Greve na Justiça

A primeira greve da história do Judiciário sergipano deverá acontecer na próxima semana caso, até lá, os servidores não sejam contemplados em suas reivindicações. Entre elas está a proposta de reajuste salarial de 26%, que, segundo se comenta nos corredores do TJ, não será atendida sob o argumento de que não há dinheiro para pagar o benefício. Os servidores discordam e alegam que, se estivesse de caixa baixo, o Judiciário não teria enviado para a Assembléia um projeto criando bem remunerados cargos em comissão. Aliás, foi essa iniciativa do Tribunal que azedou de vez a relação entre o Poder e seus servidores. Inicialmente marcada para os dias 28 e 29 próximos, a paralisação pode terminar sendo por tempo indeterminado, fato que causará transtornos a quem depende de julgamentos, pois com os servidores de braços cruzados, os juízes e os desembargadores não conseguirão desenvolver suas atividades, pelo menos até que a Procuradoria do Estado peça a ilegalidade da greve e, provavelmente, seja atendida.

 

Deselegância

 

Foi muito deselegante a atitude do pessoal da Emsurb, que retirou as faixas colocadas ontem em frente a Assembléia elogiando o ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima, por seu ingresso no PPS. Alguém pode dizer que o partido não pediu autorização para colocar as faixas, mas não precisava mandar arrancá-las justo na hora da solenidade política. Quem deu a ordem para tamanha descortesia não se sabe, porém é certo que a truculenta atitude respingou na imagem de democrata construída pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB).

 

Cai fora

 

E por falar em PPS, a coluna aposta um pote de doce de leite como o ex-prefeito de Socorro, José Franco, não permanecerá no partido. É que ele pretende continuar aliado do governador Marcelo Déda (PT) e o PPS já se definiu pela oposição ao petista sergipano e ao presidente Lula (PT). É mais provável que José Franco se transfira de mala e cuia para o PDT.

 

Grupo de risco

 

As gestantes estão sendo orientadas a não passarem muito tempo em locais fechados e com aglomerações para evitar a contaminação pela gripe suína. Elas estão no grupo de risco da doença, que já matou 34 pessoas no país. Os médicos aconselham as grávidas a evitar cinema, teatro, avião, ônibus e salas fechadas. Também orientam que alunos com sintomas de qualquer gripe não voltem às aulas.

 

Desemprego menor

 

Estudo realizado pelo IBGE revela que a taxa de desemprego do país caiu de 8,8%, em maio, para 8,1% da população economicamente ativa em junho. O índice iguala-se ao de julho do ano passado, quando o indicador de desemprego iniciou uma queda livre até dezembro, só interrompida pela crise mundial. O governo estima que o total de desempregados deve fechar o ano em um patamar entre 7% e 7,5%. Para 2010, a expectativa é ainda mais otimista: a volta do índice à casa dos 6,8% ou 6,9%. Segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os trabalhadores com mais de 55 anos foram os mais atingidos pelo desemprego.

 

Polícia em festa

 

O governador Marcelo Déda (PT) assina nesta sexta-feira a lei que trata do reajuste da remuneração dos integrantes da ativa e da reserva (aposentados) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O aumento será concedido no período de um ano e meio, e até dezembro de 2010. O índice da primeira parcela a ser paga é, em média, de 24%, retroativo a maio, e entrará na conta dos policiais na próxima quinta-feira. O segundo acréscimo será de 3% pagos em outubro. A partir de março de 2010, os reajustes serão feitos bimestralmente, sendo 5% em março e 8% nos meses de maio, julho, setembro e novembro. Por fim, as categorias receberão outros 10% em dezembro de 2010.

 

De olho no coco

 

O Diário Oficial da União publicou normas do Ministério da Agricultura para o controle higiênico e sanitário da água de coco industrializada, destinada ao consumo humano. As normas estabelecem padrões de identidade e características mínimas de qualidade. Entre as determinações, consta que a lista de ingredientes impressa no rótulo terá de conter a descrição da matéria-prima utilizada na obtenção do produto, como, por exemplo, se a água é concentrada ou desidratada. E os açúcares usados na fórmula não poderão ultrapassar 1 grama por 100 mililitros.

 

Nepotismo

 

Ministros de Estado, ocupantes de cargo de natureza especial e integrantes do grupo Direção e Assessoramento Superiores da Administração Pública Federal devem informar se mantêm vínculo matrimonial, de companheirismo ou de parentesco consanguíneo ou afim até o terceiro grau com ocupantes de cargos em comissão ou funções de confiança, no Executivo. Esses servidores terão até 60 dias para preencher e enviar pela internet um formulário disponível no site da Controladoria-Geral da União. No ano passado, o Governo de Sergipe adotou o mesmo procedimento, só que até hoje desconhece-se a lista de parentes exonerados no Estado. O que teria havido?

 

Vapt vupt

Com o título acima, a coluna Periscópio, do Jornal da Cidade, veicula hoje a seguinte nota: “Foi elogiável a rapidez com que a Deso agiu para solucionar o rompimento de uma tubulação, ocorrido às 5 horas de ontem. Uma equipe da Companhia de Saneamento chegou pouco tempo depois que um veículo caiu em um buraco aberto pelo vazamento de água na avenida Hermes Fontes. O carro foi retirado e levado para uma ser recuperado em uma concessionária, o vazamento consertado e iniciadas as obras de recuperação do asfalto. Segundo a Assessoria de Comunicação da Deso, a orientação da diretoria para casos como o de ontem é solucionar o problema o quanto antes para reduzir os transtornos à população”. Legal!

 

Prazo final

 

O prazo para se inscrever na segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni) termina às 21 horas desta sexta-feira. Todos os interessados que completaram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem preencher um formulário na página do Ministério da Educação, no endereço www.mec.gov.br. O selecionado deverá comprovar, até 7 de agosto, as informações prestadas na ficha de inscrição na instituição para a qual foi selecionado.

 

Avião mais barato

 

Quem for viajar de avião nos próximos meses, deve encontrar passagens aéreas mais baratas. Isso porque as companhias devem acirrar a competição nos preços promocionais neste segundo semestre, devido ao descasamento entre a oferta de assentos e o fluxo de passageiros ocorrido nos primeiros seis meses do ano. No período houve uma queda de 4,29 pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves (63,15%). Baratear os preços é geralmente o recurso que as empresas com excesso de oferta usam na tentativa de estimular a demanda ou atrair passageiros dos concorrentes.  Bom!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais