Homenagem ao fracasso

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Numa sociedade em que o sucesso é almejado e festejado acima de tudo, onde estrelas, milionários e campeões são os ídolos de todos, o fracasso é visto como algo embaraçoso e constrangedor, que a gente evita a todo custo e, quando não tem jeito, esconde dos outros. Talvez não devesse ser assim.

Semana passada, li um ensaio sobre o fracasso no "New York Times" de autoria de Costica Bradatan, que ensina religião comparada em uma universidade nos EUA. Inspirado por Bradatan, resolvi apresentar minha própria homenagem ao fracasso.

Fracassamos quando tentamos fazer algo. Só isso já mostra o valor do fracasso, representando nosso esforço. Não fracassar é bem pior, pois representa a inércia ou, pior, o medo de tentar. Na ciência ou nas artes, não fracassar significa não criar. Todo poeta, todo pintor, todo cientista coleciona um número bem maior de fracassos do que de sucessos. São frases que não funcionam, traços que não convencem, hipóteses que falham. O físico Richard Feynman famosamente disse que cientistas passam a maior parte de seu tempo enchendo a lata de lixo com ideias erradas. Pois é. Mas sem os erros não vamos em frente. O sucesso é filho do fracasso.

Tem gente que acha que gênio é aquele cara que nunca fracassa, para quem tudo dá certo, meio que magicamente. Nada disso. Todo gênio passa pelas dores do processo criativo, pelos inevitáveis fracassos e becos sem saída, até chegar a uma solução que funcione. Talvez seja por isso que o autor Irving Stone tenha chamado seu romance sobre a vida de Michelangelo de "A Agonia e o Êxtase". Ambos são partes do processo criativo, a agonia vinda do fracasso, o êxtase do senso de alcançar um objetivo, de ter criado algo que ninguém criou, algo de novo.

O fracasso garante nossa humildade ao confrontarmos os desafios da vida. Se tivéssemos sempre sucesso, como entender os que fracassam? Nisso, o fracasso é essencial para a empatia, tão importante na convivência social.

Gosto sempre de dizer que os melhores professores são os que tiveram que trabalhar mais quando alunos. Esse esforço extra dimensiona a dificuldade que as pessoas podem ter quando tentam aprender algo de novo, fazendo do professor uma pessoa mais empática e, assim, mais eficiente. Sem o fracasso, teríamos apenas os vencedores, impacientes em ensinar os menos habilidosos o que para eles foi tão fácil de entender ou atingir.

Claro, sendo os humanos do jeito que são, a vaidade pessoal muitas vezes obscurece a memória dos fracassos passados; isso é típico daqueles mais arrogantes, que escondem seus fracassos e dificuldades por trás de uma máscara de sucesso. Se o fracasso fosse mais aceito socialmente, existiriam menos pessoas arrogantes no mundo.

Não poderia terminar sem mencionar o fracasso final a que todos nos submetemos, a falha do nosso corpo ao encontrarmos a morte.

Desse fracasso ninguém escapa, mesmo que existam muitos que acreditem numa espécie de permanência incorpórea após a morte. De minha parte, sabendo desse fracasso inevitável, me apego ao seu irmão mais palatável, o que vem das várias tentativas de viver a vida o mais intensamente possível. O fracasso tem gosto de vida.

Marcelo Gleiser. Professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor de "Criação Imperfeita". Artigo publicado na FSP, ontem, 22.

Padre Peixoto: “Nós precisamos mais de pastores do que teólogos”
Excelente a entrevista publicada no Jornal da Cidade do último domingo com o padre Peixoto, feita pelo jornalista Matheus Oliveira. Nela o padre Peixoto fala da necessidade da pessoa precisar de educação, mas sem deixar de lado a religião.

Pastores
Quando questionado sobre o papa Bento XVI e o papa Francisco, o padre Peixoto disse que se identifica com os dois, mas um é mais teólogo (Bento) e o outro também tem vida acadêmica, mas é um pastor. “É um pastor e nós precisamos mais de pastores do que teólogos, homens plugados no mundo, com um olhar voltado para o chão da vida concreta”.

Encontro
Ontem, 22, pela manhã, o governador Jackson Barreto conversou por um bom tempo com o senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho. O encontro durou três horas e foi no apartamento do senador em Aracaju. A conversa foi ampla sobre a atual conjuntura política e 2014. Jackson demonstrou disposição e disse que está animado com o volume de obras e os investimentos previstos para Sergipe.

Franca
O senador Valadares escreveu pela rede social: “Ao lado do Deputado Valadares Filho, recebemos neste domingo a visita do Governador Jackson Barreto. Foi uma conversa franca e amiga, entre companheiros sempre dispostos à luta, visando o melhor para o futuro de Sergipe e de nosso generoso povo”.

PSB  seguirá Jackson
Uma coisa é certa: mesmo com a pressão do PSB para uma candidatura majoritária em Sergipe, o partido seguirá com Jackson Barreto. É governo durante todo este tempo e ajudou a construir o projeto que é poder em Sergipe.

Candidatura de Laurinho a deputado federal
Em várias colunas sociais e políticas foram publicadas notas informando que o primeiro suplente do senador Eduardo Amorim, Laurinho Menezes será candidato a deputado federal em 2014. Um direito legítimo, mas que chama a atenção porque Eduardo Amorim é candidato ao governo e se eleito, Laurinho é senador por quatro anos.

Pressão
Um parlamentar do grupo dos irmãos Amorim diz não acreditar na candidatura de Laurinho a deputado federal. Garante que é pressão do suplente que não devia fazer isso, já que passou quatro meses como senador.

Recesso suspenso em escritório
Um amigo do titular deste espaço que presta serviços em um escritório parlamentar teve que suspender a viagem marcada  após os novos lançes da conjuntura política. Foi suspenso o recesso para todos que trabalham no escritório. Muitos com viagens marcadas. O blog foi informado de mais detalhes, mas vai aguardar para não cometer injustiças.

Roteiros turísticos em Pirambu
Em entrevista a jornalista Carolina Farias no Correio de Sergipe do último domingo, o prefeito de Pirambu, Élio Martins disse que vem desenvolvendo ações para capacitar a mão de obra local, com diversos cursos em convênios com o Sesi, Senai, Sebrae e Senac. E que uma de suas preocupação és fortalecer o destino turístico do município.

Roteiros turísticos em Pirambu II
Élio disse que já existem atividades turísticas na região, mas  deseja organizar mais ainda os roteiros turísticos na cidade, que hoje vive basicamente da pesca e da prefeitura. “Incrementar o turismo e qualificar as pessoas da região será mais uma fonte de emprego e renda para o município”, revelou.

Autoestima
O prefeito de Pirambu disse ainda que um dos maiores desafios de sua gestão neste primeiro ano foi resgatar a autoestima da população, fazendo que elas tenham orgulho de viver no município. “Estamos próximos a Aracaju, somos uma cidade praiana, com tradição de turismo de eventos e ecológico. Temos todas as ferramentas para ser destaque no estado e estamos trabalhando para isso”.

Agenda
23 de dezembro, segunda-feira. Estamos na antevéspera do Natal, a festa magna da cristandade. Hoje é o dia do vizinho.
Em 1889, ano em que nossa República foi proclamada, substituindo a Monarquia como regime de governo, nascem o austríaco Adolf Hitler, futuro chanceler alemão, e o inglês Charles Chaplin, futuro astro e um dos maiores gênios do cinema mundial. E em Paris, é inaugurada a Torre Eiffel. Enquanto isso, golpe liderado por Deodoro da Fonseca derruba a Monarquia e instaura o regime republicano. O imperador Pedro II segue para o exílio na Europa.
“A greve de massas é simplesmente a forma de luta revolucionária em um dado momento.” – Rosa Luxemburgo (1871/1919), líder socialista, nascida na Polônia. Principais obras: Questões de organização – Greve de massas – A acumulação de capital – Juniusbroschure.
O governador Jackson Barreto recebe, hoje, em audiência, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique. PT fará primeira reunião de 2014 no dia 7 de janeiro. STJ vai julgar a indicação de Suzana Azevedo para o Tribunal de Contas. Nova apreensão da Polícia Federal em Sergipe: 6 toneladas de drogas. JB conversou ontem com o senador Valadares. PIB do interior cresce mais rapidamente do que o da capital. Congresso prepara emenda para driblar o STF. Presidente do DEM nacional é acusado de irregularidades na última campanha política no Rio Grande do Norte. Reinaldo optou mesmo pelo PSC, partido de seu filho, André Moura. Márcio Macedo cita Eliane Aquino como provável candidata em 2014. E a novela continua: TRF suspende execução das obras da 13 de Julho. Vereadores de Aracaju já estão de férias. Trabalho, agora, só mesmo a partir de 15 de fevereiro.

Curtas
QUASE 25 MIL PESSOAS DEIXAM SUAS CASAS POR CAUSA DA CHUVA NO ESPÍRITO SANTO. /// RAÚL CASTRO DIZ QUE ESTADOS UNIDOS E CUBA PODEM TER RELAÇÃO CIVILIZADA. /// FMI ELEVA PREVISÃO PARA OS EUA. /// DELEGADO É BALEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO NA TIJUCA, RIO DE JANEIRO. /// CHAPAS PURO SANGUE PODEM SER FORMADAS EM 2014: AÉCIO/FHC E DILMA/LULA. /// JOAQUIM BARBOSA PODERÁ DISPUTAR O SENADO PELO RIO DE JANEIRO. /// 25 ANOS SEM CHICO MENDES. AMBIENTALISTA DO ACRE É LEMBRADO EM TODO O PAÍS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Grécia escolhe Aracaju
Em nossa coluna anterior, comentamos que dificilmente uma das seleções que vão participar da Copa do Mundo de 2014 optaria pela capital sergipana para servir-lhe de sede, durante sua permanência em nosso país. Nosso argumento era o de que, embora já tivéssemos um hotel devidamente credenciado, faltava um outro item muito importante, ou seja, um CT – Centro de Treinamento, vez que o Batistão ainda teria que adaptar-se às exigências da FIFA para tal fim. Queimamos a língua. Todo mundo conhece esse dito popular, aplicável quando a gente simplesmente dá um “fora”. Eis que a Grécia escolheu nossa bonita cidade para hospedar sua delegação. Não se pode deixar de aplaudir o trabalho desenvolvido pelas secretarias de Esporte e de Turismo, visando a atingir esse objetivo.

Compromisso incondicional
Diante desse fato, as autoridades estaduais têm a obrigação de concluir as obras do Estádio Lourival Batista, inclusive com as adaptações de acordo com a FIFA. Por sinal, o secretário Walmor Barbosa prestou declarações à imprensa garantindo que a conclusão dar-se-á até o final de abril.

Prazo
As seleções terão um prazo até 31 de janeiro para informar à FIFA se desejam alterar seus locais de concentração

São Paulo
É o Estado que vai sediar o maior número de seleções. São 15 ao todo, quase a metade das seleções participantes (31), mais a brasileira.

Gregos e troianos
Diz o ditado que é difícil agradar a gregos e troianos. Nesse episódio, conseguimos, pelo menos, agradar aos gregos, que são os pioneiros das Olimpíadas.

Conquista memorável
A seleção brasileira de handebol feminino escreveu uma página brilhante na história do nosso esporte. Conquistou, em Belgrado, o título de campeã mundial, ao derrotar, ontem, a seleção da Sérvia, por 22 a 20. No sábado, as brasileiras derrotaram a poderosa Dinamarca. Vale lembrar que o presidente da Confederação Brasileira de Handebol é o sergipano professor Manoel Luís.

Posição do Olímpico
Incrível, mas é verdade. Ainda não há uma definição sobre a presença do Olímpico de Itabaianinha no campeonato sergipano de 2014. A Taça Governo de Sergipe vai começar no dia 12 de janeiro.

Copa do Nordeste
No dia 18 de janeiro, um sábado, Sergipe e Confiança abrirão, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana, a Copa do Nordeste de 2014. O jogo entre rubros e proletários terá início às 20 horas e 30 minutos.

Títulos do Bayern
Em 2013, o Bayern Munich conquistou os seguintes títulos: Liga dos Campeões, Superliga Europeia, Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e o Mundial de Clubes, cuja decisão ocorreu no último sábado. O Bayern derrotou o Raja Casablanca, por 2 X 0, em Marrakech (Marrocos). Em disputa do terceiro lugar, o Atlético Mineiro venceu o Guangzhou, da China, por 3 a 2.

Ranking da FIFA
O mais recente, divulgado pela FIFA no dia 19 de dezembro, aponta: 1. Espanha; 2. Alemanha; 3. Argentina; 4. Colômbia; 5. Portugal.

Amistoso
Em partida que serviu de preparação para o campeonato sergipano, o Estanciano derrotou o Itabaiana, ontem à tarde, por 1 a zero.

Memória esportiva
23 de dezembro – Em 1972, o Palmeiras empata por 0 X 0 com o Botafogo e vence pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. 1979 – O Internacional vence o Vasco por 2 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre e sagra-se tricampeão brasileiro. A conquista do Inter foi de forma invicta. 1983 – A Taça Jules Rimet é roubada da sede da CBF, na rua da Alfândega, no Rio de Janeiro. A polícia descobriu, mais tarde, que a taça foi derretida. 1998 – O Corinthians derrota o Cruzeiro, por 2 a 0, no Morumbi, e torna-se bicampeão brasileiro. 2001 – Na surpreendente final do Campeonato Brasileiro entre São Caetano e Atlético do Paraná, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), o Atlético vence por 1 a zero, gol de Alex Mineiro, e fica com o título nacional.

Jogo rápido
O técnico Cuca vai mesmo para a China. /// Marcos Rocha quer sair do Atlético MG. /// Cruzeiro contrata o atacante Marcelo Moreno. /// O Cruzeiro desiste de contratar Fred, do Fluminense. /// Tevez se vê fora da Copa do Mundo. /// Zidane se emociona com elogio de Zagallo. /// Náutico inaugura hotel com estrutura para receber seleções. /// Gana escolhe Maceió como sede e treinará no Rei Pelé. /// Luan, emprestado pelo Palmeiras, prefere seguir no Cruzeiro. /// Felipão assistiu ontem ao clássico italiano Internazionale X Milan, para observar a atuação de Kaká. /// Fluminense contrata Renato Gaúcho. /// Recursos serão julgados no dia 27, a próxima sexta-feira.

Votos sinceros 
De um feliz Natal e de um exitoso 2014. É o que a coluna deseja a todos os leitores. O ESPAÇO DO ALCEU voltará no dia 13 de janeiro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  Natal tá ai… faltando pouco… Vamos aproveitar a data pra fechar ciclos e abrir o coração para novas trilhas? Estou pronto!

www.twitter.com/palmeriodoria  Mantenha a saúde mental em 2014. Não leia Veja nem escondido.

www.twitter.com/dittacuja E ó,  2013 foi O ano do autocontrole. Tô me sentindo o próprio Dalai Lama.

www.twitter.com/gilsonfreitas_  Não se deixe enganar por esses e$pertalhõe$ da fé. E lembre-se: "JESUS morreu para tirar o seu pecado e não a sua inteligência" Boa tarde!

www.twitter.com/chicoandradef  Nesse filme do Brasil tem uns "mocinhos"da oposição que poderiam ser chamados de sepulcros caiados.

www.twitter.com/frednavarro  Direita e esquerda no Brasil são tão parecidas que ninguém dá seta no trânsito ao entrar numa ou noutra.

ARTIGO

Pesquisa ou propaganda política antecipada? Por Edson Júnior*

O jornalista Cláudio Nunes é um contundente crítico de pesquisas eleitorais abertas ao público; pesquisas que tonificam nomes com o propósito de contaminar a decisão dos eleitores e desequilibrar o processo eleitoral.

Para ele, pesquisas devem servir apenas para consumo interno dos partidos, coligações e candidatos como instrumento de planejamento e estratégias de campanha. Quando abertas ao público, interferem na integridade do processo eleitoral.

Cláudio Nunes já se manifestou diversas vezes sobre isso, angariando desafetos e processos.

Há quem concorde com ele. Há quem discorde. Mas, não há um só cidadão que milite em processos eleitorais e na política que não dê uma ávida olhada em números de pesquisas. Uns, para fazer uma criteriosa análise metodológica e confrontar resultados, como é o caso de Cláudio Nunes; outros, para orientar suas escolhas na urna de votação.

Sabemos que ainda há eleitores olímpicos, aqueles que dizem que não gostam de “perder o voto”, que votam somente em quem “vai ganhar”. E é aí onde entram as “pesquisas” e é aí onde mora o perigo, se é que me entendem.

A edição da VEJA desta semana trás uma “pesquisa” revelando os “melhores” do congresso nacional em 2013. Para mim, nada que saia das folhas da VEJA inspira confiança. Fui assinante e sei do que falo. Suas capas são reveladoras e basta ler apenas um post de Reynaldo Azevedo para saber qual orientação e prática da revista.

É a doutrina do ódio, sem meias palavras.

Mas, o que apontou a tal pesquisa que provocou êxtase em alguns perfis no microblog Twitter neste último fim de semana? Que o deputado federal André Moura, do PSC, aparece como o décimo melhor parlamentar da Câmara Federal e que o senador Eduardo Amorim, também do PSC, aparece como 16º parlamentar do Senado.

Não entrarei no mérito, se merecem ou não tais posições, mas:
1. Qual metodologia a VEJA/NECON usou para chegar aos dois nomes sergipanos? Para a revista, o que é ser um "bom" congressista? É o critério do que ela pensa?
Vejam como a empresa NECON, que fez o estudo para a VEJA, desenvolveu sua pesquisa e decidiu quem são os “melhores”:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-ranking-dos-melhores-deputados-e-senadores-do-brasil

Pelos critérios subjetivos da pesquisa, o bom parlamentar é aquele que cumpre a linha editorial da revista. Está muito claro! Mas, desde quando o que a VEJA diz é bom e é critério para classificar um parlamentar?

Os parlamentares sergipanos, por exemplo, representam os cidadãos (os deputados federais) e o Estado de Sergipe (os senadores), não os interesses políticos e contábeis da VEJA. Se a revista é contra o trem-bala, é apenas e tão somente sua posição, não um critério de excelência de quem vota a favor ou contra a proposta.

O pior é que tem gente graúda considerando essa pesquisa como o Oscar da Política. Só pode ser desespero. Tenham paciência!

Se o leitor, ou mesmo o eleitor, quer saber mesmo o "Quem é Quem" no Congresso Nacional, é fundamental consultar o DIAP, que oferece amplas informações sobre cada congressista e que já está consagrado pelos critérios objetivos que utiliza para apontar os melhores. Vejam os Cabeças de 2013 no Congresso Nacional, segundo o DIAP:
http://www.diap.org.br/index.php/publicacoes-diap/viewcategory/13

Apenas para ilustrar a diferença de análise, tomem os vinte mais da VEJA/NECON, os 20 mais do DIAP e vejam as divergências entre os nomes. Os parlamentares em exame são os mesmos 513 na Câmara Federal e os mesmos 81 no senado.

Agora, leitor, vá ao site Congresso em Foco e confira a atuação dos parlamentares: o que fazem, suas faltas, seus projetos, seus pronunciamentos, seus processos, quem é ficha limpa, etc. Pois bem: como a VEJA, por meio do NECON, chegou aos nomes publicados na revista? Um ficha suja, por exemplo, pode ser considerado exemplar? É só um questionamento. Visitem o site Congresso em Foco e tirem suas duvidas: http://congressoemfoco.uol.com.br/

Pelo DIAP, os três parlamentares sergipanos Cabeças de 2013 são o senador ANTÔNIO CARLOS VALADARES, do PSB, e os deputados federais ROGÉRIO CARVALHO e MÁRCIO MACÊDO, ambos do PT. Vejam aqui, na Folha 90, tarja SERGIPE:
http://www.diap.org.br/index.php/publicacoes-diap/finish/13-os-cabecas-do-congresso-nacional/387-os-cabecas-do-congresso-nacional-ano-2013

Um dado a considerar: na análise da VEJA/NECON, o perfil dos congressistas que acabaram recebendo uma melhor pontuação no ranking de 2013 é um grupo de parlamentares que exibe em seus currículos vasta experiência política, dentro e fora do Legislativo.

Ora, tanto dentro do Congresso, como fora dele, como não aparecer em evidência o decano da nossa representação no Congresso Nacional, o senador ANTÔNIO CARLOS VALADARES? Deputado estadual, deputado federal, governador e senador de Sergipe, desde 1994. Quem acompanha a Tv Senado, percebe a credibilidade do senador diante dos seus pares e de sua importância no debate da política e das matérias que chegam naquela casa. Tem flagrante influência, mesmo em um simples aparte.

Como não dar destaque ao deputado federal ROGÉRIO CARVALHO, há mais de 20 anos na política; liderança inconteste dos movimentos estudantis e sindicais; a maior votação para deputado federal de Sergipe, em todos os tempos, mais de 116 mil votos; deputado federal com qualificada atuação no plenário e nas várias comissões temáticas das quais faz parte, como as comissões de Seguridade Social e da Família, Comissão Especial de Aprimoramento do Estado, das Instituições e da Democracia Brasileira, Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania, Comissão de Finanças e Tributação; autor de mais de 75 projetos de leis que tratam de temas dos mais variados segmentos sociais e, mais recentemente, como todo Brasil acompanhou, foi o relator do MAIS MÉDICOS, programa do governo federal que está levando médicos onde não há médicos e que depois do SUS, é uma das maiores intervenções na saúde pública que o Brasil já experimentou.

Pelo mérito do alcance de suas proposituras e seu histórico político, Rogério Carvalho conseguiu respeito prestígio político junto aos seus pares, ministros e a própria presidenta Dilma. Transformou-se, rapidamente, num referencial da política brasileira.

Então, caro leitor, como a VEJA/NECON não percebeu Rogério Carvalho em sua “pesquisa”?

Como a VEJA/NECON não percebeu Márcio Macêdo e Valadares Filho? E Mendonça Prado? Como os dois políticos do PSC sergipano aparecem bem posicionados?  
Muito estranho! Será um contra-ataque às pesquisas divulgadas recentemente e que apresentam o governador Jackson Barreto com bons índices de aprovação junto ao eleitorado e bem posicionado em pesquisas eleitorais? É só uma pergunta para reflexão!

Nesta “pesquisa”, da VEJA/NECON, há um evidente desvio de avaliação que contempla figuras menos expressivas, conferindo-lhe (à “pesquisa”) um caráter propagandista e de sonoridade aos nomes bem posicionados. Seria a tal “pesquisa” uma propaganda política antecipada? Seria uma espécie de pesquisa eleitoral disfarçada, sem registro?

É importante que os TREs estejam atentos às estratégias de candidaturas em baixa e que estejam sendo anabolizadas por meio de estranhas “pesquisas”, que podem estar servindo como propaganda política disfarçada, com tênue verniz de pesquisa diversa, como esta, da VEJA/NECON.

*Acadêmico de Jornalismo – 5º Período – UNIT

DO LEITOR
Processo de improbidade em desfavor do Prefeito de Frei Paulo. Parecer do MP. 
E-mail recebido com decisão judicial contra prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo Filho: Diante da prática de tal conduta no mundo dos fatos, consoante se deu na forma acima narrada, nada mais natural e necessário que a conseqüente imputação da norma sancionatória contida no comando do art. 12, inciso III da Lei 8.429/92, quando estipula que ao autor de ato de improbidade administrativa consistente na afronta aos princípios norteadores da administração pública, concretizados nos deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, deve-se aplicar, independentemente das reprimendas penais e administrativas acaso cabíveis, comando condenatório consistente na suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Assim, ante o exposto, requer o MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE seja o pedido julgado PROCEDENTE,para declarar a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº nº 439/2010 e condenar JOSÉ ARINALDO DE OLIVEIRA FILHO nas sanções do art. 12, inciso III, da Lei nº 8.429/92, ou seja, suspensão dos direitos políticos de 03 (três) a 05 (cinco) anos, pagamento de multa civil no importe de 100 (cem) vezes o valor da remuneração percebida pelo requerido à época da prática do ato, corrigido monetariamente, e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, por 03 (três) anos. Frei Paulo, 17 de dezembro de 2013. Fonte: http://www.tjse.jus.br/pgrau/consultas/exibirIntegra.wsp?tmp.numProcesso=201268000502&tmp.dtMovimento=20131219&tmp.seqMovimento=1&tmp.codMovimento=354&tmp.tipoIntegra=7&tmp.acao=

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“O honesto é pobre, o ocioso triunfa,o incompetente manda.”

“Se justificam mentindo com pretextos enganosos,e com rodeios fingidos.”

Gregório de Matos, escritor brasileiro, nasceu em 23 de Dezembro de 1636 e morreu em 1695.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais