais importante, a educação ou a saúde, um grande defensor da educação como prioridade máxima, o senador Cristóvão Buarque, respondeu: – “Claro que é a educação, pois através dela os cidadãos aprendem muitas coisas que farão diminuir suas necessidades sanitárias.” Referia-se ele à prevenção, que motivaria um quadro em que a prática da medicina preventiva aos poucos iria substituindo o superado modelo brasileiro, que é extremamente baseado na medicina curativa. Infelizmente, esse binômio educação/saúde só é mesmo prioridade na boca dos políticos, permanentemente, mas de forma mais acentuada nas campanhas políticas.

E tem mais: a corrupção, que campeia em nosso país desde sempre, encarrega-se de impedir a chegada dos recursos às bases do processo, no caso, os municípios e os estados.

No mais, é pedir a Deus que haja uma mudança nesse panorama que ora exposto, a fim de que esse “gigante pela própria natureza/deitado eternamente em berço esplêndido” possa, de fato, vencer esses próximos grandes desafios.

Horário eleitoral gratuito começa hoje com candidatos a vereadores
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em todo país hoje, 21, com a propaganda dos candidatos a vereadores.  O horário eleitoral vai até o dia 4 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.

Horários no rádio e na TV
A propaganda eleitoral na TV irá ao ar de segunda a sábado, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. No rádio, o horário político será veiculado das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. As propagandas para prefeito sairão às segundas, quartas e sextas, ficando as terças, as quintas e os sábados para os candidatos a vereador.

Agradecimentos
O blog agradece aos leitores pelos diversos comentários e e-mails enviados parabenizando a forma, principalmente as perguntas que foram formuladas aos candidatos em Aracaju sobre o tema “Servidor Público”. A ideia do blog é questionar os candidatos em diversos temas, mas não de forma genérica e sim em perguntas especificas para que o leitor (e o eleitor) possa tomar conhecimento de suas promessas. O tema da próxima semana, que será publicado na segunda-feira, 27 será “Transporte e Mobilidade Urbana”.

Homens públicos X Baixarias. Para quem não leu
No último final de semana este espaço publicou o artigo “Homens Públicos X Baixarias” para deixar clara sua posição sobre as “briguinhas” que estão sendo veiculadas entre o governador Déda, JB, os irmãos Amorim e Cia. Hoje, homens públicos que até o início do ano estavam juntos jogam para a sociedade as suas magoas guardadas. São as mesmas magoas de um casal que esteve junto por algum tempo e depois cada um saiu contando para os amigos os seus defeitos e intimidades. Para quem não leu:  https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=132590

Briguinha política que enche o saco
A propósito, o jornalista Jozailto Lima também abordou o assunto na mesma linha no semanário Cinform desta semana. Com o título “Briguinha política que enche o saco”, ele diz que ninguém aguenta mais essa briguinha birrenta entre o governador Déda e os irmãos Amorim. “Isso apequena um e outro” e pede que eles discutam temas importantes para Sergipe e se unam para conquistar recursos para o Estado. “Os arroubos de crítica – criativos e, às vezes, imbecis ao mesmo tempo – servem apenas para levantar risadas e aplausos de plateias adestradas. Não interessa ao povo”.

Imprensa e João Alves
Colegas da imprensa reclamam da dificuldade em conseguir comentários do candidato João Alves Filho (DEM) sobre algum assunto. Que ele não participe dos debates é até natural, já que encontra-se à frente nas pesquisas, mas deixar de atender a imprensa passando a “bola” para o vice não é aceitável, principalmente no período eleitoral.

Retorno de bandidos. Alerta a SSP!
A cúpula da SSP foi alertada nos últimos dias que em um município importante bandidos de Pernambuco estão retornando a cidade por conta do período eleitoral. A população está assustada. A SSP deve fazer uma operação surpresa em todo município.

Bom senso na PGE
Apesar das especulações sobre mudanças na chefia da PGE parece que as coisas estão tomando um novo rumo nos últimos dias e o bom senso vai prevalecer. O acirramento não ajuda ninguém. Infelizmente alguns passam números errados para a mídia com o intuito de tumultuar.

10º melhor salário do país
Um deles: a informação de que Sergipe é o penúltimo colocado em remuneração no país. Tal fato não é verdade. É maquinado. Sergipe paga, aproximadamente, o 10º melhor salário do país. A conta que alguns fazem, inclusive a associação, é a do salário do início da carreira, onde o Procurador fica nele por, aproximadamente, um ano, quando migra para o cargo imediatamente superior. Este cargo  não tem nenhum procurador nele. Assim, verdadeira posição no ranking é a de 10º lugar, o que não é nada mal.

Aumento de 18%
Outro fato falso é a redução das funções de confiança na PGE. Dizem que elas são desnecessárias e que poderia haver a redução sem afetar o serviço público. Ora, nenhum estudo deles foi feito nesse sentido. O objetivo é, unicamente, tentar dar folga orçamentária para aumentar os seus salários em 18%. Ou seja: quebra-se uma estrutura administrativa na PGE, que está atendendo com perfeição aos interesses públicos, apenas para privilegiar vencimentalmente alguns procuradores em detrimento do interesse maior da coletividade.

Projeto criou o primeiro racha na categoria
Segundo um procurador a uma informação sobre o projeto de lei que não foi repassada para a imprensa. O projeto nunca foi fruto da união dos procuradores. Ele criou o primeiro racha na categoria. Criou o primeiro mal-estar entre os procuradores e fomenta uma verdadeira guerra interna que está prejudicando o serviço público. Trouxeram à tona um discurso antigo, envelhecido, de Procuradores de Estado x Procuradores de Governo, apresentando-o como novidade que não é mais cabível, já que todos os que ocupam funções de confiança são, sobretudo, procuradores que já foram da base, que já foram inclusive dirigentes da mesma associação no passado e que conta, inclusive, com dois ex-presidentes que sempre lutaram pelos interesses da categoria. Será que agora todo mundo ficou ruim? Por que razão querem a redução dos vencimentos de uns para aumentar os vencimentos de outros?

Iluminação na rua Cedro, ao lado do Batistão
Na rua Cedro, ao lado do Batistão, tem dois postes. Um deles não acende em hora alguma. E o local é escuro demais. E o outro fica acesso não só a noite, mas também durante todo o dia. Não seria o caso da Energisa resolver o problema? Mas como não envolve grande consumidor a empresa deve ficar omissa para variar. Até na privatização Sergipe deu azar: a antiga Energipe foi comprada por um grupo que não tem interesse em resolver os problemas dos sergipanos.

Seminário
O cenário dos Resíduos Sólidos no Estado de Sergipe foi tema de palestra apresentada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, como contribuição à realização do IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos e do 2º Encontro Sergipano de Resíduos Sólidos, promovido pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Sergipe (ABES-SE). A palestra ocorreu na manhã de hoje, 20, no auditório da Reitoria.

Informações
O IV Seminário Regional Nordeste de Resíduos Sólidos tem como objetivo geral disseminar conceitos, experiências e técnicas aplicadas para os resíduos sólidos, que contribuam para intercâmbio de informações referentes ao arranjo institucional da gestão de resíduos no Brasil, nos Estados e nos Municípios da região Nordeste em particular, fortalecendo a articulação entre os profissionais e as instituições que atuam no setor.

Memória política – Pelego I
O substantivo PELEGO significa, em seu sentido próprio: a pele do carneiro com a lã. Na era Vargas, porém, essa expressão notabilizou-se por designar “o dirigente sindical que defende as orientações do Ministério do Trabalho entre a classe trabalhadora, cumprindo, dessa forma, o papel entre os sindicatos e o governo.” Com o tempo, o termo passou a representar um tipo de líder sindical que se tornou extremamente subserviente ao poder público. Com a evolução política que o país conheceu a partir da nova Carta Magna, o sistema sindical modernizou-se. Os sindicatos, as federações e as confederações sindicais foram dotadas de instrumentos capazes de promover a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Memória política – Pelego II
Exemplos claros desses instrumentos são o DIAP e o DIEESE. O primeiro acompanha as atividades dos parlamentares sob a ótica dos trabalhadores. O segundo realiza a tarefa de acompanhar e avaliar as medidas de natureza econômica de interesse das classes trabalhadora. Os sindicatos são organizações de extraordinária importância em uma democracia. As principais centrais sindicais do Brasil são a CUT, a Força Sindical, a CTB, dentre outras. Elas têm âmbito nacional. Já as federações, são organismos de caráter regional. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Sergipe integra a Federação dos Bancários Bahia/Sergipe, com sede em Salvador.

Treinamento PJE – Inscrições Advogados
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região promoverá nos dias 25 e 26/09/2012, treinamento gratuito sobre o PJE (Processo Judicial Eletrônico),destinado exclusivamente aos advogados, a ser realizado no auditório do edifício sede da Justiça Federal de Sergipe, nesta capital, no período de 9h às 12h.O treinamento está formatado para duas turmas, sendo uma no dia 25 e outra no dia 26, devendo o advogado inscrever-se em apenas uma das turmas.Atenção: As inscrições serão consideradas válidas após confirmação dos dados junto ao Cadastro Nacional dos Advogados. Em:  https://.jfse.jus.br/ac_insc_pje.htm

Expansão do Shopping Prêmio confirma presença da Marisa, C&A e Leader
Inaugurado há apenas dez meses, o Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, entregará sua primeira expansão ainda este ano. A partir de dezembro, o shopping abrigará aproximadamente mais 20 novas lojas satélites e seis âncoras.  Entre elas já estão confirmadas C&A, Marisa, Leader e quatro salas de cinema no estilo Stadium, alta tecnologia e sistema 3D. Atualmente, diversas marcas nacionais fazem parte do shopping, que hoje é composto por 88 lojas. Além de três lojas âncoras, um hipermercado e lojas satélites do mais variados segmentos, o centro de compras também conta com um mix de serviços, a exemplo do Centro Médico, Detran, Deso e Correios.

Shopping realiza Semana Prêmio de Folclore
Até o dia 26 de agosto, acontecerá, no Shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, a Semana Prêmio de Folclore! Em parceria com o Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Sergipe), serão realizadas, no centro de compras, várias apresentações dos movimentos culturais mais representativos do folclore sergipano, entre eles Samba de Coco da Barra, Batucada Buscapé, Taieiras e Reisado! Além disso, visando a valorização dos artistas sergipanos, os grupos convidados serão homenageados com troféus temáticos.

Circuito de Cordel
Ainda durante a Semana Prêmio de Folclore, em parceria com a ASCORESE (Associação dos Cordelistas e Repentistas de Sergipe), será realizado o Circuito de Cordel. A ação dará, ao público sergipano, a oportunidade de conhecer pessoalmente grandes nomes da literatura de cordel do nosso estado. Com três cordelistas por dia, cada um terá um espaço para vender suas obras, autografar e bater papo com o público. Os artistas também animarão os corredores do Shopping com as suas habilidades para rimas e improvisação.  Vale a pena conferir!

Aprenda a se alimentar com o Hapvida
No dia 21 de agosto (terça-feira), o Hapvida vai levar um convidado especial para seu almoço: sua saúde. Com orientações sobre os alimentos, glicemia, hipertensão e massa corporal, a operadora promoverá uma ação, na hora do almoço, em shoppings centers de oito estados do Norte e Nordeste. O evento faz parte das comemorações do mês da saúde e acontecerá, das 11 às 16h, no Shopping Jardins. Serão oferecidos testes de hipertensão índice de massa corpórea (IMC) e as dicas de nutricionistas do Hapvida. Para Simone Varella, diretora de Marketing, a operadora irá aos shoppings para mostrar que almoçar fora de casa e ter um dia a dia corrido, não podem mais ser desculpas para não cuidar da saúde.

Crescimento acelerado
O mercado de planos odontológicos cresce em ritmo acelerado. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), há 10 anos, o setor de Planos exclusivamente odontológicos apresentava 3,8 milhões de beneficiários. Em março de 2012, atingiu aproximadamente 17,3 milhões de usuários, o que representa um crescimento anual médio composto de 17,9% no período. A Mais Odonto, plano odontológico que, hoje, conta com mais de 700 mil beneficiarios no Norte e Nordeste, vem se preparando, há algum tempo, para o aumento da demanda e já registrou um crescimento de 7,30%, no acumulado do primeiro semestre de 2012. A empresa tem como público alvo os integrantes das classes B e C, que são os principais responsáveis pelo aquecimento do mercado de planos odontológicos no Brasil.

Gestão de qualidade
A Clínica Onco Hematos recebeu no início deste mês, a visita de consultoras do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O objetivo foi diagnosticar a implantação dos processos de qualificação nos diversos setores da clínica, para que seja certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o selo de qualidade. A visita de Andreia Santos Santana, Fabiana Martins Brito e Graziela Ferreira Escobar foi iniciada com uma apresentação geral da clínica, da equipe, os procedimentos adotados em cada setor e os que estão em fase de implantação, feita pelo diretor científico Nivaldo Farias.

Selo de qualificação
O objetivo da clínica, que em 14 de abril de 2013 faz 14 anos de fundação, é de que, até o aniversário no ano que vem, já tenha recebido o selo de qualificação. “Mas se tudo der certo, a partir deste relatório do IQG, buscaremos fazer todas as adequações para solicitar o selo até o final deste ano”, informou a diretora administrativa da Onco Hematos, Rossana Sales, que acompanhou a visita de perto, bem como a apresentação, que contou com a participação de colaboradores e do diretor clínico Carlos Guimarães.

Barca do Choro no “Caldinho da Praia”
O Caldinho da Praia no próximo dia 02 de setembro, a partir das 11:00 brindará seus Clientes e amigos com a Barca do Choro, Conjunto de choro e samba. Juca Dantas proprietário do estabelecimento localizado na Av. José Sarney entre o Barkaninha e o Parati espera todos vocês para curtir uma cerveja bem gelada, petiscos deliciosos, boa música e um ambiente inteiramente familiar.

Livro – “Poemas da Dor Sem Nome”
Ana Cris Moura de Figueiredo, filha de Manoel Monteiro de Figueiredo e Rosa Maria Mesquita Moura, autora desse livro de poesias, nasceu em 2 de junho de 1980, em Aracaju. Estudou no colégio Pequeno Escolar, no CCPA e no colégio Amadeus. Publicou textos em prosa e versos em diversos jornais estudantis. Faleceu em 13 de novembro de 2010, em Salvador, aos trinta anos, e foi sepultada no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. A edição foi organizada por Cristiane Moura de Figueiredo, sua irmã. A orelha do livro foi escrita por Hebert Ferreira, cujo texto foi lido ao final da missa do sétimo dia da autora, Ana Cris. Uma doença não identificada pela Medicina vitimou Ana Cris. DEUS a levou quando tinha apenas 30 anos. Essa é a razão do título de sua obra, publicada postumamente, em 2012.

Banda Água Viva: Show/Baile no Clube da Caixa
Dentro das comemorações de seus vinte anos (20 anos) de sucesso, a banda "Água Viva" fará mais um show/baile, será dia 15 de setembro a partir das 22h na APCEF- Clube da Caixa Econômica. O preço das mesas será diferenciado para sócios e não sócios. Contatos: (79) 9977-3304 /(79) 9982-9880 / 3243-3279. Produção: Ludwig Oliveira. Um oferecimento Postos Presidente. Clique no link e veja VT:   https://.youtube.com/watch?v=oIbnjvMsXZk&feature=relmfu

Futebol
Começa a decisão – – Amanhã, quarta-feira, Sergipe e Confiança iniciarão a série decisiva da Copa Governo de Sergipe. O jogo será realizado no Batistão, às 20,30 horas. /// O Confiança joga por dois resultados iguais, bafejado pelo critério técnico, previsto no regulamento da competição. /// O paranaense Héber Roberto Lopes, do quadro da FIFA, será o árbitro do clássico entre rubros e proletários. /// Os auxiliares também serão de outros estados. /// CAMPEONATO DA SÉRIE A-2 – Vai começar no próximo domingo o campeonato da segunda divisão do futebol segipano da temporada 2012. /// Escorregão geográfico: vejam bem como os clubes foram divididos, em dois grupos. REGIÃO NORTE – América (Propriá), Canindé, Dorense, Maruinense e Propriá. REGIÃO SUL – Aracaju, Boca Junior, Cotinguiba, Estanciano e Laranjeiras. O pessoal da FSF precisa voltar a estudar geografia de Sergipe, com urgência. Melhor seria chamar, simplesmente, os grupos, de A e B. /// E tem mais, Riachão, Aquidabã, Boquim e São Cristóvão não possuem estádios em condições de sediar jogos de futebol. /// Segundo a FSF, esses quatro só participarão do certame se arranjarem estádios alternativos para suas partidas. /// Coisas do futebol sergipano. /// Quanto à geografia, que saudades do extinto MOBRAL. /// Ocorre que depois de A FSF marcar jogos do campeonato sergipano para o dia 30 de fevereiro, nada mais se pode estranhar, em nosso futebol.

Curtas
No Chile, estudantes confirmam greve e anunciam explosão social. /// Luís Gushiken é o primeiro absolvido na ação penal 470. /// Advogados encaminham petição sobre voto fatiado. /// Mais um prefeito sanguessuga é condenado. /// Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV. /// Greve na PRF. Polícia Federal trava, de novo, emissão de passaporte no Rio de Janeiro. /// Pizzolato e mais três acusados são condenados por relator do mensalão. /// Candidatura de Lessa é barrada pelo TRE em Alagoas. /// Adriano começa a treinar, hoje, no Flamengo. /// Tribunal de Justiça de São Paulo condena Igreja Universal por agressão a fiel epiléptica em templo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio O maior desafio para um homem é enfrentar seus próprios medos. Mantenha sempre a calma. Bom dia.

www.twitter.com/esmeraldoleal Liberdade de expressão apenas para os coronéis da mídia é uma afronta à sociedade.

www.twitter.com/Genildo_Farias O que tem de DEMAGOGO aqui nesse TT nao esta no gibi! é independente dependente, apartidário partidário, político q diz que não faz política..

www.twitter.com/gestor_robson Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito.

DO LEITOR

Perigo: Praia perigosa
Do leitor Antonio Edilson: “Passei boa parte da manhã deste último domingo na praia dos náufragos e vi como nossa praia está perigosa para os banhistas, principalmente para as crianças. Na água a ameaça dos praticantes de KIT SURF que insistem em praticar seu hobby nos locais onde há concentração de banhistas e evitam as áreas isoladas.  Na areia a ameaça dos quadriciclos passando em alta velocidade, alguns pilotados por adolescentes, tão irresponsáveis quanto seus pais que lhes entregam a chave de um veículo automotor. Eu já mencionei antes e vou repetir: se ocorrer um acidente as autoridades que hoje se omitem serão corresponsáveis ou não? E se uma criança for a vítima, como será que o pai da mesma reagirá? Será que o protocolar pedido de desculpas por parte do causador do acidente será suficiente? E se do acidente resultar a morte da vítima?  Claudio, parece-me que estamos diante da crônica da desgraça anunciada. Ou as autoridades tomam uma providência imediata ou  é só uma questão de tempo.  Não será por falta de aviso”.

Avisem pra Venâncio que o “menino” voltou
Do leitor Messias Gonçalves: “Segundo o governador Marcelo Déda, o líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca, quando cobrava a sua presença na campanha do candidato do grupo liderado pelo governador, deputado federal Valadares Filho, fazia simplesmente por “dor de cotovelo”.  Depois de ser excluído da chapa majoritária do candidato a prefeito, João Alves Filho, Venâncio transferia para Déda, a sua ausência.Pois bem, sexta feira, Déda comandou uma grande passeata, pelas ruas do centro de Aracaju.  Foi a volta daquele “menino”, acostumado a derrotar João Alves Filho nas campanhas.  E pela sua disposição, o derrotará mais uma vez”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O cardeal que entra num conclave como Papa, sai como cardeal."
– ditado romano, apropriado hoje para o início do horário eleitoral e para aqueles que se acham eleitos neste pleito de 2012. No conclave de 2005, por exemplo, eram considerados grandes papabili Dionigi Tettamanzi, Camillo Ruini, Angelo Sodano, Cláudio Hummes, Alfonso López Trujillo e Francis Arinze, entre outros, mas foi Joseph Ratzinger, um dos cardeais menos prováveis à sucessão papal, o eleito.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários