Greve polêmica

Deflagrada nesta segunda-feira, a greve dos professores da rede estadual tem motivado um forte bate boca entre as partes envolvidas. O governo divulga que os líderes dos grevistas ganham salários superiores a R$ 10 mil, enquanto estes justificam terem dois vínculos no Estado. Chamados ao debate, muitos pais de alunos condenam a paralisação. Alguns, inclusive, alegam que os filhos ficarão sem a merenda escolar durante o movimento paredista. O carro chefe da greve é o reajuste do piso salarial da categoria, mas, no fundo, os grevistas querem mesmo é mostrar força ao governo, que pretende enviar para a Assembleia um pacote de medidas visando avaliar o dia a dia dos professores nas salas de aula. Este viés político diferencia esta de outras greves promovidas pelos educadores. Portanto, suas conseqüências ainda são imprevisíveis neste primeiro dia de paralisação.

Reprovada

A Controladoria-Geral da União reprovou Aracaju no quesito transparência. Diferente de São Paulo, que recebeu pontuação máxima no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a capital sergipana ficou com a reprovável nota 4. Diferentemente, O Governo de Sergipe foi muito bem avaliado pela CGU: 9,72.

Cortou a onda

Os Organizadores da Marcha da Maconha atribuíram o fracasso do evento à chuva caída ontem em Aracaju. Poucos “malucos” atenderam ao chamamento e os que foram se concentraram embaixo de uma tenda montada ao lado dos Arcos da Orla de Atalaia. Ouvido pela Infonet, o grafiteiro “Fumaça” defendeu o “tapa na macaca”: “Somos pessoas de bem, que usam maconha sem prejudicar ninguém”. Aff, Maria!

Amorim nega

O senador Eduardo Amorim (PSC) nega informação publicada pela revista Época dando conta que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), lhe pediu para votar contra a indicação de Luis Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Amorim promete exigir uma retratação da revista.

TJ em festa

O Tribunal de Justiça de Sergipe ganha uma nova desembargadora nesta segunda-feira. É a competente e ética juíza Elvira Maria de Almeida Silva, promovida ao cargo pelo critério de antiguidade. Ela substitui a desembargadora Maria Aparecida da Gama e Silva, que se aposentou este mês. A solenidade de posse da nova integrante do Pleno do TJ está marcada para as 17h no Palácio da Justiça, centro de Aracaju. Prestigie!

Justa homenagem

O governo de Sergipe inaugura amanhã o Espaço Zé Peixe, instalado no antigo Terminal Hidroviário de Aracaju. O objetivo do espaço cultural e turístico é traçar uma viagem pela história do prático Zé Peixe. O local oferece aos visitantes, além do acesso a peças e fotografias que fizeram parte da história do ícone sergipano, a oportunidade de encontrar vários ambientes em um só lugar. Jóia!

Moto mata

O ex-vereador de São Miguel do Aleixo, Erinaldo dos Santos, o “Damoça” (PSC), perdeu a vida ontem ao cair da moto que pilotava. Ele ainda foi socorrido, mas morreu antes de chegar ao Hospital Regional de Glória. O filho do ex-vereador, que viajava na garupa, sofreu apenas escoriações. “Damoça” obteve 134 votos na eleição passada, tendo ficado na primeira suplência.

Atchim

Aviso aos retardatários: a Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Também estão sendo vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais.

Com Renan

O governador Jackson Barreto (PMDB) participa, quarta-feira, de reunião convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). O objetivo do encontro de Renan com todos os governadores é retomar o debate de temas da agenda federativa. Entre eles está a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para segurança pública, educação, saúde e previdência.

GPS salvador

A tecnologia guiou a Polícia até o trio responsável pelo “arrastão” promovido, sexta-feira passada, na Livraria Escariz, localizada na zona sul de Aracaju. Munidos de um revolver de brinquedo, os três renderam funcionários e clientes e roubaram dinheiro, bolsas femininas e celulares. Graças ao GPS de um dos telefones roubados, os policiais localizaram os bandidos no centro da capital, ainda portando os pertences das vítimas. Bem feito!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 3 de dezembro de 1896.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais