História: Sergipe del Rey na visão de Maurício de Nassau há 375 anos

                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog publica, hoje, parte do relatório do Conde Mauricio de Nassau – militar alemão que ficou conhecido por ter sido enviado pela Companhia das Índias Ocidentais para administrar a colônia holandesa no Nordeste de janeiro de 1637 a maio de 1644 – onde ele registra o que era Sergipe del Rey, naquele período, na visão dele.
O relatório está no livro “História dos feitos recente praticados durante oito anos no Brasil” (1ª edição 1647 em Amsterdã, ou seja são 375 anos), escrita por Gaspar Barléu nome aportuguesado do historiador holandês Caspar Van Baerle, publicado em 1940 pela editora da USP em parceria com o Ministério da Educação.

Para quem gosta de história e para os sergipanos é um achado que merece uma leitura (como escrito naquele período na tradução de Cláudio Brandão):

“Os limites do Brasil holandês, dilatados pela felicidade das armas, estendem-se dêsde o Rio Real, que separa o Sergipe da capitania da Baía, até o rio Maranhão. O Sergipe, numa extensão litoral de trinta e duas milhas, foi o primeiro anexado ao domínio português por Cristovão de Barros Cardoso, a quem o rei das Espanhas doou, em recompensa de seus serviços, essas mesmas terras entre Sergipe e o rio São Francisco, com direito a vendê-las e repartí-las com os colonos que quisesse, com a condição de fundar alí as colônias dentro do prazo marcado pelo rei. Isto fez com que diversos baianos emigraram atraídos para lá e, decorrido alguns anos, construíram quatro engenhos, pôsto que de menor custo, quarenta currais de gado e uma vilazinha, que contava uns cem fogos. Tudo isto, devastado pelas guerras deixou de si tristes vestígios, sendo dispersados os habitantes e expulsos para a Baía. O gado remanescente coube ao inimigo, a nós ou à voracidade das onças, e a tal ponto se tornou escassa a tomadia dele que raros caçadores o buscam.

Não há esperança de se restituir a esta região a sua antiga prosperidade, senão mandando-se-lhe colonos, e nunca se conseguiriam estes, a não ser com o conceder-se-lhes habitação segura e com o doarem-se-lhes terras e granjas. Calculam mal os que acreditam que o aproveitamento da região pode ser feito pela Companhia e que a criação de gado pode ser promovida pela administração pública, porquanto a região não está resguardada das invasões dos inimigos, é de resultado incerto a pecuária, em razão da extrema economia de moeda na presente quadra. Para defender a província seriam precisas algumas companhias de cavalaria e de infantaria e outros recursos, que se orçam no mínimo em 150.000 florins. Além disso, haveria receio de que a gestão dêsses interêsses despertasse no administrador a cobiça, levando-o a lucro iníquos e a cruéis extorsões contra a população, segundo consta de exemplos recentes. Depois de frequentes análises, verificou-se que nenhum valor teem os minérios que se apanham nas montanhas do Sergipe (chamam-lhes Itoabuohanas). Dizem que foram descobertos êsses minérios durante o govêrno de D. Luiz de Sousa, por uma mameluco Melchior Dias, o qual, lançado casualmente os olhos a umas pedrinhas brilhantes, supôs que encerravam prata. Referido o caso ao rei da Espanha, Sousa, a que êle mandara explorar os montes e desvendar-lhes os segredos, enviou ao seu soberano vãs esperanças e a noticia do trabalho perdido.”

No prefácio do livro, Gaspar Barléu:

“Tu, Sergipe, pões em face de tuas moradas as flamas de Febo, e sozinho quer ser chamado de el Rei.”


“O arcebispo perdeu o clero”. Esta expressão é usada quando o comandante de uma arquidiocese perdeu o rumo e todo respeito do clero e, principalmente, dos leigos e leigas. É o que ocorre, neste momento, na arquidiocese de Aracaju. O arcebispo d. João Costa só tem ao seu lado um pequeno grupo de puxa sacos que não mostram a realidade para ele ou, então, o próprio arcebispo entende que é melhor fazer de conta que tudo está bem. Quem participa de reuniões com o arcebispo sai assustado: é que ele diz algo e logo depois, pouco tempo mesmo, ou repete ou diz algo totalmente diferente. Alguns questionamentos são feitos repetidamente em várias reuniões. A verdade é que hoje o que mais se busca não são almas, mas recursos…

Uma doação de R$ 1 milhão O blog foi informado que a arquidiocese de Aracaju recebeu uma doação de uma instituição de mais de R$ 1 milhão para a rádio Cultura. Os fiéis querem transparência. Aliás, o MPE, que tem o poder de fiscalizar instituições como a fundação mantenedora da rádio Cultura, precisa fazer a sua parte.

Tobias Barreto: mais seis meliantes de alto poder aquisitivo foram presos por furto de água da Deso. Cadê os nomes? Sergipe precisa saber quem são estes meliantes E parece que os meliantes de alto poder aquisitivo de Tobias Barreto não se intimidaram com as 10 prisões realizadas no último dia 27 de abril numa operação conjunta da SSP, MP e Deso. Ontem, 11, mais seis meliantes foram presos. Segundo o competente delegado Francisco Gerlândio, em entrevista à TV Sergipe, tem até imóveis de luxo, com piscina. “Alguns são de aluguel para aula de natação, realização de festas e até lava-jato para caminhão. Eles pertencem a pessoas que possuem condições de pagar pela água”, explicou. Cadê os nomes? Sergipe precisa saber quem são estes meliantes que têm dinheiro e furtam água.

Alô Prefeitura de Aracaju A Rua Gervásio Araújo de Souza, na Coroa do Meio, parece uma zona de guerra, de tantos buracos que tem. O interessante é que a Emurb fez o serviço de drenagem e pavimentação há pouco tempo. Alô, PMA, que qualidade de serviço é esta? O Blog tá de olho e vai continuar cobrando.

Torcedor com deficiência visual ganha livro S/A do Futebol, em Braille O advogado e escritor sergipano Genisson Silva presenteou  ontem (11/5), em São Paulo, o torcedor símbolo Palmeiras, Nickollas Grecco, com o primeiro exemplar do seu livro S/A DO FUTEBOL, um guia técnico e jurídico sobre as regras das novas parcerias que estão sendo entre empreendedores e clubes para o desenvolvimento desse esporte.

Jovem torcedor Nickollas é um jovem torcedor do clube paulista, tem grave deficiência visual e comparece a todos os jogos do Palmeiras sempre acompanhado de sua mãe, Silvia Grecco. Ela narra minuciosamente para o filho os lances, as jogadas, os gols, as cerimônias e todos os acontecimentos relativos aos eventos que envolvem o clube. O encontro entre Genisson Silva, Nickollas e sua mãe ocorreu no gabinete da Secretaria de Inclusão Social da Prefeitura de São Paulo, entidade da qual Silvia Grecco é titular.

Livro em braille Além das versões digital e gráfica, o livro S/A DO FUTEBOL também foi impresso em braille, permitindo acesso mais amplo desse conhecimento estratégico que interessa a empreendedores, dirigentes e especialmente aos torcedores de clubes de todo o país. A secretaria Silvia Grecco – que já foi homenageada pela FIFA, por seu trabalho e seus cuidados especiais com o filho torcedor, Nickollas – ficou muito entusiasmada com o presente do escritor Genisson Silva: “Esse livro merece ser lido com todo interesse pelos amantes do esporte, especialmente do futebol, e também deve ser guardado com uma relíquia, visto como um exemplo ser seguido por outros autores” – comentou a Secretária de Inclusão Social de São Paulo.

PDT reafirma apoio a Mitidieri e planeja eleição de proporcionais O Diretório Estadual do PDT se reuniu nesta terça-feira, 10, para discutir o cenário político local, o fortalecimento da sigla e a disputa eleitoral deste ano. No encontro, de acordo com o presidente do partido em Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira, os membros da nova diretoria reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) a governador e iniciaram o planejamento das ações que serão desenvolvidas pelo PDT para a eleição de deputados estaduais e federais.

Lançamento “Fizemos uma excelente reunião no diretório do PDT, na qual discutimos a situação política do estado, onde reafirmamos apoio à candidatura de Fábio Mitidieri e o nosso envolvimento no ato, que será realizado no dia 23, para lançamento oficial da sua pré-candidatura. Além disso, iniciamos a discussão sobre as iniciativas que desenvolveremos para o PDT crescer. Vamos trabalhar muito para eleger uma bancada de três deputados estaduais e um federal”, afirmou Edvaldo.

Fortalecimento Ficou definido no encontro que o Diretório Estadual desenvolverá, nos próximos três meses, ações de fortalecimento do partido tanto na capital quanto no interior, e de preparação para as eleições. “Estamos construindo um projeto político de transformação e apresentaremos ideias, nas mais diversas áreas, para contribuir com o desenvolvimento de Sergipe. Fortaleceremos os movimentos internos do PDT de mulheres, de juventude, os cristãos trabalhistas e os comunitários. Temos muitas chances na eleição. É uma chapa muito boa, com liderança, três deputados com mandato, mas também uma série de novos candidatos que, em seu conjunto, nos ajudarão bastante”, declarou.

SINPOL agradece compromisso de Valmir de Francisquinho com os policiais civis O pré-candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), esteve no Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (SINPOL) e se reuniu com diretores para ouvir as principais reivindicações da categoria. De acordo com o presidente do SINPOL, Adriano Bandeira, há dez anos a classe não tem seus direitos básicos atendidos pelo governo do Estado. “Tem dez anos que os policiais civis do estado estão sendo desrespeitados, desvalorizados, sem direitos básicos, direitos constitucionais que não são reconhecidos”. Para o presidente, a visita de Valmir reafirma o compromisso que ele tem com a classe e a relevância que o pré-candidato dá aos policiais civis de Sergipe.

Papel Assim como fiz em Itabaiana, Valmir quer estender para todo o Estado as melhorias alcançadas pelos servidores durante as suas gestões. “Reafirmo o meu compromisso com os policiais civis que exercem um papel fundamental na sociedade, mas que infelizmente não estão sendo tratados com o devido respeito e valorização pelo Governo do Estado. Como fizemos em nossas gestões, levaremos melhorias e ganhos conquistados pelos servidores municipais de Itabaiana para o Estado”.


Um dos destaques do Sergipe Rural de sábado é a exposição especializada em cavalos manga larga marchador que aconteceu em Aracaju. Mas o programa ainda vai mostrar utilização da silagem com milho moído reidratado, o uso do pó de rocha como fertilizante e a importância do selo SISB. O seu programa agropecuário é exibido aos sábados 7h da manhã na Aperipê TV e também no canal do YouTube. Você também pode assistir as reprises nos domingos e quartas feiras sempre às 8h da manhã.


Amanhã, 13: começa em Aracaju Campeonato Nacional de Artes Marciais A Confederação de Artes Educativas do Brasil (CONFAME) realizará em Aracaju amanhã, 13, até o domingo, 15, o Campeonato Nacional de Artes Marciais. O evento será realizado no Aracaju Parque Shopping e tem o objetivo de não só de uma competição esportiva, mas também de confraternização e agregamento famíliar um dos objetivos da entidade desportiva.

Cerca de 300 atletas Na parte esportiva o evento servirá para seletiva de dois campeonatos internacionais: Argentina e o do México de Artes Marciais, dando assim duas oportunidades para os atletas participarem de eventos de referências mundiais. O evento reunirá cerca de 300 atletas de mais de 10 Estados do país. Sergipe foi escolhido porque o território está bem localizado e agrega também belezas naturais. Além da parceria com o Aracaju Parque Shopping conta com as seguintes parcerias: UPHOUSE; ÓTICAS CAROL; SESI; ESPETINHO AJU; MIDIA AJU; MAAC; HOTEL DA COSTA e ACORDA SAÚDE.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Um evento histórico. Por Antônio Samarone, médico sanitarista: “Pela primeira vez em Sergipe, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais reúnem-se através de suas entidade (Conselho, Sindicato, Movimento Estudantil, Professores dos cursos) para discutirem a elaboração de uma política pública de fisioterapia. O candidato ouviu atentamente e assumiu alguns compromissos. O mais importante: as as propostas das categorias serão incorporadas à política de Saúde. Sergipe possui cerca de 3.200 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, prestando um grande serviço a população.Sair encantado com o alto nível dos debates e o compromisso dessas categorias com a qualidade do serviço Sou antigo na Saúde Pública. Essa reunião me trouxe sopros de esperança.”

 


PELO TWITTER

www.twitter.com/DomOdiloScherer 1Pd 5,8-9a: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé.

www.twitter.com/FernandoHortaOf Que eu me lembre, aquele documento diz “todo poder emana do povo…”, e não “todo poder emana de milico”.

www.twitter.com/ThalesBrandao Avianca e Gol se juntam para tentar respirar no mercado aéreo. Vamos enxergar muito esse tipo de movimento – para unir empresas que estavam se arrastando – na tentativa de voltarem a caminhar.

www.twitter.com/ISMARVIANA “A mocidade não está na certidão de batismo, está no sentimento, que é tudo; há moços decrépitos, e homens maduros eternamente jovens.” Machado de Assis.

 

 

 

 


Frase do Dia
“A memória é o essencial, visto que a literatura está feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações.”Jorge Luis Borges.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/papa-francisco-saudacoes-audiencia-geral-fatima-paz-no-mundo.html


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais