Hoje como ontem, ou ontem como hoje

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Diga-me de pronto:  onde o povo prefere pousar seu clunis?

Carta de Vespasiano a seu filho Tito – "22 de junho de 79 d.C."

"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas."

De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória."

"Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro."

"Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma 'per omnia saecula saeculorum', e sempre que o olharem dirão: 'Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou'."

"Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão."

"Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. 'Vel caeco appareat' (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma".

"Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: 'Ad captandum vulgus, panem et circenses' (Para seduzir o povo, pão e circo)."

"Esperarei por ti ao lado de Júpiter."

PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o Coliseu com 100 dias de festa.

Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado.

A propósito de Copas e Olimpíadas, continua válida a pergunta de Vespasiano: “Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?”

Assim a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Cuiabá, Recife e Manaus, mesmo que nem haja ludopédio por esses lugares. Só para se ter uma ideia, em Cuiabá, a Arena Pantanal terá 43.600 lugares. No último campeonato de Mato Grosso a média foi inferior a 1.000 pessoas por partida. Em Recife haverá um novo Estádio, embora todos os grandes clubes locais já tenham o seu.

Em Manaus, pior ainda: a Arena terá 47 mil lugares. No último campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971. As gentes da Terra Papagalli não ligaram nem mesmo para o exemplo dos sul-africanos, que construíram 5 novos estádios e 4 são deficitários. Vespasiano estava certo – o grande negócio é construir estádios!

NB: Em latim, clunis são nádegas.

Texto publicado originalmente em: http://drosmar.com/diga-me-de-pronto-onde-o-povo-prefere-pousar-seu-clunis-2/   

Frei Paulo. Missa 7º Dia, Wanderson Dantas Souza
Familiares e amigos comunicam que a Missa de Sétimo dia de Wanderson Dantas Souza, será realizada na segunda-feira,10,às 19h, na Igreja Matriz de Frei Paulo, mais uma vez a família Dantas Souza agradece a cada um pelas palavras de apoio e pela força positiva que toda família está recebendo. Que Deus abençoe cada um de vocês.

Lagarto: Valmir faz “beicinho” e não vai para inauguração
Na última sexta-feira, entre as inaugurações do governo do Estado no interior destaca-se a nova sede do Corpo dos Bombeiros. O evento contou com a participação do governador em exercício Jackson Barreto, ao lado do prefeito Lila Fraga, do deputado federal Fábio Reis, do deputado federal Rogério Carvalho, dos deputados estaduais, Gustinho Ribeiro, Zezinho Guimarães, João Daniel e diversas outras lideranças. O ex-prefeito Valmir Monteiro, que apoia o governo estadual não foi. Preferiu “fazer beicinho” como uma criança revoltada. Tudo por conta da presença do prefeito Lila Fraga.

Discurso administrativo
Na inauguração, o governador em exercício, Jackson Barreto, destacou a importância da sede do Corpo de Bombeiros para toda região e as diversas ações realizadas em Lagarto pelo governo Déda. Já o prefeito Lila Fraga, disse que sua preocupação maior é com a administração e por isso quem ajudar Lagarto terá o trabalho reconhecido pela Prefeitura independente de grupo político.

Valmir Monteiro deve ingressar no PSL
Um grupo de candidatos está ingressando no PSL apostando que o deputado capitão Samuel vai amplar a votação obtida em 2010 (cerca de 43 mil votos) e com isso ajudar a eleger vários outros deputados. Comenta-se que o ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro resolveu continuar no grupo dos irmãos Amorim, deixou o PSC e vai para o PSL.

Clínica de saúde em Riachão
O presidente do Diretório Municipal do PSD de Aracaju, Fábio Mitidieri, participou na manhã da última sexta-feira, 07,da inauguração da Clínica de Saúde da Família de Riachão do Dantas, denominada Otaviano Oliveira de Souza, conhecido farmacêutico da cidade e pai do vereador Albertino  Franco, do PSD local.

Homenagem
Essa clínica deveria ser denominada Dr. Bernardino Mitidieri, pai do deputado estadual Luiz Mitidieri e avô do pré-candidato a deputado federal Fábio Mitidieri, mas em virtude do saudoso médico já ter emprestado seu nome à Unidade de Pronto Atendimento de Boquim, a Câmara Municipal de Riachão decidiu homenagear o farmacêutico Otaviano Oliveira de Souza, que em vida prestou bons serviços ao povo daquela cidade da região centro-sul do Estado.

Sindicato denuncia TV Sergipe na Vigilância Sanitária do Trabalho
Na última sexta-feira, 07, ao visitar a TV Sergipe os dirigentes do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral e Alex Carvalho encontram os editores de imagem trabalhando com mascaras por conta de um forte odor de cola na sala.  O odor era tão forte que após deixarem a TV Sergipe os dirigentes tiveram que tomar remédio por conta das náuseas e dores de cabeça.

Denúncia na Vigilância Sanitária do Trabalho
De imediato eles foram a Vigilância Sanitária do Trabalho onde fizeram a denúncia, já que o correto era que os editores de imagem tivessem trabalhando em outro ambiente. E quando estavam no local, segundo o diretor do Sindicato, Alex Carvalho, os dirigentes questionaram o engenheiro da TV Sergipe que informou que não sabia do odor na sala de edição de imagens.

Hospital Regional de Propriá
O diretor do Hospital Regional São Vicente de Paula, de Propriá, Paulinho Campos esteve na Câmara Municipal atendendo requerimento do vereador Luã Vieira. Paulinho mostrou dados do hospital para os vereadores, como por exemplo, mensalmente estão sendo realizados cerca de 170 partos na unidade hospitalar e centenas de cirurgias eletivas em dois meses.  O próximo passo, segundo Paulinho, é a partir deste mês a implantação de um cartório no local, para que as crianças já saiam do hospital com o registro de nascimento.

Feira
Luiz Carlos Azêdo, titular da coluna Brasília – DF, no Correio Brasiliense, deu destaque as artesãs de Santa Luzia do Itanhay, que brilharam na Feira Clerkenwell Design Week, em Londres. Ele conclui que o governador Marcelo Déda comemora.

Negócios e Cultura em Foco
Ao final do evento de design, o IPTI fechou parceria com uma loja de design de Londres (East London Design Store), que vai representar as luminárias produzidas pelo artesão sergipanos, além de outros produtos da loja Fellicia. Os produtos feitos pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy (SE) e confeccionados através do projeto ‘Cultura em Foco’ de desenvolvimento sustentável. Com o apoio do Governo de Sergipe, o projeto ‘Cultura em Foco’ tem o objetivo de promover a inclusão sócio-econômica de população de baixa renda por meio de um modelo inovador, diferenciado e replicável, baseado no princípio de Economia Criativa adaptado a pequenos empreendimentos.

Na semana do Meio Ambiente. Diferença de aterro para lixão
Na semana do Meio Ambiente a empresa Estre Ambiental lançou um vídeo onde mostra para toda sociedade a importância da preservação do meio ambiente e a diferença entre o aterro sanitário e o lixão. Um vídeo necessário para despertar a consciência ambiental: http://youtu.be/AS3XD9tZW5A

Modernização Batista. Ordem de Serviço na terça, 11
O governador em exercício, Jackson Barreto, assina a ordem de serviço para modernização do Estádio Lourival Baptista, nesta terça-feira, dia 11, às 7h30 no Baptistão. Serão investidos R$ 16,7 milhões na reforma e ampliação do estádio que passará por obras.

Placar Full color
O estádio terá gramado e placar full color, além de cadeiras em toda extensão e a capacidade para o público aumentará  em mais de 1.500, com ampliação de 03 degraus das arquibancadas com instalação de alambrado de vidro.Também haverá reforma geral dos vestiários dos jogadores, sanitários do público, BESP, bilheterias, camarotes, tribunas, cabines de rádio e televisão.

Sindicatos
Em decorrência das grandes dificuldades que os servidores públicos encontravam nas gestores anteriores em reivindicar direitos e dialogar com a administração pública, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) instituiu a Comissão Permanente de Negociação (CPN). A comissão é composta pelo prefeito João Alves Filho e pelos secretários municipais Nilson Lima (Fazenda), Edgard d'Ávila (Administração) e Marlene Calumby (Governo).

Melhorias
Na última sexta-feira, 7, entre representantes de sindicatos municipais de Aracaju  e a Comissão serviu para análise do decreto de n° 4.311 de 13 de maio de 2013, a Lei Orgânica Municipal com disposições da Lei Complementar nº 119 de 07 de fevereiro de 2013, com o objetivo de alcançar as melhorias salariais nas carreiras e condições de trabalho, tendo fiscalização e uma prestação mais eficiente e eficaz de serviços à população.

Negociações
"Logo depois da minha posse começaram as negociações, e encontramos um quadro complicado, onde ouvimos muitas reclamações. Mas estamos nos esforçando para poder solucionar prováveis problemas, e o importante é retomarmos essa Comissão Permanente de Negociações, que veio em muito boa hora. Estou fazendo com muita satisfação e atenderei às necessidades na medida do possível", explicou o prefeito.

Curso de Astronomia inicia na próxima terça-feira, 11
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o  Ministério da Educação (MEC), promove nos dias 11, 12 e 13 de junho o  curso Astronomia de formação continuada para professores em  Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais. O curso acontece no  Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e é  destinado a docentes dos ensinos fundamental e médio da rede pública.

Programa Mais Educação
A organização do evento é da equipe do Programa Mais Educação.  O objetivo é fomentar a inovação e melhorar a qualidade da educação  pública com a exploração didática de recursos digitais do MEC, por  meio da Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais.  Segundo o coordenador interino do Mais Educação em Sergipe, Neusvaldo  Silva Lima, o curso pretende ser o ponto de partida para que o educador aborde diversos conteúdos disciplinares  de forma integrada,
significativa e contextualizada.

Conhecimento
"A temática espacial é transversal porque perpassa as mais diversas  áreas do conhecimento, tais como ciências da natureza, matemática e  ciências humanas. "Devemos procurar despertar a curiosidade dos  alunos, uma vez que o espaço e as atividades espaciais carregam ainda  certa aura de mistério e desafio", disse.

HSBC inventa 'moda' pra burlar Lei dos 15 Minutos
O Sindicato dos Bancários denúncia que o banco HSBC, da Rua Pacatuba, “implantou” um modelo de atendimento que põe ainda mais em risco a segurança de funcionários e clientes. O banco colocou uma mesa de autosserviço na entrada, com uma atendente, que não é bancária, recebendo documentos e dinheiro para evitar que as pessoas entrem na fila dos caixas.

Prática irregular
Segundo o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB BA/SE) Mário Feitosa, os usuários, que não são clientes, são impedidos de pegar senha e obrigados a deixarem os boletos e o dinheiro. Pra receber documento autenticado, só se retornarem no dia seguinte para pegar.Além de ser uma prática irregular, a “bancária” que está atendendo fica vulnerável. Com isso, o banco está infringindo a lei de segurança. Essa atividade já foi denunciada anteriormente pelo sindicato, eles retiraram a mesa, que funciona como um caixa, e agora estão retornando.

Campanha: “Galera Sangue Bom” vai neste sábado ao Hemose
Neste sábado, 8, a partir das 8h, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebe a quarta campanha de doação de sangue do grupo ‘Galera Sangue Bom’. A ação de doação irá contar com a participação de aproximadamente l50 jovens que residem nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju.

Mobilização
A campanha do grupo Galera Sangue Bom faz parte de mais uma parceria do Hemocentro de Sergipe com a finalidade de mobilizar a população para o ato regular da doação de sangue, além de melhorar o estoque da unidade de hemoterapia, responsável pela coleta, produção e distribuição de sangue e seus componentes, para o atendimento da rede hospitalar do Estado.

Ação solidária
De acordo com o estudante Francisco Carlos, responsável pela mobilização, a proposta da campanha é ampliar o número de participantes a cada ação solidária. “Iniciamos a doação de sangue com um pequeno grupo de amigos. A ação foi divulgada junto com nossas redes e acabou atraindo o interesse de outras pessoas que agora fazem questão de doar e estimular a adesão de outros amigos e familiares”, informou.

Condições para doar
O doador deve comparecer ao serviço bem alimentado, com repouso de, no mínimo, 6 horas na noite anterior à doação. O candidato à doação não deve ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e deve ainda evitar alimentos gordurosos, entre outros. Mais informações, favor entrar em contato através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Sergipanos participam da Brasil Offshore
Depois da “Rio Oil e Gáz”, realizada em setembro de 2012 na capital do Rio de Janeiro, é a vez dos sergipanos participarem da Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás. O evento será realizado no Macaé Centro, em Macaé, no período de 11 a 14 de junho.

Missão
A missão empresarial sergipana é formada por oito empresas que atuam nos ramos de prestação de serviços de limpeza e conservação pedrial, fornecimento de fixadores metálicos, elaboração de projetos e prestação de serviços de engenharia de gás, avaliações de poços, produção de peças para maquinas e equipamentos para prospecção de petróleo e para a indústria de petroquímica e mineração, treinamento e consultoria em controle de poços petrolíferos, inovação e tecnologia, equipamentos robóticos para atuação em inspeção industrial, fotos e filmagens aéreas e aplicações militares.

Rede
Os empreendimentos que participam da missão fazem parte da Rede PetroGás Sergipe, que é assistida pelo projeto petróleo e gás coordenado pela Petrobras e Sebrae. Segundo Ana Nunes, coordenadora do projeto pelo Sebrae, os empreendedores estão otimistas com a realização de mais uma missão com destino a um evento de porte internacional. Além do acesso ao que existe de mais moderno tecnologicamente no setor, será uma ótima oportunidade para os sergipanos trocar experiências e firmar novas parcerias comerciais.

Divulgação
“Estou presente na Brasil Offshore e na Rio Oil e Gaz desde a primeira edição. Participar dessas feiras ajudou bastante a divulgar a empresa, fortalecer o empreendimento. A expectativa para o evento é grande, creio que haverá possibilidade de firmar muitas parcerias”, destaca o empresário Sandro Tojal, integrante da missão técnica que participará da Brasil Offshore.

Informações
A missão sergipana é uma ação da Rede PetroGás Sergipe, Sebrae, Petrobrás e PENSE – Petróleo e Energias de Sergipe, Associação das Empresas Fornecedoras da Cadeia Produtiva de Petróleo e Energia. Informações na Unidade de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae com a consultora Ana Nunes, telefone (79) 2106-7753.

Esporte – “O Espaço do ALCEU”
A partir de hoje, 08, o blog terá uma participação especial na área do Esporte. O conceituado radialista e sindicalista ALCEU MONTEIRO, passa a colaborar diariamente com o espaço. É um prazer do titular deste espaço poder contar com a colaboração de um dos mais experientes profissionais da comunicação de Sergipe. “O Espaço do ALCEU”, vem consolidar mais ainda a interação do blog com os leitores.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Caros leitores, neste sábado, exatamente quando estamos a apenas uma semana do início da Copa das Confederações, mantemos este primeiro contato com os desportistas sergipanos que acessam, diariamente, o blog do amigo Cláudio Nunes, jornalista  que foi um dos primeiros a enfrentar o desafio de deixar o jornalismo impresso para aderir ao jornalismo eletrônico. O tempo encarregou-se de mostrar que o Cláudio acertara, ao fazer essa opção corajosa e ousada. Sete anos depois, o seu blog é um dos recordistas no que toca ao número de acessos, através do portal INFONET. Em verdade, já vínhamos colaborando, há algum tempo, com matérias versando sobre o esporte. Mas é a partir de hoje que o fazemos, assinando um espaço diário versando sobre os acontecimentos que envolvem esse fascinante MUNDO DA BOLA. Antes, porém, desejamos falar de uma sólida relação de amizade existente não somente entre mim e Cláudio. Meu irmão, Ezequiel Monteiro, jornalista, escritor e advogado, foi, durante anos, um dos incontáveis grandes amigos de Célio Nunes, e de seu pai, José Nunes. Eu mesmo, também tive, durante mais de 20 anos, uma prazerosa relação com o Célio, filho do líder popular José Nunes, que,no caso, vem a ser o avô de Cláudio. Célio e Cláudio honram o nome daquele que, em vida, dedicou-se às lutas pelas legítimas causas dos trabalhadores, inclusive participando ativamente do comando do Círculo Operário, ao lado de outras figuras emblemáticas que travaram o bom combate entre o capital e o trabalho. É, portanto, um prazer colaborar com o jornalista Cláudio Nunes, herdeiro das mais autênticas tradições democráticas passadas pelo seu avô, e, depois, pelo seu pai. Ao tempo em que nos apresentamos aos caros leitores deste blog, agradecemos ao seu titular pelo espaço aberto ao “ESPORTE – O ESPAÇO DO ALCEU”.

Os eternos Cambistas
Um fato absolutamente absurdo que presenciamos, na última quarta-feira, pela manhã, merece aqui um sucinto relato. Nunca imaginei que pudesse testemunhar um acontecimento como esse. Quando, às 9 horas e 5 minutos, começou a venda de ingressos para o jogo Bahia X Botafogo, que teria lugar à noite, havia duas bilheterias atuando na venda de ingressos de arquibancada. E uma terceira, que foi anunciada como a que se destinava a atender os ingressos de cadeira. Eu estava na fila geral e passei, então, para a fila da terceira bilheteria. Ocorre, porém, que um grupo de 7 a 8 cambistas monopolizou as ações a tal ponto que somente eles, durante mais de 10 minutos, puderam comprar os ingressos, para depois revendê-los. A muito custo, consegui comprar o meu ingresso. Foi a primeira vez que, pelo menos durante um lapso de tempo, tivemos funcionando, no Batistão, uma bilheteria exclusiva para os senhores cambistas. Somente depois do atendimento a esse importante segmento é que os pobres torcedores puderam adquirir seus ingressos. Importante: não havia sequer um policial para garantir a ordem, nas filas. A FSF informou que não tinha nada a ver com o jogo, vez que o mandante era o Bahia.

Sistema eletrônico
Não tivemos, ainda, a confirmação oficial, mas tudo indica que os autores do projeto do novo Batistão esqueceram-se de incluir a instalação de um sistema de controle eletrônico (catracas ou outro similar) na reforma do nosso principal estádio, construído há 44 anos. Vamos aguardar os acontecimentos.

Sergipe na cabeça
Depois de vencer o campeonato sergipano de 2013, quebrando um jejum de 9 anos, o Mais Querido estreou com o pé direito na série D do campeonato brasileiro, derrotando o Vitória da Conquista, por 2 X 0. Hoje à tarde, em João Pessoa, na Paraíba, o time comandado por Givanildo Sales vai enfrentar o Botafogo local. Leandro Kivel deverá fazer sua estreia vestindo a camisa do clube campeão do Estado. É preciso unir todas as forças para apoiar o Sergipe, nosso lídimo representante na competição nacional.

Brasil X França
Teremos amanhã, em Porto Alegre, o último amistoso da seleção brasileira antes da abertura da Copa das Confederações. É a última chance para que os comandados de Felipão possam vencer uma grande seleção, como a França, que é campeã mundial.

Futsal
O TJD da FSFS homologou o resultado do jogo decisivo. Assim, o quadro lagartense é campeão estadual de 2013.

Exaltação a Marin
O ministro do esporte, ALDO REBELO, e seu desafeto, JOSÉ MARIA MARIN, presidente da CBF, estão juntos em publicação intitulada “BRASIL FUTEBOL – ANUÁRIO DAS SELEÇÕES”, editado pela Décor Books. O ministro assina o prefácio do livro, chancelado pelo governo, exaltando a figura do dirigente máximo da CBF. Este é o principal destaque do caderno de esportes da Folha de São Paulo da última quinta-feira.

Curtas
PROTESTO TRANCA MARGINAL PINHEIROS EM SÃO PAULO. /// POLÍCIA MILITAR RESPONDE COM BOMBAS. /// PRESIDENTE DA FUNAI DEIXA CARGO EM MEIO À CRISE. /// REDE RECORD CONFIRMA SAÍDA DE GUGU. /// NOS ESTADOS UNIDOS, GOVERNO TERIA ACESSO INDIRETO A CHATS, FACEBOOK E SERVIÇOS GOOGLE. /// OBAMA DEFENDE MONITORAMENTO DE DADOS NA INTERNET. /// ESTÁDIO DO ENGENHÃO, QUE CUSTOU 380 MILHÕES DE REAIS, SÓ REABRE EM 2015. /// ESTADOS UNIDOS CONFIRMAM SEIS MORTOS POR TIROS EM ESCOLA. /// MADURO AFIRMA: “LULA TENTA ACALMAR TENSÃO COM A COLÔMBIA.” /// DEMISSÕES E CORTES NO GRUPO ABRIL. /// YAZAKI COMEÇA A PRODUZIR HOJE. FÁBRICA FICA LOCALIZADA EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO. MAS SERÃO 2.000 ATÉ O FINAL DO ANO. /// JACKSON BARRETO RECEBE OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL HOJE, ÀS 9 HORAS, NO PALÁCIO DE VERANEIO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ThalesBrandao  Na vida vamos passar por momentos de cruzar pelas pessoas – de cabeça baixa e em silêncio. É o gesto carregado de motivos.

www.twitter.com/diogobsouza  É difícil levar alguns protestos a sério quando se conhece quem está protestando.

www.twitter.com/lidiacastelino  Nossa Senhora do Twitter Sergipano, a política nunca deu tanto CC para quem tem tempo para twittar e defender seus chefes, me dá um também??

www.twitter.com/solemiohotel  Querida admiradora secreta, adorei as flores e a champanhe no meu portão. Só não entendi a galinha preta e a farofa!

www.twitter.com/machadose  Manifestações de estudantes na Europa são vistas com bons olhos, sinônimo de democracia. No Brasil é vagabundagem. Fora Boris Casoy.

www.twitter.com/georgelemos1986  " é preciso amaaaaar como se quarta-feira não fosse dia doooooze, porque se você parar pra pensaaaaaar, vai ter de desembolsaaa-aaar"

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases  do Dia
“Não me mostre o paraíso, pois se eu for não vou voltar”.

“Há quem acredita em milagres, há quem cometa maldade, há quem não saiba dizer a verdade”.

Seu Jorge, músico e ator brasileiro, nasceu em 08 de Junho de 1970.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais