Hoje tem debate na TV

Os candidatos a prefeito de Aracaju têm compromisso marcado hoje na TV Alese. Será o penúltimo debate – o derradeiro acontecerá quinta, na TV Sergipe – entre os prefeituráveis antes das eleições de domingo próximo. Marcado para as 19 horas de hoje, no plenário da Assembléia, o confronto de idéias não contará com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), fato que deverá tirar parte do brilho do show, já que os outros concorrentes ficarão sem o alvo preferido para bater. Mesmo assim é importante que se assista a contenda, pois Almeida Lima (PMDB), Mendonça Prado (DEM), Vera Lúcia (PSTU), e Anderson Góis (PCB) vão tentar desqualificar Nogueira e explicar, mais uma vez, porque querem administrar Aracaju.

 

Fim de prazos

 

Conforme a legislação eleitoral, a partir desta terça-feira (30) nenhum eleitor poderá ser preso. A proibição vigor até 48 horas depois do encerramento da votação de domingo. A lei só abre três exceções: prisões efetuadas em flagrante delito; em função de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto. E quinta-feira (02) será o último dia para a exibição dos programas eleitorais gratuitos no rádio e na televisão. Estamos, finalmente, nos aproximando da hora da onça beber água. Portanto, prepare o título para votar.

 

Açúcar e etanol


Já começou o corte de cana-de-açúcar na região do Cotinguiba. Segundo José Amado, presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (Asplana), até março de 2009 deverão ser cortadas no Estado cerca de 2,2 milhões de toneladas de cana, suficientes para a produção de 1,9 milhão de sacos de açúcar e 120 milhões de litros de álcool. Em 2007, Sergipe produziu 1,7 milhão de toneladas de cana. “A produção este ano é maior por conta das novas Usinas Campo Lindo e Taquari”, explica José Amado.


Eleições limpas

 

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, proferirá palestra às 19 horas de hoje (30), na Câmara Municipal de Propriá (SE). O autor do convite é o vereador João Fernandes de Britto. Cezar vai falar sobre “Eleições Limpas”. O município de Propriá fica situado a 100 km de Aracaju e é terra natal do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.


Bancos pressionados


O Ministério Público de Sergipe promete apertar os bancos para que seja cumprida a lei dos 15 minutos. O assunto será discutido hoje (3), entre o MPE, o Sindicato dos Bancários, o Procon, a OAB e a Prefeitura de Aracaju. Sancionada no ano passado, a Lei praticamente não é respeitada pelas agências da capital. “Não vamos descansar enquanto não vermos essa lei cumprida”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza.


Prazo final


Termina hoje o prazo para quem deseja concorrer ao Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Promovido pelo Sebrae, a premiação objetiva reconhecer o trabalho dos artesãos, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Os vencedores ganharão reconhecimento nacional pelo trabalho que executam, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae até março de 2010. Em 2006, a renda irlandesa, confeccionada em Divina Pastora (SE), ficou entre as selecionadas.


Árvore não muda


Apesar da movimentação das marés, a Energisa vai manter a sua Árvore de Natal praticamente no mesmo local. “A base de concreto, já pronta, foi deslocada em alguns metros na direção do Shopping Riomar”, informa o assessor de comunicação da empresa, Augusto Aranha. A Árvore começará a ser montada agora em outubro. A princípio, ela terá 110 metros e 11 centímetros de altura. Reconhecida pelo Guines Book como a mais alta do mundo, a Árvore de Natal da Energisa tem 37 mil lâmpadas incandescentes e 2 mil strobes (pisca-pisca).


O custo do imposto


Os eletrônicos, que são os presentes mais solicitados pela garotada no Dia das Crianças, chegam a possuir uma carga tributária de 72,18%, como é o caso do Playstation. A informação é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. O levantamento ainda revela que, em relação aos aparelhos como MP3 ou iPod, o imposto representa quase metade de seus custos. Ainda segundo dados da pesquisa, dentre os presentes mais tradicionais, a bola de futebol é a que possui a carga tributária mais alta, de 46,49%. Enquanto a bicicleta chega a ter 45,93% de encargos.

 

Conselho ao eleitor

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu que a honestidade seja o principal critério utilizado pelo eleitor na escolha dos candidatos a prefeito e a vereador. Ele também recomendou aos eleitores que não permitam espaço para propostas de compra de votos. “O eleitor é ponto de convergência, é o elemento definidor da qualificação do processo, porque ninguém pode votar por ele. Todos nós confiamos na capacidade do eleitor de parar, refletir e revelar o amor pelo seu município”, afirmou Britto.


Jadiel vai recorrer

 

O prefeito de São Cristóvão (SE), Jadiel Campos (PSC) promete recorrer contra a liminar concedida pelo juiz Manoel Costa Neto bloqueando parte da receita do município para pagar os salários atrasados dos servidores. A defesa de Jadiel vai sustentar que encontrou um débito de R$ 6 milhões. Segundo ele, apesar de ter encontrado a Prefeitura em condições mínimas de governabilidade, não deixou de priorizar o pagamento dos servidores, que já vêm sendo feito desde o último dia 6. Pelo visto, lançaram uma praga conta São Cristóvão, que não consegue alguém capaz para administrar seus destinos. Lastimável!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais